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Ensino de Filosofia e Sociologia

 

Ensino de Filosofia e Sociologia

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Pensar, ler, ensinar de quantos verbos se faz a Filosofia

Pensar, ler, ensinar: de quantos verbos se faz a Filosofia? De como o ensino de Filosofia deve ser considerado um problema filosófico O principal desafio do ensino de Filosofia é que ele seja tratado como um tema filosófico. Se, quando falamos em Filosofia, incorremos logo no velho problema que diz respeito à sua definição, quando [...]

Aula 02 - Dialogar a didática socrática

Dialogar: a didática socrática Enciclopedismo e reflexão no ensino de Filosofia Depois de algumas décadas de ausência quase absoluta, a Filosofia retornou como disciplina obrigatória ao Ensino Médio. Essa volta demanda uma reflexão urgente sobre os mais variados aspectos que cercam o ensino de Filosofia, já que a ausência forçada dos currículos escolares não foi [...]

Aula 03 - Conviver, disputar, jogar

Conviver, disputar, jogar Na sua preciosa obra sobre os filósofos da Antiguidade, escrita no século III da nossa era, Diôgenes Laêrtios, já no proêmio do Livro I, orga- niza os pensadores em escolas, a começar pela nomeação dos chamados sete sábios da Grécia, entre os quais estaria Tales de Mileto, fundador da escola jônica. Começa [...]

Aula 04 - Descartes duvidar, pensar, apreender

Duvidar, pensar: a didática cartesiana Do ensino dos livros à descoberta do pensamento Quando completou a primeira década de vida, em 1606, René Descartes (1596-1650) foi estudar no colégio jesuíta de La Flèche e lá permaneceu por cerca de nove anos.1 Esse período foi determinante na formação do seu pensamento. A discussão crítica acerca da [...]

Aula 05 - O ensino de Filosofia e a História da Filosofia

O ensino de Filosofia e a História da Filosofia A História da Filosofia não é apenas mais uma disciplina destinada a complementar as grades curriculares no ensino de Filosofia; muito além  de cumprir um papel auxiliar, ela se constituiu, fundamentalmente, desde a Filosofia hegeliana no século XIX, no núcleo central a partir do qual todo [...]

Aula 06 - O desafio da didática a reflexão sobre o ensino de Filosofia

Ensinar e aprender: o desafio da didática  A escola como lugar do ensino Vigente como obrigatória desde o século XVIII, aquele que foi o século das luzes, ou seja, do esclarecimento advindo do exercício racional que passara por uma crítica quanto ao seu alcance, a sala de aula como a conhecemos hoje é uma invenção [...]

Aula 07 - Elucidar o conteúdo da Filosofia

Elucidar: o conteúdo da Filosofia O grande objetivo da filosofia poderia facilmente ser formulado nos seguintes termos: entender como as coisas que formam a realidade se constituem e se relacionam entre si. Sabemos que a realidade é formada por “conteúdos” tão diversos como cadeiras e livros, gestos e comportamentos, seres naturais e seres imaginários, direitos [...]

Aula 08 - Ler e interpretar

Ler e interpretar A leitura como iniciação filosófica O texto filosófico é o porto seguro do filosofar, ainda que algumas obras sejam à primeira vista turvas e profundas: ele é a fonte mais fecunda de todo processo de aprendizagem. Portanto, se podemos dizer aos alunos “filosofar é ter pensamentos próprios”, “a verdade está em você, [...]

Aula 09 - A sociologia e a educação

A sociologia e a educação A sociologia nasceu como ciência com o objetivo de explicar as mudanças sociais produzidas em um momento histórico, que teve em seu contexto grandes transformações sociais, cujos marcos principais foram a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e a formação dos Estados Nacionais. Esse momento de mudanças radicais na sociedade e [...]

Aula 10 - A sociologia da educação

A sociologia da educação As teorias sociológicas fornecem alguns conceitos que servem de embasamento teórico também para a sociologia da educação. Mas é interessante lembrar que os grandes sociólogos não fizeram da educação o seu objeto de estudo prioritário, o que não impede de buscar em suas obras algumas referências, e até mesmo algumas análises, [...]

Aula 11 -A sociologia da educação no Brasil

A sociologia da educação no Brasil A trajetória da sociologia no Brasil, como não poderia deixar de ser, está relacionada com o contexto histórico-social do país, intercalando momentos de livre expressão com outros de forte repressão, chegando até mesmo ao banimento das instituições educacionais. Não se pode deixar de pensar que, diante desse quadro, a [...]

Aula 12 - Educação e família

Educação e família   Quando se fala em educação, pensamos logo em escola, educação formal ou coisas do gênero, não é? E quando o assunto é família, o que você logo pensa? Na verdade, são dois temas bastante complexos, cuja própria definição demanda esclarecimentos. O que se entende por família? E por educação? Educação é [...]

Aula 13 - Concepções de infância e juventude

Concepções de infância e juventude   O século XXI trouxe a continuidade da discussão sobre a família, a criança, a adolescência e a juventude e, por extensão, sobre a educação e o papel da escola no processo de socialização e controle social. Sabe-se que é analisando as práticas sociais, inclusive as educativas, que se torna [...]

Aula 14 – A escola como instituição social

A escola como instituição social A escola tem sido um dos objetos de estudo da sociologia da educação, desde a institucionalização dessa ciência. Por seu papel como agente de socialização, que compartilha com a família a transmissão da cultura do grupo às novas gerações, a escola adquiriu grande importância, particularmente a partir do século XVII. [...]

Aula 15 - A escola e o controle social

A escola e o controle social Você já pensou como seria a sociedade se não existissem normas e regras baseadas nos valores aceitos e já consagrados por ela e que devem ser seguidas por todos? Certamente seria difícil, ou até mesmo impossível, pensar em socialização sem essas bases. É por isso que a própria sociedade [...]

Aula 16 - A escola e o desvio social

A escola e o desvio social A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será que ela tem realmente essa responsabilidade? Podemos verificar também o oposto: a escola fica com a responsabilidade de “recuperar” aqueles cujo comportamento não corresponde ao esperado pelo grupo social. [...]

Aula 17 - A mudança social

A mudança social   Talvez uma das capacidades mais fantásticas do ser humano seja a sua possibilidade de mudar o próprio mundo segundo suas necessidades e/ou interesses. A mudança social é aquela que resulta da ação humana, do homem em interação na sociedade, e que produz modificações ou transformações nas estruturas sociais, nas relações entre [...]

Aula 18 - A estratificação social

A estratificação social Pode-se entender estratificação social como um conjunto de posições hierarquizadas segundo o que a sociedade considera importante, como poder, propriedade, riqueza ou prestígio. É simples: uns mandam e outros obedecem, de acordo com as posições que cada indivíduo ocupa na estrutura social. Essa é a premissa básica que norteia a ideia de [...]

Aula 19 - A mobilidade social

A mobilidade social A estratificação das sociedades determina a posição do indivíduo ou do grupo na escala social e, de acordo com o tipo de sistema apresentado, pode ou não favorecer  a mudança dessa posição. Essa mudança é chamada de mobilidade social, mais comum nas sociedades capitalistas estratificadas pelo sistema de classes sociais. A sociologia, [...]

Aula 20 - Educação e movimentos sociais

Educação e movimentos sociais O que você entende por movimento social? De quantos movimentos sociais você consegue se lembrar neste momento? Todos os dias, aparecem nos meios de comunicação e no nosso cotidiano vários exemplos desse tipo de ação social. Esse movimento é um tipo de ação social voltada para uma causa e/ou um tema [...]

Aula 21 - A educação e o Estado

A educação e o Estado O surgimento do Estado constitui-se em um marco na história da humanidade. No fim do Período Neolítico, as sociedades e as relações familiares se tornaram mais complexas, enquanto também se desenvolvia a noção de propriedade privada. Além disso, o processo de sedentarização, o surgimento da agricultura e o domínio, cada [...]

Aula 22 - Educação e desenvolvimento

Educação e desenvolvimento O conceito de desenvolvimento está intrinsecamente ligado às relações capitalistas de produção. O desenvolvimento econômico diz respeito ao processo sistemático de acumulação de capital e à incorporação do progresso técnico ao trabalho, que resulta no aumento da produtividade e/ou da renda per capita, que se reflete em aumento de salários e dos [...]

Aula 23 - Educação e cotidiano no Brasil

Educação e cotidiano no Brasil Um dos traços mais fortes do subdesenvolvimento é a cruel desigualdade social  e a enorme concentração de renda. Remover os obstáculos que impedem o país de seguir rumo ao desenvolvimento social e a uma sociedade mais justa é uma tarefa que precisa ser enfrentada. Procurar desmascarar as desigualdades e os [...]

Aula 24 - Problemas da educação no Brasil

Problemas da educação no Brasil A realidade educacional brasileira é historicamente marcada por diversos problemas e muitos deles são crônicos. Para começar a entender esse contexto, deve-se buscar exatamente na história algumas explicações, inclusive para não se perder de vista a ideia de que os problemas, sejam quais forem, estão inseridos na dinâmica social e [...]

Aula 25 - A profissão de professor

A profissão de professor Ao longo da institucionalização da sociologia como ciência no Brasil, várias pesquisas tiveram como objeto de estudo o professor e seu papel dentro das instituições educacionais e na sociedade global. Mas parece que muito ainda há a se saber sobre essa profissão tão paradoxal: para uns, ela é fundamental em qualquer [...]

Aula 26 - Perspectivas da educação no Brasil

Perspectivas da educação no Brasil Uma das maiores contribuições das Ciências Sociais, particularmente da sociologia e da antropologia, é o conceito de cultura, uma das características mais importantes das sociedades, por ser a que diferencia o homem dos outros animais e lhe garante o estatuto de humanidade. Somente o homem tem capacidade de produzir cultura. [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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