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Curso de Pós - graduação em Libras

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica libr

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa libras

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica libras

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos libras

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações libras

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo libras

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências libras

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos libras

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações libras

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa libras

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial libras

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Conhecendo uma Língua

Conhecendo uma língua     As tentativas de explicação para o fenômeno da língua (ou línguas), bem como o interesse sobre ela, são muito antigos. Não são poucos os mitos e lendas que foram criados para justificar essa faculdade presente na espécie humana. A narrativa contida em Gênesis é um exemplar de uma busca sobre [...]

Aula 14 -O Status de Língua da Libras

O status de língua da Libras Neste capítulo, a tarefa a cumprir é entender por que a Libras é uma língua e a razão pela qual seu estudo sistemático é necessário. Para tanto, apresenta-se um histórico da origem das línguas de sinais e da Libras. Em seguida, as propriedades linguísticas próprias das línguas naturais são [...]

Aula 15 - Nível Fonológico

O nível fonológico   Uma criança em fase de aquisição linguística se assemelha a um linguista, observando o idioma, tirando conclusões, descobrindo as regras gerais e as exceções a essas regras. No entanto, o linguista, frente à criança em aquisição, vê-se em desvantagem, pois o processo da criança é natural, não há um esforço sistemático [...]

Aula 16 - O Nível Morfológico

O nível morfológico Até aqui, estudante, você já aprendeu que a Libras é uma língua natural, como qualquer língua oral, e que ela apresenta níveis de análise. Dessa forma, o nível fonológico da Libras, assim como nas línguas orais, é composto pelas menores unidades sem significado da língua, mas distintivas entre si, sendo que a [...]

Aula 17 - O Nível Sintático I

O nível sintático I Nesta aula, o objetivo é fornecer fundamentos sintáticos que contribuam para a atuação de tradutores e intérpretes da Libras, bem como para a compreensão dos interessados em questões linguísticas sobre as regras de estruturação da gramática dessa língua. Para tanto, discute-se    a visão de sintaxe subjacente ao trabalho de Quadros e [...]

Aula 18 - o Nível Sintático II

O nível sintático II Como você já deve saber, estudante, na Libras as expressões faciais, ou mais genericamente, as marcações não manuais, são empregadas linguisticamente. Isso significa que elas apresentam funções linguísticas próprias, identificando determinadas estruturas, como sentenças negativas, interrogativas, condicionais, com tópico etc. Reconhecer os empregos sintáticos das marcações não manuais e saber diferenciá-las [...]

Aula 19 - Tópicos em Semântica Aplicados à Libras

  Tópicos em semântica aplicados à Libras   A capacidade de falar uma língua demanda de seu usuário conhecimentos variados, dos quais ele nem sempre está consciente. Assim, para um usuário fluente da Libras, por exemplo, há muitos mecanismos que são recorrentemente empregados com sucesso; porém, se questionado sobre tais mecanismos, comumente o usuário não [...]

Aula 20 - Tempo e Aspectos na Libras

Tempo e aspecto na Libras  Expressar-se numa língua implica situar-se num “aqui” e “agora”, o que em Linguística se chama de característica dêitica da linguagem. Para esta aula, o alvo de interesse reside no “agora” do falante e seus interlocutores. Esse “agora” de que se fala, caro aluno, não é o seu agora – enquanto [...]

Aula 21 - Apontamentos Úteis ao cotidiano do tradutor Intérprete

Apontamentos úteis ao cotidiano do tradutor-intérprete Para esta aula, está reservada a exposição e reflexão sobre fenômenos linguísticos específicos das línguas de sinais. Nesse sentido, se os tópicos aqui abordados encontram“equivalentes” nas línguas orais, são de natureza, e muitas vezes, funcionamento diverso. Alguns fatos, como você verá, nem sequer apresentam um “equivalente” distante. Neste momento, [...]

Aula 22 - Classificadores

  Classificadores   A língua de sinais possui um recurso linguístico encontrado em outras línguas – orais e de sinais – que não encontra equivalente na língua portuguesa, trata-se dos classificadores. Para poder entender no que consiste esse recurso linguístico, a proposta desta aula é percorrer as definições desse fenômeno em línguas orais, nas quais [...]

Aula 23 - Panorama e perspectivas da tradução e interpretação em Libras

  Panorama e perspectivas da tradução e interpretação em Libras   O presente capítulo tem por objetivo expor informações, conhecimentos e reflexões referentes à área de tradução/interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de forma a possibilitar ao leitor a apropriação dessa área/profissão ainda em formação e em franca expansão. Espera-se que ao final da [...]

Aula 24 - O fazer tradutório

O fazer tradutório Neste capítulo a intenção é adentrar no mundo da tradução, definir o termo “traduzir” enquanto conceito fundamental que atravessa o ato interpretativo. A proposta é de aprofundamento no que seja a atividade de traduzir, os meios de executá-la, daí a apresentação de tipos de tradução, as implicações e limites de tal tarefa, [...]

Aula 25 - O fazer da interpretação

O fazer da interpretação O objetivo desta aula é construir, de maneira gradual, o entendimento sobre a tarefa do intérprete, sobre as características próprias aos tipos de interpretação, e como esses conceitos podem ser vistos na atuação do Intérprete de Língua de Sinais. Para cumprir tal objetivo, parte-se de uma discussão que se propõe mais [...]

Aula 26 - O domínio das línguas envolvidas no ato de tradução e interpretação

O domínio das línguas envolvidas no ato de tradução e interpretação A proposta deste capítulo é refletir sobre a necessidade de não apenas fazer uso das línguas envolvidas no processo de tradução – e isso já não é pouco –, mas também de conhecê-las em sua estrutura e funcionamento. Portanto, noções relativas à diferença entre [...]

Aula 27 - Os diferentes gêneros discursivos a interpretar

Os diferentes gêneros discursivos a interpretar     Não poucas vezes, estudante, você encontrou menções à tarefa do tradutor e intérprete como a de traduzir discursos, enunciados, aquilo que outro (palestrante, professor, médico, advogado etc.) profere. Até então, não se havia, contudo, discutido do que se trata o objeto de tradução e interpretação, não foi [...]

Aula 28 - Áreas de atuação

Áreas de atuação Conforme Rosa (2008), a presença do Intérprete de Língua de Sinais (ILS) nas mais diversas áreas da sociedade representa um ganho para as comunidades surdas, que podem ter acesso a esses setores e interagir com eles por meio da garantia do respeito ao seu direito linguístico. Isso também é positivo para o [...]

Aula 29 - Práticas de Tradução e Interpretação em Libras

  Práticas de tradução e interpretação em Libras   A proposta desta aula é munir você, aspirante a intérprete ou intérprete, de orientações práticas para o desenvolvimento da atividade de interpretação e tradução. Na medida do possível, a exposição contemplará práticas desenvolvidas especificamente para a tradução e interpretação  de línguas visuais. Todavia, é bom lembrar [...]

Aula 30 - Uma ponte entre as teorias da tradução e a prática de interpretação

  Uma ponte entre as teorias da tradução e a prática de interpretação   Para esta aula, a ideia é estabelecer o tão desejado vínculo entre prática e teoria no campo da tradução e interpretação em Libras. Para tanto, você tomará conhecimento de práticas de interpretação que tomam por base teorias formuladas para a tradução, [...]

Aula 31 - Escrita de língua de sinais

Escrita de língua de sinais     A sociedade atual é conhecida como a sociedade da informação, não raro é possível encontrar menções sobre a era da informação em rádio, televisão, publicidade impressa, livros etc. A verdade é que nunca antes  na história da humanidade as informações e conhecimentos foram tão acessíveis a todos. Existem [...]

Aula 32 - Contribuições do tradutor e intérprete no desenvolvimento da Libras

  Contribuições do tradutor e intérprete no desenvolvimento da Libras     O objetivo desta aula é identificar a relevância da tradução e interpretação para a evolução da Libras enquanto língua. Para tanto, a discussão   é fundamentada em um paralelo entre o desenvolvimento das línguas nacionais, mais especificamente o inglês, e o desenvolvimento da Libras. [...]

Aula 33 - Comunicação Visual

COMUNICAÇÃO VISUAL O tema da nossa primeira aula é a Comunicação Visual, que pode ser definida como todas as formas de expressão da linguagem que possam ter seus conteúdos apreendidos pela visão. A manifestação desse conteúdo pode ser materializada pela linguagem verbal e não verbal. Esta aula apresenta como objetivo estimular a comunicação visual por [...]

Aula 34 - O Alfabeto Manual

  O ALFABETO MANUAL   A Libras é uma língua de modalidade visual-espacial com estrutura gramatical própria, que serve às mesmas finalidades de comunicação e expressão de conceitos como as demais línguas orais. Ocorre que, por ser uma língua minoritária, ela sofre influências da língua oral dos países em que são utilizadas, sobretudo em relação [...]

Aula 35 - Os Numerais

  OS NUMERAIS   Como observamos na aula passada, na Libras o alfabeto manual é um recurso valioso, sobretudo na indicação de nomes próprios e soletração de empréstimos linguísticos do Português. Esse conhecimento nos permite deduzir que a Libras tem seu léxico, ou seja, o conjunto de palavras da língua, criado a partir de unidades [...]

Aula 36 - A Família

A FAMÍLIA Esta aula possui como tema a composição familiar, uma das principais lacunas na educação linguística da criança surda. Por serem filhas de pais ouvintes, crianças surdas, na maioria das vezes, desconhecem as palavras que designam as pessoas de seu círculo familiar mais imediato, como pai, mãe, tio, avó e assim por diante. Embora [...]

Aula 37 - Sinalizando a Casa

  SINALIZANDO A CASA   É por meio da Língua Brasileira de Sinais que ocorrerá, para a criança, a apropriação de conhecimentos sobre o mundo que a rodeia. Uma vez que as aulas anteriores propiciaram a vivência de aspectos da cultura visual, introduzindo temas que possibilitassem além do autoconhecimento, o conhecimento de membros de sua [...]

Aula 38 - Brinquedos e Brincadeiras Infantis

  BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS   O tema desta aula é bastante familiar ao professor tanto da Educação Infantil quanto das séries iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que os brinquedos e brincadeiras, próprios da infância, são conteúdos de aprendizagem dessa etapa da Educação Básica. Crianças surdas, assim como as demais crianças, brincam e se [...]

Aula 39 - Alimentos

  ALIMENTOS   Essa temática, alimentos, assume grande importância na educação familiar da criança surda, pois está intrinsecamente relacionada às suas vivências cotidianas. Surdos adultos, em seus relatos sobre a infância, costumam afirmar o quanto era difícil manifestar aos pais e familiares suas preferências alimentares. Segundo eles, é muito comum que crianças surdas assumam uma [...]

Aula 40 - A Cidade e o Campo

  A CIDADE E O CAMPO   Nesta unidade, que terá como temática a cidade e o campo, buscaremos ampliar os conhecimentos linguísticos relativos ao ambiente da criança, apresentando vocabulários que podem ser relacionados a esses dois contextos de vivência das crianças. Além disso, introduziremos o estudo de expressões de localização e posição no espaço, [...]

Aula 41 - A escola e os meses do ano

  A ESCOLA E OS MESES DO ANO   O tema desta aula é a escola e os meses do ano. Nela nosso objetivo será a apropriação de conceitos relativos ao ambiente escolar da criança, incluindo elementos desse contexto como professor, alunos, materiais  e conteúdos. Além disso, introduziremos noções temporais pelo uso do calendário, quando [...]

Aula 42 - Conhecendo o Brasil

Conhecendo o brasil As belezas naturais, as atrações turísticas e alguns aspectos que constroem a diversidade cultural do povo brasileiro consistirão no foco desta aula, cujo tema é: Conhecendo o Brasil. Esses conteúdos terão como objetivo, além de dar oportunidade para o enriquecimento linguístico da criança surda, favorecer a compreensão de noções relativas à sua [...]

Aula 43 - Meios de comunicação

  Meios de comunicação   Ao colocar a experiência visual como a essência do que definiria uma pessoa surda, ele exemplifica que os meios de comunicação a serem utilizados por elas também têm referências visuais: a campainha luminosa, em substituição à sonora, a língua de sinais, o telefone para surdos. Os meios de comunicação de [...]

Aula 44 - Meios de transporte

Meios de Transporte Nesta unidade, tomando como tema os meios de transporte, apresentaremos, além do vocabulário em Libras específico, algumas noções de perspectiva e direção, explorando alguns recursos espaciais da língua de sinais. Sabe-se que conhecer uma língua não se reduz a aprender seu vocabulário, mas dominar as regras que compõem sua gramática e praticá-las [...]

Aula 45 - Parâmetros da Libras

PARÂMETROS DA LIBRAS I   Embora inicialmente haja a tendência em considerarmos a língua de sinais como a mera soletração de palavras do português, basta meia hora de conversa com surdos sinalizadores para percebermos que essa é uma visão equivocada. Nesta unidade, nosso objetivo será conhecer, mais detidamente, os elementos mínimos que compõem a estrutura [...]

Aula 46 - Escrita de sinais (signwriting)

  A ESCRITA DE SINAIS (SIGNWRITING)   É comum as pessoas ignorarem que a língua de sinais dos surdos seja um sistema linguístico organizado. Entre aqueles que já estão convencidos de seu estatuto linguístico, no entanto, há uma crença dominante de que ela seja uma língua ágrafa, como línguas indígenas e dialetos africanos, por exemplo. [...]

Aula 47 - Diferentes culturas

Diferentes culturas A cultura pode ser simbolizada como a expressão dos valores, crenças e práticas dos diferentes grupos sociais em sua organização, na produção da vida. Na aula de hoje, cujo tema é Diferentes Culturas, apresentaremos aspectos que expressam a cultura material de alguns grupos étnicos que contribuíram para a miscigenação do povo brasileiro, como [...]

Aula 48 - O meio ambiente e os animais

o Meio aMBiente e os aniMais Os conteúdos da libras desta unidade buscarão referência em temáticas relacionadas ao ensino de Ciências Naturais, para que a criança aproprie-se de conteúdos da linguagem que a permitam nomear  seres vivos, de modo a enriquecer as interações em sala de aula e os relatos de observações que realizam cotidianamente. [...]

Aula 49 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I     Esta parte dos estudos trata dos aspectos conceituais e históricos relacionados aos surdos e à surdez, sendo com- posto de três partes: a primeira está subdividida em terminologias da área da surdez e educação de surdos    e mitos sobre [...]

Aula 50 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II     Concepções sobre os surdos e a surdez: o modelo clínico-terapêutico e o socioantropológico   A seção anterior teve a intenção de iniciar uma reflexão sobre nossos pontos de vista acerca dos surdos, tomando as terminologias, ou nossa forma de [...]

Aula 51 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III     Aspectos históricos da educação dos surdos   Nesta aula, retomaremos os diversos momentos históricos que marcaram o processo educacional dos surdos, as concepções que as motivaram e as políticas linguísticas criadas ao longo do tempo.   Para iniciar, vamos [...]

Aula 52 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I     O reconhecimento de que a experiência visual é a principal forma de produção e apropriação de conhecimento pelos surdos traz mudanças positivas de concepções relacionadas ao reconhecimento da língua de sinais como o produto cultural mais representativo das comunidades [...]

Aula 53 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II     Libras na Legislação   Como já vimos anteriormente, a década de 1990 passou a ser a era dos direitos de grupos vulneráveis, como dos surdos e de pessoas com deficiências, em razão do movimento mundial pela educação inclusiva.   [...]

Aula 54 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III     Educação Bilíngue para Surdos   Sabemos que as crianças surdas têm direito à aquisição da Língua Brasileira de Sinais como língua materna desde a educação infantil, além de aprender a ler e escrever em língua portuguesa, como segunda língua. [...]

Aula 55 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I     O primeiro passo na direção do aprendizado de uma língua de sinais é conhecer as regras da comunicação visual, essenciais na interação com pessoas surdas. Como vimos anteriormente, a experiência visual constitui as formas de expressão e compreensão do mundo pelas pessoas surdas [...]

Aula 56 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II     Alfabeto manual como recurso expressivo em Libras     Um dos mais importantes recursos da comunicação visual é o alfabeto manual ou alfabeto datilológico. É importante verificar atentamente os detalhes na configuração de mão de cada uma das letras do alfabeto, pois algumas [...]

Aula 57 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III     Numerais cardinais, ordinais e quantidades     As formas de representação dos números em Libras constituem um tema aparentemente simples, mas muito importante. Vamos aprender a representação dos numerais cardinais e ordinais, de 0 a 10, além das quantidades, que apresentam diferenças na [...]

Aula 58 - A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte I

  A comunicação visual e a Libras como língua natural     A linguagem verbal é utilizada pelos seres humanos organizados em comunidades de fala ou grupos sociais; é um complexo sistema de comunicação simbólica, que origina os diferentes idiomas falados no mundo, transmitidos de geração para geração. Por meio das línguas humanas, a transmissão [...]

Aula 59 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte II

  A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte II     Nome visual em Libras     Um fato muito importante para a comunidade surda será agora apresentado: o batismo visual, que corresponde ao momento em que uma pessoa recebe para si um sinal, ou seja, um nome visual em Libras. [...]

Aula 60 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte III

https://youtu.be/Sglmu7pyokU

Aula 61- Libras no Cotidiano - Parte I

  Libras no cotidiano - Parte I     Libras no cotidiano   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual [...]

Aula 62 - Libras no cotidiano - Parte II

  Libras no cotidiano - Parte II     Estado civil e relações familiares   Para Hintz (2001), seja da maneira que for, ampliada, nuclear, elementar ou completa, a família foi e seguirá sendo família, desde que suas funções de vínculo matrimonial com o objetivo da satisfação sexual e educação dos filhos continue preservada. A [...]

Aula 63 - Libras no Cotidiano - Parte III

  Libras no Cotidiano - Parte III     Falando sobre mim   Saber descrever a si próprio ou às demais pessoas é fundamental e costuma fazer parte do aprendizado de uma nova língua. Nesta seção, serão apresentados alguns sinais utilizados para descrever características como aparência física, data de nascimento e signo, como forma de [...]

Aula 64 - Libras no Cotidiano - Parte IV

  Libras no Cotidiano - Parte IV     Casa   O direito à moradia é fundamental e está garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); portanto, todas as pessoas devem ou deveriam ter um lar. Em Libras, os conceitos de habitação, moradia e lar, assim como o verbo morar são enunciados pelo mesmo [...]

Aula 65 - Libras no Cotidiano - Parte V

  Libras no cotidiano - Parte V     Alimentação   A alimentação marca presença em nossos lares desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. Iniciamos esta seção com uma pergunta simples: qual é o seu prato predileto?   Muitos de nós podemos responder a essa questão sinalizando um [...]

Aula 66 - Fazendo Contato - Parte I

  Fazendo Contato - Parte I     São muito variadas as sensações que nos tomam quando iniciamos o aprendizado de uma língua adicional, distinta da língua materna; entre elas estão o total estranhamento diante de um novo vocabulário e de regras gramaticais muito diferentes e os primeiros contatos reais com os falantes. Em alguns [...]

Aula 67 - Fazendo Contato - Parte II

  Fazendo Contato - Parte II     Estados do tempo   Todos nós já estivemos em situações que exigem traçar comentários a respeito do clima, o qual é geralmente um bom motivo para iniciar uma conversa quando não se tem assunto específico ou quando em contato com desconhecidos, em um ponto de ônibus, em [...]

Aula 68 - Fazendo Contato - Parte III

  Fazendo Contato - Parte III     A iconicidade na Libras   Nesta seção trataremos da importância da iconicidade na sinalização, de modo a evidenciar a semelhança entre a forma dos sinais e os referentes descritos. Em razão da iconicidade, muito presente no sistema linguístico das línguas de sinais, multiplicam-se as crenças de que [...]

Aula 69 - Calendário e Datas Festivas - Parte I i

  Calendário e Datas Festivas - Parte I     Calendário e datas festivas   Neste capítulo trataremos de temas que envolvem vocabulário e expressões cotidianas relacionadas a noções temporais e espaciais em Libras, com destaque às datas comemorativas.   Como sabemos, a Libras é uma língua de modalidade visual-espacial, o que significa dizer que [...]

Aula 70 - Calendário e Datas Festivas - Parte II

  Calendário e Datas Festivas - Parte II     Datas Festivas     A comemoração das datas festivas faz parte da cultura de um país. Vamos conhecer agora os sinais das mais importantes datas em cada um dos meses que aprendemos na seção anterior. Além disso, vamos aprender sinais de expressões e elementos relacionados [...]

Aula 71 - Profissões e Celebridades - Parte I

  Profissões e Celebridades - Parte I     Profissões e celebridades     Como observamos nos estudos da Libras até aqui, o principal desafio para o aprendizado dessa língua diz respeito à diferença de modalidade em relação à língua portuguesa, pois, enquanto nesta a organização está baseada em um sistema oral-auditivo, em que fonemas [...]

Aula 72 - Profissões e Celebridades - Parte II

  Profissões e Celebridades - Parte II     Personalidades e Celebridades     Como já conhecemos algumas profissões, nesta seção aprenderemos os sinais correspondentes a personalidades de destaque em suas áreas de atuação. Eles referem-se a pessoas que trouxeram contribuições ao mundo contemporâneo e que, por serem grandes ícones, receberam da comunidade surda um [...]

Aula 73 - Um passeio pelo Mundo

  Um passeio pelo Mundo     Neste capítulo, vamos ampliar nossos horizontes e realizar um passeio pelo mundo, conhecendo sinais que fazem referência a outras nações e culturas.   O desafio de aprender uma nova língua envolve também a necessidade de conhecer aspectos culturais dos falantes dessa língua, não apenas seu idioma. Como já [...]

Aula 74 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte I

  Regiões do Brasil e aspectos culturais - Parte I   Regiões do Brasil e aspectos culturais   No último capítulo desta obra, realizamos uma incursão pelo Brasil, conhecendo suas regiões e alguns aspectos culturais relacionados a elas. Pela dimensão continental que nosso país possui, a diversidade de tradições e costumes apresenta-se como elemento marcante [...]

Aula 75 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II     Região Nordeste     A região Nordeste é formada por nove estados. Veja como eles são sinalizados, bem como ficam suas respectivas capitais:     O Nordeste tem muitos contrastes geográficos, pois apresenta vários tipos de vegetação, como a Mata Atlântica – próxima [...]

Aula 76 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III     Região Centro-Oeste     Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm como sinal uma referência à cultura indígena, que remete aos ornamentos utilizados pelos índios na cabeça. Os sinais são similares, com a diferença da inclusão da letra “S” [...]

Aula 77 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV      Região Sudeste     Dos quatro estados e capitais da região Sudeste, não há mudança na forma de sinalização de estado e capital para São Paulo e Rio de Janeiro:     Minas Gerais recebe esse nome devido às pedras e aos metais [...]

Aula 78 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V     Região Sul     Vamos concluir nossa viagem pelo Brasil apresentando os três estados e capitais da região Sul:     Curitiba é reconhecida nacionalmente por ser uma cidade com belos parques e praças, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. [...]

Aula 79 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 80 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 81 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 82 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 83 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 84 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 85 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 86 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 87 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 88 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 89 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 90 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 91 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 92 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 93 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 94 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 95 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 96 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 97 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 98 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 99 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 100 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 101 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 102 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 103 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

Este curso aborda consistentes materiais para auxiliar no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Com intuito de popularizar a comunicação através dos sinais, para que haja comunicação para todos, o curso de LIBRAS visa facilitar o aprendizado de cada aluno, difundindo o conhecimento do alfabeto, de números e articulações exigidas com as mãos nesse idioma.


Público alvo:

Este curso destina-se a graduados que buscam se especializar na Língua de Sinais.


Nível de dificuldade:

Regular