CURSO ONLINE:
Dança e Consciência Corporal

 

Dança e Consciência Corporal

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Ensinar Arte Por Quê

Ensinar Arte. Por quê? Lembre-se do seu tempo de escola primária... Qual o número de aulas de Português e Matemática por semana? E de História, Geografia e Ciências? E quantas de Educação Artística e Educação Física? Pois é...além disso, quando se fala em outras áreas do conhecimento ninguém pergunta: Mas por que estudar Português? Por [...]

Aula 14 - Fazer e Apreciar Arte

Fazer e apreciar arte Vimos que a arte é importante e conhecemos um pouco das quatro grandes linguagens artísticas. Agora vamos analisar o ensino de Arte, seus objetivos e algumas propostas de como trabalhar com a arte na escola, isto é, propostas de encaminhamento metodológico. Objetivos do ensino de Arte Os objetivos do ensino da [...]

Aula 15 - Vários Jeitos de Dançar

Vários jeitos de dançar   Como vimos anteriormente, os conteúdos de dança e teatro estão estruturados em grupos. Começaremos a analisar, primeiramente, os conteúdos de dança. Conteúdos de dança Dança – movimento expressivo Grupo de conteúdos: Gêneros. Religioso – danças ligadas a qualquer religião. Profano – danças sem ligação com religião. História da dança. Elementos [...]

Aula 16 - O Corpo em Movimento

O corpo em movimento Todos aqueles conteúdos de dança que foram citados na aula anterior devem  ser  trabalhados  com  todas as faixas etárias. Mas, para que consigamos trabalhá-los é necessário conhecê-los um pouco, entender seus nomes e ter uma ideia de como executá-los na escola. Não temos como esgotar as informações sobre cada um dos [...]

Aula 17 - Movimento e o Espaço

O movimento e o espaço Já vimos que o objeto de estudo específico da dança é o movimento expressivo.  Esse movimento possui três elementos formadores, isto é, três elementos que fazem parte de todo e qualquer movimento expressivo. Um corpo realiza o movimento em um espaço, seguindo determinadas relações de tempo. O espaço na dança [...]

Aula 18 - O Movimento e o Tempo

O movimento e o tempo Todo e qualquer movimento que fazemos dura determinado tempo. Quando estamos com pressa, por exemplo, fazemos as coisas mais rapidamente, quando estamos com preguiça somos mais lentos. A dança, por si só, é uma atividade que se desenvolve no tempo, é uma arte temporal e visual, isto é, os movimentos [...]

Aula 19 - A História da Dança e a dança que conta uma história

A história da dança: a dança que conta uma história História da dança xistem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver. Tente [...]

Aula 20 - Hora de Representar

Hora de representar Tudo o que já trabalhamos sobre a concepção, organização dos conteúdos, encaminhamento metodológico e avaliação, em princípio, vale também para a área de teatro que iremos abordar nas próximas aulas. O teatro Vimos que o balé conta uma história por meio do movimento e da mímica, por isso é uma dança-teatral. Agora [...]

Aula 21 - Diversos Lugares para Representar

Diversos lugares para representar Uma representação teatral pode ser feita em qualquer lugar: rua, igreja, praça, escola, corredor, sala, palco etc. O espaço cênico é aquele em que acontece a ação teatral, e esse espaço pode ou não ser modificado, de acordo com a forma teatral que irá ser apresentada. Muitos outros conteúdos estão relacionados [...]

Aula 22 - Ação - Improvisação

Ação – improvisação Vimos que os elementos formadores da representação são, em essência, três: a personagem, o espaço cênico e a ação. Ação Muitas são as definições de ação dentro da linguagem teatral. A maioria delas é bastante pro- funda e complexa, não sendo coerente com a proposta deste material. Trabalharemos nesta proposta com a [...]

Aula 23 - Texto Dramático e Gêneros Teatrais

Ação – texto dramático e gêneros teatrais Como vimos anteriormente, a ação pode se dar por meio da improvisação, da interpretação de textos ou roteiros, ou das duas técnicas juntas. Vimos alguns exemplos de trabalhos com improvisação e, nesta aula, abordaremos as questões relacionadas ao texto dramático. Texto dramático Muitos estudiosos do teatro dizem que, [...]

Aula 24 - Fantoches, Máscaras e Sombras

Fantoches, máscaras e sombras Com certeza você já viu uma representação com fantoches, máscaras ou sombras. Esse tipo de teatro é mágico e emociona crianças e adultos, que sonham, riem e participam junto com esses seres inanimados. Teatro direto e teatro indireto As representações teatrais podem ser divididas de acordo com a forma, por meio [...]

Aula 25 - O Corpo e o Movimento na Educação Infantil

  O Corpo e o Movimento na Educação Infantil     Os desenvolvimentos físico e perceptivo têm uma grande importância para a criança, já que o corpo constitui a base orgânica na qual se assentará a personalidade infantil. O corpo é um instrumento que permite realizar os processos básicos de adaptação ao meio exterior e [...]

