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Educação de Pessoas Jovens e Adultos

 

Educação de Pessoas Jovens e Adultos

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Educação de Jovens e Adultos

  Educação de Jovens e Adultos     A alfabetização é crucial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas não é o único objetivo da EJA. Tecnologia, ciências, comunicação, corporeidade, política e linguagens como a corporal, do teatro, da físico-química, da informática, da televisão e do jornal são áreas do conhecimento que também estão [...]

Aula 14 - A EJA e a Educação Popular, uma Conexão Necessária

  A EJA e a Educação Popular, uma Conexão Necessária     Desigualdade social A história do Brasil tem nos revelado, ao longo destes cinco séculos, um verdadeiro massacre das camadas mais pobres da população. A história do povo brasileiro é marcada por lutas e conflitos por melhores condições de vida, melhor distribuição de renda, [...]

Aula 15 - Introdução ao pensamento de Paulo Freire

  Introdução ao pensamento de Paulo Freire   Vida e obra de Paulo Freire: trajetória político-pedagógica Paulo Freire: um pensador da educação brasileira e mundial Vamos falar sobre a vida e obra do pedagogo Paulo Freire. Muitos alunos já devem ter ouvido falar ou até lido algum texto dele, enquanto outros provavelmente ainda não tiveram [...]

Aula 16 - Pontos Fundamentais na Organização de uma Escola para Adultos

  Pontos Fundamentais na Organização de uma Escola para Adultos     Nesta aula, vamos trabalhar pontos fundamentais na organização de uma escola para jovens e adultos, que é diferente de uma escola para crianças.   Gestão do cuidado   Partindo do pressuposto de que o Estado e suas instituições – Ensino e Saúde Públicos, [...]

Aula 17 - Uma Possível Organização de uma Escola para Adultos

  Uma Possível Organização de uma Escola para Adultos     Nesta aula, será abordada uma possível organização estrutural e pedagógico-curricular de uma escola para jovens e adultos, na perspectiva da gestão do cuidado e da cultura do acolhimento. Primeiramente vejamos um exemplo concreto de uma capital brasileira, cuja experiência é parâmetro para outros municípios [...]

Aula 18 - Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos I

  Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos I     A dialogicidade como pressuposto da ação educativa popular crítica   Neste tópico, será vista a importância que o diálogo adquire na educação popular e crítica. A seguir, encontram-se esquematizados os principais pontos  do tema:   Assumir os sujeitos concretos como [...]

Aula 19 - Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos II

  Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos II     Nesta aula serão vistas as dimensões da práxis pedagógica do diálogo pelo viés da Educação Popular. Paulo Freire (2005, p. 91) diz a respeito:   O diálogo é este encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se esgotando, [...]

Aula 20 - O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos I

  O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos I   Refletir sobre o planejamento Pedagógico e sua construção coletiva Nesta aula será discutido o planejamento pedagógico coletivo, que envolve a participação de alunos, professores, equipe diretora da escola e, se possível, organizações civis da comunidade (associação de moradores, clube de mães etc.).   [...]

Aula 21 - O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos II

  O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos II     Construindo o planejamento coletivo: das situações significativas aos temas geradores   Nesta aula, serão estudados o tema gerador e a construção da rede conceitual. O tema gerador tem sua definição dada por Antonio Gouvêa da Silva (2002):   A escolha dos “temas [...]

Aula 22 - Metodologia e Organização do Conhecimento a partir dos Temas Geradores

  Metodologia e Organização do Conhecimento a partir dos Temas Geradores     Construção da programação e preparação das atividades no espaço pedagógico   Nesta aula serão estudadas a metodologia e a preparação das atividades a serem desenvolvidas pelo educador no seu espaço pedagógico.   Perceba que foi usada a expressão “espaço pedagógico”; isso se [...]

Aula 23 - Algumas diferenças e semelhanças entre alfabetizar adultos e crianças

  Algumas diferenças e semelhanças entre alfabetizar adultos e crianças     Nesta aula serão abordadas algumas diferenças e semelhanças que devem ser levadas em consideração quando se trabalha na alfabetização de adultos, que é a primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).   Os estudos sobre psicogênese da língua escrita – que, [...]

Aula 24 - Uma visão geral sobre processos e métodos de alfabetização

  Uma visão geral sobre processos e métodos de alfabetização     Visão panorâmica do desenvolvimento de processos e métodos de alfabetização e suas influências na alfabetização de adultos Esta aula pretende mostrar a discussão sobre a alfabetização de adultos que Paulo Freire introduziu no pensamento pedagógico brasileiro e mundial. O pedagogo, ao começar seu [...]

Aula 25 - A Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho

  A Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho     Partindo do princípio de que quando se fala em Educação de Jovens e Adultos deve-se falar também das relações de trabalho e de produção, propõe-se que o trabalho seja o princípio educativo desse processo.   É importante salientar que o conceito [...]

Aula 26 - A avaliação na Educação de Jovens e Adultos

  A avaliação na Educação de Jovens e Adultos     O entendimento da avaliação no ensino tradicional e um modelo de avaliação emancipatória para a Educação de Jovens e Adultos   Nesta aula, será discutida a possibilidade de se construir outra ideia e outra prática sobre a avaliação.   Historicamente, a avaliação é caracterizada [...]

Aula 27 - Fundamentos Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos

  Fundamentos Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos     Discutir a importância e a possibilidade de aplicação da área de conhecimento aqui denominada de corporeidade, no Ensino Fundamental de Jovens e Adultos, é uma atitude, no mínimo, desafiadora. Por um lado, pela falta de uma política pública em nível nacional que deixe claro [...]

Aula 28 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 29 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 30 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 31 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 32 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para esquecer [...]

Aula 33 - Planejamento

  Planejamento I   Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem [...]

Aula 34 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 35 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 36 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 37 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 38 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 39 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 40 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 41 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 42 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 43 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 44 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 45 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 46 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 47 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 48 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 49 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 50 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 51 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 52 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 53 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 54 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 55 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 56 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 57 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 58 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 59 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 60 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 61 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 62 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 63 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 64 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 65 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 66 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 67 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 68 - História da Alfabetização de Adultos no Brasil

História da alfabetização de adultos no Brasil     Introdução A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem ganhado maior projeção nos últimos anos devido à sua inserção nas redes públicas de ensino, fruto de discussões no âmbito das políticas públicas. O reconhecimento gradativo e a visibilidade atual dessa modalidade da Educação Básica, muitas vezes [...]

Aula 69 - Quem é o Aluno da EJA

Quem é o aluno da EJA?     [...] Agora, o senhor chega e pergunta:“Ciço, o que é Educação?”Tá certo. Tá bom. O que que eu penso, eu digo. Então veja, o senhor fala: “Educação”; daí eu falo: “Educação”. A palavra é a mesma, não é? A pronúncia, eu quero dizer. É uma só:“Educação”. Mas [...]

Aula 70 – A Atualidade de Paulo Freire

A atualidade de Paulo Freire     Pedagogia ou “andragogia”? A palavra pedagogia vem do grego, e é formada por duas outras palavras: paidós, que significa criança, e agodé, que significa condução. Assim, a palavra pedagogo, em grego, era usada para designar o escravo que condu- zia as crianças e que, logicamente, deveria ser de [...]

Aula 71 -Alfabetização e Letramento na EJA

Alfabetização e letramento na EJA       Por que e para que alfabetizar adultos? Para viver e trabalhar na sociedade altamente urbanizada e informatizada do século XXI será necessário um domínio cada vez maior da leitura e da escrita. Esse domínio exige um ensino centrado nas relações entre sujeitos sociais, que contemple o desenvolvimento [...]

Aula 72 – Discussão de Aulas com Projetos em

Discussão de aulas com projetos em EJA     Edna Tamarozzi A arte de pensar Rubem Alves   Móveis se encontram nas lojas de móveis. Eles estão lá: prontos, acabados, bonitos. Podem ser comprados. Mas móveis comprados envelhecem. E não têm o poder do criador. Móveis prontos não fazem novos móveis. Os saberes prontos da [...]

Aula 73 – O Ensino da Leitura em Discussão

O ensino da leitura em discussão       O que é ler O conceito de leitura é muito amplo e complexo, pois a questão envolve uma infinidade de respostas. Portanto, para se entender o conceito de leitura não basta procurar no dicionário o significado da palavra. Ler envolve uma série de práticas e de [...]

Aula 74 - A Produção de Texto

A produção de texto     Edna Tamarozzi Texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado qualquer que seja sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência. PCN-LP Texto vem do latim [...]

