CURSO ONLINE:
Licenciatura em Letras - Espanhol

 

Licenciatura em Letras - Espanhol

Segunda Licenciatura em Letras - Espanhol ou Complementação Pedagógica em Letras - Espanhol.

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Variedades Linguísticas de Português

  Variedades Linguísticas de Português     As variações linguísticas reúnem as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada dia.   Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos, entre outros.   No Brasil, é possível encontrar muitas variações linguísticas, por exemplo, na linguagem regional.   [...]

Aula 02 - Fonologia e Ortografia

  Fonologia e Ortografia     Fonologia   A Fonologia (proveniente do grego phonos = voz/som; logos = palavra/estudo) é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. É a área de estudo que se preocupa com a maneira pela qual os sons da fala (os fones) se organizam dentro de uma língua, classificando-os em [...]

Aula 03 - Semântica

  Semântica     A semântica é o ramo da linguística que estuda os significados e/ou sentido dos vocábulos da língua. Do grego, a palavra semântica (semantiká) significa “sinal”.   De acordo com duas vertentes, “sincrônica” e “diacrônica”, a semântica é dividida em:   Semântica Descritiva: denominada de semântica sincrônica, essa classificação indica o estudo da significação [...]

Aula 04 - Processos de Formações de Palavras

  Processos de Formações de Palavras     As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos:   Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)   Palavras Primitivas e Derivadas   Antes de mais nada, vale ressaltar dois conceitos importantes para o estudo de formação das palavras. [...]

Aula 05 - Classificação das Palavras

  Classificação das Palavras     A morfologia é a parte da gramática da língua portuguesa que estuda a classificação das palavras, ou seja, estuda a palavra isoladamente sem nenhuma relação com outra dentro de um contexto, oração ou frase. Nos primórdios da gramática havia apenas oito palavras. Atualmente este número aumentou para dez classes [...]

Aula 06 - Numerais e Pronomes

  Numerais e Pronomes     NUMERAIS   Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem.   Quando apenas nomeia o número de seres, o numeral é chamado de cardinal:   um    dois    três   cinquenta    cem   cem mil     Quando indica a ordem que o ser ocupa [...]

Aula 07 - Pronomes - Aspectos Gramaticais

  Pronomes - Aspectos Gramaticais     Pronomes são palavras que substituem ou determinam os substantivos. Existem vários tipos de pronomes: pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes interrogativos, pronomes relativos e pronomes indefinidos. Além desta classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.   Pronomes pessoais   Os pronomes [...]

Aula 08 - Pronomes Relativos

  Pronomes Relativos     Pronomes relativos são os que se relacionam com um termo anterior. Por isso, ao mesmo tempo que desempenham o papel de pronomes, também exercem a função de conectivos.   São eles: que, quem, quando, como, onde e suas variáveis.   Exemplo:   Essa é a lista dos documentos. Os documentos [...]

Aula 09 - Verbos

  Verbos     Verbos são palavras que indicam, principalmente, uma ação. Podem indicar também uma ocorrência, um estado ou um fenômeno.    Exemplos de verbos:   patinar; falar; demorar; correr; adormecer; fazer; cair; sair; imprimir; pôr; ...   Flexão e concordância verbal   Os verbos são uma classe gramatical complexa e abrangente, devido, principalmente, à [...]

Aula 10 - Estudo Mórfico dos Verbos

  Estudo Mórfico dos Verbos     Embora as palavras nos sejam apresentadas como um todo significativo, podem ser subdivididas em estruturas significativas menores, chamadas de morfemas ou elementos mórficos.   Na estrutura e formação das palavras, existem diferentes elementos mórficos, com diferentes significados:   radical e raiz; vogal temática; tema; desinências; afixos; vogais e [...]

Aula 11 - Estudo Sintático dos Verbos

  Estudo Sintático dos Verbos       Análise Sintática   A análise sintática é a análise dos termos da oração. Esses termos são classificados conforme a posição que ocupam e a função que desempenham na oração.   Exemplos de análise sintática   Hoje, o professor emprestou um dicionário ao Lucas.   Sujeito: o professor Predicado: emprestou [...]

Aula 12 - Advérbios

  Advérbios     Advérbios são palavras que indicam uma circunstância. Essa circunstância (de tempo, de lugar, de modo, de intensidade,…) modifica um verbo, um adjetivo ou um advérbio.   Exemplos de advérbios   O bebê nasceu aqui. O bebê nasceu ontem. O bebê nasceu de manhã. O bebê nasceu rapidamente. O bebê já nasceu. O bebê não nasceu. Primeiramente, o bebê nasceu. [...]

Aula 13 - Conectivos I

  Conectivos I   Os conectivos, também chamados de conectores ou articuladores do discurso, são palavras ou expressões que ligam frases e orações, possibilitando a construção de uma sequência de ideias.   Ao permitirem a articulação das diferentes ideias apresentadas ao longo de um texto, são essenciais nas redações, proporcionando a estruturação da introdução, do [...]

Aula 14 - Conectivos II

  Conectivos II     Os conectivos são elementos essenciais no desenvolvimento dos textos, uma vez que estão relacionados com a coesão textual.   Assim, se forem mal empregados, reduzem a capacidade de compreensão da mensagem e comprometem o texto.   Lista de Conectivos   Os conectivos são essenciais para ligar as ideias no texto [...]

Aula 15 - Interjeições e Palavras Denotativas

  Interjeições e Palavras Denotativas     Interjeições   Interjeições são estruturas linguística simples que não possuem função sintática e podem ser compreendidas isoladamente. São invariáveis e são formadas, principalmente, por sons vocálicos e palavras soltas.   Exemplos de interjeições   Eita! Hã-hã! Ai! Ei! Ufa! Nossa! Oxalá! Francamente!   Interjeições formadas por sons vocálicos: [...]

Aula 16 - Análise Sintática - Estudo Unificados dos Sintagmas

  Análise Sintática - Estudo Unificados dos Sintagmas     O conceito de sintagmas designa elementos que estão inseridos numa oração específica. Elas estarão constituídas de uma unidade significativa, onde há uma relação interativa de ordem e dependência entre sentenças.   Dessa maneira, uma vez organizadas e ordenadas, cada elemento será imprescindível, e denotará um [...]

Aula 17 - Predicação Verbal I

  Predicação Verbal I     A predicação verbal se refere ao tipo de relação que ocorre entre um verbo e os seus complementos na formação do predicado.    Quando o predicado indica uma ação é formado por um verbo transitivo ou por um verbo intransitivo, sendo chamado de predicado verbal. Quando o predicado indica um estado, [...]

Aula 18 - Sujeito e Predicado

  Sujeito e Predicado     O sujeito e o predicado são os termos essenciais de uma oração, ou seja, os dois grandes termos nos quais as orações se subdividem.   O que é o sujeito? O sujeito é a parte da oração que indica de quem ou do que se fala. É o termo [...]

Aula 19 - Vozes Verbais

  Vozes Verbais     A voz verbal indica se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação expressa pelo verbo. Existem três vozes do verbo ou vozes verbais no português: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.   Voz ativa   O verbo está na voz ativa quando o sujeito gramatical é o agente da ação, [...]

Aula 20 - Termos Associados aos Nomes

  Termos Associados aos Nomes     Existem termos que, apesar de dispensáveis na estrutura básica da oração, são importantes para a compreensão do enunciado. Ao acrescentar informações novas, esses  termos:   - caracterizam o ser; - determinam os substantivos; - exprimem circunstância.   São termos acessórios da oração: o adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.   Vamos observar [...]

Aula 21 - Termos Associados aos Verbos

  Termos Associados aos Verbos     Certos verbos ou nomes presentes numa oração não possuem sentido completo em si mesmos. Sua significação só se completa com a presença de outros termos, chamados integrantes. São eles:   complementos verbais (objeto direto e objeto indireto);   complemento nominal;   agente da passiva.   Complementos Verbais   Completam [...]

Aula 22 - Orações Subordinadas Adjetivas

  Orações Subordinadas Adjetivas     Orações subordinadas adjetivas são orações que exercem a função de adjunto adnominal de um termo da oração principal, tendo a mesma função que um adjetivo na estrutura frásica.   As orações subordinadas adjetivas começam, maioritariamente, com o pronome relativo que. São classificadas conforme a sua capacidade de ampliar ou reduzir [...]

Aula 23 - Orações Subordinadas Substantivas

  Orações Subordinadas Substantivas     Orações subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo a mesma função que um substantivo na estrutura frásica.   As orações subordinadas substantivas começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se. São classificadas conforme a função [...]

Aula 24 - Orações Subordinadas Adverbiais

  Orações Subordinadas Adverbiais     Orações subordinadas adverbiais são orações que exercem a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal, tendo a mesma função que um advérbio na estrutura frásica.   As orações subordinadas adverbiais acrescentam à oração circunstâncias de tempo, modo, fim, causa, consequência, condição,…, sendo iniciadas por conjunções ou locuções conjuntivas. [...]