Aula 26 - Fundamentos do Desenvolvimento Motor

  Fundamentos do Desenvolvimento Motor     corpo e o movimento são elementos relevantes para a socialização e a aprendizagem das crianças, desde seus primeiros anos de vida. O desenvolvimento motor infantil está vinculado ao corpo, ao movimento e ao desenvolvimento integral do homem, podendo ser observado a partir das interações entre nossa biologia, nosso [...]

Aula 27 - Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis

  Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis     As habilidades motoras e seus padrões são elementos fundamentais para o estudo do desenvolvimento motor infantil. Devemos sempre respeitar a progressão dessas habilidades quando propomos atividades para nossos alunos.   Agora, vamos conhecer os fatores físicos e mecânicos relacionados com o desenvolvimento motor. Os fatores mecânicos [...]

Aula 28 - Psicomotricidade

  Psicomotricidade     Nesta aula visamos a um entendimento mais amplo do corpo e do movimento. Como estuda- mos anteriormente, a aprendizagem humana é influenciada por aspectos motores, cognitivos, expressivos, afetivos e ambientais. E por isso não poderíamos deixar de falar da Psicomotricidade.   A Psicomotricidade estuda as habilidades motoras relacionadas aos fatores psicológicos [...]

Aula 29 - As Relações entre a Inteligência e o Desenvolvimento Motor

  As Relações entre a Inteligência e o Desenvolvimento Motor     Foi na Grécia Antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, o equilíbrio, a simetria e [...]

Aula 30 - A Dança e a Música na Educação Infantil

  A Dança e a Música na Educação Infantil   Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos homens – veja-se o exemplo [...]

Aula 31 - A Expressão Dramática na Educação Infantil

  A Expressão Dramática na Educação Infantil   Antes de falarmos sobre a expressão dramática, propomos uma reflexão a partir da seguinte pergunta:   O que tem a ver o teatro ou a expressão dramática com o estudo do movimento?   Durante muito tempo, a educação motora tratou o movimento de modo descontextualizado. Da mesma [...]

Aula 32 - Recreação e Lazer na Educação

  Recreação e Lazer na Educação     Agora vamos conversar sobre duas palavras fundamentais para a educação: a recreação e o lazer. A primeira está diretamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem infantil. Já a segunda refere- se a uma prática voltada à qualidade de vida ou, como alguns chamam, qualidade na vida.   Durante [...]

Aula 33 - Criatividade e sua Importância para a Educação

  Criatividade e sua Importância para a Educação     Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro categorias definidas por Rodhes (apud [...]

Aula 34 - A Avaliação na Educação Infantil

  A Avaliação na Educação Infantil     O processo de avaliação não faz parte somente da realidade escolar: é algo presente em diversas dimensões de nossas vidas. Avaliar é uma ação que praticamos continuamente. Consciente ou inconscientemente, estamos sempre avaliando gestos, ações, escolhas, pensamentos e valores, sejam nossos ou de outros.   Naturalmente, as [...]

Aula 35 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 36 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 37 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 38 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 39 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 40 - Planejamento

Planejamento I Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem das cavernas, [...]

Aula 41 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 42 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 43 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 44 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 45 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 46 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 47 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 48 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 49 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 50 - Atividade física, educação física - conceitos e história

Atividade física, Educação Física: conceitos e histórico Ana Cristina Arantes* O movimento é uma característica dos seres humanos vivos. Entretanto, ele pode ser estudado e compreendido sob vários aspectos que se relacionam, favorecendo seu entendimento de maneira articulada. Historicamente falando, o movimento é considerado como uma atividade humana muito importante e tem recebido a atenção [...]

Aula 51 - Bebes e humanidade - uma história paralela

Bebês e humanidade: uma história paralela Ana Cristina Arantes Movimento humano: aspectos introdutórios Sabe-se que somos um ótimo exemplo de um extenso processo de ajuste e evolução permanente iniciado há milhares de anos. Hoje, podemos nos sentir orgulhosos com a nossa evolução biológica e espiritual, e também com todo o acervo cultural que, ao longo [...]

Aula 52 - Fundamentos do desenvolvimento motor

  Fundamentos do desenvolvimento motor Max Gunther Haetinger* A primeira linguagem que a criança compreende é a linguagem do corpo, a linguagem da ação. Jean Piaget    O corpo e o movimento são elementos relevantes para a socialização e a aprendizagem das crianças, desde seus primeiros anos de vida. O desenvolvimento motor infantil está vinculado [...]

Aula 53 - O Corpo e o Movimento na Educação Infantil

O corpo e o movimento na Educação Infantil Max Gunther Haetinger*   Fatores físicos das atividades motoras infantis As habilidades motoras e seus padrões são elementos fundamentais para o estudo do desenvolvimento motor infantil. Devemos sempre respeitar a progressão dessas habilidades quando propomos atividades para nossos alunos. Agora, vamos conhecer os fatores físicos e mecânicos [...]

