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Educação Especial e Inclusiva

 

Educação Especial e Inclusiva

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – Formação Docente e Prática Pedagógica Inclusiva

Formação Docente e Prática Pedagógica Inclusiva     1.1 O que é metodologia de ensino? Metodologia é um substantivo composto formado por dois termos: Método é derivado do latim methodus e significa caminho ou via para a realização de alguma coisa; já, logia é um radical grego que significa “estudo”. Dessa forma, a etimologia da [...]

Aula 02 – Metodologia para Alunos com Deficiência Visual

Metodologia para Alunos com Deficiência Visual     2.1 Definições e conceitos  Iniciaremos este capítulo analisando alguns termos. Observem o que significa deficiência. Agora, comparem com o termo incapacidade. Assim, uma pessoa deficiente não é necessariamente uma pessoa incapaz; a deficiência é inseparável ao corpo e a incapacidade é resultado da relação entre a deficiência [...]

Aula 03 – Metodologia para Alunos com Deficiência Auditiva

Metodologia para Alunos com Deficiência Auditiva       3.1 A deficiência auditiva O primeiro passo para se trabalhar com o aluno com deficiência auditiva é conhecer suas características, localização da perda auditiva e formas de aquisição, para daí decidir as melhores maneiras de atendê-lo. Quanto ao período de aquisição, a surdez é dividida em [...]

Aula 04 – Metodologia para Alunos com Deficiência Intelectual

Metodologia para Alunos com Deficiência Intelectual     4.1 Definições O termo deficiência intelectual é relativamente novo, ele veio substituindo o termo deficiência mental. Tal mudança se deu para evitar confusão entre a deficiência intelectual, que é um atraso no desenvolvimento, com a “doença mental” que é um estado patológico, um transtorno psiquiátrico no qual [...]

Aula 05 – Metodologia para Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento

Metodologia para Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento     5.1   Definições Os transtornos globais do desenvolvimento são conhecidos pela sigla TGD. Eles são distúrbios nas interações sociais e manifestam-se nos primeiros cinco anos de vida. Isso se dá por alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, e causa também comprometimento na comunicação, no repertório de interesses e [...]

Aula 06 – Metodologia para Alunos com Altas Habilidades\Superdotação

Metodologia para Alunos com Altas Habilidades\Superdotação     6.1 Alunos com altas habilidades/superdotação Os alunos com altas habilidades/superdotação são destaques ou evidenciam um talento expressivamente superior à população comum em algum campo. De acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica de 2001 são os educandos com altas habilidades/superdotação aqueles que [...]

Aula 07 – Metodologia para Alunos com Deficiência Física

Metodologia para Alunos com Deficiência Física     7.1 Conceituando a deficiência física A deficiência física é uma limitação em diferentes graus da mobilidade e/ou da coordenação geral que pode ou não afetar a fala. Suas causas são variadas, desde lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas até malformação congênita ou adquirida, como hidroce- falia (acúmulo de líquido [...]

Aula 08 – Tecnologias Assistivas

Tecnologias Assistivas     8.1 Conceituando a tecnologia assistiva Metodologia assistiva ou tecnologia assistiva (TA) é o uso de todo e qualquer recurso e/ ou serviço que colabore para a adaptação ou ampliação das habilidades funcionais dos alunos deficientes, promovendo, assim, sua independência e, como consequência, sua inclusão nas escolas regulares. Recursos, são entendidos como [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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