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Educação Cognitiva e Valores Éticos

 

Educação Cognitiva e Valores Éticos

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - A Crise de Valores na Sociedade e a Ética

A crise de valores na sociedade e a ética   Airton Pozo de Mattos*     No século XX, a ciência e a tecnologia transformaram rapidamente os costumes, produzindo novas formas de transporte, de automação e de comunicação eletrônica. O modelo de trabalho também sofreu alterações, já que a informática e os autômatos utilizados nas [...]

Aula 14 – A Sensibilidade e o Comportamento Moral

A sensibilidade e o comportamento moral     O comportamento moral adequado é o que se busca no desenvolvimento dentro de um grupo social ou de uma sociedade. A sensibilidade é a capacidade de perceber as ações em determinada circunstância e avaliar as normas a que somos submetidos diariamente.   O que é moral? Para [...]

Aula 15 – A Razão e o Comportamento Moral

A razão e o comportamento moral       O conhecimento moral como construção Biaggio (2002) escreve que o desenvolvimento moral é um assunto de grande interesse para áreas como Psicologia, Sociologia, Filosofia e Educação. Este estudo visa responder às seguintes questões sobre a constituição da conduta moral: o ser humano nasce sem princípios morais? [...]

Aula 16 – Conhecimentos Necessários para a Conduta Pessoal e Profissional

Conhecimentos necessários para a conduta pessoal e profissional     A construção de um sujeito ético para atuação humana e profissional envolve um processo de construção gradativo. Essa construção começa em um estágio em que não se tem consciência da importância das normas para o convívio. Então, passa por um processo de aprendizagem e desenvolvimento [...]

Aula 17 – O Juízo Moral e a Ética

O juízo moral e a ética     A internalização de padrões morais é o conceito orientador da maioria das pesquisas sobre o desenvolvimento moral, principalmente no que se refere à internalização de proibições e ordens socialmente sancionadas. Essa visão é um legado de Freud e Durkheim. Esses cientistas afirmam que o individuo não passa [...]

Aula 18 – A Evolução do Juízo Moral e o Agir Adulto

A evolução do juízo moral e o agir adulto       Biaggio (2002), escrevendo sobre o pensamento de Kohlberg, faz uma retomada da evolução dos estudos sobre a moral e ressalta que a psicologia apresenta várias teorias desde Freud. A maioria desses estudos trata a questão da moral como sentimento de culpa, oriundo da [...]

Aula 19 – Aprendizado da Moral e da Ética

Aprendizado da moral e da ética       A ética deve articular mundo, razão, emoção, religião e espiritualidade. Ela só existe quando dois indivíduos estão frente a frente. A ética do amor, pois o amor é a fonte dos valores. A ética do cuidar é terapêutica e libertadora. A ética da responsabilidade, da solidariedade, [...]

Aula 20 – Práticas Sociais, Morais, Éticas e o Cidadão

Práticas sociais, morais, éticas e o cidadão     Contextos de Educação e formação moral e ética A construção da personalidade moral do indivíduo depende das vivências e experiências morais vividas em contextos educativos formais, informais, profissionais e familiares. A atuação profissional e suas circunstâncias se apresentam como momentos importantes de experiências morais que contribuem [...]

Aula 21 - Avaliação e Ética - Parte I,II,III

Avaliação e ética- Parte I,II,III     Avaliação é um termo que circula entre as relações sociais em que estamos inseridos  de maneira contínua e frequente, portanto a compreensão etimológica se torna imprescindível para que possamos reverberar na concretização dos objetivos educacionais para uma boa educação. Nessa via de raciocínio, este capítulo aborda algumas reflexões [...]

Aula 22 -Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem - Parte I,II,III

Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem- Parte I,II,III     Aprofundar os conceitos sobre avaliação na sua trajetória histórica se faz tão necessário quanto entender os paradigmas educacionais ao longo do tempo da educação brasileira. Assim, busca-se, com este capítulo, fazer um percurso histórico desde a origem primitiva da avaliação, a qual surge com [...]

Aula 23 – As políticas públicas de avaliação - Parte I,II,III

Políticas públicas de avaliação- Parte I,II,III     Compreender a legitimação dos sistemas de avaliação escolar para a educação básica é imprescindível à prática docente, visto que é o que sustenta e assegura o trabalho do professor e garante o direito do aluno. Porém, mais do que compreender essa legitimidade, é necessário estar atento às [...]

Aula 24 -Avaliação da educação básica e da educação superior - Parte I,II,III

Avaliação da educação básica e da educação superior- Parte I,II,III     A avaliação no Brasil vem sendo remodelada a fim de criar referenciais nacionais de qualidade desde a primeira etapa da educação básica, ou seja, da educação infantil até o ensino superior. Vem construindo diferentes modelos e sistemas de avaliação em um plano único [...]

Aula 25 - Avaliação como estratégia de gestão educacional - Parte I,II,III

Avaliação como estratégia de gestão educacional- Parte I,II,III     Compreender o processo de avaliação como indissociável das atribuições da gestão democrática é compreender a responsabilidade circunscrita nas tomadas de decisões. Desse modo, a ação avaliativa se configura como um importante instrumento de gestão. Além disso, ela contempla de maneira positiva as concepções previstas e [...]

Aula 26 – A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola - Parte I,II,III

Interdependência entre avaliação, currículo e escola -Parte I,II,III     O currículo, ao longo da história da educação brasileira, foi se constituindo e se reestruturando de acordo com os novos conceitos de educação, acompanhando uma nova concepção de escola, de sociedade e de homem. Sendo assim, entender o que está previsto na legislação brasileira, bem [...]

Aula 27 - Avaliação da aprendizagem fundamentos teóricos e metodológicos - Parte I,II,III

Avaliação da aprendizagem – fundamentos teóricos e metodológicos- Parte I,II,III     A avaliação da aprendizagem escolar é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, indissociável à formação docente, pois deve ininterruptamente ser contemplada de maneira reflexiva e promover mudança sobre a atuação do professor. Por isso, esclarecer suas etapas e entender sua concepção diagnóstica, [...]

Aula 28 – Avaliação da aprendizagem metodologias, técnicas e instrumentos - Parte I,II,III

Avaliação da aprendizagem – metodologias, técnicas e instrumentos- Parte I,II,III     A educação é a forma de oportunizar ao homem sua constituição como sujeito histórico. Diante disso, a avaliação deve reforçar essa concepção estabelecida pela escola. Portanto, deter- minar formas de registro, bem como atribuir valor ao aprendizado dos alunos, faz com que a [...]

Aula 29 – Organização Social e dinâmica social

Organização social e dinâmica social   Por mais diferenças que possam existir entre os países, todos partilham processos históricos comuns e contêm importantes  semelhanças em sua existência social. José Luiz dos Santos   Homem e natureza se transformam Nesta aula, que inicia o estudo de Cidadania e Ética, vamos aprofundar nosso conhecimento a respeito da [...]

Aula 30 – Democracia e cidadania

Democracia e cidadania     O Estado tem medo da filosofia em geral. Friedrich Nietzsche      O Estado Atribui-se a Maquiavel a introdução do emprego do termo Estado (stato) e a Bodin, a sua definição jurídica como poder estabelecido por lei; mas tanto a Antropologia como a Sociologia apresentaram um conceito descritivo de Estado, [...]

Aula 31 – A sociedade contra o estado

Vida política e ética   O Homem é uma corda – atada entre o animal e o além do homem – uma corda sobre um abismo. Friedrich Nietzsche   A sociedade contra o Estado Nesta aula estudaremos as duas grandes respostas sociais ao poder: a resposta despótica e a política. Em ambas, a sociedade procura [...]

Aula 32 – Da moral para a ética

Ética e cidadania       ética [Fem. substantivado do adj. ético.] Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. moral [Do lat. morale, ‘relativo aos costumes’.] Conjunto de regras de conduta consideradas [...]

Aula 33 – Cultura

Cultura     A primeira concepção de cultura remete a todos os aspectos de uma realidade social; a segunda refere-se mais especificamente ao conhecimento, às ideias e crenças de um povo.   José Luiz dos Santos     As várias maneiras de se entender o que é cultura derivam de um conjunto comum de preocupações [...]

Aula 34 – Cidadania e movimentos populares

Cidadania e os movimentos populares     A utopia do possível A maioria das famílias indigentes vive no campo. O estudo que o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) elaborou indica que os 167 milhões de hectares de terras improdutivas do Brasil poderiam transformar  em consumidores 4,2 milhões de famílias indigentes. Essas famílias correspondem à [...]

Aula 35 – Capital e trabalho cidadania e ética

Capital e trabalho: cidadania e ética     A banca do distinto Não fala com pobre, não dá mão a preto, não carrega embrulho. Para que tanta pose Dr.? Para que esse orgulho? A bruxa que é cega Esbarra na gente A vida estanca. [...] Quanto maior o pinheiro maior é o tombo... Cedo ou [...]

Aula 36 – Meio Ambiente

Economia e política     Meio ambiente, ciência e poder O conceito de sociedades sustentáveis parece ser mais adequado que o de desenvolvimento sustentável, na medida em que possibilita a cada uma delas definir seus padrões de produção e consumo, bem como o de bem-estar a partir de sua cultura, de seu desenvolvimento histórico e [...]

Aula 37 – Ciência e poder

Ciência e poder     Cidadania, economia e política E onde está a origem da cidadania? Atribui-se em princípio à cidade ou pólis grega. A pólis era composta de homens livres, com participação política contínua numa democracia direta, em que o conjunto de suas vidas em coltividade era debatido em função de direitos e deveres. [...]

Aula 38 – A questão do trânsito

A questão do trânsito           Trânsito e cidadania   O automóvel universalizou o sonho da mobilidade e da velocidade. Jean Francis Held      O trânsito não pode ser visto como apenas um universo de placas, lombadas, semáforos e ferros-velhos, e por isso mesmo não nos preocupamos em identificá-lo como causa, [...]

Aula 39 – Campo Ético e Senso Moral

Campo ético e senso moral     A compaixão é uma característica humana. Sentimentos de indignação, piedade e revolta são, muitas vezes, despertados quando as pessoas se deparam com seus iguais em situações de miséria, por exemplo, tendo que pedir esmola nas ruas para conseguir comprar algo para comer. A mesma coisa acontece quando uma [...]

Aula 40 – O Nascimento da Ética e história

O nascimento da ética: ética e história   Os princípios éticos surgem das relações sociais entre os homens com o objetivo de construir a própria sociedade. O desenvolvimento humano está diretamente ligado aos conceitos morais e à forma como a sociedade se constitui historicamente. Portanto, os fundamentos éticos devem ser interpretados histórica e culturalmente, mas [...]

Aula 41 - Os Valores, Decisões, e Ações que nos tornam Humanos

Os valores, as decisões e ações que nos tornam humanos   A crise de valores, que atualmente expõe a sociedade e desampara o homem, está relacionada à forma como é feita a gestão dos princípios, dos valores e às regras que servem de base para a ação do homem. Esses princípios enfatizam a ação do [...]

Aula 42 - O Fundamento Social na Moral e na Ética

O fundamento social na moral e na ética     Dentro da concepção da moralidade pró-social, Eisenberg (1986) define o altruísmo e o comportamento pró-social como um comportamento voluntário que intenciona o benefício de outros e não é motivado pela expectativa de recompensas externas, o inte- resse é o simples bem-estar dos outros. O comportamento [...]

Aula 43 - A Universalidade da Ética e os Conflitos Morais

A universalidade da ética e os conflitos morais   No decurso da evolução, a seleção natural trabalhou sobre a variabilidade aleatória do genoma, estabilizando disposições que talvez retomem as nossas opções normativas (CHANGEAUX; RICOUER, 1998). A seleção natural, segundo os autores, tornou--se sinônimo de uma competição cega e brutal: o homem é um lobo para [...]

Aula 44 - A Ética e a Ação Profissional

A ética e a ação profissional     O ser humano é por natureza um ser ético, uma vez que é capaz de distinguir o bem do mal e optar por fazer o bem em detrimento do mal. Logo, ele é responsável pela moralidade de seus atos. Entretanto, sabemos também que por vezes o ser [...]

Aula 45 - Ética e Responsabilidade Profissional

Ética e responsabilidade profissional     15.1 A responsabilidade profissional e seus atos Para Glock e Goldim (2005, s.p.), “a escolha por uma profissão é optativa, mas ao escolhê-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório”. Para esses autores, [...] ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que [...]

Aula 46 – Didática, identidade e a contextualização de sua prática

Didática, identidade profissional e contextualização da prática docente     Didática: aspectos históricos A palavra didática (do grego didaskein) pode ser definida como arte ou técnica de ensinar. O vocábulo referido é um adjetivo derivado do verbo didásk, que indica a realização lenta através do tempo, própria do processo de instruir. Eruditio didascalia (Hugo de [...]

Aula 47 - Didática, identidade e Profissionalização docente

Didática, identidade e profissionalização docente   Maria Fani Scheibel   O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim, entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da [...]

Aula 48 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 49 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 50 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 51 - Planejamento I

Planejamento I Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem das cavernas, [...]

Aula 52 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 53 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 54 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 55 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 56 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 57 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 58 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 59 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 60 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar no processo de ensino e aprendizado, elaborando métodos educacionais eficientes, e avaliações significativas para conteúdos teóricos e práticos.


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem cognitiva.


Nível de dificuldade:

Regular