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Gestão de Canais de Distribuição

 

Gestão de Canais de Distribuição

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – Conceito e a Importância da Gestão dos Canais de Distribuição

Conceito e a Importância da Gestão dos Canais de Distribuição     Os canais de marketing estão por trás do produto e serviço que os consumidores e compradores adquirem em todas partes. Contudo, em muitos casos, esses usuários finais não estão cientes da riqueza e da complexidade necessárias para entregar o que poderia lhes parecer [...]

Aula 02 – Estrutura dos Canais de Distribuição e Participantes

Estrutura dos Canais de Distribuição e Participantes   Para entender a estrutura dos canais de marketing é fundamental que possamos nos aprofundar e entender os níveis, as decisões de projeto para o canal, o ambiente competitivo e finalmente os participantes do canal. O conceito de estrutura dos canais de marketing muitas vezes não é explicitamente [...]

Aula 03 – Implementação de Canais de Distribuição e sua Avaliação

Implementação de Canais de Distribuição e sua Avaliação   Todas as empresas devem ter intermediários em canais de marketing ou podem optar pela venda direta? Essa geralmente é a pergunta que muitos empresários e especialistas se fazem diante de uma decisão estratégica. Este capítulo tem como objetivo contribuir para o aprofundamento do tema e ainda [...]

Aula 04 – Poder e Conflito nos Canais de Distribuição

Poder e Conflito nos Canais de Distribuição     Independentemente do bom planejamento e administração do canal, haverá alguns conflitos porque nem sempre os interesses das empresas participantes coincidem. O conflito de canal é um estado de oposição ou discordância entre as organizações que compreendem um canal de marketing. Na verdade, um certo grau de [...]

Aula 05 – Composto de Marketing dos Canais de Distribuição

Composto de Marketing dos Canais de Distribuição     Jerome McCarthy, autor norte-americano da década de 1960, desenvolveu o conceito do mix de marketing, os famosos 4Ps. Conceito depois popularizado por Philip Kotler. O mix nada mais é do que o composto de marketing, ou seja, para gerir o marketing é necessário que possamos controlar [...]

Aula 06 – Instituições de Canais de Distribuição - Varejo

Instituições de Canais de Distribuição - Varejo     O varejo moderno é extremamente competitivo e orientado para a inovação. Ele é formado por uma variedade cada vez maior de instituições e constantemente afetado por um ambiente altamente mutável. Este capítulo visa descrever como os varejistas se posicionam neste ambiente e discutir alguns acontecimentos significativos [...]

Aula 07 – Instituições de Canais de Distribuição - Canais de Marketing Eletrônico

Instituições de Canais de Distribuição - Canais de Marketing Eletrônico     Neste capítulo, examinaremos o tópico emergente dos canais de marketing eletrônicos. Discutiremos especificamente o significado dos canais de marketing eletrônicos, sua estrutura, evolução e tendências, assim como as vantagens e as desvantagens desse novo modo de canal. Por fim, consideraremos as implicações dos [...]

Aula 08 – Instituições de Canais de Distribuição - Atacado

Instituições de Canais de Distribuição - Atacado   O atacado (comércio atacadista, distribuição atacadista) refere-se a estabelecimentos comerciais que não vendem para consumidores domésticos finais. Em vez disso, essas empresas vendem produtos basicamente para outras empresas, o comumente chamado negociação B2B (do inglês business to business). Neste capítulo iremos destacar a visão geral do atacado, [...]

Aula 09 – Instituições de Canais de Distribuição - Logística

Instituições de Canais de Distribuição - Logística     Neste capítulo vamos voltar nossa atenção para o elemento necessário à adoção, uma equipe cooperativa de membros do canal  um sistema logístico eficaz e eficiente, frequentemente chamado de distribuição física, a logística tem muitas definições, mas em geral, a maioria delas possui a mesma ideia básica [...]

Aula 10 – Instituições de Canais de Distribuição - Franquias

Instituições de Canais de Distribuição - Franquias     A franquia é uma estrutura de canal de marketing que tem como objetivo convencer usuários finais que estão comprando um produto verticalmente integrado, quando na verdade, eles podem estar comprando de uma empresa de propriedade separada. Dessa forma os sistemas de franquias disfarçam-se como subsidiárias de [...]

Aula 11 – Trade Marketing

Trade Marketing     O conceito de Trade Marketing considera a interação com o consumidor final no ponto de venda, estudando e interagindo no seu papel de shopper (comprador). O conceito passa a ganhar importância cada vez maior para as empresas de produtos de consumo que trabalham com canais de distribuição independentes, a partir das [...]

Aula 12 – O Papel da Equipe de Vendas nos Canais de Distribuição

O Papel da Equipe de Vendas nos Canais de Distribuição     Tão importante quanto avaliar os canais de distribuição é compreender as formas de negociação entre eles. Nessa intermediação sempre haverá uma pessoa, um vendedor que terá a responsabilidade de intermediar esse contato entre os canais. Neste capítulo apresentaremos o ambiente de mercado, as [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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