Aula 25 - Orações Coordenadas

  Orações Coordenadas     Orações coordenadas são orações que estão ligadas uma à outra apenas pelo sentido, sendo sintaticamente independentes. Ligam-se através de conjunções ou de vírgulas, podendo ser entendidas separadamente, sem que se perca o sentido individual de cada oração.   Exemplo de orações coordenadas: O aluno acordou cedo e começou a estudar.   [...]

Aula 26 - Sintaxe de Concordância - Concordância Verbal

  Sintaxe de Concordância - Concordância Verbal     Concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona em número (singular ou plural) e em pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical.   Exemplos de concordância verbal   Eu sou feliz. Nós somos felizes. Mariana já tomou banho. Mariana e Alice já tomaram banho.   Embora pareça uma regra simples, existem [...]

Aula 27 - Sintaxe de Concordância - Concordância Nominal

  Sintaxe de Concordância - Concordância Nominal     Concordância nominal ocorre quando há concordância em gênero (masculino ou feminino) e número (plural ou singular) entre o substantivo e o adjetivo que o caracteriza.   Exemplos de concordância nominal   A menina estudiosa passou no vestibular. O menino estudioso passou no vestibular. As meninas estudiosas passaram no vestibular. Os meninos estudiosos passaram no vestibular.   A principal regra [...]

Aula 28 - Sintaxe de Regência - Regência Verbal

  Sintaxe de Regência - Regência Verbal     Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa.   Exemplo de regência verbal: Ele não se lembrou do nosso acordo.   O verbo é o termo regente. O objeto indireto é o termo regido. A preposição [...]

Aula 29 - Crases e Usos do Acento Grave

  Crases e Usos do Acento Grave     A crase é, na língua portuguesa, a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave.   Quando não usar crase?   Não ocorre crase:   Antes de substantivos masculinos:   Gosto de andar a pé. Este passeio será feito a cavalo. Será estipulado um tipo de pagamento a prazo. Escreve a lápis, [...]

Aula 30 - Sintaxe de Colocação

  Sintaxe de Colocação     A sintaxe é a área da gramática que se ocupa do estudo da disposição das palavras na frase e das frases quando inseridas em um discurso. Diz-se que um texto está sintaticamente correto quando as frases estabelecem relação lógica entre si, ou seja, os elementos de uma oração estão [...]

Aula 31 - Colocação Pronominal

  Colocação Pronominal     A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.   Em próclise: pronome colocado antes do verbo; Em ênclise: pronome colocado depois do verbo; Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.   Exemplos de colocação pronominal [...]

Aula 32 - Paralelismo Gramatical

  Paralelismo Gramatical     Paralelismo é uma sequência de expressões com uma estrutura paralela, ou seja, simétrica. Há paralelismo quando há um encadeamento harmonioso e lógico entre as diferentes partes da oração e do texto.   Para haver paralelismos, é necessário que haja correspondência e semelhança entre duas palavras, ideias, termos,… que possam ser comparadas [...]

Aula 33 - Pontuação I

  Pontuação I     Sinais de Pontuação são sinais gráficos que contribuem para a coerência e a coesão de textos, bem como têm a função de desempenhar questões de ordem estílica.   São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), [...]

Aula 34 - Pontuação II es

  Pontuação II     A acentuação gráfica estuda os acentos gráficos (agudo, grave e circunflexo).   Esses são elementos essenciais para estabelecer organizadamente, por meio de regras, a intensidade das palavras das sílabas portuguesas.   Acentuação das Palavras Oxítonas   As palavras oxítonas são aquelas em que a última sílaba é tônica (mais forte). Elas podem [...]

Aula 35 - Pronombres

PRONOMBRES COLÔMBIA Colômbia lembra Gabriel García Márquez, que lembra Realismo Latino Americano.   “El secreto de la felicidad es hacer solo aquello con lo que uno disfruta.” Gabriel García Márquez Escritor colombiano, vencedor do Premio Nobel de Literatura de 1982. Gabriel García Márquez é o principal representante do Realismo Fantástico Latino Americano. Seu livro mais [...]

Aula 36 - Usos De Ser y Estar

USOS DE SER Y ESTAR Fruta lembra LIMA que lembra cidade que lembra capital do Perú   Muitos séculos antes de sua fundação era conhecida como “Ciudad de Los Reyes”, cidade dos Reis. O território de Lima, Capital do Peru, esteve habitado por civilizações que reconheceram sua riqueza e localização estratégica. VERBO SER A função [...]

Aula 37 - ARTÍCULOS

ARTÍCULOS Cuba Poeta  José Martí  Música – Guantanamera Compositores: José Martí, José Fernández Días, Celia Cruz Guantanamera = nascido na cidade de Guantánamo, em Cuba Guajira = camponês Cuba lembra Socialismo, que lembra Revolução, que lembra Che Guevara Símbolo da Revolução Socialista cubana, Che tinha origem Argentina. Lutou pelo Movimento Revolucionário ao lado de Fidel [...]

Aula 38 - SUSTANTIVOS

SUSTANTIVOS CHILE Paisagem lembra destino, que lembra aventura, que lembra o Chile. No Chile é possível ir de um deserto de terra á paisagem gelada do estremo sul das Américas passando por praias, florestas, picos nevados, glaciares, formações rochosas, vulcões e lagos coloridos. Essa diversidade fez do Chile não só um país bastante interessante como [...]

Aula 39 - EXPRECIONES IDIOMÁTICAS

EXPRECIONES IDIOMÁTICAS   PUERTO RICO lembra ritmo, que lembra música, que lembra OS MENUDOS. Ídolos juvenis, faziam um som pop, comercial, com um refrão feito para ser cantado pelas fãs e com uma estrutura melódica calculadas de acordo com as tendências do sucesso. Beneficiado pela tutela política dos Estados Unidos em Porto Rico, o Menudo [...]

Aula 40 - NUMERALES

NUMERALES Nome lembra origem, que lembra curiosidade, que lembra VENEZUELA Venezuela vem da cabeça de Américo Vespúcio ao ver as casas sobre estacas que viviam os indígenas das margens do lago Maracaibo. Essas casas lembraram ao navegador os palácios de Veneza. Para ele aquele local era uma pequena Veneza ou, V E N E Z [...]

Aula 41 - ANÁLISIS DE TEXTO I

ANÁLISIS DE TEXTO I Noite lembra Música, que lembra Tango, que lembra ARGENTINA Surgido em 1880, o estilo era muito presente nos prostíbulos do bairro La Boca na periferia de Buenos Aires. Logo a dança chegou a região central da cidade onde  pessoas de famílias tradicionais passaram a procurar o que, até então, era proibido [...]

Aula 42 - VERBOS

Presente del indicativo O presente indicativo em espanhol é usado para colocar uma ação no momento da fala ou no futuro próximo, para descrever uma rotina ou ações repetidas ou para se referir a situações estáveis ​​ou permanentes. Exemplo: Este es Manolo.   Pretérito imperfecto Indica uma ação habitual ocorrida no passado, mas que pode [...]

Aula 43 - ADVERBIOS

ADVERBIOS México lembra revolução Que lembra  Trotski Que lembra Frida Kahlo. Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora ela teve um casamento aberto com Diego Rivera seu companheiro também nas artes e ainda um controverso caso com o político Leon Trotski. Apesar de seu pouco  [...]

Aula 44 - PREPOSICIONES

PREPOSICIONES   As preposições são invariáveis e servem para unir termos de uma oração, estabelecendo uma relação, um nexo entre duas palavras - verbos, advérbios, pronomes, substantivos ou adjetivos. A Expressa direção, lugar, modo, finalidade, movimento e tempo. Precede o complemento indireto e também o direto (quando este se refere a pessoa, animal ou coisa personificada). [...]

Aula 45 - CONJUNCIONES

CONJUNCIONES As conjunções são palavras que unem dois termos de uma mesma oração ou duas orações. Estas orações podem estabelecer uma relação de coordenação, ou seja, uma está relacionada à outra mas não há dependência entre elas, ou estabelecem relação de subordinação, ou seja, uma depende da outra para ter sentido completo. Conjunciones Coordinadas / Coordinantes Copulativas Unem termos [...]

Aula 46 - ADJETIVOS

ADJETIVOS O adjetivo é a palavra que funciona como modificador direto do substantivo, qualificando-o. Concorda sempre com o substantivo que acompanha, sofrendo, assim, variação de gênero, número e grau. Gastronomia lembra boa mesa Que lembra cozinha espanhola. A Paella, um prato típico tem uma curiosidade na origem do seu nome. Aos domingos os espanhóis costumavam [...]

Aula 47 - Ética e Metodologia Científica es

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 48 - Projeto de Pesquisa es

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 49 - Fundamentação Teórica es

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 50 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos es

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 51 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações es

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 52 - Outros Elementos de Apoio ao Texto es

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 53 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo es

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 54 - Referências es

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 55 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos es

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 56 - Artigos Científicos e Publicações es

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 57 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa es

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 58 - Elaboração de Currículo e Memorial es

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 59 - Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio es

  Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio     Educação e sociedade – análise introdutória   O homem vive em sociedade e em função dessa relação social desenvolve características específicas, que lhe são peculiares e que possibilitam sua singularidade enquanto espécie. A maturação do ser humano é decorrente de um processo de sociabilidade e pode-se, [...]

Aula 60 – Ética da identidade es

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 61 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização es

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática.estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao significado imediato [...]

Aula 62 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica es

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário   A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto [...]

Aula 63 - Organização Curricular a quem serve a Escola? es

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias   A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no [...]

Aula 64 – Linguagens e suas Representações es

  Linguagens e suas Representações     Plurissignificação das linguagens   Em meados dos anos 1980 iniciou-se uma discussão sobre a necessidade de re- modelação da escola brasileira. Tal discussão culminou na elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – cujas diretrizes fundamentaram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e no Parecer [...]

Aula 65 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão es

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão     Diversidade de Representações Humanas   Tempo, espaço, subjetividade, relações sociais e pensamento/ação   O filósofo contemporâneo Karl Jaspers, num ensaio sobre teoria do conhecimento, apresenta a ideia de que o conhecimento humano da realidade é sempre relativo e provisório, jamais absoluto, como pretendem os dogmáticos. [...]

Aula 66 – Natureza em Transformação es

  Natureza em Transformação     O conhecimento científico: do ver ao generalizar   Da história do conhecimento científico   A ciência experimental, tal qual a conhecemos hoje, é recente e data do século XVII. Para afirmar-se como ciência, travou longa e árdua batalha que significou a substituição da visão de mundo, sustentada e imposta [...]

Aula 67 – Construir Conhecimentos sobre a Natureza es

  Construir Conhecimentos sobre a Natureza     Buscando respostas e investigando conceitos   Gatinho inglês – começou ela, meio tímida, pois não tinha muita certeza se ele iria gostar de ser tratado desse O Gato deu um sorriso ainda mais largo. “Ora vejam só! Parece que ele está gostando muito” – pensou Alice e [...]

Aula 68 – Linguagens e suas Representações II es

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta   O tema deste trabalho – Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta – provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua [...]

Aula 69 – A Linguagem e o Ser

  A Linguagem e o Ser     Caminhos da Linguagem I   Língua Portuguesa   O ensino de Língua Portuguesa na escola deve privilegiar a diversidade linguística, ou seja, ao preparar suas aulas, o professor deve ter em mente que a língua não é homogênea, que ela tem variações tanto na modalidade escrita quanto [...]

Aula 70 – Desenvolvendo Competências

  Desenvolvendo Competências     Avaliação: um exercício de autonomia   A avaliação tem sido sistematicamente usada pela instituição escolar como “medidora” do conhecimento observável do aluno, reproduzindo uma prática seletiva, discriminatória e excludente. Assim, a avaliação reduz-se a aplicar prova, a dar uma nota, a julgar o resultado final de determinada atividade feita pelo [...]

Aula 71 – Corporidade A Dimensão Corporal do Homem

  Corporidade A Dimensão Corporal do Homem     O que é Dignidade da pessoa humana   Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos.   A [...]

Aula 72 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão II

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II   A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo   Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 73 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares   A questão metodológica I   Entendendo a escola como instância de transmissão de conhecimento sistematizado a ser compreendido, contextualizado, analisado, criticado e reelaborado e, também, como espaço de produção e criação de conhecimento, é necessário trazer para o universo escolar a discussão acerca [...]

Aula 74 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II   Projeto temático – a cidade   Propor o projeto temático como estratégia metodológica traz de forma implícita a preocupação de criar alternativas que viabilizem a interdisciplinaridade e a contextualização. Apresentar um tema que articule o conhecimento [...]

Aula 75 – Avaliação - Processo Dialético de Superação

  Avaliação - Processo Dialético de Superação     Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPíTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará [...]

Aula 76 – Natureza em Transformação II

  Natureza em Transformação II     Possibilidade de Construção e Representação das Ciências   O conhecimento matemático   Toda reflexão sobre metodologia de ensino deve ter como princípio a clareza de objetivos. Entre os objetivos educacionais, a formação do cidadão é sempre lembrada e, muitas vezes, resposta pronta à indagação sobre nossa pretensão enquanto [...]

Aula 77 – Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram

  Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram     A Questão Metodológica   Da prática atual   Um olhar sobre a prática metodológica das disciplinas de Biologia, Física e Química, corrente nas escolas atuais, nos leva à análise de alguns pressupostos implícitos na escolha dos conteúdos, no tratamento dado a estes, nas [...]

Aula 78 – Avaliação Ação para a Cidadania

  Avaliação Ação para a Cidadania     Vamos por aí   Sá e Guarabira Quando a manhã chegar Eu vou-me embora amor Porque é preciso conhecer melhor o mundo Talvez de tarde então Você já tenha me esquecido, não importa Vale o que ficou Dentro de mim ficaram todos esses dias Que nós passamos [...]

Aula 79 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 80 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 81 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 82 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 83 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 84 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 85 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 86 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 87 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 88 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 89 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 90 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 91 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 92 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 93 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 94 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 95 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 96 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 97 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 98 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 99 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 100 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 101 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 102 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 103 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 104 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o [...]

Aula 105 - Refletindo o Cotidiano Escolar

  Refletindo o Cotidiano Escolar     Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica [...]

Aula 106 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas     A educação centrada na pessoa – uma contribuição de Carl Rogers   A abordagem rogeriana em educação surgiu originalmente do campo da psicoterapia e aconselhamento. Dessa maneira, o ensino centrado na pessoa constitui o domínio particular desta abordagem. Isso significa [...]

Aula 107 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula       [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud   Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 108 - Diferentes Enfoques para Compreender o Processo de Ensino na Escola

  Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem.   Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, comunicar [...]

Aula 109 - Os Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades   Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades.   [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, [...]

Aula 110 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais     Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que [...]

Aula 111 - Contribuições da Psicologia do Currículo

Contribuições da Psicologia ao currículo   O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das decisões que vamos tomando e, [...]

Aula 112 - Novas Possibilidades na Busca da Constituição do Conhecimento

Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento     O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o [...]

Aula 113 - Os Conteúdos do Ensino

Os conteúdos do ensino – o que são?     A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos.   [...]

Aula 114 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

A função dos conteúdos do ensino no currículo     Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar [...]

Aula 115 - Diversidade e o Currículo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 116 - A Elaboração do Projeto Pedagógico na Escola

A elaboração do projeto pedagógico na escola     Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com os conteúdos de matérias escolares, [...]

Aula 117 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva     Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 118 - As Contribuições dos PCNS na Elaboração do Projeto Politico Pedagógico

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na elaboração do projeto político-pedagógico     Atualmente, não há como negar que o mundo vem passando por mudanças radicais em todos os campos e que, nos últimos tempos, surgiram avanços que não eram imagináveis até poucas décadas. Essas mudanças fazem com que surjam novas necessidades sociais.   [...]

Aula 119 - A Interdisciplinaridade das Áreas do Conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento     As disciplinas escolares e a organização dos saberes    O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um [...]

Aula 120 - A Interação Professor Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem       A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como:   local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta [...]

Aula 121 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

  Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem     O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores.   Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou [...]

Aula 122 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 123 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas [...]

Aula 124 - Entendendo a Adaptação Escolar

  Entendendo a adaptação escolar     Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully     Almejar uma escola melhor para todos implica mudança. [...]

Aula 125 - Adaptações Curriculares como Operacionalizá-las

  Adaptações Curriculares – como Operacionalizá-las?     Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.     Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair do papel para [...]

Aula 126 - Avaliação - Concepções Teóricas

  Avaliação – Concepções Teóricas     [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos     Você sabia [...]

Aula 127 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada     A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll   Na aula anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo [...]

Aula 128 - Pais, Professores e Alunos

  Pais, Professores e Alunos – Parceiros no Processo Inclusivo     Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz [...]

Aula 129 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 130 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 131 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 132 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 133 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 134 - Planejamento

  Planejamento I   Planejamento x Plano: Conceitos e Abordagens   O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o [...]

Aula 135 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 136 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 137 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 138 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 139 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 140 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 141 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 142 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 143 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 144 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I     Esta parte dos estudos trata dos aspectos conceituais e históricos relacionados aos surdos e à surdez, sendo com- posto de três partes: a primeira está subdividida em terminologias da área da surdez e educação de surdos    e mitos sobre [...]

Aula 145 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II     Concepções sobre os surdos e a surdez: o modelo clínico-terapêutico e o socioantropológico   A seção anterior teve a intenção de iniciar uma reflexão sobre nossos pontos de vista acerca dos surdos, tomando as terminologias, ou nossa forma de [...]

Aula 146 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III     Aspectos históricos da educação dos surdos   Nesta aula, retomaremos os diversos momentos históricos que marcaram o processo educacional dos surdos, as concepções que as motivaram e as políticas linguísticas criadas ao longo do tempo.   Para iniciar, vamos [...]

Aula 147 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I     O reconhecimento de que a experiência visual é a principal forma de produção e apropriação de conhecimento pelos surdos traz mudanças positivas de concepções relacionadas ao reconhecimento da língua de sinais como o produto cultural mais representativo das comunidades [...]

Aula 148 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II     Libras na Legislação   Como já vimos anteriormente, a década de 1990 passou a ser a era dos direitos de grupos vulneráveis, como dos surdos e de pessoas com deficiências, em razão do movimento mundial pela educação inclusiva.   [...]

Aula 149 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III     Educação Bilíngue para Surdos   Sabemos que as crianças surdas têm direito à aquisição da Língua Brasileira de Sinais como língua materna desde a educação infantil, além de aprender a ler e escrever em língua portuguesa, como segunda língua. [...]

Aula 150 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I     O primeiro passo na direção do aprendizado de uma língua de sinais é conhecer as regras da comunicação visual, essenciais na interação com pessoas surdas. Como vimos anteriormente, a experiência visual constitui as formas de expressão e compreensão do mundo pelas pessoas surdas [...]

Aula 151 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II     Alfabeto manual como recurso expressivo em Libras     Um dos mais importantes recursos da comunicação visual é o alfabeto manual ou alfabeto datilológico. É importante verificar atentamente os detalhes na configuração de mão de cada uma das letras do alfabeto, pois algumas [...]

Aula 152 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III     Numerais cardinais, ordinais e quantidades     As formas de representação dos números em Libras constituem um tema aparentemente simples, mas muito importante. Vamos aprender a representação dos numerais cardinais e ordinais, de 0 a 10, além das quantidades, que apresentam diferenças na [...]

Aula 153 - A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte I

  A comunicação visual e a Libras como língua natural     A linguagem verbal é utilizada pelos seres humanos organizados em comunidades de fala ou grupos sociais; é um complexo sistema de comunicação simbólica, que origina os diferentes idiomas falados no mundo, transmitidos de geração para geração. Por meio das línguas humanas, a transmissão [...]

Aula 154 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte II

  A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte II     Nome visual em Libras     Um fato muito importante para a comunidade surda será agora apresentado: o batismo visual, que corresponde ao momento em que uma pessoa recebe para si um sinal, ou seja, um nome visual em Libras. [...]

Aula 155 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte III

https://youtu.be/Sglmu7pyokU

Aula 156 - Libras no Cotidiano - Parte I

  Libras no cotidiano - Parte I     Libras no cotidiano   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual [...]

Aula 157 - Libras no cotidiano - Parte II

  Libras no cotidiano - Parte II     Estado civil e relações familiares   Para Hintz (2001), seja da maneira que for, ampliada, nuclear, elementar ou completa, a família foi e seguirá sendo família, desde que suas funções de vínculo matrimonial com o objetivo da satisfação sexual e educação dos filhos continue preservada. A [...]

Aula 158 - Libras no Cotidiano - Parte III

  Libras no Cotidiano - Parte III     Falando sobre mim   Saber descrever a si próprio ou às demais pessoas é fundamental e costuma fazer parte do aprendizado de uma nova língua. Nesta seção, serão apresentados alguns sinais utilizados para descrever características como aparência física, data de nascimento e signo, como forma de [...]

Aula 159 - Libras no Cotidiano - Parte IV

  Libras no Cotidiano - Parte IV     Casa   O direito à moradia é fundamental e está garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); portanto, todas as pessoas devem ou deveriam ter um lar. Em Libras, os conceitos de habitação, moradia e lar, assim como o verbo morar são enunciados pelo mesmo [...]

Aula 160 - Libras no Cotidiano - Parte V

  Libras no cotidiano - Parte V     Alimentação   A alimentação marca presença em nossos lares desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. Iniciamos esta seção com uma pergunta simples: qual é o seu prato predileto?   Muitos de nós podemos responder a essa questão sinalizando um [...]

Aula 161 - Fazendo Contato - Parte I

  Fazendo Contato - Parte I     São muito variadas as sensações que nos tomam quando iniciamos o aprendizado de uma língua adicional, distinta da língua materna; entre elas estão o total estranhamento diante de um novo vocabulário e de regras gramaticais muito diferentes e os primeiros contatos reais com os falantes. Em alguns [...]

Aula 162 - Fazendo Contato - Parte II

  Fazendo Contato - Parte II     Estados do tempo   Todos nós já estivemos em situações que exigem traçar comentários a respeito do clima, o qual é geralmente um bom motivo para iniciar uma conversa quando não se tem assunto específico ou quando em contato com desconhecidos, em um ponto de ônibus, em [...]

Aula 163 - Fazendo Contato - Parte III

  Fazendo Contato - Parte III     A iconicidade na Libras   Nesta seção trataremos da importância da iconicidade na sinalização, de modo a evidenciar a semelhança entre a forma dos sinais e os referentes descritos. Em razão da iconicidade, muito presente no sistema linguístico das línguas de sinais, multiplicam-se as crenças de que [...]

Aula 164 - Calendário e Datas Festivas - Parte I

  Calendário e Datas Festivas - Parte I     Calendário e datas festivas   Neste capítulo trataremos de temas que envolvem vocabulário e expressões cotidianas relacionadas a noções temporais e espaciais em Libras, com destaque às datas comemorativas.   Como sabemos, a Libras é uma língua de modalidade visual-espacial, o que significa dizer que [...]

Aula 165 - Calendário e Datas Festivas - Parte II

  Calendário e Datas Festivas - Parte II     Datas Festivas     A comemoração das datas festivas faz parte da cultura de um país. Vamos conhecer agora os sinais das mais importantes datas em cada um dos meses que aprendemos na seção anterior. Além disso, vamos aprender sinais de expressões e elementos relacionados [...]

Aula 166 - Profissões e Celebridades - Parte I

  Profissões e Celebridades - Parte I     Profissões e celebridades     Como observamos nos estudos da Libras até aqui, o principal desafio para o aprendizado dessa língua diz respeito à diferença de modalidade em relação à língua portuguesa, pois, enquanto nesta a organização está baseada em um sistema oral-auditivo, em que fonemas [...]

Aula 167 - Profissões e Celebridades - Parte II

  Profissões e Celebridades - Parte II     Personalidades e Celebridades     Como já conhecemos algumas profissões, nesta seção aprenderemos os sinais correspondentes a personalidades de destaque em suas áreas de atuação. Eles referem-se a pessoas que trouxeram contribuições ao mundo contemporâneo e que, por serem grandes ícones, receberam da comunidade surda um [...]

Aula 168 - Um passeio pelo Mundo

  Um passeio pelo Mundo     Neste capítulo, vamos ampliar nossos horizontes e realizar um passeio pelo mundo, conhecendo sinais que fazem referência a outras nações e culturas.   O desafio de aprender uma nova língua envolve também a necessidade de conhecer aspectos culturais dos falantes dessa língua, não apenas seu idioma. Como já [...]

Aula 169 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte I

  Regiões do Brasil e aspectos culturais - Parte I   Regiões do Brasil e aspectos culturais   No último capítulo desta obra, realizamos uma incursão pelo Brasil, conhecendo suas regiões e alguns aspectos culturais relacionados a elas. Pela dimensão continental que nosso país possui, a diversidade de tradições e costumes apresenta-se como elemento marcante [...]

Aula 170 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II     Região Nordeste     A região Nordeste é formada por nove estados. Veja como eles são sinalizados, bem como ficam suas respectivas capitais:     O Nordeste tem muitos contrastes geográficos, pois apresenta vários tipos de vegetação, como a Mata Atlântica – próxima [...]

Aula 171 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III     Região Centro-Oeste     Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm como sinal uma referência à cultura indígena, que remete aos ornamentos utilizados pelos índios na cabeça. Os sinais são similares, com a diferença da inclusão da letra “S” [...]

Aula 172 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV      Região Sudeste     Dos quatro estados e capitais da região Sudeste, não há mudança na forma de sinalização de estado e capital para São Paulo e Rio de Janeiro:     Minas Gerais recebe esse nome devido às pedras e aos metais [...]

Aula 173 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V     Região Sul     Vamos concluir nossa viagem pelo Brasil apresentando os três estados e capitais da região Sul:     Curitiba é reconhecida nacionalmente por ser uma cidade com belos parques e praças, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O profissional de Letras – Espanhol conta com conhecimentos contextuais, culturais e metalinguísticos da língua.


Público alvo:

Este curso destina-se a graduados que buscam lecionar aulas de Português e Espanhol


Nível de dificuldade:

Regular