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Língua Portuguesa e Literatura - Pós Graduação

 

Língua Portuguesa e Literatura - Pós Graduação

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas. Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a escolha [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Metodologias no ensino e aprendizagem de literatura

  Metodologias no ensino e aprendizagem de literatura     O objetivo deste capítulo é apresentar a relevância da escolha de metodologia adequada no ensino e na aprendizagem de literatura.   Breve panorama da história do ensino de literatura no Brasil No Brasil ainda colônia, o ensino esteve sob a responsabilidade da Igreja Católica, mais [...]

Aula 14 - A contextualização como método de abordagem

  A contextualização como método de abordagem     O objetivo deste capítulo é apresentar a contextualização como método de abordagem no ensino de literatura.   A obra literária como produto do momento em que se insere O estudo de uma obra literária deve estabelecer relações com os quadros de referência que contextualizam o momento [...]

Aula 15 - Intertextualidade no texto literário a paráfrase e a estilização

  Intertextualidade no texto literário a paráfrase e a estilização     O objetivo deste capítulo é apresentar a intertextualidade como método de abordagem de literatura através de estudos de paráfrase e de estilização em textos literários.   Breve conceituação de intertextualidade A escolha da intertextualidade literária como método de abordagem no ensino de literatura [...]

Aula 16 - Intertextualidade no texto literário a paródia, a apropriação e o pastiche

  Intertextualidade no texto literário: a paródia, a apropriação e o pastiche     O objetivo deste capítulo é apresentar a intertextualidade como método de abordagem de literatura através de estudos de paródia, de apropriação e de pastiche em textos literários.   Breve conceituação de intertextualidade O vocábulo intertextualidade foi introduzido por Julia Kristeva  em  [...]

Aula 17 - Obras cinematográficas e sua relação com a literatura

  Obras cinematográficas e sua relação com a literatura       Este capítulo tem como objetivo apresentar o diálogo entre obras cinematográficas e literatura como método de abordagem de literatura.   Breves considerações sobre a relação entre obras cinematográficas e obras literárias Obras cinematográficas podem e devem estar presentes na sala de aula de [...]

Aula 18 - A Dramaturgia Televisiva e sua Relação com a Literatura

A dramaturgia televisiva e sua relação com a literatura     O objetivo deste capítulo é apresentar o diálogo entre a dramaturgia televisiva e a literatura como método de abordagem de literatura.   Breves considerações sobre a relação entre dramaturgia televisiva e obras literárias Os estreitos laços entre a teledramaturgia e a literatura remontam ao [...]

Aula 19 - Canções e sua relação com a literatura

Canções e sua relação com a literatura     Apresentar o diálogo entre canções e textos literários como método de abordagem no ensino de literatura.   Breves  considerações sobre canções e sua relação com a literatura O método de abordagem de literatura através de canções implica o trabalho prazeroso que envolve o encontro da música [...]

Aula 20 - Diálogos entre literatura e história

  Diálogos entre a literatura e a História     O objetivo deste capítulo é apresentar o estudo de relações entre o discurso ficcional e o discurso histórico como método de abordagem do ensino de literatura.   Breves considerações sobre o discurso literário e o discurso histórico Ao estudar o romance histórico em sala de [...]

Aula 21 - A periodização o barroco e o neoclassicismo

A periodização: O Barroco e o Neoclassicismo       Breve conceituação de literatura e de história da literatura O estudo da literatura deve ser precedido de uma breve discussão sobre a conceituação do termo literatura para que o professor possa despertar a atenção dos alunos em relação a diferentes nuanças no emprego desse vocábulo. [...]

Aula 22 - A periodização o Romantismo, o Realismo-Naturalismo e o Parnasianismo

  A periodização: O Simbolismo e o Modernismo       O objetivo deste capítulo é apresentar a periodização literária como método de abordagem do ensino de literatura.   Simbolismo e Modernismo O estudo de estilos literários, dentre eles o Simbolismo e o Modernismo, deve privilegiar a contextualização. É preciso que o professor situe cada [...]

Aula 23- A periodização o Simbolismo e o Modernismo

  A periodização o Simbolismo e o Modernismo   O objetivo deste capítulo é apresentar a periodização literária como método de abordagem do ensino de literatura.   Simbolismo e Modernismo O estudo de estilos literários, dentre eles o Simbolismo e o Modernismo, deve privilegiar a contextualização. É preciso que o professor situe cada estilo apresentado [...]

Aula 24 - Metodologia de pesquisa o projeto acadêmico

Metodologias no ensino e aprendizagem de literatura       Sugestão de resposta: o filme Germinal (1993), dirigido por Claude Berri, se baseia em romance homônimo do escritor francês Émile Zola, de 1881, cuja obra muito marcou o estilo realista-naturalista. Assista a esse filme e teça comentários sobre: os personagens como produto do meio em [...]

Aula 25 – O Que é Brasil Literatura Informativa Durante o Século XVI

O que é Brasil? Literatura informativa durante o século XVI         Breve histórico O Brasil foi “descoberto”11 pela cultura europeia há mais de 500 anos. No entanto, esse momento ímpar na história da humanidade, marcado pelo encontro de civilizações absolutamente díspares, continua ecoando na formação da cultura brasileira até hoje: seja na [...]

Aula 26 – O Barroco e a Formação do Continente

O Barroco e a formação do continente       Definição de Barroco Segundo Otto Maria Carpeaux (1980, p. 455), [...] o século XVII, que se estende, mais ou menos, de 1580 a 1680, é o mais rico de todos na história da literatura universal; e para justificar o superlativo basta  citar alguns nomes, escolhidos [...]

Aula 27 – Padre Antônio Vieira a Retórica entre Dois Mundos

Padre Antônio Vieira: a retórica entre dois mundos       Vieira hoje Refletir sobre o poder das palavras ou sobre o comportamento ético do ser humano é inescapável quando se leem os sermões do Padre Antônio Vieira, atualíssimo apesar de ter nascido 400 anos atrás. O discurso do Padre Antônio Vieira é lógico e [...]

Aula 28 – Gregório de Matos e o Nativismo Crítico

  Gregório de Matos e o nativismo crítico     Gregório de Matos (1636-1696)   O maior poeta Barroco em língua portuguesa foi o baiano Gregório de Matos Guerra, primeiro grande escritor brasileiro. Sua obra oscila do sublime ao grotesco, seu estilo combina gongorismo e conceptismo. Alguns de seus poemas são imitações de Gôngora, outros [...]

Aula 29 – Neoclassicismo e a Consolidação de um Sistema Literário no Brasil

  Neoclassicismo e a consolidação de um sistema literário no Brasil       O Arcadismo em Portugal e no Brasil Como se caracteriza a literatura luso-brasileira durante o século das luzes? A fundação da Arcádia Lusitana, em 1756, nos moldes da Arcádia Romana, de 1690, marca o início do período árcade na literatura luso-brasileira. [...]

Aula 30 – Cláudio Manuel da Costa o Poeta das Pedras

  Cláudio Manuel da Costa: o poeta das pedras     No “Prólogo ao Leitor” das suas Obras Poéticas (1768), Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) nos oferece um belo guia sobre sua obra. Seguindo a sua apresentação, podemos entender melhor muitos dos seus poemas. O prólogo se inicia com uma espécie de pedido de complacência [...]

Aula 31 – Tomás Antônio Gonzaga Poesia e Política

Tomás Antônio Gonzaga: poesia e política     A prisão de Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) como inconfidente marca sua mais famosa obra, os poemas líricos do livro Marília de Dirceu. Apaixonado pela jovem Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, com quem estava de casamento marcado ao ser preso, Gonzaga dedicou-lhe os poemas líricos em que se [...]

Aula 32 – O Romantismo e a Formação da Nacionalidade

Romantismo e a formação da nacionalidade     Por que o Romantismo foi tão importante no Brasil?    O marco inicial do Romantismo brasileiro é a publicação do livro de poemas Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836, apenas 14 anos após a Independência do Brasil, em 1822. Uma estética que valoriza [...]

Aula 33 – Gonçalves Dias Nacionalismo e Indianismo

  Gonçalves Dias: Nacionalismo e Indianismo       Gonçalves Dias (1823-1864) Nascido no Maranhão, filho de pai português e mãe provavelmente cafuza, Gonçalves Dias se orgulhava de ter no sangue as três raças formadoras do povo brasileiro: a branca, a índia e a negra. Após a morte do pai, sua madrasta mandou-o para a [...]

