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Metodologia do Ensino de História e Geografia Pós

 

Metodologia do Ensino de História e Geografia Pós

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Os Fatores Ambientais e seu Impacto na Biogeografia

  Os fatores ambientais e seu impacto na Biogeografia   Os elementos climáticos definem, em parte, as características dos biomas terrestres e aquáticos. Pode-se entender esses elementos como “os atributos físicos que representam  as propriedades da atmosfera geográfica de um dado local” (MENDONÇA; DANNI- OLIVEIRA, 2007). Os mais importantes e que interferem na dinâmica da [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08 - Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - O estudo das Ciências Humanas História e Geografia

  O estudo das Ciências Humanas: História e Geografia   Por que estudar História e Geografia na Educação Infantil e nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental? Estudar a História e a Geografia na Educação Infantil e no Ensino Funda- mental resulta em uma grande contribuição social. O ensino da História  e da Geografia pode dar [...]

Aula 14 - História para a Educação Infantil I

História para a Educação Infantil: parte 1     Gisele Thiel Della Cruz Os pais não se contentavam mais em pôr filhos no mundo, em estabelecer apenas alguns deles, desinteressando-se dos outros. A moral da época lhes impunha proporcionar a todos os filhos, e não, apenas ao mais velho – e, no fim do século [...]

Aula 15 - História para a Educação Infantil II

  História para a Educação Infantil: parte 2   Propostas do RCNEI para a Educação Infantil – Tema: Natureza e Sociedade De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), a educação da criança deve ser trabalhada sob dois âmbitos, isto é, formação pessoal e social e conhecimento de mundo. Dentro dessa [...]

Aula 16 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental

  O estudo da História no 1° e 2.° ciclos do Ensino Fundamental – Conceitos fundamentais: o fato histórico   O estudo da História: o tempo e o fato histórico Há muito tempo os historiadores rumaram para uma nova concepção acerca da História e da construção da Ciência Histórica. Essa nova abordagem apontava não mais [...]

Aula 17 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental

  O estudo da História no 1° e 2.° ciclos do Ensino Fundamental – Conceitos fundamentais: o sujeito histórico   Os conceitos que estamos trabalhando são representações mentais da realidade. Em cada cultura, existe sua representação por meio de um signo. Esses elementos se tornam ideias abstratas independentes da experiência concreta. A aprendizagem de História [...]

Aula 18 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental

O estudo da História no 1° e ° ciclos do Ensino Fundamental – Conceitos fundamentais: o tempo histórico Para que se possa pensar a História que é desenvolvida e ensinada/ aprendida em sala de aula, é fundamental que se tenha conhecimento    de que aquilo que se produz no espaço da sala de aula é absolutamente [...]

Aula 19 - A História e as propostas dos Temas Transversais

  A História e as propostas dos Temas Transversais: História e cidadania, eixo de trabalho   Nos últimos anos, tem crescido no meio educacional brasileiro a preocupação em abordar conteúdos escolares a partir de uma perspectiva da cidadania. Sendo assim, as disciplinas deveriam estar voltadas para a formação do indivíduo e de sua relação em [...]

Aula 20 - A seleção de conteúdos e fontes e a importância do conhecimentos histórico

A seleção de conteúdos e fontes e a importância do conhecimento histórico   Conteúdos para trabalhar com História no 1.° e 2.° ciclos Os conteúdos propostos pelos  PCN partem da realidade e da História  do cotidiano da  criança,  integrada  aos  contextos  históricos  mais  amplos. É recorrente a preocupação com as problemáticas locais, sem, no entanto, [...]

Aula 21 - A compreensão do fenômeno tempo

  A compreensão do fenômeno tempo   Introdução ao tema A compreensão do fenômeno tempo e a construção dessa compreensão é demorada e complexa, e é um dos grandes desafios para as crianças. O tempo, para crianças pequenas, demora muito a passar: de um Natal a outro, ou de um aniversário a outro acontecem tantas [...]

Aula 22 - Observando a Lua

  Observando a Lua   Introdução ao tema As crianças são grandes observadoras do mundo à sua volta e sobre este vão estabelecendo relações que levam à aprendizagem e à construção do conhecimento. Desde muito cedo, as crianças sentem-se atraídas pela Lua. Sabem que quando está escuro é possível encontrá-la no céu. Seus olhinhos percorrem [...]

Aula 23 - Meu pai e minha mãe já forma crianças

  Meu pai e minha mãe já foram crianças?   Introdução ao tema As crianças pequenas acham muito engraçada a ideia de que o pai e a mãe, um dia, tenham sido crianças, como elas. Porém, ao mesmo tempo, “desconfiam” que se o pai e a mãe um dia foram pequenos e agora são grandes, [...]

Aula 24 - A criança tem história

  A criança tem história Introdução ao tema A partir do momento em que a criança já vem trabalhando de forma mais sistemática com a organização do tempo natural (hora, dia, semana, mês, ano etc.) é possível fazê-la ver o quanto esse tempo pode ser preenchido com a sua própria história. As crianças, em torno [...]

Aula 25 - A história da criança no contexto social

  A história da criança no contexto social   Introdução ao tema O exercício da linha da vida leva a criança a ter contato com dois conceitos importantes para a ciência histórica: primeiro, todas as pessoas têm uma história que pode ser contada; e, segundo, para o registro da História, é fundamental o manuseio e [...]

Aula 26 - A diversidade cultural

  A diversidade cultural   Introdução ao tema É importante extrapolar os limites da ideia de que todas as relações partem da própria criança, como se ela e sua cultura fossem o centro do mundo: muitas outras crianças vivem no mundo e constroem a sua história de formas diferentes, dependendo da cultura e do local [...]

Aula 27 - Memória e identidade

Memória e identidade Introdução ao tema A partir da terceira série, as crianças já têm uma noção mais clara e organizada sobre a passagem do tempo: minutos, horas, dias da semana, meses e estações do ano. Enfim, as crianças já conhecem diferentes fenômenos naturais que marcam a passagem do tempo e que foram observadas pela [...]

Aula 28 - O nascimento da humanidade

  O nascimento da humanidade   Introdução ao tema Com os diversos trabalhos oferecidos pela escola, as crianças vão ampliando e compreendendo noções e conceitos sobre a passagem do tempo e o seu registro. Elas também vão sendo levadas a trabalhar com as diferentes culturas de uma forma respeitosa, propondo a eliminação dos preconceitos e [...]

Aula 29 - Calendários

  Os calendários   Introdução ao tema A partir do momento em que os diferentes povos espalhados pelo mundo compreenderam, com as tecnologias de seu tempo, que a passagem do tempo tinha relação com as mudanças observáveis na natureza, principalmente as movimentações realizadas pelo Sol e pela Lua, sentiram necessidade de registrar essa passagem de [...]

Aula 30 - Discutindo os fatos históricos

  Discutindo os fatos históricos   Introdução ao tema Geralmente, nas escolas, estamos acostumados a ver o ensino de História ser realizado como se fosse um grande filme sendo passado para as crianças: os fatos acontecendo em sequência (causa-efeito), alguém vivendo aquele fato sem esboçar reação ou contradição, alguém contando sobre aquele fato (o historiador [...]

Aula 31 - A Ciência da Terra

  A Ciência da Terra     Paulo César Medeiros Vivemos num mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titânico processo econômico e tecnocientífico do desenvolvimento do capitalismo, que dominou os dois ou três últimos séculos. Sabemos, ou pelo menos é razoável supor, que ele não pode prosseguir ad infinitum. O futuro não pode ser uma [...]

Aula 32 - A Sistematização do Saber Geográfico

  A Sistematização do Saber Geográfico     A evolução da Geografia   Até o final do século XVIII, o conhecimento geográfico encontrava-se disperso. A diversidade de matérias com essa designação não permitia estabelecer um conteúdo unitário. Até então, o termo Geografia podia estar associado aos relatos de viagens; aos compêndios de curiosidades sobre lugares [...]

Aula 33 - Ser Humano: o Construtor do Espaço

  Ser Humano: o Construtor do Espaço     O homem vive uma relação metabólica com o restante da natureza, uma relação de intercâmbio intranatureza realizada pelo e com o trabalho. Desse intercâmbio, o homem extrai suas condições de sobrevivência, mudando o conjunto da natureza ao tempo que muda a si mesmo. Dá-se, então, uma [...]

Aula 34 - O Espaço Vivido e o Espaço Percebido

  O Espaço Vivido e o Espaço Percebido     Amala e Kamala eram duas meninas que foram descobertas em 1921, numa caverna da Índia, vivendo entre lobos. Essas crianças, que na época tinham, aproximadamente, idades de 4 e 8 anos, foram confiadas a um asilo e passaram a ser observadas pelos estudiosos. Amala, a [...]

Aula 35 - O espaço representado

  O espaço representado   O que é uma representação? É a percepção do espaço vivido e conhecido, pode ser externada pelas ações comportamentais, orais, escritas ou grafadas. Para o geógrafo, é possível, a partir do entendimento das representações, a compreensão da subjetividade humana em sua relação com o espaço vivido e construído. As relações [...]

Aula 36 - O ensino de Geografia e os Parâmetros Curriculares

  O ensino de Geografia e os Parâmetros Curriculares   Os documentos que serão analisados fazem parte da série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).   A leitura dos documentos oficiais auxilia no trabalho do [...]

Aula 37 - O ensino de Geografia e os Temas Transversais

  O ensino de Geografia e os Temas Transversais   Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, estudar Geografia, em relação aos Temas Transversais, é: Estudar os lugares, territórios, paisagens e regiões e pressupõe lançar mão de uma ampla base de conhecimentos que não se restringem àqueles produzidos dentro do corpo teórico e metodológico apenas da Geografia. [...]

Aula 38 - O eu e o outro

O eu e o outro   Justificativa A criança é portadora de capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Desde que nasce, tem o desejo de estar próxima às pessoas. A interação e o aprendizado contínuo com os outros, sejam adultos ou crianças, são fundamentais para o seu desenvolvimento. Dentre os diferentes recursos que a criança utiliza destacam-se [...]

Aula 39 - Explorando o espaço da escola

  Explorando o espaço da escola   Justificativa O espaço da escola representa um ponto de partida para a construção de referências básicas em relação ao espaço vivido do educando, além de oferecer um conjunto de formas e objetos que permitem representações. O espaço escolar também está ligado à vida da criança pelas relações sociais [...]

Aula 40 - Conhecendo os lugares

  Conhecendo os lugares   Justificativa A partir do conhecimento do espaço da escola, a criança pode ser levada a perceber que a construção do espaço é resultante da interação dos grupos sociais com o ambiente em que vivem e que o trabalho é a principal força que age na construção dos lugares. Com noções [...]

Aula 41 - O trabalho e a organização do espaço

  O trabalho e a organização do espaço   Justificativa A observação dos elementos que estão próximos à criança podem trazer revelações de como tudo o que consumimos pode ser explicado como resultado da atividade do trabalho, sofrendo muitas transformações ao longo de sua produção. É nesse contexto que estão colocadas as bases para a [...]

Aula 42 - A natureza e suas dinâmicas

A natureza e suas dinâmicas Justificativa Na medida em que a humanidade aumentou sua capacidade de intervir nas dinâmicas da natureza para satisfazer suas necessidades e desejos, cada vez mais crescentes, a tecnologia, a informação, a comunicação e a circulação, somadas à força de trabalho humana, provocaram a constituição dos territórios, formando modos de vida [...]

Aula 43 - O campo e a cidade

O campo e a cidade   Justificativa O estudo dos espaços urbano e rural é desenvolvido pela Geografia na Educação Fundamental e, por uma questão didática dessa temática, é importante que o educador tenha o conhecimento dos processos históricos, econômicos, ecológicos e socioambientais que distinguem e unem o campo e a cidade. O geógrafo Milton [...]

Aula 44 - As atividades produtivas

  Atividades produtivas   Justificativa As primeiras formas de produção do ser humano deram-se pelo Homo habilis, o nosso ancestral humano. A partir da confecção de ferramentas para a produção de suas necessidades, o ser humano foi transformando-se em um artesão. O artesão é um trabalhador que projeta, prepara, constrói e utiliza o seu produto. [...]

Aula 45 - A cultura e os grupos sociais

  A cultura e os grupos sociais   Justificativa Ao estudar sobre a cultura do povo brasileiro, busca-se que a criança amplie a sua noção de diversidade cultural, procurando compreender de que forma as sociedades estruturam-se em suas diferentes formas de manifestações. Nesse sentido, o estudo visa compreender que a cultura é uma criação humana, [...]

Aula 46 - O espaço geográfico brasileiro

  O espaço geográfico brasileiro   Justificativa O conhecimento sobre a origem e a evolução do território brasileiro deve ter seu início nas primeiras séries do ensino básico, pois a identidade da criança é diariamente associada com seu país e sua comunidade. Vejamos o exemplo dos eventos esportivos internacionais, como as Olimpíadas e a Copa [...]

Aula 47 - O espaço geográfico mundial

  O espaço geográfico mundial   Justificativa Uma importante contribuição do educador é a organização do pensamento a partir do conhecimento informal, da cultura que a criança adquire fora do ambiente escolar, pois ela atua como sujeito de uma sociedade. Considerando esse papel ativo da criança, o educador deve estar alerta para que o conhecimento [...]

Aula 48 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 49 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 50 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por [...]

Aula 51 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 52 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 53 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 54 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 55 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 56 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 57 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 58 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 59 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 60 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 61 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 62 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 63 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 64 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 65 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 66 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 67 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 68 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 69 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 70 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 71 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 72 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 73 - Geografia da ciência para a sala de aula

  Geografia: da ciência para a sala de aula   Com base nas inúmeras pesquisas que contribuíram para a formação do pensamento geográfico, vamos discutir a constituição e o desenvolvimento da geografia como ciência e disciplina escolar. Esperamos colaborar para que professores e alunos ampliem e enriqueçam suas representações sociais, seus conhecimentos a respeito das [...]

Aula 74 - O que se ensina e o que deveria ser ensinado

  O que se ensina e o que deveria ser ensinado   O que se ensina? O que se aprende? Conhecemos a geografia que é trabalhada atualmente na sala de aula? Os temas são propostos pelas instituições de ensino ou são escolhidos pelo professor? Em que medida os conteúdos do currículo de Geografia devem estar [...]

Aula 75 - Pensar por conceitos e aprender pela percepção

  Pensar por conceitos e aprender pela percepção   O papel do professor em sala de aula é associado à figura do mestre ou ao ato de ensinar, isto é, de permitir o aprendizado por meio da transmissão de conhecimentos e da avaliação do que foi aprendido. Porém, é fato: a disciplina escolar não se [...]

Aula 76 - Atividades de ensino de Geografia planejamento

Atividades de ensino de Geografia: planejamento   O planejamento surgiu naturalmente, no dia a dia das pessoas, e se tornou um instrumento imprescindível ao longo do tempo, pois é ele que seleciona, que decide quem ganha e quem se sobressai perante os demais. Planejar é pensar no futuro e sistematizar ações que estão por vir. [...]

Aula 77 - Geografia e a cartografia escolar aprendizagem significativa

  Geografia e a cartografia escolar: aprendizagem significativa   O mapa é um meio de comunicação espacial. Em algum momento da sua vida, você já deve ter recorrido a algum mapa para se expressar, seja indicando o caminho a alguém, ao desenhar o trajeto, seja para comunicar algo ou, ainda, para registrar ou armazenar uma [...]

Aula 78 - Subsídios e sugestões para reencantar as aulas de Geografia rfgt

  Subsídios e sugestões para reencantar as aulas de Geografia   Se nossas sociedades estão desamparadas, é porque a Geografia não foi ensinada como deveria ter sido: não é a ela que cabe fazer todos compreenderem como se construiu a Terra dos homens e em quais condições ela pode continuar a sê-lo? (CLAVAL, 2010, p. [...]

Aula 79 - O livro didático de Geografia e o papel do professor rfgt

  O livro didático de Geografia e o papel do professor   A vida escolar de cada um de nós, pelo menos em algum momento, foi acompanhada por um ou mais livros didáticos. Podemos dizer que eles fazem e continuam fazendo parte da nossa vida. Imagens, textos, atividades ou mapas presentes nesses livros, nos vêm [...]

Aula 80 - A avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia

A avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia   A preocupação em relação ao processo avaliativo é bastante comum e é, geralmente, considerada pelos professores como uma tarefa complexa, que exige habilidade de decidir a respeito do que avaliar e como proceder a avaliação. Durante muitas décadas, a avaliação foi muito utilizada como instrumento intimidador [...]

Aula 81 - A História como disciplina escolar no Brasil

  A História como disciplina escolar no Brasil   O que compete à disciplina de História na conjuntura maior da Educação Básica? Esse é um tópico ainda em debate. Tal como ocorreu com outras áreas de conhecimento contempladas pelo currículo básico brasileiro, o saber histórico colocou-se a cargo de mais de uma agenda institucional, passando [...]

Aula 82 - O professor-pesquisador e o ensino de História

  O professor-pesquisador e o ensino de História   Conforme vimos no capítulo anterior, o ensino no Brasil tem sido palco de disputas desde o final do século XIX, e o ensino de História, em particular, não foi um caso à parte. Uma questão crucial nos debates educacionais, sobretudo nos mais recentes e os que [...]

Aula 83 - Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico

  Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico     Figura 1 – Aula na Universidade de Paris, iluminura de autor desconhecido, do manuscrito Cours de Philosophie à Paris Grandes Chroniques de France, fins do século XIV.   As primeiras universidades emergiram na Europa medieval. Tal como as madraças islâmicas, eram frutos da necessidade [...]

Aula 84 - Perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo educativo

  Perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo educativo   A história do ensino no Brasil é repleta de oscilações. A educação jesuítica, que foi a primeira forma de ensino formal praticada amplamente em nosso território e ainda tida como a primeira matriz das escolas brasileiras, adotava um modelo educacional [...]

Aula 85 - A História nas propostas curriculares da Educação Básica

  A História nas propostas curriculares da Educação Básica   Em qualquer sistema organizado de ensino, a implementação formal de uma disciplina requer a elaboração de um currículo. Posto que seria uma impossibilidade abordar no ensino básico os tópicos de uma disciplina com máxima abrangência, o currículo produz um recorte de conhecimentos tido como prioritários, [...]

Aula 86 - Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de História

  Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de História   Conforme vimos nos capítulos anteriores, o ensino de História foi instituído a serviço de uma agenda predominantemente conservadora, e muitas permanências dessa veia conservadora ainda podem ser encontradas. À parte questões operacionais observadas pela maioria dos estabelecimentos e em quase todas as disciplinas, como [...]

Aula 87 - Elaboração e regulamentação dos livros didáticos para o ensino de História

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Aula 88 - Materiais didáticos para o ensino de História

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Alau 89 - Ferramentas analíticas do professor-pesquisador para o ensino de História

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Aula 90 - Projetos pedagógicos para o ensino de História

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Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados licenciados que desejam aprimorar seus conhecimentos no ensino de História e Geografia.


Nível de dificuldade: