CURSO ONLINE:
Literatura Infantil

 

Literatura Infantil

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Leitura, Literatura e Aprendizagem

  Leitura, literatura e aprendizagem   São muitas as questões que afetam o tema da leitura num país de educação problemática, como o Brasil. Os professores, encarregados da formação de leitores, atividade que atravessa todos os níveis da escolaridade, trabalham sob o peso dessas muitas perguntas, algumas de resposta incompleta, outras, ainda sem resposta. Quando [...]

Aula 02 - A Concepção Escolar da Leitura

  A concepção escolar da leitura   A aprendizagem da língua portuguesa escrita é responsabilidade atribuída pela sociedade à escola, que vem cumprindo esse papel, em especial após o Iluminismo (século XVIII), período em que nasce a escola burguesa que herdamos e que continua até hoje. Com maior ou menor eficácia, a escola tem alfabetizado [...]

Aula 03 - O Professor-Leitor

O professor-leitor Para que possamos pensar na leitura em sentido amplo, não devemos desconsiderar a formação do professor, um dos principais agentes de formação de leitores. Por essa razão, é preciso avaliar os fundamentos, conhecimentos e objetivos que servem de parâmetros para o trabalho docente  e que, portanto, precisam estar em sua formação. A Educação [...]

Aula 04 - A Formação do Leitor

A formação do leitor   Quando começa a formação do leitor? Ler é interpretar. Sabemos que, antes mesmo de ver a luz do dia, o feto já reage aos estímulos do exterior, interpretando as reações maternas. Essas reações, mesmo que ainda não verbais (ela se concretiza em risos, choros e expressões de satisfação) já demonstram [...]

Aula 05 - A Construção do Sentido do Texto

  A construção do sentido do texto   As atividades de leitura pressupõem, de início, uma relação interativa entre dois sujeitos (o autor e o leitor) mediada pelo texto. O ato de escrever baseia-se em um processo de significação. Mas não é apenas o escritor que trabalha/emite/processa significados; o leitor também constrói sentidos a partir [...]

Aula 06 - Leitura e Responsabilidade Social

  Leitura e responsabilidade social   As diferenças sociais no Brasil continuam a existir, de maneira visível e, muitas vezes, causam indignação. Mesmo com a existência de maior número de programas sociais, como o Bolsa Família, crianças e jovens em situação de risco e com baixa qualidade de vida, são encontráveis em todas as regiões [...]

Aula 07 - A Tipologia Textual literatura

A tipologia textual A compreensão, durante o ato de ler, está relacionada, entre outros fatores, com o entendimento das palavras e a alfabetização, ao reconhecimento dos gêneros textuais pelo usuário da língua. O conceito de gênero textual está expandido hoje nos estudos linguísticos e na leitura e produção de textos. Refere-se à realização de qualquer [...]

Aula 08 - História da Literatura Infantil

  História da literatura infantil   A literatura surgiu, particularmente, com a tradição oral. Suas fontes estão no folclore, com suas lendas, mitos e narrativas exemplares. Mais tarde, a partir do século XIX, com a valorização social da criança, essas narrativas passaram a ser contadas para as crianças com intuito formativo. Na verdade, o principal [...]

Aula 09 - A Literatura Infantil no Brasil

  A literatura infantil no Brasil   A literatura infantil brasileira surgiu muito tempo depois do início da europeia. Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. [...] a tradução de As Aventuras Pasmosas do Barão de Munkausen e, em 1818, a coletânea de José Saturnino [...]

Aula 10 - Poesia e Música

  Poesia e música   A poesia brasileira para a infância é muito rica e diversificada, tanto pela variedade de formas de poemas quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença atende a diversos fatores: a tradição do verso em composições dirigidas à infância, a crença de que [...]

Aula 11 - Tipologia dos Textos Literários As Narrativas de Tradição

Tipologia dos textos literários: as narrativas da tradição A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, mitos e lendas. Tratam-se de narrativas primordiais, as quais a literatura infantil incorporou em seu repertório. Apresentam características populares, ou seja, foram [...]

Aula 12 - Contos de Encantamento

  Contos de encantamento   Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em [...]

Aula 13 - Outras Formas Narrativas

  Outras formas de narrativa   A tradição está diretamente ligada ao progresso da humanidade e faz-se extremamente importante para a compreensão humana e social, ou seja [...] a história permanece no mundo pela tradição oral e é, originalmente, o testemunho de alguém que presenciou um evento ou um modo de ser do mundo, que [...]

Aula 14- Projetos de Leitura na Escola

  Projetos de leitura na escola   Os educadores, atualmente, convivem com uma questão preocupante em relação aos discentes: o desinteresse pela leitura. Uma pesquisa apresentada por Maria Antonieta Cunha (1993, p. 9), já em 1983, dava conta de que os alunos preferiam televisão, cinema e teatro, deixando a leitura em último lugar. Constatou-se, ainda, [...]

Aula 15- A Biblioteca Escolar

  A biblioteca escolar   As bibliotecas passaram a existir quando surgiu a necessidade de armazenar e organizar acervos resultantes do registro escrito, fosse em madeira, papiro, argila, pedra ou papel. De acordo com historiadores, os escritos surgiram no Oriente e, com eles, as bibliotecas. As  mais  antigas  guardavam  pergaminhos  e  manuscritos.   Destacam-se como as [...]

Aula 16- A Avaliação dos Projetos de Formação de Leitores

  A avaliação dos projetos de formação de leitores   A leitura vem sendo discutida intensamente ao longo das últimas décadas no Brasil, pois através dela há a possibilidade de conhecer outras realidades e, principalmente, ampliar e desenvolver o conhecimento a respeito do mundo da sociedade, dos indivíduos e de si mesmo. Essa discussão tornou-se [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: