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Educação Física Escolar - Pós Graduação

 

Educação Física Escolar - Pós Graduação

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos EF

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações EF

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto EF

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo EF

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências EF

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos EF

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações EF

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa EF

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial EF

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - O Corpo e o Movimento na Educação Infantil

  O Corpo e o Movimento na Educação Infantil     Os desenvolvimentos físico e perceptivo têm uma grande importância para a criança, já que o corpo constitui a base orgânica na qual se assentará a personalidade infantil. O corpo é um instrumento que permite realizar os processos básicos de adaptação ao meio exterior e [...]

Aula 14 - Fundamentos do Desenvolvimento Motor

  Fundamentos do Desenvolvimento Motor     O corpo e o movimento são elementos relevantes para a socialização e a aprendizagem das crianças, desde seus primeiros anos de vida. O desenvolvimento motor infantil está vinculado ao corpo, ao movimento e ao desenvolvimento integral do homem, podendo ser observado a partir das interações entre nossa biologia, [...]

Aula 15 - Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis

  Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis     As habilidades motoras e seus padrões são elementos fundamentais para o estudo do desenvolvimento motor infantil. Devemos sempre respeitar a progressão dessas habilidades quando propomos atividades para nossos alunos.   Agora, vamos conhecer os fatores físicos e mecânicos relacionados com o desenvolvimento motor. Os fatores mecânicos [...]

Aula 16 - Psicomotricidade aaa

  Psicomotricidade     Nesta aula visamos a um entendimento mais amplo do corpo e do movimento. Como estudamos anteriormente, a aprendizagem humana é influenciada por aspectos motores, cognitivos, expressivos, afetivos e ambientais. E por isso não poderíamos deixar de falar da Psicomotricidade.   A Psicomotricidade estuda as habilidades motoras relacionadas aos fatores psicológicos e [...]

Aula 17 - As Relações entre a Inteligência e o Desenvolvimento Motor

  As Relações entre a Inteligência e o Desenvolvimento Motor     Foi na Grécia Antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, o equilíbrio, a simetria e [...]

Aula 18 - A Dança e a Música na Educação Infantil

  A Dança e a Música na Educação Infantil   Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos homens – veja-se o exemplo [...]

Aula 19 - A Expressão Dramática na Educação Infantil

  A Expressão Dramática na Educação Infantil   Antes de falarmos sobre a expressão dramática, propomos uma reflexão a partir da seguinte pergunta:   O que tem a ver o teatro ou a expressão dramática com o estudo do movimento?   Durante muito tempo, a educação motora tratou o movimento de modo descontextualizado. Da mesma [...]

Aula 20 - Recreação e Lazer na Educação

  Recreação e Lazer na Educação     Agora vamos conversar sobre duas palavras fundamentais para a educação: a recreação e o lazer. A primeira está diretamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem infantil. Já a segunda refere-se a uma prática voltada à qualidade de vida ou, como alguns chamam, qualidade na vida.   Durante muito [...]

Aula 21 - Criatividade e sua Importância para a Educação

  Criatividade e sua Importância para a Educação     Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro categorias definidas por Rodhes (apud [...]

Aula 22 - A Avaliação na Educação Infantil

  A Avaliação na Educação Infantil     O processo de avaliação não faz parte somente da realidade escolar: é algo presente em diversas dimensões de nossas vidas. Avaliar é uma ação que praticamos continuamente. Consciente ou inconscientemente, estamos sempre avaliando gestos, ações, escolhas, pensamentos e valores, sejam nossos ou de outros.   Naturalmente, as [...]

Aula 23 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática A

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 24 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 25 - Tendências Pedagógicas I

  Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente [...]

Aula 26 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 27 - A função social da escola e dos professores

  Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 28 - Planejamento

  Planejamento I     Planejamento x Plano: Conceitos e Abordagens   O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava [...]

Aula 29 - Planejamento II

  Planejamento II     Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem   O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o [...]

Aula 30 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

  Plano de Aula e Pedagogia de Projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula   Antes de abordar questões específicas de [...]

Aula 31 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 32 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 33 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil   Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades [...]

Aula 34 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 35 - Avaliação - Perspectivas Atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 36 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

  Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O [...]

Aula 37 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas     Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com [...]

Aula 38 - Definição Conceitual dos Termos jogo, brinquedo e brincadeira

  Definição conceitual dos termos jogo, brinquedo e brincadeira     A literatura sobre jogos e brincadeiras tem crescido muito nas últimas décadas. O tema aparece frequentemente ligado à educação com Kishimoto (1994, 1998a), Friedmann (1998), Brougère (1995), Bruner (1997) etc. No entanto, temos observado também um crescente interesse em áreas distintas como a saúde, [...]