Aula 75 – Sistematização de Experiências em EJA

Sistematização de experiências em EJA         Introdução O presente texto pretende discutir a utilização de cartas como instrumento metodológico na alfabetização de adultos. A proposta está baseada em uma experiência real vivenciada pelos autores, em um programa de cooperação internacional estabelecido entre o Ministério da Educação de Moçambique, o Programa Alfabetização Solidária [...]

Aula 76 – Experiências em EJA no Brasil

Experiências em EJA no Brasil     Edna Tamarozzi Não haveria prática, mas puro mexer no mundo se quem, mexendo no mundo, não se tivesse tornado capaz de ir sabendo o que fazia ao mexer no mundo e para que mexia. Foi a consciência de mexer que promoveu o mexer à categoria de prática e [...]

Aula 77 – Experiências Alternativas de Trabalho na EJA

Experiências alternativas de trabalho na EJA       Introdução Este texto procura apresentar experiências alternativas de trabalho, desenvolvidas com alunos e educadores de classes de alfabetização de jovens e adultos. Essas experiências, apesar de autônomas, representam um mesmo desafio para o campo da EJA, ou seja, desenvolver maneiras diferenciadas de lidar com o seu [...]

Aula 78- Avaliação e Ética - Parte I,II,III

Avaliação e ética- Parte I,II,III     Avaliação é um termo que circula entre as relações sociais em que estamos inseridos  de maneira contínua e frequente, portanto a compreensão etimológica se torna imprescindível para que possamos reverberar na concretização dos objetivos educacionais para uma boa educação. Nessa via de raciocínio, este capítulo aborda algumas reflexões [...]

Aula 79 -Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem - Parte I,II,III

Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem- Parte I,II,III     Aprofundar os conceitos sobre avaliação na sua trajetória histórica se faz tão necessário quanto entender os paradigmas educacionais ao longo do tempo da educação brasileira. Assim, busca-se, com este capítulo, fazer um percurso histórico desde a origem primitiva da avaliação, a qual surge com [...]

Aula 80 – As políticas públicas de avaliação - Parte I,II,III

Políticas públicas de avaliação- Parte I,II,III     Compreender a legitimação dos sistemas de avaliação escolar para a educação básica é imprescindível à prática docente, visto que é o que sustenta e assegura o trabalho do professor e garante o direito do aluno. Porém, mais do que compreender essa legitimidade, é necessário estar atento às [...]

Aula 81 -Avaliação da educação básica e da educação superior - Parte I,II,III

Avaliação da educação básica e da educação superior- Parte I,II,III     A avaliação no Brasil vem sendo remodelada a fim de criar referenciais nacionais de qualidade desde a primeira etapa da educação básica, ou seja, da educação infantil até o ensino superior. Vem construindo diferentes modelos e sistemas de avaliação em um plano único [...]

Aula 82 - Avaliação como estratégia de gestão educacional - Parte I,II,III eja

Avaliação como estratégia de gestão educacional- Parte I,II,III     Compreender o processo de avaliação como indissociável das atribuições da gestão democrática é compreender a responsabilidade circunscrita nas tomadas de decisões. Desse modo, a ação avaliativa se configura como um importante instrumento de gestão. Além disso, ela contempla de maneira positiva as concepções previstas e [...]

Aula 83 – A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola - Parte I,II,III

Interdependência entre avaliação, currículo e escola -Parte I,II,III     O currículo, ao longo da história da educação brasileira, foi se constituindo e se reestruturando de acordo com os novos conceitos de educação, acompanhando uma nova concepção de escola, de sociedade e de homem. Sendo assim, entender o que está previsto na legislação brasileira, bem [...]

Aula 84 - Avaliação da aprendizagem fundamentos teóricos e metodológicos - Parte I,II,III

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Avaliação da aprendizagem – metodologias, técnicas e instrumentos- Parte I,II,III     A educação é a forma de oportunizar ao homem sua constituição como sujeito histórico. Diante disso, a avaliação deve reforçar essa concepção estabelecida pela escola. Portanto, deter- minar formas de registro, bem como atribuir valor ao aprendizado dos alunos, faz com que a [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa especializar o profissional da educação para trabalhar no ensino de pessoas jovens e adultos.


Público alvo:

Graduados na área da Educação que desejam atuar na Educação de Pessoas Jovens e Adultos.


Nível de dificuldade:

Regular