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Jogos, Recreação e Lazer 180 Horas

 

Jogos, Recreação e Lazer 180 Horas

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - O direito de Brincar da Criança

  O direito de brincar da criança   Deitados na grama e olhando para o céu, quantos pensamentos vêm à nossa cabeça! As nuvens tomam formas diversas aos nossos olhos, nelas vemos animais, árvores, pássaros. Há sempre uma transformação, um brincar e fantasiar com as nuvens, um criar e recriar, a depender do tempo em [...]

Aula 02 - Ludicidade e a formação do educador

  Ludicidade e a formação do educador Inspirado em suas memórias, o educador é capaz de integrar a ludicidade em seu fazer docente entendendo o aluno como um ser integral, passível de erros, repleto de possibilidades, mas incompleto e curioso das coisas que o rodeiam. Em uma mistura de afetividade, vivência e convivência com o [...]

Aula 03 - Ludicidade na Educação Básica

  Ludicidade na Educação Básica   Como é gratificante ver a alegria e o entusiasmo estampados no rosto dos alunos durante a realização de atividades lúdicas! Para eles, podemos dizer que é tão contagiante e prazeroso viver o envolvimento e a interação espontânea que quase não percebem estarem se divertindo enquanto aprendem algo. Cada um [...]

Aula 04 - Importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira

  Importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira   Como é gostoso ver as peças de um quebra-cabeça se encaixando, não é? Quando conseguimos montá-lo, nos sentimos alegres e entusiasmados ao vermos a imagem que se formou ali. As crianças e os adolescentes muito mais! Da mesma forma, ao jogarmos, embora haja a expectativa [...]

Aula 05 - O lúdico e a prática pedagógica

  O lúdico e a prática pedagógica Como é prazeroso ouvir uma história, não é? Ainda mais se for uma que nos agrade. Nossa imaginação fértil viaja pelos cenários e cria os personagens de modo tão automático que, quando percebemos, damos vida a eles e parece que estamos dentro da história. Com a música não [...]

Aula 06 - Brinquedoteca e a ação docente

  Brinquedoteca e a ação docente Um pedaço de papelão, tesoura e cola já bastam para aguçar nossa imaginação, não é mesmo? Quanta coisa interessante pode ser produzida com essa sucata. Com um pouco de criatividade, o papelão se transforma em carrinhos, trenzinhos, girafas, elefantes ou edifícios. E essa criação pode ser feita em nossa [...]

Aula 07 - Influência da cultura e da mídia sobre a ludicidade

  Influência da cultura e da mídia sobre a ludicidade   Como passamos horas assistindo a filmes, jogando no smartphone, navegando na internet ou conversando com amigos e familiares pelas redes sociais, não é mesmo? Às vezes a gente nem percebe o tempo que ficou conectado realizando essa variedade de atividades, que não deixam de [...]

Aula 08 - Gamificação na Educação Básica

  Gamificação na Educação Básica Os jogos atraem milhões de pessoas no mundo todo e são apreciados pelas famílias, em reuniões de amigos, em clubes de lazer, entre outros lugares propícios para essa prática. Dos jogos mais simples e tradicionais até os atuais, como os eletrônicos, parecem notórios o prazer e o estímulo que essa [...]

Aula 09 - Planejamento e organização de atividades lúdicas para alunos da Educação Básica

  Planejamento e organização de atividades lúdicas para alunos da Educação Básica Tudo que realizamos em nossa rotina diária acontece com mais precisão se for planejado e organizado. Se refletirmos a respeito, notaremos que há uma rotina que nos dá suporte para o desenvolvimento das nossas atividades. Fazer uma lista das atividades a realizar durante [...]

Aula 10 - Psicomotricidade - Considerações Preliminares

  Psicomotricidade: considerações preliminares   A passagem do modo de produção feudal para o capitalista implicou profundas modificações, acompanhadas de transformações nas formas de organização social, que envolveram diferentes dimensões – cultural, política, educacional e econômica. A prática do artesão, trabalhador do período feudal, era caracterizada como própria de um trabalhador total, o qual: [...] [...]

Aula 11 - Psicomotricidade - Uma categoria em discussão

Psicomotricidade: uma categoria em discussão Quando perguntamos aos nossos alunos o que entendem por Psicomotricidade, aparecem respostas como: movimento, cérebro; técnicas para desenvolver o conhecimento das partes do corpo; ligação corpo-mente; equilíbrio; técnicas voltadas ao desenvolvimento de pré-requisito para leitura e escrita; corpo e emoção; exercícios de coordenação motora; corpo e cognição; desenvolvimento infantil; esquema [...]

Aula 12 - O corpo Hábil

  O corpo hábil Embora estudos sobre as práticas corporais considerem os primórdios da Psicomotricidade datados dos séculos xVII e xVIII, momento em que as técnicas corporais passam a ser utilizadas, deliberadamente, para um investimento político e econômico do corpo, Le Camus (1986) situa o “nascimento” da Psicomotricidade no final do século XIX. Este marco [...]

Aula 13 - O corpo Hábil I

O corpo hábil I O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...] Se o corpo sutil do primeiro período [O corpo hábil] tinha por matriz uma psicologia ainda muito enfeudada [...]

Aula 14 - O corpo consciente

O corpo consciente Com os processos de abertura política, primeiro na Europa e, posteriormente, na América Latina, fruto das pressões sociais e dos movimentos que defendiam os direitos humanos, as técnicas de abordagem corporal que propunham a inibição muscular (corpo hábil) ou o domínio da totalidade do corpo, incluindo o refreamento do desejo e a [...]

Aula 15 - Corpo Significante

  Corpo significante Este relato tem como base experiências de campo desenvolvidas ao longo de cinco anos, nas creches municipais da cidade de Curitiba (PR), como parte de um projeto de capacitação de pessoal, fundamentado na Psicomotricidade Relacional. Tomando como referência a teoria e o método sistematizados por André Lapierre, o projeto e as reflexões [...]

Aula 16 - Psicomotricidade

  Psicomotricidade Ao prepararmos a estrutura deste trabalho, preliminarmente pensávamos em fazer um detalhamento das contribuições que a Psicomotricidade poderia oferecer à instituição escolar, no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em salas regulares de  ensino. Dadas as nossas limitações e a variedade infinita de possibilidades que tal empreitada nos colocaria, logo [...]

Aula 17 - Categorias de análise

Categorias de análise Como pedagogo e psicomotricista, pude entender que para compreendermos a inserção das práticas psicomotoras no setor da Educação é necessário analisarmos como estas estão articuladas aos valores, hábitos e comportamentos que permeiam a nossa sociedade, ou seja, aos princípios que regem a organização capitalista de produção. Sabemos que tal organização está respaldada [...]

Aula 18 - O corpo consciente I

  O corpo consciente I Os conceitos de Espaço Vital e Espaço Relacional foram desenvolvidos a partir da necessidade de fundamentar a importância da percepção do próprio corpo e do corpo do outro no âmbito das relações humanas. Por meio desses conceitos, pretendemos analisar que, tanto numa comunicação direta, corpo a corpo, quanto indireta, através [...]

Aula 19 - Psicomotricidade - Um estudo preliminar e suas características

  Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias para iniciar nossos estudos Temos que abordar algumas categorias fundamentais para a reflexão sobre as produções teóricas e técnicas no campo da Psicomotricidade. São elas: esquema corporal, imagem corporal e tono. Para as duas primeiras categorias, esquema corporal e imagem corporal, utilizaremos, fundamentalmente, a obra de Michel [...]

Aula 20 - O corpo e o movimento na educação infantil

  O corpo e o movimento na Educação Infantil   Sem dúvida alguma, o ser humano é o cerne do ato educativo. Afinal, não desenvolvemos metodologias, nem tampouco escolas e estruturas de ensino, para educar os peixes. Uma visão educacional humanista e voltada à construção do conhecimento deve considerar o homem integralmente, priorizando não somente [...]

Aula 21 - As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor

  As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor   As múltiplas inteligências e o movimento Foi na Grécia Antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, [...]

Aula 22 - A dança e a Música na Educação Infantil

A dança e a música na Educação Infantil A dança na escola Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos Nietzsche homens – [...]

Aula 23 - A expressão dramática na educação infantil

  A expressão dramática na Educação Infantil   A imaginação e a expressão dramática infantil Antes de falarmos sobre a expressão dramática, propomos uma reflexão a partir da seguinte pergunta: “O que tem a ver o teatro ou a expressão dramática com o estudo do movimento?” Durante muito tempo, a educação motora tratou o movimento [...]

Aula 24 - Criatividade e a sua importância

  Criatividade e sua importância para a Educação   A criatividade e o brincar Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro categorias [...]

Aula 25 - Definição Conceitual dos Termos jogo, brinquedo e brincadeira

  Definição conceitual dos termos jogo, brinquedo e brincadeira   A literatura sobre jogos e brincadeiras tem crescido muito nas últimas décadas. O tema aparece frequentemente ligado à educação com Kishimoto (1994, 1998a), Friedmann (1998), Brougère (1995), Bruner (1997) etc. No entanto, temos observado também um crescente interesse em áreas distintas como a saúde, com [...]

Aula 26 - Jogo, Brinquedo e Brincadeira

  Jogo, brinquedo e brincadeira: diferentes tipos As manifestações culturais com características lúdicas têm acompanhado a evolução da humanidade. Essas manifestações estão assim denominadas por possuírem características muito semelhantes àquelas presentes nos estudos e na literatura especializada sobre o tema. Para auxiliar a nossa reflexão, tomaremos por base os estudos realizados por Kishimoto (1994, 1998a, [...]

Aula 27 - Jogo e Educação

  Jogo e educação   São muitos os estudos sobre o tema jogo e educação. Se por um lado os teóricos do jogo o concebem como um termo polissêmico, cuja definição está ligada diretamente àquele que brinca ou joga, que usa brinquedos como material e suporte à imaginação, criatividade e autonomia das crianças, por outro [...]

Aula 28 - O brincar e a Criança de 0 a 12 anos

  O brincar e a criança de 0 a 12 anos    Para falar, pensar ou estudar crianças, precisamos relembrar memórias marcantes de nossa vida e de pessoas queridas muito próximas, como filhos, sobrinhos, netos, afilhados e que via de regra estão ligadas a brinquedos e jogos. Todos brincamos. Em algum momento de nossa infância, [...]

Aula 29 - Os profissionais da educação básica e o jogo

  Os profissionais da Educação Básica e o jogo   O jogo, o brinquedo e a brincadeira nos acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos profissionais da educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para transmitir, estimular e desafiar aos nossos alunos na construção do conhecimento dentro e fora da escola. Reconhecemos a importância do [...]

Aula 30 - O Brinquedo a

  O brinquedo    O brinquedo é um objeto “mágico”. Por que será que alguns objetos têm a capacidade de transcender suas características físicas e levar consigo multidões de seres humanos para mundos encantados? Na vida das crianças, bonecas, bolas, carrinhos, trens, bichos de pelúcia, entre tantos outros exemplos, servem como instrumento, utensílio ou ferramenta [...]

Aula 31 - Classificação dos jogos e brincadeiras

Classificação dos jogos e brincadeiras A intenção deste capítulo é a de oferecer aos profissionais que atuam com o jogo, brinquedo e brincadeira, conhecimentos das diferentes classificações sobre esse tema. As classificações têm por objetivo compreender e organizar o conhecimento que se tem sobre os jogos e brinquedos. São muitos e diferentes os tipos de [...]

Aula 32 - O Brincar na Atualidade

O brincar na atualidade   Brincar é gostoso, é agradável, dá prazer e satisfação. Brincando, nos divertimos com nossos parceiros, fazemos novas amizades, soltamos a imaginação. No entanto, observamos que muitos dos espaços que  utilizávamos para brincar foram restringidos. A falta de segurança, sobretudo nas grandes áreas urbanas, é uma das causas responsáveis por essa [...]

Aula 33 - O Jogo e a Aprendizagem

  O jogo e a aprendizagem Oi, amigos e colegas! Passaremos algum tempo juntos durante este curso. Espero que possamos entender, dividir, repartir, compartilhar, vivenciar e trocar experiências de magistério, exemplos do nosso dia a dia e tudo que sabemos sobre este assunto tão importante em qualquer processo educacional: jogos, recreação e lazer. Para que [...]

Aula 34 - Lazer e Recreação

Recreação e lazer Alexandre KoyréOi, amigos e colegas!   Estamos iniciando nossa aula número dois. Ela abordará as diferenças e semelhanças entre o lazer e a recreação. Este assunto em especial me fascina. Há muito tempo leciono a disciplina de recreação e lazer em sala de aula presencial, mas agora o desafio é estabelecermos a [...]

Aula 35 - Os tipos de Jogos

  Os tipos de jogos   Fico feliz com nosso novo encontro e espero que vocês todos estejam se saindo bem nas atividades propostas, construindo aos poucos sua visão sobre a importância dos jogos, da recreação e do lazer no ambiente escolar. Nesta aula, vamos conversar sobre os diferentes tipos de jogos e atividades que [...]

Aula 36 - Criatividade

  Criatividade: a revolução na sala de aula Oi, amigos e colegas! Estamos chegando na metade de nossa disciplina. Fico feliz com a nossa caminhada e espero que estejamos aprendendo mutuamente. Mesmo estando longe, imagino o tempo todo como vocês estão passando e como posso propor novas formas para que apropriem-se deste conhecimento tão importante [...]

Aula 37 - Criatividade - A missão possível

  Criatividade e o brincar: o que são?   Preparem-se para estudar mais sobre este tema essencial para a Educação: a criatividade. Sem dúvida, ela é uma forma de propormos a inserção de nossos alunos neste novo mundo em que vivemos, no qual a inovação e a criatividade são valências humanas indispensáveis para profissionais de [...]

Aula 38 - O brincar de ontem e de hoje

  O brincar de ontem e de hoje   Vamos falar de algumas questões realmente importantes na nossa caminhada de descoberta do uso das atividades lúdicas na Educação. A primeira delas é o brincar como fator de transmissão cultural e a valorização desse ato e dos jogos como transmissores de hábitos e atitudes culturais. A [...]

Aula 39 - Jogos de música, teatro e dança

  O que é expressão dramática? Mitos e realidades   O que é teatro, arte cênica, improvisação teatral, expressão dramática? Durante muito tempo, confundiu-se, propositadamente ou não, as atividades dramáticas e criativas na escola. Nem sempre uma atividade física ou artística é uma atividade criativa. Vamos pensar um pouco sobre as atividades dramáticas. Há uma [...]

Aula 40 - Avaliação nas Atividades Lúdicas e Recreativas

  Avaliação: um desafio à mudança Um dos temas mais constantes em Educação, ultrapassando épocas ou modismos, é a avaliação de seus processos e a avaliação da formação e a construção de conhecimento pelo indivíduo e pela sociedade. Podemos afirmar, sem medo, que a avaliação é um processo natural do homem e que, a todo [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos em Jogos, Recreação e Lazer.


Nível de dificuldade:

Regular