CURSO ONLINE:
Introdução a Psicologia de Desenvolvimento Infantil

 

Introdução a Psicologia de Desenvolvimento Infantil

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Aspectos Históricos da Psicologia do Desenvolvimento

  Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento     A importância dos estudos do desenvolvimento infantil O estudo do desenvolvimento humano tem sido objeto de várias ciências ao longo da história. A Filosofia, Medicina, Antropologia, Biologia, Educação, entre outras áreas, buscam compreender como o homem se constitui sob diferentes perspectivas. Os estudos dos processos evolutivos [...]

Aula 02 - Vygotsky Vida e Obra

  Vygotsky: vida e obra   Para compreender o direcionamento da obra de Vygotsky, é necessário compreender um pouco o percurso vivido pelo homem Lev Semenovich Vygotsky, bem como o contexto histórico e social em que ele estava inserido. Dessa forma, é necessário analisar as influências recebidas da família, do clima intelectual e social da [...]

Aula 03 - Bases Epistemológicas de Vygotsky

  Bases epistemológicas de Vygotsky   Formação Social da Mente, uma das mais conhecidas obras de Vygotsky, marca uma das principais ideias da corrente sócio-histórica elaborada por ele, que não buscava descobrir a natureza da mente como uma colcha de retalhos, mas sim, com base no pensamento e no método marxistas, “saber de que modo [...]

Aula 04 - O Processo de Humanização

  O Processo de Humanização   Para discutir as características tipicamente humanas, Vygotsky analisa o comportamento animal. A comparação entre o comportamento humano e o comportamento animal é encontrada em diferentes momentos de sua obra. Em Formação Social da Mente, ele analisa as mais diferentes correntes psicológicas da época e critica o uso de comportamentos [...]

Aula 05 - A Função do Instrumento, do Símbolo e da Linguagem no Desenvolvimento Humano

  A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano   Um dos aspectos centrais na produção da Psicologia sócio-histórica envolve as formas tipicamente humanas de atividade que estão relacionadas a um processo criativo e transformador da realidade natural. A cultura e a criação de objetos culturais são as marcas dessa transformação. [...]

Aula 06 - A Formação de Conceitos Elementares

A Formação de conceitos Elementares   A apropriação da linguagem é um processo muito dinâmico, relacionado a diferentes fatores determinantes. O meio cultural, as pessoas nele inseridas, os costumes sociais e familiares, a relação com a comunidade, a escola: essa multideterminação faz com que cada criança, de modo diferenciado, vá se apropriando da linguagem à [...]

Aula 07 - A Formação de Conceitos Científicos

  A Formação de Conceitos Científicos     Temos analisado o desenvolvimento humano como sendo um processo dinâmico e complexo. Esse processo, multideterminado por diferentes fatores, leva à compreensão de um movimento social sempre em expansão e em constante produção de novos conhecimentos e necessidades. Os processos de industrialização e de desenvolvimento social impulsionaram uma [...]

Aula 08 - O Desenvolvimento Mental Segundo Piaget

  O Desenvolvimento Mental Segundo Piaget   Os estudos sobre o desenvolvimento infantil tiveram um avanço a partir das abordagens interacionistas. Anteriormente a elas, na virada do século XX, apenas os enfoques que situavam o sujeito dentro de características ambientais ou em características inatas prevaleciam nas abordagens da Psicologia. Muito se discutia sobre como abordar [...]

Aula 09 - Estágios do Desenvolvimento da Teoria Piagetiana

  Estágios do Desenvolvimento da Teoria Piagetiana   Um dos pontos principais da obra de Piaget está na perspectiva construtiva do ser humano. Por seus estudos, fica claro que ele vem a conceber uma criança em constante processo de aprendizagem, construindo-se pelas interações com os objetos. Essa característica da sua obra a tornou uma das [...]

Aula 10 - O Desenvolvimento da Inteligência

O Desenvolvimento da Inteligência   Piaget considera que o desenvolvimento da inteligência ocorre por meio da interação do sujeito com o objeto. Ele não se preocupou somente em estudar a inteligência: também estava interessado em saber qual a origem, a gênese do processo de conhecimento. A partir de suas experiências, ele concluiu que o conhecimento [...]

Aula 11 - Wallon e a Psicologia Genética

Wallon e a Psicologia Genética   Aspectos biográficos Henri Wallon nasceu na França, em 1879. Morou em Paris e seu percurso foi marcado por intensa atividade intelectual e política. Morreu em 1962. Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi médico de batalhão e durante a Segunda Guerra (1939-1945) participou da Resistência, movimento contra a invasão nazista. [...]

Aula 12 - Wallon e o Desenvolvimento da Consciência

  Wallon e o Desenvolvimento da Consciência   Segundo Wallon, quando se trata de desenvolvimento da criança, uma questão central a ser trabalhada é a da consciência. Para ele, o melhor caminho para o estudo seria buscar sua origem, de modo que buscou explorar as origens biológicas da consciência. Da análise de suas observações, comparando [...]

Aula 13 - A Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud

A Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud   A Psicanálise é um ramo da Psicologia reconhecido por todo o mundo. Ela foi elaborada por Freud e, embora suas ideias tenham gerado muitas polêmicas na sua época (1856-1939) e continuem gerando discussões na atualidade, não se pode negar o impacto dos conceitos da Psicanálise na história da [...]

Aula 14 - A Construção do Aparelho Psíquico e o Estágio do Espelho

A Construção do Aparelho Psíquico e o Estágio do Espelho     Segunda teoria do aparelho psíquico De acordo com Bock (2002), Sigmund Freud remodelou a teoria do aparelho psíquico entre 1920 e 1923, por meio dos conceitos de id, ego e superego. Nas suas primeiras obras, ele considerava que o aparelho psíquico é constituído [...]

Aula 15 - Mecanismo de Defesa - Parte 1

Mecanismo de Defesa   O termo defesa foi usado por Sigmund Freud em 1894, em As Psiconeuroses de Defesa, mas foi em 1926, em Inibição, Sintoma e Ansiedade, que ele adquiriu seu verdadeiro grau de importância, levando Anna Freud a descrever uma variedade de mecanismos de defesa com base em exemplos concretos. No sentido que [...]

Aula 16 - Mecanismo de Defesa - Parte 2

  Mecanismo de Defesa      Anulação A anulação consiste no aparecimento de ações cuja finalidade é contestar ou desfazer um dano que, inconscientemente, o indivíduo imagina que pode ser causado por seus desejos, sejam desejos sexuais ou hostis. Um exemplo clássico é o da pessoa que vai verificar se a torneira do gás está [...]

Aula 17 - Mecanismo de Defesa - Parte 3

  Mecanismo de Defesa   Formação reativa Formação reativa é o mecanismo no qual o indivíduo exibe comportamentos, sentimentos e atitudes contrários àquilo que inconscientemente se rejeita, isto é, conscientemente o indivíduo apresenta uma atitude que, oposta ao desejo reprimido, constitui uma reação contra ele. Esse mecanismo de defesa é muito comum em pais que [...]

Aula 18 - Mecanismo de Defesa - Parte 4

  Mecanismo de Defesa   Conversão A conversão consiste em uma transposição de um conflito psíquico e uma tentativa de resolução desse conflito por meio de expressões somáticas. Assim, o choro copioso e os risos imotivados também são conversões que precisam ter seu diagnóstico diferencial feito com as expressões emocionais normais. Toda conversão explicitada por [...]

Aula 19 - Mecanismo de Defesa - Parte 5

  Mecanismo de Defesa   Sublimação Otto Fenichel considera a sublimação como a defesa bem-sucedida, pois ela é o processo pelo qual a energia, originalmente dirigida para propósitos sexuais, é direcionada para novas finalidades com frequência meta-artísticas, intelectuais ou culturais. Freud utiliza o conceito de sublimação para explicar as atividades humanas sem qualquer relação aparente [...]

Aula 20 - Erik Erikson: O Desenvolvimento Psicossocial

  Erik Erikson: O Desenvolvimento Psicossocial     Erik Erikson (1902-1989) nasceu em Frankfurt, na Alemanha, em uma família judia. Seu pai era desconhecido e ele recebeu o nome de seu padrasto, mas cedo saiu pelo mundo, em busca de sua identidade. Fez seus estudos na Sociedade Psicanalítica de Viena, na Áustria, sendo analisado por [...]

Aula 21 - Psicologia Cognitiva: o Processamento da Informação

Psicologia Cognitiva: O Processamento da Informação   O surgimento da Psicologia cognitiva ocorreu em função das diferentes visões da ciência ao longo do século XX, visto que a coleta de dados objetivos e o seu estudo sistemático ainda era uma questão recorrente. A perspectiva behaviorista, que estuda os fenômenos comportamentais do ser, tentava fazer com [...]

Aula 22 - As Inteligências Múltiplas de Howard Gardner

As Inteligências Múltiplas de Howard Gardner   A pluralidade dos estudos acerca da relação entre cérebro e mente, realizados nos últimos anos, vem causando um profundo impacto nas formas de conceber a inteligência humana. Essas mudanças passam por uma revisão conceitual em que Howard Gardner surge como um expoente ao considerar a inteligência um processo [...]

Aula 23 - A Inteligência Triárquica de Robert Sternberg

A Inteligência Triárquica de Robert Sternberg   De forma diferente em relação a Howard Gardner, que enfatiza que a inteligência é composta de módulos independentes, Robert Sternberg elabora uma proposta de inteligência em que esses processos atuam juntos. Embora tenha proposições sobre a inteligência diferentes daquelas de Gardner, Sternberg é um psicólogo da mesma linha: [...]

Aula 24 - Teorias Psicológicas do Desenvolvimento Humano

  Teorias Psicológicas do Desenvolvimento Humano   Muitas vezes, ficamos nos perguntando sobre por que tantas pessoas com formação tão diferenciada pesquisaram o desenvolvimento infantil. Por que tantos olhares? A criança não é a mesma? Sabemos que desde o começo das civilizações e da produção de um conhecimento organizado se busca entender a nossa gênese [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: