CURSO ONLINE:
Educação Inclusiva com Ênfase em Altas Habilidades e Superdotação-

 

Educação Inclusiva com Ênfase em Altas Habilidades e Superdotação-

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – O papel da Escola, da Família e da Sociedade no Desenvolvimento das Potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidade e Superdotação

O papel da Escola, da Família e da Sociedade no Desenvolvimento das Potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidade e Superdotação     Como a família é o primeiro contato que a criança tem ao nascer, pode-se considerar que os sintomas do Autismo, da Síndrome de Rett, Síndrome de Aspeger, as quais contemplam o TGD, [...]

Aula 02 –A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento

A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento     2.1 As características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD A Educação Especial tem amparo legal de diversas leis e Carneiro (2014, p. 425), em seu livro LDB fácil, comenta que haverá, quando necessário, atendimento e serviços especializados nas escolas. No [...]

Aula 03 – Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett

Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett     3.1 Definição e encaminhamentos em relação ao Autismo Antes de iniciar a temática do Autismo, é necessário voltar um pouco e resgatar o que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) traz para a Educação Especial com algumas modificações que foram vivenciadas nos anos 1961, [...]

Aula 04 – Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas Típicas

Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas Típicas     O tratamento da família com as questões relacionadas ao TGD e condutas típicas deve acontecer da mesma maneira, pois é preciso que haja um acompanhamento com psicólogos, psicopedagogos, nutricionistas, fonoaudióloga, dentre outras áreas que possam trabalhar com o objetivo de auxiliar e potencializar as habilidades existentes. [...]

Aula 05 – O Aluno com Altas Habilidades

O Aluno com Altas Habilidades     5.1 Definição e conceituação das altas habilidades As características do aluno com altas habilidades são variadas, mas um grupo delas é considerado universal como, por exemplo, a curiosidade, vivacidade mental, motivação interna, persistência na área de seu talento, capacidade de resolver problemas, energia, habilidade em assumir riscos, sensibilidade, [...]

Aula 06 – O Aluno com Superdotação

O Aluno com Superdotação     6. 1 Definição e conceituação da superdotação É importante abordar as características principais de alunos com superdotação, as quais se configuram pelo alto desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento [...]

Aula 07 – A Formação e Acompanhamento da Tríade (escola, família e sociedade) para Atender o Processo Ensino-Aprendizagem de Alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

A Formação e Acompanhamento da Tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação     7.1  A situação atual dos professores e sua formação Para compreender esse cenário é importante lembrar a importância da dinâmica e estrutura de incentivos recebidos pelos professores no Brasil, pois [...]

Aula 08 – O Processo da Inclusão para os Alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

O Processo da Inclusão para os Alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação       8.1 A realidade dos alunos com TGD, altas habilidades ou superdotação Para conhecer o aluno, sendo ele do ensino regular ou da educação especial, ou seja, do processo inclusivo, é importante ressaltar que o professor primeiramente precisa se conhecer [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: