CURSO ONLINE:
Gestão em Direção, Supervisão e Mediação Escolar

 

Gestão em Direção, Supervisão e Mediação Escolar

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Evolução Histórica da Supervisão Educacional

Evolução histórica da supervisão educacional     Eloiza da Silva Gomes de Oliveira* [...] ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que em lugar  de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo [...]

Aula 14 - Ação Supervisora e Tendências Pedagógica

Ação Supervisora e Tendências Pedagógicas   Eloiza da Silva Gomes de Oliveira       O Que Significa Tendência Pedagógica? Esta aula tem como objetivo principal mostrar que a Educação não é neutra e que, sempre que ocorre o fato educativo, está envolto em intencionalidade e ideologia. Sendo assim, muito se ouve falar das tendências [...]

Aula 15 - A Supervisão Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola

  A Supervisão Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola   Eloiza da Silva Gomes de Oliveira     A Escola é Uma Instituição? Esta aula busca responder afirmativamente à pergunta anterior. Procura-se também caracterizar a escola como instituição social. Para tanto, o estudo se inicia com este conceito, encontrado em um dicionário online: Instituições [...]

Aula 16 -Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar

  Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar   Eloiza da Silva Gomes de Oliveira     Cotidiano Escolar, Rotinas e Inovação Esta aula trata do cotidiano escolar e das formas de intervenção do supervisor educacional no mesmo. Assim, vê-se que pertence ao passado a imagem do supervisor isolado em uma sala, sentado à [...]

Aula 17 - A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora

A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora     Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima para baixo, sobretudo, como se fossemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, [...]

Aula 18 - Orientação Profissional - Uma Questão de Escolha

  Orientação Profissional: Uma Proposta de Escolha   Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun* Caminhante, não há caminhos. Faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Atualmente, o mundo vive uma série de acontecimentos de diferentes ordens e matizes, desde a globalização até as novas formas de convívio social e cultural. A tecnologia se faz presente [...]

Aula 19 - Ação Conjunta da Supervisão e da Orientação Educacional Frente ao Projeto Político-Pedagógico DSME

A Construção Crítica e Participativa do Projeto Político Pedagógico da Escola     Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun O meu filho perguntou-me: Preciso de aprender Matemática? Pensei responder: Para quê? Dois pedaços de pão são mais do que um, percebê-lo-ás, sem estudo... O meu filho perguntou-me: E a História [...]

Aula 20 - A Gestão da Educação

  A Gestão da Educação    Origem e concepções no seu desenvolvimento Importa que nos debrucemos sobre a educação e sua gestão para conhecê-las como elas são. Isso implica, em primeiro lugar,  ultrapassar  as  aparências  para  encontrar sua raiz, isto é, detectar ou desvelar as múltiplas determinações [...] que acabam por determinar sua aparência, o [...]

Aula 21 - O Gestor Escolar

O gestor escolar      Quem é o gestor escolar? Dirigir uma escola, ainda há pouco tempo, era considerada uma tarefa administrativa e relativamente simples. O diretor tinha por incumbência zelar pelo bom funcionamento da escola, com base nas regras já estipuladas pelo Regimento Escolar e em regulamentos internos, trazendo para si todas as decisões. [...]

Aula 22 - Pensar e Construir uma escola

  Pensar e construir uma escola      Concepção política e pedagógica Pensar e construir uma escola. Por que essa colocação, e principalmente como tema da aula? Poderia talvez ser, somente, construir uma escola? A colocação tem intencionalidade no sentido de ressaltar a importância do pensar como estudo, análise, reflexão, diálogo, pesquisa, tomada de decisão [...]

Aula 23 - Organizando e Estruturando a Escola

Organizando e estruturando a escola     Organização e estruturação da escola Atualmente, os estudos pertinentes ao sistema e às políticas educacionais têm considerado com relevância a escola, como organização, como referência para a consecução dos objetivos e metas do sistema educativo. Nessa perspectiva, a escola é vista como um espaço, ou melhor, um ambiente [...]

Aula 24 - Planejamento e Avaliação Institucionais

  Planejamento e avaliação institucionais   O planejamento e a avaliação institucionais têm relevância significativa no contexto das políticas e da Gestão da Educação no Brasil, especialmente no campo das pesquisas educacionais, como categoria pesquisada. Isso devido ao entendimento, ou seja, à concepção que se tem do planejamento, como um instrumento de implantação das políticas [...]

Aula 25 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar - Parte 1

Teorias da Administração aplicadas à Gestão Escolar (parte 1)       Introdução: gestor ou administrador? Para iniciar a nossa aula, vamos conceituar os termos gestão e administração. Ambos têm origem latina (gerere e administrare). O primeiro termo (gerere) tem o sentido de governar, conduzir, dirigir. O segundo termo (administrare), tem um significado mais restrito [...]