Aula 34 – Álvares de Azevedo o Escapismo Ultra-Romântico

Álvares de Azevedo: o escapismo ultrarromântico     Infância   Nascido a 12 de setembro de 1831 em São Paulo, onde seu pai estudava, transferiu-se cedo para o Rio de Janeiro. Sensível e adoentado, teve o seu primeiro contato com a morte  um dos seus temas mais frequentes aos quatro anos de idade, quando do [...]

Aula 35 – Castro Alves o Condoreirismo e a Crítica Social

Castro Alves: o condoreirismo e a crítica social       Castro Alves (1847-1871) – vida fugaz e intensa Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, na fazenda Cabaceiras, em Curralinho. Cursou Humanidades no Ginásio Baiano, onde já recitava seus primeiros poemas. Em 1862, transfere-se para o Recife, a fim [...]

Aula 36 – Sousândrade e a Invenção na Poesia

Sousândrade e a invenção na poesia     Breve biografia Joaquim de Sousa Andrade, o Sousândrade (1833-1902), nascido na Vila de Guimarães, no Maranhão, formou-se em Letras pela Sorbonne, em Paris, onde fez também o curso de Engenharia de Minas. Republicano convicto e militante, transfere-se, em 1870, para os Estados Unidos. Morando em Nova York, [...]

Aula 37 - Literatura, leitura e aprendizagem

  Leitura, literatura e aprendizagem   São muitas as questões que afetam o tema da leitura num país de educação problemática, como o Brasil. Os professores, encarregados da formação de leitores, atividade que atravessa todos os níveis da escolaridade, trabalham sob o peso dessas muitas perguntas, algumas de resposta incompleta, outras, ainda sem resposta. Quando [...]

Aula 38 - O Professor-leitor

  O Professor-leitor   Para que possamos pensar na leitura em sentido amplo, não devemos desconsiderar a formação do professor, um dos principais agentes de formação de leitores. Por essa razão, é preciso avaliar os fundamentos, conhecimentos e objetivos que servem de parâmetros para o trabalho docente  e que, portanto, precisam estar em sua formação. [...]

Aula 39 - A concepção escolar da leitura

  A Concepção Escolar da Leitura   A aprendizagem da língua portuguesa escrita é responsabilidade atribuída pela sociedade à escola, que vem cumprindo esse papel, em especial após o Iluminismo (século XVIII), período em que nasce a escola burguesa que herdamos e que continua até hoje. Com maior ou menor eficácia, a escola tem alfabetizado [...]

Aula 40 - A formação do leitor

  A Formação do Leitor   Quando começa a formação do leitor? Ler é interpretar. Sabemos que, antes mesmo de ver a luz do dia, o feto já reage aos estímulos do exterior, interpretando as reações maternas. Essas reações, mesmo que ainda não verbais (ela se concretiza em risos, choros e expressões de satisfação) já [...]

Aula 41 - Leitura e compreensão

  Leitura e compreensão     Uma das descobertas recentes das pesquisas sobre leitura no Brasil pode ser constatada nos resultados do Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), realizado pela primeira vez em 2001. A pesquisa foi uma iniciativa do Instituto Paulo Montenegro Ação Social do Ibope  e da ONG Ação Educativa. Por meio dela [...]

Aula 42 - Leitura e responsabilidade social

  Leitura e responsabilidade social   As diferenças sociais no Brasil continuam a existir, de maneira visível  e, muitas vezes, causam indignação. Mesmo com a existência de maior número de programas sociais, como o Bolsa Família, crianças e jovens    em situação de risco e com baixa qualidade de vida, são encontráveis em todas as regiões [...]

Aula 43 - A contação de histórias

  A contação de histórias   Os contadores de história nasceram com a humanidade. Falar sobre e encadear acontecimentos, acrescentando-lhes uma interpretação, são atributos humanos. Usar o corpo para acentuar e definir a expressão do pensamento pertence aos artifícios da comunicação entre os seres. O contador reúne essas duas qualidades: a capacidade de narrar e [...]

Aula 44 - Ilustração do livro infantil

  A ilustração do livro infantil   A importância das ilustrações no livro para crianças Uma das razões mais frequentes alegadas pelas crianças e adolescentes para explicar porque preferiram este ou aquele livro é a de que tem muita ilustração, ou que ele é muito atraente, ou que a narrativa ficou enriquecida pelo uso das [...]