Aula 54 - Psicomotricidade

Psicomotricidade Max Gunther Haetinger* Entendendo a Psicomotricidade Nesta disciplina, visamos um entendimento mais amplo do corpo e do movimento. A aprendizagem humana é influenciada por aspectos motores, cognitivos, expressivos, afetivos e ambientais. E por isso não poderíamos deixar de falar da Psicomotricidade. A Psicomotricidade estuda as habilidades motoras relacionadas aos fatores psicológicos e ambientais. Esse [...]

Aula 55 - Fatores fisicos das atividades motoras infantis dc

Fatores das atividades motoras infantis Max Gunther Haetinger*   As múltiplas inteligências e o movimento Foi na Grécia antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, o equilíbrio, [...]

Aula 56 - A dança e a música na educação infantil

A dança e a música na Educação Infantil Max Gunther Haetinger* A dança na escola Eu só acredito num Deus que dança. Nietzsche   Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos [...]

Aula 57 - Recreação e lazer

Recreação e lazer Max Gunther Haetinger*   Recreação e lazer na Educação Não é do trabalho que nasce a civilização: ela nasce do tempo livre e dos jogos. Alexandre Koyré Agora vamos conversar sobre duas palavras fundamentais para a educação:   a recreação e o lazer. A primeira está diretamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem infantil. [...]

Aula 58 - Criatividade e sua importância para a educação

Criatividade e sua importância para a Educação Max Gunther Haetinger A criatividade e o brincar Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro [...]

Aula 59 - Avaliação na Educação infantil

A avaliação na Educação Infantil Max Gunther Haetinger   Avaliação: um desafio à mudança Uma ideia a ser explorada: para educar bem-te-vi preciso gostar de bem-te-vi, respeitar seu gosto, não ter projeto de transformá-lo em urubu. Rubem Alves    O processo de avaliação não faz parte somente da realidade escolar: é algo presente em diversas [...]

Aula 60 - A função da escola e a educação física

A função da escola e da Educação Física Ana Cristina Arantes   Você já se deu conta que, no Brasil, o primeiro degrau de um processo que tem a duração de 14 anos denomina-se Educação Infantil e que os outros segmentos denominam-se Ensino Fundamental? Você já pensou na diferença entre estes dois termos: educação e [...]

Aula 61 - Características dos alunos

Características dos alunos da escolarização inicial e as aulas de Educação Física Ana Cristina Arantes Uma das principais mensagens da moderna educação escolar é o princípio da aprendizagem significativa: o aluno raciocina, forma o conhecimento acerca dos objetos, dos fatos e das relações físicas e sociais quando as atividades que lhe são proporcionadas são úteis [...]

Aula 62 - Os alunos do ensino fundamental e as aulas de educação física

Os alunos do Ensino Fundamental e as aulas de Educação Física Ana Cristina Arantes Se vamos apresentar as características dos alunos com idade entre nove e dez anos, precisamos ter presente que as divisões por aspectos são meramente didáticas, pois os processos de crescimento e de desenvolvimento são concomitantes. Convém ressaltar que, conforme a Proposta [...]

Aula 63 - As aulas de educação física

As aulas de Educação Física Escolar e o processo de inclusão e integração Ana Cristina Arantes Qual a função da escola? Para que existe a escola? A escola deve ser considerada como o maior programa de qualidade de vida dos estudantes. É o berço da prática da cidadania, responsável pela disseminação da informação, construtora do [...]

Aula 64 - A educação física e a interdisciplinariedade

A Educação Física e a interdisciplinaridade Ana Cristina Arantes   A visão legal acerca do componente curricular Educação Física A Educação Física na escolarização básica é definida como um componente curricular obrigatório e tem a sua presença justificada legalmente pelo Artigo 205, Capítulo III da Constituição Nacional, que assegura a educação integral de todos os brasileiros, [...]

Aula 65 - Avaliação - definição e importância

Avaliação: definição, importância, interfaces e outras considerações Ana Cristina Arantes   Quando falamos em avaliar, no fundo estamos pensando em mecanismos de retenção e/ou de promoção dos nossos estudantes. Embora muita gente não se dê conta, o critério de aprovação está intimamente ligado a aspectos que quase sempre são considerados irrelevantes. No entanto, a partir [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa proporcionar o contato com diversas propostas da educação corporal para a dança. Oferecer aulas focadas em técnicas corporais teóricas empregando consciência corporal e o conhecimento de metodologias aplicadas na área da educação da dança.


Público alvo:

Graduados na área da Educação e áreas afins que buscam aprimorar conhecimentos na dança e consciência corporal.


Nível de dificuldade:

Regular