CURSO ONLINE:
Distúrbios de Aprendizagem e a Educação Inclusiva

 

Distúrbios de Aprendizagem e a Educação Inclusiva

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A Educação Especial e a Educação Inclusiva no Brasil

A Educação Especial e a Educação Inclusiva no Brasil   Discutir as questões da Educação Especial e da Educação Inclusiva no cenário brasileiro atual é tarefa complexa, mas necessária, tendo-se em vista as inúmeras vertentes que a temática vem assumindo nos diferentes contextos em que o problema é tratado e até mesmo nos contextos em [...]

Aula 02 - Inclusão Escolar - Dissonâncias entre Teoria e Prática

  Inclusão Escolar - Dissonâncias entre Teoria e Prática   A relevância do tema inclusão escolar não se limita apenas à população dos portadores de necessidades educacionais especiais. A inclusão educacional não é somente um fator que envolve essas pessoas, mas, também, as famílias, os professores e a comunidade, na medida em que visa construir [...]

Aula 03 - Necessidades Educativas Especiais - Um Dilema para o Professor

  Necessidades Educativas Especiais: Ainda um Dilema para o Professor?   Hoje vamos conversar sobre as necessidades educativas especiais (NEE) e as suas características. Todos nós, professores, sabemos da perplexidade e da preocupação que sentimos ao lidar, na sala de aula, com a diversidade de características de comportamento e de aprendizagem. Em relação aos que [...]

Aula 04 - Altas Habilidades e Superdotação - Mitos e Desafios I

  Altas Habilidades/ Superdotação: Mitos e Desafios – I   Mitos  Dissertar sobre os mitos e desafios que envolvem a área de conhecimento das altas habilidades/superdotação, área da Educação Especial que se dedica a estudar, orientar e projetar processos de caracterização de perfil, atendimento pedagógico e familiar, ajustamento social e profissional, é tarefa que ainda [...]

Aula 05 - Altas Habilidades e Superdotação Mitos e Desafios II

Altas Habilidades/ Superdotação: Mitos e desafios – II   Nesta aula veremos como outros mitos se estabeleceram em nossa sociedade, em razão de conceitos equivocados quanto à superdotação. Os testes de inteligência não são adaptados à nossa realidade e, por isso, são de pouca utilidade para a identificação de superdotados Essa é uma concepção baseada [...]

Aula 06 - Avaliação de Alunos Portadores de Paralisia Cerebral

  A Avaliação de Alunos Portadores de Paralisia Cerebral: Um Desafio a ser Superado pela Educação Inclusiva   A paralisia cerebral (PC) pode ser definida como uma deficiência motora causada por uma lesão no cérebro, tendo como consequência um problema irreversível, não progressivo, que altera a coordenação motora, o equilíbrio e/ou a fala, retarda ou [...]

Aula 07 - Trabalhando com o Aluno Portador de Deficiência Mental

  Trabalhando com o Aluno Portador de Deficiência Mental   A Educação Especial é uma modalidade de ensino destinada às pessoas portadoras de deficiência, de condutas típicas e de altas habilidades, considerada pela Constituição Brasileira como parte inseparável do direito à educação. É conceituada como processo de desenvolvimento global das potencialidades de pessoas portadoras de [...]

Aula 08 - Distúrbios de Conduta

Distúrbios de Conduta Distúrbios de Conduta... Afinal, o que é isso?   O nosso assunto de hoje são os distúrbios de conduta, tão frequentes na escola e no cotidiano profissional do professor. As expressões: “tem problemas de conduta” ou “isso é um distúrbio de comportamento” são, hoje, bastante ouvidas em diversos contextos vinculados à população [...]

Aula 09 - Deficiência Visual conceitos e orientações

  Deficiência Visual: Conceitos e Orientações   Quando uma criança nasce com uma deficiência começa para ela e sua família uma longa história de dificuldades. Não é apenas a deficiência que torna difícil a sua existência, mas a atitude das pessoas e da sociedade diante de sua condição. Ser portador de deficiência nunca foi fácil, [...]

Aula 10 - A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular Um Espaço a ser Conquistado

A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular Um Espaço a ser Conquistado   Vamos hoje conversar sobre os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE) e sobre as melhores formas de fazer com que se sintam acolhidos pela escola e possam desenvolver, da melhor maneira, a aprendizagem e o alcance da cidadania. [...] alunos [...]

Aula 11 – Uma Forma Diferente de se Ler e Escrever

Uma Forma Diferente de se Ler e Escrever       Como facilitar a inclusão? Não existe uma série de procedimentos-padrão, como se constituíssem uma “receita” para essa facilitação. Preferimos, no entanto, levantar cinco aspectos, os mesmos discutidos no Seminário Educação Inclusiva no Brasil  Diagnóstico Atual e Desafios para o Futuro, e que passamos a [...]

Aula 12 - Libras Língua Materna do Surdo Brasileiro

Libras Língua Materna do Surdo Brasileiro   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual envolve aprendizes situados na fronteira de [...]

Aula 13 - Letramento e Surdez

Letramento e Surdez   O primeiro passo na direção do aprendizado de uma língua de sinais é conhecer as regras da comunicação visual, essenciais na interação com pessoas surdas. Como vimos anteriormente, a experiência visual constitui as formas de expressão e compreensão do mundo pelas pessoas surdas e define sua língua visual-espacial,  assim como seus [...]

Aula 14 - A Interferência da Língua de Sinais na Produção de Textos Escritos

 A Interferência da Língua de Sinais na Produção de Textos Escritos     Para tentarmos buscar os caminhos que ainda não foram trilhados é importante que busquemos algumas considerações nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre esse tema. Vejamos, então, três exemplos de pesquisas recentemente desenvolvidas sob o foco da profissionalização e inserção no mercado [...]

Aula 15 - Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva

  Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva   Quando uma criança nasce com uma deficiência começa para ela e sua família uma longa história de dificuldades. Não é apenas a deficiência que torna difícil a sua existência, mas a atitude das pessoas e da sociedade diante de sua condição. Ser portador de deficiência nunca foi fácil, [...]

Aula 16 - Atitudes e Técnicas Facilitadoras da Inclusão

  Atitudes e Técnicas Facilitadoras da Inclusão   Vamos hoje conversar sobre os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE) e sobre as melhores formas de fazer com que se sintam acolhidos pela escola e possam desenvolver, da melhor maneira, a aprendizagem e o alcance da cidadania. [...] alunos portadores de necessidades educativas especiais são [...]

Aula 17 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas I

  O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas – I   Ficha de chamada. Crianças pequenas, maiores, quase adolescentes se agrupam em uma lista   de nomes e no espaço de uma sala, em busca de um grande sonho: aprender a ler e a escrever. Constituem-se em uma classe que varia em idade de 7 a 13 [...]

Aula 18 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas II

  O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas – II   Mais de dez anos se passaram da realização da Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990), cujo objetivo foi discutir a importância da educação básica para o indivíduo, assim expresso no documento final: “o objetivo último da Declaração Mundial sobre Educação para Todos é satisfazer [...]

Aula 19 - A Prática Educativa - Um dos Caminhos para a Inclusão

  A Prática Educativa: Um dos Caminhos para a Inclusão     Com a meta da universalização do ensino nos fins dos 1980, chegavam à escola novos conceitos, novos personagens, novas crenças, novas tradições. A escola ficou sem saber como dar conta de tantas novidades! Em muitas situações, passou a ignorar esse novo contingente que [...]

Aula 20 - Escola Inclusiva - As Crianças Agradecem

  Escola Inclusiva: As  Crianças Agradecem   A década de 1990 foi rica no estabelecimento de metas sociais para a educação, trazendo à cena os excluídos, os menos favorecidos, os portadores de deficiências, os analfabetos, os evadidos e tantos outros que, por alguma razão, não mais frequentavam a escola ou nunca tinham tido acesso a [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: