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Licenciatura em Pedagogia

 

Licenciatura em Pedagogia

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Segunda Licenciatura em Pedagogia ou Complementação em Pedagógica em Pedagogia.

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio

  Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio     Educação e sociedade – análise introdutória O homem vive em sociedade e em função dessa relação social desenvolve características específicas, que lhe são peculiares e que possibilitam sua singularidade enquanto espécie. A maturação do ser humano é decorrente de um processo de sociabilidade e pode-se, por [...]

Aula 02 – Ética da identidade

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 03 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática. O estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao [...]

Aula 04 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário   A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto [...]

Aula 05 - Organização Curricular a quem serve a Escola?

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no mundo [...]

Aula 06 – Linguagens e suas Representações

  Linguagens e suas Representações     Plurissignificação das linguagens Em meados dos anos 1980 iniciou-se uma discussão sobre a necessidade de remodelação da escola brasileira. Tal discussão culminou na elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – cujas diretrizes fundamentaram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e no Parecer do Conselho [...]

Aula 07 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão     Diversidade de Representações Humanas   Tempo, espaço, subjetividade, relações sociais e pensamento/ação O filósofo contemporâneo Karl Jaspers, num ensaio sobre teoria do conhecimento, apresenta a ideia de que o conhecimento humano da realidade é sempre relativo e provisório, jamais absoluto, como pretendem os dogmáticos. Jaspers [...]

Aula 08 – Natureza em Transformação

  Natureza em Transformação     O conhecimento científico: do ver ao generalizar   Da história do conhecimento científico A ciência experimental, tal qual a conhecemos hoje, é recente e data do século XVII. Para afirmar-se como ciência, travou longa e árdua batalha que significou a substituição da visão de mundo, sustentada e imposta pela [...]

Aula 09 – Construir Conhecimentos sobre a Natureza

  Construir Conhecimentos sobre a Natureza     Buscando respostas e investigando conceitos   Gatinho inglês – começou ela, meio tímida, pois não tinha muita certeza se ele iria gostar de ser tratado desse O Gato deu um sorriso ainda mais largo. “Ora vejam só! Parece que ele está gostando muito” – pensou Alice e [...]

Aula 10 – Linguagens e suas Representações II

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta O tema deste trabalho – Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta – provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua estruturação, [...]

Aula 11 – A Linguagem e o Ser

  A Linguagem e o Ser     Caminhos da Linguagem I   Língua Portuguesa O ensino de Língua Portuguesa na escola deve privilegiar a diversidade linguística, ou seja, ao preparar suas aulas, o professor deve ter em mente que a língua não é homogênea, que ela tem variações tanto na modalidade escrita quanto na [...]

Aula 12 – Desenvolvendo Competências

Desenvolvendo Competências   A área de Códigos e Linguagens, coerente com o princípio da diversidade, agrupa disciplinas que trabalham as diferentes manifestações da linguagem: Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Educação Artística, Educação Física e Conhecimentos de Informática.    Atente para as linguagens abaixo: O poema Mario Quintana Um poema como um gole d’água [...]

Aula 13 – Corporidade A Dimensão Corporal do Homem

  Corporidade A Dimensão Corporal do Homem     O que é Dignidade da pessoa humana Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos.   A dignidade [...]

Aula 14 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão II

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II   A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo   Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 15 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares   A questão metodológica I   Entendendo a escola como instância de transmissão de conhecimento sistematizado a ser compreendido, contextualizado, analisado, criticado e reelaborado e, também, como espaço de produção e criação de conhecimento, é necessário trazer para o universo escolar a discussão acerca [...]

Aula 16 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II   Avaliação – processo dialético de superação   Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPÍTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, [...]

Aula 17 – Avaliação - Processo Dialético de Superação

  Avaliação - Processo Dialético de Superação Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) - Capítulo II - Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará os [...]

Aula 18 – Natureza em Transformação II

  Ciências da Natureza: onde as diferentes abordagens se encontram   A questão metodológica Da prática atual Um olhar sobre a prática metodológica das disciplinas de Biologia, Física e Química, corrente nas escolas atuais, nos leva à análise de alguns pressupostos implícitos na escolha dos conteúdos, no tratamento dado a estes, nas estratégias utilizadas e [...]

Aula 19 – Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram

  Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram     A Questão Metodológica II   Projeto temático – a cidade A forma de uma cidade muda mais depressa, lamentavelmente, que o coração de um mortal.                                     [...]

Aula 20 – Avaliação Ação para a Cidadania

  Avaliação Ação para a Cidadania   Das Considerações As diferentes concepções de ciência mostrando que a concepção científica adotada não existiu sempre. Houve um momento em nossa história que assumimos essa concepção para o conhecimento e, ao adotá-la, definimos nele nossa visão de homem e de mundo. Na época acreditávamos que a nova concepção [...]

Aula 21 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 22 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os aspectos [...]

Aula 23 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 24 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 25 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 26 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 27 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 28 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II a

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 29 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 30 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 31 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 32 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 33 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 34 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 35 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 36 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 37 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 38 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 39 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 40 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 41 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 42 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 43 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 44 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 45 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 46 - O Trabalho e o Compromisso da Educação

  O Trabalho e o Compromisso da Educação     A gestão da Educação e a função social da escola são os temas mais frequentes no debate contemporâneo sobre Educação. Mas, por que se tornou cada vez maior a importância da gestão da Educação e da escola na atualidade?   A Educação é um processo [...]

Aula 47 - As Mudanças no Mundo do Trabalho, a Gestão Democrática da Educação e a Função Social da Escola

  As Mudanças no Mundo do Trabalho, a Gestão Democrática da Educação e a Função Social da Escola     As profundas modificações que têm ocorrido no mundo do trabalho trazem novos desafios à Educação e sua gestão. São mudanças que se operam no plano socioeconômico, ético-político, cultural e educacional. Para muitos trata-se de uma [...]

Aula 48 - A Gestão da Educação como Realidade Política - Política Educacional e a Formação para a Cidadania

  A Gestão da Educação como Realidade Política - Política Educacional e a Formação para a Cidadania     A escola, enquanto organização, tem sido considerada, nos últimos anos, objeto especial de atenção em todo mundo, não apenas pelos estudiosos da área de organização e administração escolar, mas principalmente pelos “formuladores” das políticas educacionais.   [...]

Aula 49 – Políticas Públicas e Projeto Pedagógico

  Políticas Públicas e Projeto Pedagógico     Se foi definido que gestão da Educação é a tomada de decisões conscientes sobre o que fazer a partir de objetivos definidos, necessário se faz entender que toda a tomada de decisões é um pensar e um ato político, porque implica em escolhas que se faz entre [...]

Aula 50 – Gestão da Educação e as Políticas de Formação de Profissionais da Educação

  Gestão da Educação e as Políticas de Formação de Profissionais da Educação     A Gestão da Educação e a formação de profissionais da Educação necessitam ser examinadas no contexto da reforma educacional no Brasil, assim como a formação do administrador da Educação no curso de Pedagogia, face às mudanças que ocorrem no campo [...]

Aula 51 - A Administração da Escola

  A Administração da Escola     O que vem a ser administrar uma escola?   Quem já não se perguntou? Quem, entre os educadores, já não se viu apostando nas possibilidades de uma renovação nos métodos de gestão escolar que compensassem as falhas do sistema educacional, confrontassem as políticas governamentais e “salvassem” a escola, [...]

Aula 52 - Projeto Pedagógico - A Autonomia Coletivamente Construída na Escola

  Projeto Pedagógico - A Autonomia Coletivamente Construída na Escola     A gestão da Educação enquanto “tomada de decisões” se realiza a cada momento da vida escolar, quer planejando, construindo o Projeto Político Pedagógico (PPP), quer avaliando a realidade educacional que subsidiará essa construção. Os projetos pedagógicos ganham sua significação na articulação com um [...]

Aula 53 - Participação e Gestão Democrática Escolar

  Participação e Gestão Democrática Escolar: Conceitos, Potencialidades e Possibilidades     O termo participação (do latim participationis) significa fazer parte de, tomar parte em, fazer saber, informar, anunciar (CUNHA, 1994, p. 584). É fazer parte de uma ação, portanto, agindo em uma ação que é coletiva. Significa ação conjunta de “um fazer” que também [...]

Aula 54 - Modalidades de Participação da Comunidade Escolar

  Modalidades de Participação da Comunidade Escolar     A questão da participação, em especial a partir de 1968, está permanentemente presente na discussão a respeito das formas de administrar. Essa mudança significou uma revisão dos pressupostos teóricos do taylorismo e a sua substituição, mesmo que muito lentamente, por valores contemporâneos como flexibilidade, tolerância com [...]

Aula 55 - Planejamento e Avaliação Educacional na Contemporaneidade

  Planejamento e Avaliação Educacional na Contemporaneidade     A conjuntura pela qual atravessa a instituição escolar no atual estágio da globalização, quando a “sociedade mundializada” sofre transformações pro- fundas em todos os âmbitos e dimensões, com todas as “penúrias” docentes e discentes, exige repensar sobre o que se pode e deve fazer na escola, [...]

Aula 56 - Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 57 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 58 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 59 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 60 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 61 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 62 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 63 - Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 64 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 65 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 66 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 67 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 68 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I     Esta parte dos estudos trata dos aspectos conceituais e históricos relacionados aos surdos e à surdez, sendo com- posto de três partes: a primeira está subdividida em terminologias da área da surdez e educação de surdos    e mitos sobre [...]

Aula 69 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II     Concepções sobre os surdos e a surdez: o modelo clínico-terapêutico e o socioantropológico   A seção anterior teve a intenção de iniciar uma reflexão sobre nossos pontos de vista acerca dos surdos, tomando as terminologias, ou nossa forma de [...]

Aula 70 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III     Aspectos históricos da educação dos surdos   Nesta aula, retomaremos os diversos momentos históricos que marcaram o processo educacional dos surdos, as concepções que as motivaram e as políticas linguísticas criadas ao longo do tempo.   Para iniciar, vamos [...]

Aula 71 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I     O reconhecimento de que a experiência visual é a principal forma de produção e apropriação de conhecimento pelos surdos traz mudanças positivas de concepções relacionadas ao reconhecimento da língua de sinais como o produto cultural mais representativo das comunidades [...]

Aula 72 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II     Libras na Legislação   Como já vimos anteriormente, a década de 1990 passou a ser a era dos direitos de grupos vulneráveis, como dos surdos e de pessoas com deficiências, em razão do movimento mundial pela educação inclusiva.   [...]

Aula 73 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III     Educação Bilíngue para Surdos   Sabemos que as crianças surdas têm direito à aquisição da Língua Brasileira de Sinais como língua materna desde a educação infantil, além de aprender a ler e escrever em língua portuguesa, como segunda língua. [...]

Aula 74 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I     O primeiro passo na direção do aprendizado de uma língua de sinais é conhecer as regras da comunicação visual, essenciais na interação com pessoas surdas. Como vimos anteriormente, a experiência visual constitui as formas de expressão e compreensão do mundo pelas pessoas surdas [...]

Aula 75 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II     Alfabeto manual como recurso expressivo em Libras     Um dos mais importantes recursos da comunicação visual é o alfabeto manual ou alfabeto datilológico. É importante verificar atentamente os detalhes na configuração de mão de cada uma das letras do alfabeto, pois algumas [...]

Aula 76 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III     Numerais cardinais, ordinais e quantidades     As formas de representação dos números em Libras constituem um tema aparentemente simples, mas muito importante. Vamos aprender a representação dos numerais cardinais e ordinais, de 0 a 10, além das quantidades, que apresentam diferenças na [...]

Aula 77 - A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte I

  A comunicação visual e a Libras como língua natural     A linguagem verbal é utilizada pelos seres humanos organizados em comunidades de fala ou grupos sociais; é um complexo sistema de comunicação simbólica, que origina os diferentes idiomas falados no mundo, transmitidos de geração para geração. Por meio das línguas humanas, a transmissão [...]

Aula 78 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte II

  A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte II     Nome visual em Libras     Um fato muito importante para a comunidade surda será agora apresentado: o batismo visual, que corresponde ao momento em que uma pessoa recebe para si um sinal, ou seja, um nome visual em Libras. [...]

Aula 79 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte III

https://youtu.be/Sglmu7pyokU

Aula 80 - Libras no Cotidiano - Parte I

  Libras no cotidiano - Parte I     Libras no cotidiano   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual [...]

Aula 81 - Libras no cotidiano - Parte II

  Libras no cotidiano - Parte II     Estado civil e relações familiares   Para Hintz (2001), seja da maneira que for, ampliada, nuclear, elementar ou completa, a família foi e seguirá sendo família, desde que suas funções de vínculo matrimonial com o objetivo da satisfação sexual e educação dos filhos continue preservada. A [...]

Aula 82 - Libras no Cotidiano - Parte III

  Libras no Cotidiano - Parte III     Falando sobre mim   Saber descrever a si próprio ou às demais pessoas é fundamental e costuma fazer parte do aprendizado de uma nova língua. Nesta seção, serão apresentados alguns sinais utilizados para descrever características como aparência física, data de nascimento e signo, como forma de [...]

Aula 83 - Libras no Cotidiano - Parte IV

  Libras no Cotidiano - Parte IV     Casa   O direito à moradia é fundamental e está garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); portanto, todas as pessoas devem ou deveriam ter um lar. Em Libras, os conceitos de habitação, moradia e lar, assim como o verbo morar são enunciados pelo mesmo [...]

Aula 84 - Libras no Cotidiano - Parte V

  Libras no cotidiano - Parte V     Alimentação   A alimentação marca presença em nossos lares desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. Iniciamos esta seção com uma pergunta simples: qual é o seu prato predileto?   Muitos de nós podemos responder a essa questão sinalizando um [...]

Aula 85 - Fazendo Contato - Parte I

  Fazendo Contato - Parte I     São muito variadas as sensações que nos tomam quando iniciamos o aprendizado de uma língua adicional, distinta da língua materna; entre elas estão o total estranhamento diante de um novo vocabulário e de regras gramaticais muito diferentes e os primeiros contatos reais com os falantes. Em alguns [...]

Aula 86 - Fazendo Contato - Parte II

  Fazendo Contato - Parte II     Estados do tempo   Todos nós já estivemos em situações que exigem traçar comentários a respeito do clima, o qual é geralmente um bom motivo para iniciar uma conversa quando não se tem assunto específico ou quando em contato com desconhecidos, em um ponto de ônibus, em [...]

Aula 87 - Fazendo Contato - Parte III

  Fazendo Contato - Parte III     A iconicidade na Libras   Nesta seção trataremos da importância da iconicidade na sinalização, de modo a evidenciar a semelhança entre a forma dos sinais e os referentes descritos. Em razão da iconicidade, muito presente no sistema linguístico das línguas de sinais, multiplicam-se as crenças de que [...]

Aula 88 - Calendário e Datas Festivas - Parte I

  Calendário e Datas Festivas - Parte I     Calendário e datas festivas   Neste capítulo trataremos de temas que envolvem vocabulário e expressões cotidianas relacionadas a noções temporais e espaciais em Libras, com destaque às datas comemorativas.   Como sabemos, a Libras é uma língua de modalidade visual-espacial, o que significa dizer que [...]

Aula 89 - Calendário e Datas Festivas - Parte II

  Calendário e Datas Festivas - Parte II     Datas Festivas     A comemoração das datas festivas faz parte da cultura de um país. Vamos conhecer agora os sinais das mais importantes datas em cada um dos meses que aprendemos na seção anterior. Além disso, vamos aprender sinais de expressões e elementos relacionados [...]

Aula 90 - Profissões e Celebridades - Parte I

  Profissões e Celebridades - Parte I     Profissões e celebridades     Como observamos nos estudos da Libras até aqui, o principal desafio para o aprendizado dessa língua diz respeito à diferença de modalidade em relação à língua portuguesa, pois, enquanto nesta a organização está baseada em um sistema oral-auditivo, em que fonemas [...]

Aula 91 - Profissões e Celebridades - Parte II

  Profissões e Celebridades - Parte II     Personalidades e Celebridades     Como já conhecemos algumas profissões, nesta seção aprenderemos os sinais correspondentes a personalidades de destaque em suas áreas de atuação. Eles referem-se a pessoas que trouxeram contribuições ao mundo contemporâneo e que, por serem grandes ícones, receberam da comunidade surda um [...]

Aula 92 - Um passeio pelo Mundo

  Um passeio pelo Mundo     Neste capítulo, vamos ampliar nossos horizontes e realizar um passeio pelo mundo, conhecendo sinais que fazem referência a outras nações e culturas.   O desafio de aprender uma nova língua envolve também a necessidade de conhecer aspectos culturais dos falantes dessa língua, não apenas seu idioma. Como já [...]

Aula 93 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte I

  Regiões do Brasil e aspectos culturais - Parte I   Regiões do Brasil e aspectos culturais   No último capítulo desta obra, realizamos uma incursão pelo Brasil, conhecendo suas regiões e alguns aspectos culturais relacionados a elas. Pela dimensão continental que nosso país possui, a diversidade de tradições e costumes apresenta-se como elemento marcante [...]

Aula 94 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II     Região Nordeste     A região Nordeste é formada por nove estados. Veja como eles são sinalizados, bem como ficam suas respectivas capitais:     O Nordeste tem muitos contrastes geográficos, pois apresenta vários tipos de vegetação, como a Mata Atlântica – próxima [...]

Aula 95 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III     Região Centro-Oeste     Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm como sinal uma referência à cultura indígena, que remete aos ornamentos utilizados pelos índios na cabeça. Os sinais são similares, com a diferença da inclusão da letra “S” [...]

Aula 96 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV      Região Sudeste     Dos quatro estados e capitais da região Sudeste, não há mudança na forma de sinalização de estado e capital para São Paulo e Rio de Janeiro:     Minas Gerais recebe esse nome devido às pedras e aos metais [...]

Aula 97 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V     Região Sul     Vamos concluir nossa viagem pelo Brasil apresentando os três estados e capitais da região Sul:     Curitiba é reconhecida nacionalmente por ser uma cidade com belos parques e praças, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. [...]

Aula 98 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o [...]

Aula 99 - Refletindo o Cotidiano Escolar

  Refletindo o Cotidiano Escolar     Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica [...]

Aula 100 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas     A educação centrada na pessoa – uma contribuição de Carl Rogers   A abordagem rogeriana em educação surgiu originalmente do campo da psicoterapia e aconselhamento. Dessa maneira, o ensino centrado na pessoa constitui o domínio particular desta abordagem. Isso significa [...]

Aula 101 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula       [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud   Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 102 - Diferentes Enfoques para Compreender o Processo de Ensino na Escola

  Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem.   Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, comunicar [...]

Aula 103 - Os Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades   Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades.   [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, [...]

Aula 104 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais     Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que [...]

Aula 105 - Contribuições da Psicologia do Currículo

Contribuições da Psicologia ao currículo   O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das decisões que vamos tomando e, [...]

Aula 106 - Novas Possibilidades na Busca da Constituição do Conhecimento

Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento     O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o [...]

Aula 107 - Os Conteúdos do Ensino

Os conteúdos do ensino – o que são?     A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos.   [...]

Aula 108 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo aa

A função dos conteúdos do ensino no currículo     Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar [...]

Aula 109 - Diversidade e o Currículo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 110 - A Elaboração do Projeto Pedagógico na Escola

A elaboração do projeto pedagógico na escola   Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com os conteúdos de matérias escolares, mas [...]

Aula 111 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva     Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 112 - As Contribuições dos PCNS na Elaboração do Projeto Politico Pedagógico

  As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na elaboração do projeto político-pedagógico     Atualmente, não há como negar que o mundo vem passando por mudanças radicais em todos os campos e que, nos últimos tempos, surgiram avanços que não eram imagináveis até poucas décadas. Essas mudanças fazem com que surjam novas necessidades sociais. [...]

Aula 113 - A Interdisciplinaridade das Áreas do Conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento     As disciplinas escolares e a organização dos saberes  O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um objetivo [...]

Aula 114 - A Interação Professor Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem       A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como:   local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta [...]

Aula 115 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

  Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem     O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores.   Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou [...]

Aula 116 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 117 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas [...]

Aula 118 - Entendendo a Adaptação Escolar

  Entendendo a adaptação escolar     Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully     Almejar uma escola melhor para todos implica mudança. [...]

Aula 119 - Adaptações Curriculares como Operacionalizá-las

  Adaptações Curriculares – como Operacionalizá-las?     Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.     Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair do papel para [...]

Aula 120 - Avaliação - Concepções Teóricas

  Avaliação – Concepções Teóricas     [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos     Você sabia [...]

Aula 121 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada     A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll   Na aula anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo [...]

Aula 122 - Pais, Professores e Alunos

  Pais, Professores e Alunos – Parceiros no Processo Inclusivo     Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz [...]

Aula 123 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 124 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 125 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 126 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 127 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 128 - Planejamento

  Planejamento I   Planejamento x Plano: Conceitos e Abordagens   O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o [...]

Aula 129 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 130 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 131 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 132 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 133 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 134 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 135- Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 136 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 137 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 138 - O processo histórico do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita

O processo histórico do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita Vamos iniciar nossa disciplina refletindo sobre o desenvolvimento histórico do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, apontando-o como prática pedagógica essencial da escola moderna. Essa reflexão toma como marco inicial a organização do trabalho pedagógico proposto por Comenius, que [...]

Aula 139 - Alfabetização ou Letramento

  Alfabetização ou Letramento   A contribuição de Comenius, com o objetivo de expandir a instrução pública para as massas populares, inaugurou o caminho da produção do método do ensino eficiente da leitura para crianças em idade escolar. Transcorridos tantos séculos, podemos observar que o interesse pelo ensino da leitura e da escrita, a ser [...]

Aula 140 - Textualidade, código e meios de produção da escrita

  Textualidade, código e meios de produção da escrita    Conceber a escrita em uma perspectiva social implica, como vimos, entendê-la como produção humana e compreender a forma que ela assume sob determinada organização social e quais funções cumpre. Por esta razão, o ensino da língua escrita – nem mesmo no período inicial de sua [...]

Aula 141 - As Quatro Práticas da Alfabetização

  As quatro práticas da alfabetização Afirmar que o processo de alfabetização centrado no trabalho conjunto com o texto e o estudo do código implica a compreensão de alguns pressupostos relativos ao ensino da língua escrita, em razão de que estes princípios norteiam as quatro práticas pedagógicas da alfabetização, a saber: leitura e interpretação; produção [...]

Aula 142 - Leitura e Interpretação

  Leitura e interpretação   A proposta de alfabetização pressupõe o desenvolvimento da prática de leitura como forma de produção de sentido, por meio da interação do leitor ativo com o texto. Ler, portanto, é dialogar com o texto, estabelecendo interlocução significativa, ou seja, não apenas decodificação de letras. As crianças pequenas, que ainda não [...]

Aula 143 - Produção de textos

A prática da produção de textos A prática pedagógica da produção de textos como articuladora do processo de alfabetização tem implicações metodológicas importantes. Por essa razão seu fundamento necessita ser bem compreendido a fim de que possa ser efetivamente uma proveitosa opção do professor. Conforme a proposta de Klein (2003, p. 31): o texto – [...]

Aula 144 - Produção de Texto Escrito

  Produção do texto escrito   Para que os alunos adquiram competência como escritores, isto é, sejam capazes de escrever com qualidade verbal e correção linguística,      o ensino da língua escrita tem como eixo central, desde o momento inicial da alfabetização, as atividades com o texto. Desse modo, não se pode deixar para propor as [...]

Aula 145 - Análise Linguística

  Prática da análise linguística   Para que a criança desenvolva de forma progressiva sua capacidade  de produzir e interpretar textos, torna-se necessário realizar atividades   de análise linguística, compreendida como atividade de reflexão sobre a própria língua. Trata-se de uma prática fundamental, pois tornar-se letrado significa ter o domínio do emprego da língua na escrita [...]

Aula 146 - Prática da Reescrita do Texto

  Prática de reescrita do texto O trabalho de revisão linguística, no que se refere à gramática e aos demais aspectos discursivos, é norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos das crianças, tornando-se desnecessário e improdutivo o ensino de regras gramaticais fora do contexto de produção escrita dos alunos. A reescrita do [...]

Aula 147 - Procedimentos pedagógicos para sistematização para o domínio do código

  Procedimentos pedagógicos para sistematização do domínio do código Em razão da importância da sistematização do código dentre as práticas da alfabetização, conforme enfatizado anteriormente, é necessário selecionar criteriosamente os procedimentos que objetivam o domínio da codificação/decodificação. Em primeiro lugar, cabe reafirmar que é das tentativas de produção de textos que emergirão as tentativas de [...]

Aula 148 - Reescrita do texto com vistas à sistematização do código

  Reescrita do texto com o objetivo de sistematização do domínio do código Inicialmente, é importante ressaltar que, embora o exemplo a seguir enfoque a reescrita do texto ressaltando aspectos da reflexão sobre o código, trata-se de uma explanação com objetivo didático, pois, como temos enfatizado, o procedimento pedagógico de reescrita do texto comporta a [...]

Aula 149 - Educação de Jovens e Adultos

  Educação de Jovens e Adultos     A alfabetização é crucial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas não é o único objetivo da EJA. Tecnologia, ciências, comunicação, corporeidade, política e linguagens como a corporal, do teatro, da físico-química, da informática, da televisão e do jornal são áreas do conhecimento que também estão [...]

Aula 150 - A EJA e a Educação Popular, uma Conexão Necessária

  A EJA e a Educação Popular, uma Conexão Necessária     Desigualdade social   história do Brasil tem nos revelado, ao longo destes cinco séculos, um verdadeiro massacre das camadas mais pobres da população. A história do povo brasileiro é marcada por lutas e conflitos por melhores condições de vida, melhor distribuição de renda, [...]

Aula 151 - Introdução ao pensamento de Paulo Freire

  Introdução ao pensamento de Paulo Freire   Vida e obra de Paulo Freire: trajetória político-pedagógica Paulo Freire: um pensador da educação brasileira e mundial   Vamos falar sobre a vida e obra do pedagogo Paulo Freire. Muitos alunos já devem ter ouvido falar ou até lido algum texto dele, enquanto outros provavelmente ainda não [...]

Aula 152 - Pontos Fundamentais na Organização de uma Escola para Adultos

  Pontos Fundamentais na Organização de uma Escola para Adultos     Nesta aula, vamos trabalhar pontos fundamentais na organização de uma escola para jovens e adultos, que é diferente de uma escola para crianças.   Gestão do cuidado   Partindo do pressuposto de que o Estado e suas instituições – Ensino e Saúde Públicos, [...]

Aula 153 - Uma Possível Organização de uma Escola para Adultos

  Uma Possível Organização de uma Escola para Adultos     Nesta aula, será abordada uma possível organização estrutural e pedagógico-curricular de uma escola para jovens e adultos, na perspectiva da gestão do cuidado e da cultura do acolhimento. Primeiramente vejamos um exemplo concreto de uma capital brasileira, cuja experiência é parâmetro para outros municípios [...]

Aula 154 - Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos I

  Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos I     A dialogicidade como pressuposto da ação educativa popular crítica   Neste tópico, será vista a importância que o diálogo adquire na educação popular e crítica. A seguir, encontram-se esquematizados os principais pontos  do tema:   Assumir os sujeitos concretos como [...]

Aula 155 - Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos II

  Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos II     Nesta aula serão vistas as dimensões da práxis pedagógica do diálogo pelo viés da Educação Popular. Paulo Freire (2005, p. 91) diz a respeito:   O diálogo é este encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se esgotando, [...]

Aula 156 - O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos I

  O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos I   Refletir sobre o planejamento Pedagógico e sua construção coletiva   Nesta aula será discutido o planejamento pedagógico coletivo, que envolve a participação de alunos, professores, equipe diretora da escola e, se possível, organizações civis da comunidade (associação de moradores, clube de mães etc.). [...]

Aula 157 - O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos II

  O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos II     Construindo o planejamento coletivo: das situações significativas aos temas geradores   Nesta aula, serão estudados o tema gerador e a construção da rede conceitual. O tema gerador tem sua definição dada por Antonio Gouvêa da Silva (2002):   A escolha dos “temas [...]

Aula 158 - Metodologia e Organização do Conhecimento a partir dos Temas Geradores

  Metodologia e Organização do Conhecimento a partir dos Temas Geradores     Construção da programação e preparação das atividades no espaço pedagógico   Nesta aula serão estudadas a metodologia e a preparação das atividades a serem desenvolvidas pelo educador no seu espaço pedagógico.   Perceba que foi usada a expressão “espaço pedagógico”; isso se [...]

Aula 159 - Algumas diferenças e semelhanças entre alfabetizar adultos e crianças

  Algumas diferenças e semelhanças entre alfabetizar adultos e crianças     Nesta aula serão abordadas algumas diferenças e semelhanças que devem ser levadas em consideração quando se trabalha na alfabetização de adultos, que é a primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).   Os estudos sobre psicogênese da língua escrita – que, [...]

Aula 160 - Uma visão geral sobre processos e métodos de alfabetização

  Uma visão geral sobre processos e métodos de alfabetização   Visão panorâmica do desenvolvimento de processos e métodos de alfabetização e suas influências na alfabetização de adultos   Esta aula pretende mostrar a discussão sobre a alfabetização de adultos que Paulo Freire introduziu no pensamento pedagógico brasileiro e mundial. O pedagogo, ao começar seu [...]

Aula 161 - A Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho

  A Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho     Partindo do princípio de que quando se fala em Educação de Jovens e Adultos deve-se falar também das relações de trabalho e de produção, propõe-se que o trabalho seja o princípio educativo desse processo.   É importante salientar que o conceito [...]

Aula 162 - A avaliação na Educação de Jovens e Adultos

  A avaliação na Educação de Jovens e Adultos     O entendimento da avaliação no ensino tradicional e um modelo de avaliação emancipatória para a Educação de Jovens e Adultos   Nesta aula, será discutida a possibilidade de se construir outra ideia e outra prática sobre a avaliação.   Historicamente, a avaliação é caracterizada [...]

Aula 163 - Fundamentos Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos

  Fundamentos Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos     Discutir a importância e a possibilidade de aplicação da área de conhecimento aqui denominada de corporeidade, no Ensino Fundamental de Jovens e Adultos, é uma atitude, no mínimo, desafiadora. Por um lado, pela falta de uma política pública em nível nacional que deixe claro [...]

Aula 164 - O estudo das Ciências Humanas História e Geografia

  O estudo das Ciências Humanas: História e Geografia   Por que estudar História e Geografia na Educação Infantil e nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental? Estudar a História e a Geografia na Educação Infantil e no Ensino Funda- mental resulta em uma grande contribuição social. O ensino da História  e da Geografia pode dar [...]

Aula 165 - História para a Educação Infantil I

História para a Educação Infantil: parte 1     Gisele Thiel Della Cruz Os pais não se contentavam mais em pôr filhos no mundo, em estabelecer apenas alguns deles, desinteressando-se dos outros. A moral da época lhes impunha proporcionar a todos os filhos, e não, apenas ao mais velho – e, no fim do século [...]