Aula 26 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar - Parte 2

  Teorias da Administração aplicadas à Gestão Escolar (parte 2)   Na aula anterior, conversamos sobre três teorias pertencentes ao primeiro paradigma: as Teorias Tradicionais de Gestão. Estão lembrados? Apresentamos a vocês a Administração Científica, de Frederick Winslow Taylor, a Teoria Clássica da Administração, de Henri Fayol, a Escola de Relações Humanas, de Elton Mayo, [...]

Aula 27 - A Escola como Instituição Aprendente a busca da qualidade da educação

  A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação     Bem, caros alunos, primeiramente darei atenção ao complemento do tema principal desta aula a busca da qualidade na educação  para então, referi-la à escola e especialmente situá-la no contexto de uma Instituição Aprendente. Meu ponto de partida é a constatação de [...]

Aula 28 - Mudança Institucional

Mudança institucional     Hoje o nosso assunto é mudança institucional, termo muito utilizado atualmente nos estudos sobre gestão. Quando vocês ouvem falar em mudança, o que lhes vem à cabeça? Apenas uma troca de coisas dos seus lugares originais, como quando mudamos os móveis de lugar por que não podemos, naquele momento, trocá-los por [...]

Aula 29 - Teorias Psicológicas Aplicadas à Gestão Escolar

  Teorias psicológicas aplicadas à Gestão Escolar: Behaviorismo, Teoria de Campo e Psicanálise     Todos sabem que a Psicologia é um dos importantes fundamentos para o trabalho do educador. É exatamente de algumas teorias da Psicologia e das suas aplicações à gestão da escola, que vamos falar na aula de hoje. Em qualquer cultura [...]

Aula 30 - Liderança, Recursos Humanos e Gestão Escolar

  Liderança, Recursos Humanos e Gestão Escolar   [...] Do mesmo modo que um pintor que desenha uma paisagem, de baixo observa o contorno das montanhas e de tudo o que está no alto, enquanto do alto observa tudo o que está embaixo, da mesma forma, para conhecer bem a natureza do povo, é necessário [...]

Aula 31 - Motivação na Instituição Escolar

  Motivação na instituição escolar   Sem motivação nada se faz na vida . É uma espécie de “tensão” interna que inicia, dirige e mantém o comportamento orientado para um determinado fim, impedindo-nos de desistir. Quando se trata de associar a ela sentimentos e estados de espírito, logo aparece uma longa lista: disposição, envolvimento, persistência, [...]

Aula 32 - Autoridade e Poder do Gestor Escolar

  Autoridade e poder do gestor escolar   Introduzimos brevemente este assunto na aula sobre liderança. Como este tema é de grande importância na formação do gestor escolar, vamos abordá-lo com mais profundidade, na aula de hoje. Naquela ocasião estabelecemos a diferença entre poder e autoridade. Os dois confluem, portanto, para a capacidade de influir [...]

Aula 33 - Gestão Escolar Consenso e Conflito

Gestão Escolar: consenso e conflito – a complexidade dos processos grupais      Começaremos esta aula com uma poesia extraída do livro de Moacir Carneiro (2002), intitulada: O outro eu da escola. Quando entro, A escola, pronta As aulas, prontas As atividades, prontas Os programas, prontos A avaliação, pronta Percebo, então Que um outro está [...]

Aula 34 - Gestão e Autonomia da Escola

Gestão e autonomia da escola     A nossa aula de hoje vai tratar da temática gestão, que“é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” no processo de aprendizado e de luta política, ela implica concordando com Cury (2002, p. 165) “um ou mais interlocutores, com os quais se dialoga pela arte de [...]

Aula 35 - Gestão Escolar e Políticas de Educação

Gestão Escolar e Políticas de Educação     O nosso tema de hoje é bastante instigante, pois trata da gestão e das políticas de educação. Para entender a temática em questão se faz necessário compreender as profundas e aceleradas mudanças pelas quais o mundo moderno passa.    E que transformações seriam essas? Seriam transformações políticas e [...]

Aula 36 - A Complexidade da Gestão da Sala de Aula

A complexidade da gestão de sala de aula   Esta aula tem como objetivo ver o professor como gestor não somente do processo de ensino, o que pode parecer óbvio, mas que lamentavelmente não está ainda incorporado à tarefa, que este profissional da educação deve tomar para si, mas do ofício de administrar as relações [...]

Aula 37 - Formação do Educador Formação do Gestor - Parte I

  Formação do educador/ Formação do gestor (parte 1)     Quem educa o educador? Olá, que bom encontrar vocês para mais uma aula! Desta vez, vamos conversar, nesta e na próxima aula, sobre a formação do gestor escolar. Para isso, no entanto, começaremos falando da formação do educador, de forma mais ampla. Escolhemos este [...]

Aula 38 - Formação do Educador Formação do Gestor - Parte II

  Formação do educador/ Formação do gestor (parte 2)     Bem, vamos continuar, na nossa aula de hoje, a tratar da formação do educador e da formação do gestor escolar. Elaboramos uma pequena sinopse histórica da formação do educador no nosso país, da década de 1970 até os dias atuais. Concluímos que ela evoluiu [...]

Aula 39 - Ação Gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental

Ação gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental     O tema de nossa aula de hoje é a gestão e a ação gestora na educação infantil e no ensino fundamental. Como escrevi em texto anterior, gestão “é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” no processo de aprendizado e luta política, e [...]

Aula 40 - Gestão e Ação Gestora no Ensino Médio

Ação gestora no Ensino Médio     Nossa aula de hoje será sobre Gestão e ação gestora no ensino médio. Enfocaremos a Gestão Democrática como recurso importante de participação humana e de formação para a cidadania. Falaremos, também, nas Diretrizes Curriculares do ensino médio, evidenciando um novo olhar para esse tipo de clientela e discutindo [...]

Aula 41 - Efeitos Negativos da Ação Gestora Estresse e Burnout

Efeitos negativos da ação gestora: estresse e burnout     Hoje vamos tratar de um tema muito atual, pois vamos discutir algumas questões ligadas aos efeitos que a ação gestora pode causar nas pessoas. Vamos abordá-lo em duas vertentes: a primeira trata do estresse; a segunda, de um termo muito novo, mas que vem ganhando [...]

Aula 42 - A Gestão Colegiada e seus Efeitos na Escola

A gestão colegiada e seus efeitos na escola     Caros alunos, o nosso assunto de hoje é o conceito de gerir e as diferentes modalidades que ele assume  no  cotidiano  da  prática  escolar. Se formos simplesmente ao dicionário, o verbete nos mostra sinônimos como: administrar, dirigir, regular, gerenciar, orientar. Em nenhum momento vemos referências [...]

Aula 43- Formação e Atuação da Equipe Técnico-Pedagógica da Escola

Formação e atuação da equipe técnico-pedagógica da escola     Estamos terminando a nossa disciplina, e está na hora de conhecermos um pouco mais a equipe técnico-pedagógica da escola. O que é a equipe técnico-pedagógica da escola? Ela não é um órgão gestor colegiado, como o Conselho da escola, um espaço de discussão e deliberação, [...]

Aula 44- A Coordenação da Avaliação Institucional da Escola como atribuição do Gestor

  A coordenação da avaliação institucional da escola como atribuição do gestor     As competências do gestor escolar Antes de especificarmos a atribuição do gestor escolar frente à avaliação institucional  objeto central da nossa aula de hoje é conveniente conversamos um pouco sobre as competências deste ator institucional  tão importante. Alguns autores falam de [...]

Aula 45 - A Gestão do Espaço Educacional

A gestão do espaço educacional   Numa sociedade em permanente mutação consequência natural de um mundo eminentemente tecnológico e científico os desafios se agigantam. Em decorrência, também se agiganta o papel da escola. É necessário que o espaço escolar auxilie o homem novo, ainda em estado de desenvolvimento, a adquirir conhecimentos imprescindíveis à contemporaneidade e [...]

Aula 46 - Participação da Comunidade na Gestão Escolar

Participação da comunidade na gestão escolar     É sabido que a Constituição Federal (Artigo 206, inciso VI) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 93/94 de 1996 - Artigo 14) asseguram a participação da comunidade na gestão da escola, por meio da “gestão democrática do ensino público”. No entanto, as [...]

Aula 47 - Gestão Contemporânea Sistemas, Escolas e Projetos

  Gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos   Para estudarmos as questões relativas às mudanças  organizacionais dos sistemas brasileiros educacionais ou não educacionais  faz-se necessário traçar um cenário da realidade brasileira e internacional, a fim de que nos situemos, enquanto cidadãos, e procuremos o entendimento e as razões dessas mudanças. Após a II Guerra Mundial [...]

Aula 48 - A Gestão Enquanto uma Ação Integrada e Democrática

  A gestão enquanto uma ação integrada e democrática       Para percebermos a gestão, como uma ação integrada e democrática, vejamos, de início, o que significam as palavras integrada e democrática, no Novo Aurélio século XX, já que o entendimento dos dois vocábulos nos remete à importância do coletivo, que deve estar presente [...]

Aula 49 - Uma Nova Perspectiva da Gestão de Sistemas Educacionais

  Uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais     Os estudos atuais apontam para a necessidade urgente de mudanças nos sistemas educacionais, não apenas por conta da existência de novos paradigmas organizacionais, mas principalmente porque a educação para todos ainda não é uma realidade. Pode-se afirmar que de certa maneira, o ensino fundamental [...]

Aula 50 - A Gestão Futura da Escola e de Projetos Desenvolvidos em Espaços Não-Formais

  A gestão futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaços não-formais     O Professor Milton Santos afirma que: “[...] o trabalho intelectual e educacional tem que ser fundado no futuro. É dessa forma que os professores podem tornar-se intelectuais: olhando o futuro” (apud VASCONCELLOS, 2003, p. 47). Na verdade, ações, programas e [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: