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Legislação Educacional

 

Legislação Educacional

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – Legislação Educacional no Âmbito Nacional

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NO ÂMBITO NACIONAL     Devido à amplitude e relevância dessa temática, faz-se necessário conhecer a Legislação sobre a educação e utilizá-la como instrumental no cotidiano de todo educador, não só propiciando oportunidade de implementar as Políticas Públicas sobre educação de forma coerente e correta com as normas existentes, mas também exigir que [...]

Aula 02– Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 Anos

Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 Anos     Aampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se associa à realidade de vários países que perfazem em média um total de doze anos de estudo básico contínuo, compreendendo países da América Latina. Assim, o Brasil procura equiparar-se, na esperança de aprimorar o [...]

Aula 03 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio   As políticas públicas vinculadas ao ensino médio, apesar das várias reformas e mudanças institucionais observadas nas últimas décadas, não conseguiram alterar substancialmente o diagnóstico preocupante. Apenas a metade dos jovens de quinze a dezessete anos do país está cursando o nível médio na idade certa. Os índices [...]

Aula 04 – Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil   Nos últimos tempos, houve vários progressos no contexto da educação de crianças pequenas. A partir da movimentação de vários setores da sociedade brasileira, foram criadas legislações pertinentes visando a garantir esse direito aos menores e suas respectivas famílias. Passou-se também a reconhecer a demanda de assegurar que os [...]

Aula 05 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, com uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas, apoiada em concepções de caráter assistencialista e filantrópico. Mas, da segunda [...]

Aula 06 – Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica   A função pedagógica atribuída à escola vincula-se à socialização do conhecimento historicamente elaborado e acumulado pela humanidade, com o objetivo principal de apreender o saber sistematizado, que se atrela à formação da consciência e do entendimento de mundo. Portanto, a escola é considerada na modernidade como uma das mais importantes instituições da [...]

Aula 07 – Avaliação na Educação e da Escola

Avaliação na Educação e da Escola   Embora não percebamos, o ato de avaliar está presente no cotidiano das pessoas, seja no espaço escolar, no trabalho, nos movimentos sociais, numa atividade esportiva, no vestibular ou em uma entrevista de emprego. As pessoas a todo o momento são obrigadas a tomar decisões que, na maioria das [...]

Aula 08 – Rendimento Escolar

Rendimento Escolar   Imagine um país sem lei, uma  família  sem  regras  ou  uma escola sem regimento? Para alguns que não admitem a importância das regras para a organização de uma sociedade, alegando que normas subtraem o direito à liberdade das pessoas, a desorganização talvez não lhes importune. Claro, seria excelente viver em um mundo [...]

Aula 09 – Plano Nacional da Educação:Aspectos Legais

Plano Nacional da Educação:Aspectos Legais     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no país. As metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência na escola; as desigualdades educacionais em cada localidade com foco [...]

Aula 10 – Plano Nacional de Educação- Aspectos Legais

Plano Nacional de Educação- Aspectos Legais   A educação é um segmento que tem por finalidade conceber indivíduos pensantes e autossuficientes, pois ela amplia o direito de observação e avaliação da existência das pessoas, isto é, administra a aplicação do conhecimento e interpretação para realizar um julgamento da comunidade em que estamos inseridos. Ela prepara [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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