Aula 166 - História para a Educação Infantil II

  História para a Educação Infantil: parte 2     Propostas do RCNEI para a Educação Infantil – Tema: Natureza e Sociedade   De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), a educação da criança deve ser trabalhada sob dois âmbitos, isto é, formação pessoal e social e conhecimento de mundo. [...]

Aula 167 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental

  O estudo da História no 1° e 2° ciclos do Ensino Fundamental – Conceitos fundamentais: o fato histórico   O estudo da História: o tempo e o fato histórico Há muito tempo os historiadores rumaram para uma nova concepção acerca da História e da construção da Ciência Histórica. Essa nova abordagem apontava não mais [...]

Aula 168 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental

  O estudo da História no 1° e 2° ciclos do Ensino Fundamental – Conceitos fundamentais: o sujeito histórico     Os conceitos que estamos trabalhando são representações mentais da realidade. Em cada cultura, existe sua representação por meio de um signo. Esses elementos se tornam ideias abstratas independentes da experiência concreta. A aprendizagem de [...]

Aula 169 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental

  O estudo da História no 1° e 2° ciclos do Ensino Fundamental – Conceitos fundamentais: o tempo histórico   Para que se possa pensar a História que é desenvolvida e ensinada/ aprendida em sala de aula, é fundamental que se tenha conhecimento    de que aquilo que se produz no espaço da sala de aula [...]

Aula 170 - A História e as propostas dos Temas Transversais

  A História e as propostas dos Temas Transversais: História e cidadania, eixo de trabalho   Nos últimos anos, tem crescido no meio educacional brasileiro a preocupação em abordar conteúdos escolares a partir de uma perspectiva da cidadania. Sendo assim, as disciplinas deveriam estar voltadas para a formação do indivíduo e de sua relação em [...]

Aula 171 - A seleção de conteúdos e fontes e a importância do conhecimentos histórico

  A seleção de conteúdos e fontes e a importância do conhecimento histórico   Conteúdos para trabalhar com História no 1.° e 2.° ciclos   Os conteúdos propostos pelos  PCN partem da realidade e da História  do cotidiano da  criança,  integrada  aos  contextos  históricos  mais  amplos. É recorrente a preocupação com as problemáticas locais, sem, [...]

Aula 172 - A compreensão do fenômeno tempo

  A compreensão do fenômeno tempo   Introdução ao tema   A compreensão do fenômeno tempo e a construção dessa compreensão é demorada e complexa, e é um dos grandes desafios para as crianças. O tempo, para crianças pequenas, demora muito a passar: de um Natal a outro, ou de um aniversário a outro acontecem [...]

Aula 173 - Observando a Lua

  Observando a Lua   Introdução ao tema   As crianças são grandes observadoras do mundo à sua volta e sobre este vão estabelecendo relações que levam à aprendizagem e à construção do conhecimento. Desde muito cedo, as crianças sentem-se atraídas pela Lua. Sabem que quando está escuro é possível encontrá-la no céu. Seus olhinhos [...]

Aula 174 - Meu pai e minha mãe já forma crianças

  Meu pai e minha mãe já foram crianças?   Introdução ao tema   As crianças pequenas acham muito engraçada a ideia de que o pai e a mãe, um dia, tenham sido crianças, como elas. Porém, ao mesmo tempo, “desconfiam” que se o pai e a mãe um dia foram pequenos e agora são [...]

Aula 175 - A criança tem história

  A criança tem história   Introdução ao tema A partir do momento em que a criança já vem trabalhando de forma mais sistemática com a organização do tempo natural (hora, dia, semana, mês, ano etc.) é possível fazê-la ver o quanto esse tempo pode ser preenchido com a sua própria história. As crianças, em [...]

Aula 176 - A história da criança no contexto social

  A história da criança no contexto social   Introdução ao tema   O exercício da linha da vida leva a criança a ter contato com dois conceitos importantes para a ciência histórica: primeiro, todas as pessoas têm uma história que pode ser contada; e, segundo, para o registro da História, é fundamental o manuseio [...]

Aula 177 - A diversidade cultural

  A diversidade cultural   Introdução ao tema   É importante extrapolar os limites da ideia de que todas as relações partem da própria criança, como se ela e sua cultura fossem o centro do mundo: muitas outras crianças vivem no mundo e constroem a sua história de formas diferentes, dependendo da cultura e do [...]

Aula 178 - Memória e identidade

  Memória e identidade   Introdução ao tema   A partir da terceira série, as crianças já têm uma noção mais clara e organizada sobre a passagem do tempo: minutos, horas, dias da semana, meses e estações do ano. Enfim, as crianças já conhecem diferentes fenômenos naturais que marcam a passagem do tempo e que [...]

Aula 179 - O nascimento da humanidade

  O nascimento da humanidade   Introdução ao tema   Com os diversos trabalhos oferecidos pela escola, as crianças vão ampliando e compreendendo noções e conceitos sobre a passagem do tempo e o seu registro. Elas também vão sendo levadas a trabalhar com as diferentes culturas de uma forma respeitosa, propondo a eliminação dos preconceitos [...]

Aula 180 - Calendários

  Os calendários   Introdução ao tema   A partir do momento em que os diferentes povos espalhados pelo mundo compreenderam, com as tecnologias de seu tempo, que a passagem do tempo tinha relação com as mudanças observáveis na natureza, principalmente as movimentações realizadas pelo Sol e pela Lua, sentiram necessidade de registrar essa passagem [...]

Aula 181 - Discutindo os fatos históricos

  Discutindo os fatos históricos   Introdução ao tema   Geralmente, nas escolas, estamos acostumados a ver o ensino de História ser realizado como se fosse um grande filme sendo passado para as crianças: os fatos acontecendo em sequência (causa-efeito), alguém vivendo aquele fato sem esboçar reação ou contradição, alguém contando sobre aquele fato (o [...]

Aula 182 - O Conhecimento

  O Conhecimento   Todos nós, independentemente do fato de termos estudado ou não Ciências, temos um considerável acervo de conhecimentos a respeito dos fatos e fenômenos que ocorrem cotidianamente. Como adquirimos esse conhecimento? O que é conhecer?   De modo sucinto, pode-se dizer que conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece [...]

Aula 183 - Ciência: Características, Classificação e Métodos

  Ciência: Características, Classificação e Métodos   O comportamento dos seres humanos diante da natureza é característico. Eles não apenas se esforçam pela manutenção das suas vidas, mas também por entender a natureza, dominar a realidade e agir sobre ela com o objetivo de torná-la mais adequada às suas necessidades.   Esse processo permanente de [...]

Aula 184 - O Currículo

  O Currículo   H á algumas décadas, o tema currículo tem sido alvo de inúmeras reflexões e debates revelando um variado conjunto de ideias e pensamentos acerca da Educação.   É interessante mencionar as divergências com relação ao que se deve entender pelo termo currículo. Muitas são as definições utilizadas para sistematizar o conceito [...]

Aula 185 - Princípios Orientadores do Ensino de Ciências

  Princípios Orientadores do Ensino de Ciências     Pretendemos, neste texto, como o título indica, apresentar orientações que o(a) ajudarão a encontrar respostas para as questões e dúvidas que surgem quando nós, professores, vamos elaborar o planejamento das nossas aulas e, dessa maneira, facilitar a prática docente em Ciências.   Ao nos referirmos à [...]

Aula 186 - Princípios Orientadores do Ensino de Ciências II

  Princípios Orientadores do Ensino de Ciências II     As ideias apresentadas a seguir têm o objetivo de dar continuidade à fundamentação dos pressupostos que embasam os princípios orientadores da metodologia do ensino de Ciências.   Foi Piaget, com  suas pesquisas genéticas,  quem  confirmou cientificamente  as  teses  sobre a origem do conhecimento. Segundo Piaget [...]

Aula 187 - As Concepções Epistemológicas do Professor

  As Concepções Epistemológicas do Professor     Nesta aula, vamos refletir a respeito da influência que as concepções epistemológicas, que buscam explicar como ocorre o conhecimento, exercem sobre a prática docente em sala de aula.   Todos sabemos que o professor “molda” a forma como o currículo da escola é implementado, graças à sua [...]

Aula 188 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais

  Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais     Você, por certo, já ouviu falar nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Esse documento teve a sua versão preliminar publicada em 1996, com o objetivo de elaborar uma referência curricular nacional comum que garantisse a qualidade do ensino público em todo o país.   Um pouco da história [...]

Aula 189 - PCN Ciências Naturais

  PCN Ciências Naturais     Vamos iniciar nossas considerações fazendo uma breve revisão histórica a partir do período da colonização portuguesa.   O cenário educacional do Brasil colonial era dominado pelos padres jesuítas que aqui chegaram em 1549. A prática pedagógica da época servia de instrumento para preservar a cultura de Portugal  e se [...]

Aula 190 - PCN e Temas Transversais

  PCN e Temas Transversais     Os Temas Transversais   O compromisso com a cidadania e a defesa destes princípios sugerem que questões sociais sejam voltadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, tendo em vista a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. [...]

Aula 191 - Recursos para as Aulas de Ciências

  Recursos para as Aulas de Ciências     Como usá-los?   São muitos os recursos que podem ser usados nas aulas de Ciências. Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor que podem, inclusive, ser construídos pelo professor ou pelo aluno.   Veja a seguir alguns exemplos:   microscópio – instrumento [...]

Aula 192 - Estratégias

  Estratégias     Projetos   O projeto é uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulação dos diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e destes com outras áreas do conhecimento e temas transversais.   Estudos de temas polêmicos para a comunidade, que devem envolver gente de fora da comunidade escolar, são [...]

Aula 193 - Avaliação do Livro Didático

  Avaliação do Livro Didático     O livro didático é um dos recursos mais utilizados pelo professor. Em localidades isoladas e escolas menos favorecidas, o livro didático é, juntamente com o quadro-de-giz, um dos únicos recursos didáticos disponíveis em sala de aula. Devido à importância desse instrumento, é essencial que professores saibam como usá-lo, [...]

Aula 194 - Avaliação da Aprendizagem

  Avaliação da Aprendizagem     Introdução   No começo do século XXI, o ensino de Ciências aparece inundado por pesquisas sobre os resultados educacionais e sua forma de avaliação. Muitas dessas pesquisas propõem discussões sobre o que o estudante deveria aprender. Cada proposta difere na forma de obtenção dos resultados, de “como” os estudantes [...]

Aula 195 - Recursos Alternativos de Avaliação

  Recursos Alternativos de Avaliação     Discussão inicial   Brookhart (1993) sugere a análise de diferentes cenários para identificar os critérios de avaliação que permeiam nossa prática pedagógica. Alguns deles foram adaptados para nossa atividade inicial.   Cenários de avaliação   Situação: cada cenário a seguir descreve a decisão que um professor tem que [...]

Aula 196 - Breve Visão Histórica

  Breve Visão Histórica     Para iniciar, é importante lembrar que as concepções de currículo nos vários momentos históricos deram o “tom” às diversas disciplinas que compõem o saber escolar. Vamos, então, a partir das concepções de currículo já conhecidas, identificar se os determinantes apontados por Sacristán (2000) encontram-se presentes no histórico do ensino [...]

Aula 197 - Aprendendo a Questionar o Aluno

  Aprendendo a Questionar o Aluno     Ideias Básicas   Nessa aula, veremos a estória de um menino curioso que vive na Suécia, o nome dele é Kari e ele vai nos ensinar um pouco sobre rochas magnéticas. A professora de Kari chama-se Sari e, para manter-se atenta, atualizada e preparada para ajudar os [...]

Aula 198 - Investigação no Ensino de Ciências

  Investigação no Ensino de Ciências     Ideias básicas   Nesta aula, aprenderemos um pouco sobre a investigação como estratégia de ensino. Veremos o papel do professor, do aluno e do ambiente na investigação, e também faremos atividades referentes ao processo de investigação.   Os objetivos dessa aula são: reconhecer o papel dos professores [...]

Aula 199 - Desenvolvimento de Habilidades Científicas

  Desenvolvimento de Habilidades Científicas     De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Naturais, esse é o objetivo fundamental do ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais. No entanto, mesmo com a definição desse objetivo, você talvez ainda esteja preocupado e fazendo a seguinte pergunta: o que vou ensinar de ciências para [...]

Aula 200 - Ensino por Ciclos

  Ensino por Ciclos     A aprendizagem por ciclos é um dos modelos  mais conhecidos e com maior efetividade para  o ensino de Ciências. Foi originalmente proposta no início dos anos 60 por Atkin e Karplus (1962). O modelo foi usado depois como base para o Estudo para Melhoria de Currículos de Ciências (Science [...]

Aula 201 - Explorando o Pátio da Escola

  Explorando o Pátio da Escola     Nesta aula, faremos duas atividades integradas. A primeira será uma vivência usando os sentidos e aperfeiçoando a observação. A segunda será uma exploração mais detalhada do pátio da escola para podermos estudá-lo.   Estudar a própria escola tem uma série de vantagens para professores e alunos. Primeiramente, [...]

Aula 202 - Visita Dirigida

  Visita Dirigida     Nesta aula, veremos algumas características essenciais para se fazer uma visita dirigida, ou seja, uma visita a um ambiente não-formal, fora da escola, com auxílio de um guia. A atividade sugerida é uma visita ao zoológico para estudar animais da fauna brasileira e animais exóticos.   Em termos escolares, podemos [...]

Aula 203 - Aula de Laboratório

  Aula de Laboratório     Nessa aula, faremos uma atividade de investigação utilizando vários espaços, dentre eles o laboratório de ciências. Nossa proposta é entender o laboratório não somente como um espaço físico formal, mas como uma atitude do professor em utilizar ambientes internos e  externos à sala de aula. Utilizaremos diversos espaços dentro [...]

Aula 204 - Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências

  Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências     Dizem, com muita frequência, que aprender não é brincadeira! Entretanto, isso não significa que jogar, brincar, imaginar, manusear, ousar, gostar... enfim, que diversos atos lúdicos possam ser excluídos do processo ensino-aprendizagem.   Alguém pode garantir que a resolução de um exercício ou a “explicação” de um [...]

Aula 205 - Educação Ambiental e Cidadania

  Educação Ambiental e Cidadania     A percepção do homem como integrante do ecossistema Terra acarreta uma nova visão pedagógica do meio ambiente. Assim, não é mais suficiente educar no meio ambiente nem tampouco fornecer informações sobre o meio e sim, o que se preconiza nessa nova concepção é, sobretudo, educar para o meio. [...]

Aula 206 - Estudando Ecologia

  Estudando Ecologia     Clima sofre com a ação do homem   Você sai de casa com um sol de rachar e volta morrendo de frio. Ao ligar a televisão, fica sabendo que um furacão deixou vários países do Caribe e algumas cidades dos Estados Unidos de pernas para o ar. Os jornais noticiam [...]

Aula 207 - O Planeta em que Vivemos

  O Planeta em que Vivemos     Para começar a conversa!   No que diz respeito ao nosso planeta, a maioria dos alunos das Séries Iniciais tende a imaginar uma estrutura sólida, que não muda e que, enquanto a maioria dos seres vivos sobrevive apenas por alguns anos, o planeta sempre esteve – e [...]

Aula 208 - Terra planeta água

  Terra planeta água     Para começar a conversa!   Você pode estar pensando no porquê de começar a falar de água tomando por base o nosso planeta Terra. De maneira geral, muitos livros abordam a formação dos ambientes em nosso planeta de maneira compartimentada. Didaticamente, pode-se falar que a superfície terrestre está organizada [...]

Aula 209 - Conhecendo melhor as plantas

  Conhecendo melhor as plantas     Para começar a conversa!   Certamente, você já deve ter passeado por bosques ou parques de sua cidade. Nesses locais, frequentemente você pode observar árvores frondosas que fornecem sombra, flores com diferentes cores e formas, gramados verdejantes e uma grande variedade de outros organismos vivos que denominamos plantas. [...]

Aula 210 - Estudando os animais

  Estudando os animais     No século passado, muitas pessoas deixaram de viver no campo e se mudaram para as cidades. Nelas, a paisagem é, em grande parte, feita pelo homem: casas, edifícios, fábricas, portos, aterros, depósitos de lixo e muito mais. Vários bichos se adaptaram a essas mudanças e algumas espécies, hoje, só [...]

Aula 211 - Conhecendo melhor o corpo humano

  Conhecendo melhor o corpo humano     Nossa “viagem” agora está relacionada com a procura pelo reconhecimento do que somos e como funcionamos. Isso mesmo! Vamos estudar o corpo humano, o nosso próprio organismo, local de tantos acontecimentos diferentes ao longo de toda uma vida. Para tanto, experimente se olhar no espelho! O que [...]

Aula 212 - Estudando o clima e o Tempo

  Estudando o clima e o Tempo     Um lindo dia ensolarado, típico de um verão tropical e, de repente ... as nuvens começam a se juntar, o dia começa a parecer “noite” e, então, “desaba” aquela tremenda chuva. Tal qual começou, aproximadamente alguns minutos depois, a chuva para, as nuvens se dispersam e [...]

Aula 213 - Estudando Astronomia

  Estudando Astronomia     Imagine um grupo de crianças observando o céu de uma noite estrelada. Seus pais, por algumas vezes, já devem ter apontado uma constelação conhecida e que lhes foi ensinada por seus avós. Cada vez mais imersos em um mundo urbano, somos muitas vezes ofuscados pelo brilho das luzes da cidade, [...]

Aula 214 - Eletricidade: Um mundo de Recursos Tecnológicos

  Eletricidade: Um mundo de Recursos Tecnológicos     Estamos para começar mais uma aula. Pare! Observe atentamente ao seu redor! Pense na enorme quantidade de recursos que você emprega e que utilizam eletricidade. Levantamos com o barulho do rádio-despertador que toca alto uma música. Acionamos o interruptor da parede e uma lâmpada se acende [...]

Aula 215 - Ciências no Cotidiano

  Ciências no Cotidiano     Ao longo de nossas aulas, já deixamos bem clara a relação que existe entre Ciência e Sociedade. Somos envolvidos no nosso dia-a-dia, das mais diferentes formas, em aspectos que demonstram a interação entre os seres humanos com a Ciência e a Tecnologia. Estamos acostumados a fazer uso de recursos [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa habilitar profissionais para o exercício da docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio (modalidade normal) e em cursos de educação profissional (na área de serviços e apoio escolar).


Público alvo:

Este curso destina-se a graduados que buscam lecionar na Educação Infantil ou Ensino Fundamental I


Nível de dificuldade:

Regular