Aula 39 - Jogo, Brinquedo e Brincadeira

  Jogo, brinquedo e brincadeira: diferentes tipos     As manifestações culturais com características lúdicas têm acompanhado a evolução da humanidade. Essas manifestações estão assim denominadas por possuírem características muito semelhantes àquelas presentes nos estudos e na literatura especializada sobre o tema. Para auxiliar a nossa reflexão, tomaremos por base os estudos realizados por Kishimoto [...]

Aula 40 - Jogo e Educação

  Jogo e educação   São muitos os estudos sobre o tema jogo e educação. Se por um lado os teóricos do jogo o concebem como um termo polissêmico, cuja definição está ligada diretamente àquele que brinca ou joga, que usa brinquedos como material e suporte à imaginação, criatividade e autonomia das crianças, por outro [...]

Aula 41 - O brincar e a Criança de 0 a 12 anos

  O brincar e a criança de 0 a 12 anos    Para falar, pensar ou estudar crianças, precisamos relembrar memórias marcantes de nossa vida e de pessoas queridas muito próximas, como filhos, sobrinhos, netos, afilhados e que via de regra estão ligadas a brinquedos e jogos. Todos brincamos. Em algum momento de nossa infância, [...]

Aula 42 - Os profissionais da Educação Básica e o Jogo

  Os profissionais da Educação Básica e o jogo   O jogo, o brinquedo e a brincadeira nos acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos profissionais da educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para transmitir, estimular e desafiar aos nossos alunos na construção do conhecimento dentro e fora da escola. Reconhecemos a importância do [...]

Aula 43 - O Brinquedo

  O brinquedo     O brinquedo é um objeto “mágico”.   Por que será que alguns objetos têm a capacidade de transcender suas características físicas e levar consigo multidões de seres humanos para mundos encantados? Na vida das crianças, bonecas, bolas, carrinhos, trens, bichos de pelúcia, entre tantos outros exemplos, servem como instrumento, utensílio [...]

Aula 44 - Classificação dos Jogos e Brincadeiras

  Classificação dos jogos e brincadeiras     A intenção deste capítulo é a de oferecer aos profissionais que atuam com o jogo, brinquedo e brincadeira, conhecimentos das diferentes classificações sobre esse tema. As classificações têm por objetivo compreender e organizar o conhecimento que se tem sobre os jogos e brinquedos. São muitos e diferentes [...]

Aula 45 - O Brincar na Atualidade

  O brincar na atualidade   Brincar é gostoso, é agradável, dá prazer e satisfação. Brincando, nos divertimos com nossos parceiros, fazemos novas amizades, soltamos a imaginação. No entanto, observamos que muitos dos espaços que  utilizávamos para brincar foram restringidos. A falta de segurança, sobretudo nas grandes áreas urbanas, é uma das causas responsáveis por [...]

Aula 46 - O Jogo e a Aprendizagem

  O jogo e a aprendizagem Oi, amigos e colegas! Passaremos algum tempo juntos durante este curso. Espero que possamos entender, dividir, repartir, compartilhar, vivenciar e trocar experiências de magistério, exemplos do nosso dia a dia e tudo que sabemos sobre este assunto tão importante em qualquer processo educacional: jogos, recreação e lazer. Para que [...]

Aula 47 - Lazer e Recreação

  Recreação e lazer     Estamos iniciando nossa aula número dois. Ela abordará as diferenças e semelhanças entre o lazer e a recreação. Este assunto em especial me fascina. Há muito tempo leciono a disciplina de recreação e lazer em sala de aula presencial, mas agora o desafio é estabelecermos a comunicação e a [...]

Aula 48 - Os tipos de Jogos

  Os tipos de jogos   Fico feliz com nosso novo encontro e espero que vocês todos estejam se saindo bem nas atividades propostas, construindo aos poucos sua visão sobre a importância dos jogos, da recreação e do lazer no ambiente escolar. Nesta aula, vamos conversar sobre os diferentes tipos de jogos e atividades que [...]

Aula 49 - Criatividade

  Criatividade: a revolução na sala de aula   Estamos chegando na metade de nossa disciplina. Fico feliz com a nossa caminhada e espero que estejamos aprendendo mutuamente. Mesmo estando longe, imagino o tempo todo como vocês estão passando e como posso propor novas formas para que apropriem-se deste conhecimento tão importante na Educação Infantil. [...]

Aula 50 - Criatividade - A missão possível

  Criatividade e o brincar: o que são?   Preparem-se para estudar mais sobre este tema essencial para a Educação: a criatividade. Sem dúvida, ela é uma forma de propormos a inserção de nossos alunos neste novo mundo em que vivemos, no qual a inovação e a criatividade são valências humanas indispensáveis para profissionais de [...]

Aula 51 - O brincar de ontem e de hoje

  O brincar de ontem e de hoje   Vamos falar de algumas questões realmente importantes na nossa caminhada de descoberta do uso das atividades lúdicas na Educação. A primeira delas é o brincar como fator de transmissão cultural e a valorização desse ato e dos jogos como transmissores de hábitos e atitudes culturais. A [...]