Aula 45 - Jornal na sala de aula

  O jornal em sala de aula   O uso do jornal, como material didático, vem sendo divulgado por diversos estudiosos que demonstram preocupação com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Eles defendem que a introdução desse tipo de texto e uso da língua é uma excelente maneira de proporcionar, ao [...]

Aula 46 - História da literatura infantil

    História da literatura infantil   A literatura surgiu, particularmente, com a tradição oral. Suas fontes estão no folclore, com suas lendas, mitos e narrativas exemplares. Mais tarde, a partir do século XIX, com a valorização social da criança, essas narrativas passaram a ser contadas para as crianças com intuito formativo. Na verdade, o [...]

Aula 47 - A literatura infantil no Brasil

  A literatura infantil no Brasil     A literatura infantil brasileira surgiu muito tempo depois do início da europeia. Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. [...] a tradução de As Aventuras Pasmosas do Barão de Munkausen e, em 1818, a coletânea de José [...]

Aula 48 - Poesia e música

  Poesia e música   A poesia brasileira para a infância é muito rica e diversificada, tanto pela variedade de formas de poemas quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença atende a diversos fatores: a tradição do verso em composições dirigidas à infância, a crença de que [...]

Aula 49 - Tipologia dos textos literários As narrativas da tradição

  Tipologia dos textos literários: as narrativas da tradição   A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, mitos e lendas. Tratam-se de narrativas primordiais, as quais a literatura infantil incorporou em seu repertório. Apresentam características populares, ou [...]

Aula 50 - Contos de encantamento

  Contos de encantamento   Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens   e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em [...]

Aula 51 - Outras formas de narrativa

  Outras formas de narrativa   A tradição está diretamente ligada ao progresso da humanidade e faz-se extremamente importante para a compreensão humana e social,  ou seja [...] a história permanece no mundo pela tradição oral e é, originalmente, o testemunho de alguém que presenciou um evento ou um modo de ser do mundo, que [...]

Aula 52 - O trabalho com a poesia infantil

  O trabalho com a poesia infantil   Algumas características da poesia infantil A literatura é formada por textos que  por sua estrutura, sua concepção alegórica e figurada da realidade tornam-se de leitura complexa para as crianças. Dos gêneros textuais literários, a poesia é aquele que mais desafia a compreensão dos pequenos leitores e, principalmente, [...]

Aula 53 - A biblioteca escolar

  A biblioteca escolar   As bibliotecas passaram a existir quando surgiu a necessidade de armazenar e organizar acervos resultantes do registro escrito, fosse em madeira, papiro, argila, pedra ou papel. De acordo com historiadores, os escritos surgiram no Oriente e, com eles, as bibliotecas. As  mais  antigas  guardavam  pergaminhos  e  manuscritos.   Destacam-se como as [...]

Aula 54 - A avaliação dos projetos de formação de leitores

  A avaliação dos projetos de formação de leitores   A leitura vem sendo discutida intensamente ao longo das últimas décadas no Brasil, pois através dela há a possibilidade de conhecer outras realidades e, principalmente, ampliar e desenvolver o conhecimento a respeito do mundo da sociedade, dos indivíduos e de si mesmo. Essa discussão tornou-se [...]

Aula 55 – Didática, identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, identidade profissional e contextualização da prática docente     Didática: aspectos históricos A palavra didática (do grego didaskein) pode ser definida como arte ou técnica de ensinar. O vocábulo referido é um adjetivo derivado do verbo didásk, que indica a realização lenta através do tempo, própria do processo de instruir. Eruditio didascalia (Hugo [...]

Aula 56 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, identidade e profissionalização docente   Maria Fani Scheibel   O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim, entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância [...]

Aula 57 - Tendências Pedagógicas I

  Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente [...]

Aula 58 - Tendências Pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 59 - A Função oScial da Escola e dos Professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para esquecer [...]

Aula 60 - Planejamento I

Planejamento I     Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem [...]

Aula 61 - Planejamento II

Planejamento II       Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento [...]

Aula 62 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 63 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 64 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 65 - Projetos de Trabalho na Eucação Infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil     Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de [...]

Aula 66 - Projetos de Trabalho nas Séries Iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais     Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo [...]

Aula 67 - Avaliação - Perspectivas Atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 68 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia         Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação [...]

Aula 69 - Tecnologias da Informação e Práticas Educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas     Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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