Aula 52 - Jogos de música, teatro e dança

  O que é expressão dramática? Mitos e realidades   O que é teatro, arte cênica, improvisação teatral, expressão dramática? Durante muito tempo, confundiu-se, propositadamente ou não, as atividades dramáticas e criativas na escola. Nem sempre uma atividade física ou artística é uma atividade criativa. Vamos pensar um pouco sobre as atividades dramáticas. Há uma [...]

Aula 53 - Avaliação nas Atividades Lúdicas e Recreativas

  Avaliação: um desafio à mudança     Um dos temas mais constantes em Educação, ultrapassando épocas ou modismos, é a avaliação de seus processos e a avaliação da formação e a construção de conhecimento pelo indivíduo e pela sociedade. Podemos afirmar, sem medo, que a avaliação é um processo natural do homem e que, [...]

Aula 54 - Atividade Física, Educação Física: Conceitos e Históricos

  Atividade Física, Educação Física: Conceitos e Históricos     Movimentos iniciais Nos primórdios da civilização o homem era nômade. Caminhava pelos campos em busca de alimento e de um lugar melhor para se instalar, visando à proteção para seu clã. O movimento ou a atividade física exercida por ele consistia na caça, na pesca [...]

Aula 55 - Bebês e Humanidade: Uma História Paralela

  Bebês e Humanidade: Uma História Paralela     Movimento humano: aspectos introdutórios Sabe-se que somos um ótimo exemplo de um extenso processo de ajuste e evolução permanente iniciado há milhares de anos. Hoje, podemos nos sentir orgulhosos com a nossa evolução biológica e espiritual, e também com todo o acervo cultural que, ao longo [...]

Aula 56 - A Função da Escola e da Educação Física

  A Função da Escola e da Educação Física     Você já se deu conta que, no Brasil, o primeiro degrau de um processo que tem a duração de 14 anos denomina-se Educação Infantil e que os outros segmentos denominam-se Ensino Fundamental?   Você já pensou na diferença entre estes dois termos: educação e [...]

Aula 57 - Características dos Alunos

  Características dos Alunos     Uma das principais mensagens da moderna educação escolar é o princípio da aprendizagem significativa: o aluno raciocina, forma o conhecimento acerca dos objetos, dos fatos e das relações físicas e sociais quando as atividades que lhe são proporcionadas são úteis (ARANTES, 2005). Portanto, ao pensar em elaborar um plano [...]

Aula 58 - Os Alunos do Ensino Fundamental e as Aulas de Ed. Física

  Os Alunos do Ensino Fundamental e as Aulas de Educação Física     Se vamos apresentar as características dos alunos com idade entre nove e dez anos, precisamos ter presente que as divisões por aspectos são meramente didáticas, pois os processos de crescimento e de desenvolvimento são concomitantes.   Convém ressaltar que, conforme a [...]

Aula 59 - As Aulas de Educação Física

  As Aulas de Educação Física     As funções das agências de Educação Infantil Com o fim da Monarquia e a Proclamação da República, em 1889, o Brasil tentou se alinhar aos novos ditames e conceitos sobre a educação formal e, inspirado nos ideais franceses de fraternidade, ensino laico e igualdade de oportunidades – [...]

Aula 60 - A Educação Física e a Interdisciplinaridade

  A Educação Física e a Interdisciplinaridade     A Educação Física na escolarização básica é definida como um componente curricular obrigatório e tem a sua presença justificada legalmente pelo Artigo 205, Capítulo III da Constituição Nacional, que assegura a educação integral de todos os brasileiros, e por integral se entende o desenvolvimento dos aspectos [...]

Aula 61 - Avaliação: Definição, Importância, Interfaces e outras Considerações

  Avaliação: Definição, Importância, Interfaces e outras Considerações     Quando falamos em avaliar, no fundo estamos pensando em mecanismos de retenção e/ou de promoção dos nossos estudantes. Embora muita gente não se dê conta, o critério de aprovação está intimamente ligado a aspectos que quase sempre são considerados irrelevantes.   No entanto, a partir [...]

Aula 62 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 63 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os aspectos [...]

Aula 64 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações sociais, [...]

Aula 65 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte I

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 66 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de Roma. [...]

Aula 67 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo Freire [...]

Aula 68 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 69 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou treze [...]

Aula 70 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal passou [...]

Aula 71 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 72 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 73 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional [...]

Aula 74 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 75 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da educação [...]

Aula 76 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 77 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 78 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 79 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 80 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 81 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 82 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 83 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 84 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 85 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 86 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

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Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Profissionais da Área da Educação de desejam aprofundar conhecimentos em Educação Física Escolar.


Nível de dificuldade: