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Ludopedagogia

 

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - O direito de Brincar da Criança

  O direito de brincar da criança   Deitados na grama e olhando para o céu, quantos pensamentos vêm à nossa cabeça! As nuvens tomam formas diversas aos nossos olhos, nelas vemos animais, árvores, pássaros. Há sempre uma transformação, um brincar e fantasiar com as nuvens, um criar e recriar, a depender do tempo em [...]

Aula 14 - Ludicidade e a formação do educador

  Ludicidade e a formação do educador Inspirado em suas memórias, o educador é capaz de integrar a ludicidade em seu fazer docente entendendo o aluno como um ser integral, passível de erros, repleto de possibilidades, mas incompleto e curioso das coisas que o rodeiam. Em uma mistura de afetividade, vivência e convivência com o [...]

Aula 15 - Ludicidade na Educação Básica

  Ludicidade na Educação Básica   Como é gratificante ver a alegria e o entusiasmo estampados no rosto dos alunos durante a realização de atividades lúdicas! Para eles, podemos dizer que é tão contagiante e prazeroso viver o envolvimento e a interação espontânea que quase não percebem estarem se divertindo enquanto aprendem algo. Cada um [...]

Aula 16 - Importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira

  Importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira   Como é gostoso ver as peças de um quebra-cabeça se encaixando, não é? Quando conseguimos montá-lo, nos sentimos alegres e entusiasmados ao vermos a imagem que se formou ali. As crianças e os adolescentes muito mais! Da mesma forma, ao jogarmos, embora haja a expectativa [...]

Aula 17 - O lúdico e a prática pedagógica

  O lúdico e a prática pedagógica Como é prazeroso ouvir uma história, não é? Ainda mais se for uma que nos agrade. Nossa imaginação fértil viaja pelos cenários e cria os personagens de modo tão automático que, quando percebemos, damos vida a eles e parece que estamos dentro da história. Com a música não [...]

Aula 18 - Brinquedoteca e a ação docente

  Brinquedoteca e a ação docente Um pedaço de papelão, tesoura e cola já bastam para aguçar nossa imaginação, não é mesmo? Quanta coisa interessante pode ser produzida com essa sucata. Com um pouco de criatividade, o papelão se transforma em carrinhos, trenzinhos, girafas, elefantes ou edifícios. E essa criação pode ser feita em nossa [...]

Aula 19 - Influência da cultura e da mídia sobre a ludicidade

  Influência da cultura e da mídia sobre a ludicidade   Como passamos horas assistindo a filmes, jogando no smartphone, navegando na internet ou conversando com amigos e familiares pelas redes sociais, não é mesmo? Às vezes a gente nem percebe o tempo que ficou conectado realizando essa variedade de atividades, que não deixam de [...]

Aula 20 - Gamificação na Educação Básica

  Gamificação na Educação Básica Os jogos atraem milhões de pessoas no mundo todo e são apreciados pelas famílias, em reuniões de amigos, em clubes de lazer, entre outros lugares propícios para essa prática. Dos jogos mais simples e tradicionais até os atuais, como os eletrônicos, parecem notórios o prazer e o estímulo que essa [...]

Aula 21 - Planejamento e organização de atividades lúdicas para alunos da Educação Básica

  Planejamento e organização de atividades lúdicas para alunos da Educação Básica Tudo que realizamos em nossa rotina diária acontece com mais precisão se for planejado e organizado. Se refletirmos a respeito, notaremos que há uma rotina que nos dá suporte para o desenvolvimento das nossas atividades. Fazer uma lista das atividades a realizar durante [...]

Aula 22 - Psicomotricidade - Considerações Preliminares

  Psicomotricidade: considerações preliminares   A passagem do modo de produção feudal para o capitalista implicou profundas modificações, acompanhadas de transformações nas formas de organização social, que envolveram diferentes dimensões – cultural, política, educacional e econômica. A prática do artesão, trabalhador do período feudal, era caracterizada como própria de um trabalhador total, o qual: [...] [...]

Aula 23 - Psicomotricidade - Uma categoria em discussão

Psicomotricidade: uma categoria em discussão Quando perguntamos aos nossos alunos o que entendem por Psicomotricidade, aparecem respostas como: movimento, cérebro; técnicas para desenvolver o conhecimento das partes do corpo; ligação corpo-mente; equilíbrio; técnicas voltadas ao desenvolvimento de pré-requisito para leitura e escrita; corpo e emoção; exercícios de coordenação motora; corpo e cognição; desenvolvimento infantil; esquema [...]

Aula 24 - O corpo Hábil

  O corpo hábil Embora estudos sobre as práticas corporais considerem os primórdios da Psicomotricidade datados dos séculos xVII e xVIII, momento em que as técnicas corporais passam a ser utilizadas, deliberadamente, para um investimento político e econômico do corpo, Le Camus (1986) situa o “nascimento” da Psicomotricidade no final do século XIX. Este marco [...]

Aula 25 - O corpo Hábil I

O corpo hábil I O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...] Se o corpo sutil do primeiro período [O corpo hábil] tinha por matriz uma psicologia ainda muito enfeudada [...]

Aula 26 - O corpo consciente

O corpo consciente Com os processos de abertura política, primeiro na Europa e, posteriormente, na América Latina, fruto das pressões sociais e dos movimentos que defendiam os direitos humanos, as técnicas de abordagem corporal que propunham a inibição muscular (corpo hábil) ou o domínio da totalidade do corpo, incluindo o refreamento do desejo e a [...]

Aula 27 - Corpo Significante

  Corpo significante Este relato tem como base experiências de campo desenvolvidas ao longo de cinco anos, nas creches municipais da cidade de Curitiba (PR), como parte de um projeto de capacitação de pessoal, fundamentado na Psicomotricidade Relacional. Tomando como referência a teoria e o método sistematizados por André Lapierre, o projeto e as reflexões [...]

Aula 28 - Psicomotricidade

  Psicomotricidade Ao prepararmos a estrutura deste trabalho, preliminarmente pensávamos em fazer um detalhamento das contribuições que a Psicomotricidade poderia oferecer à instituição escolar, no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em salas regulares de  ensino. Dadas as nossas limitações e a variedade infinita de possibilidades que tal empreitada nos colocaria, logo [...]

Aula 29 - Categorias de análise

Categorias de análise Como pedagogo e psicomotricista, pude entender que para compreendermos a inserção das práticas psicomotoras no setor da Educação é necessário analisarmos como estas estão articuladas aos valores, hábitos e comportamentos que permeiam a nossa sociedade, ou seja, aos princípios que regem a organização capitalista de produção. Sabemos que tal organização está respaldada [...]

Aula 30 - O corpo consciente I

  O corpo consciente I Os conceitos de Espaço Vital e Espaço Relacional foram desenvolvidos a partir da necessidade de fundamentar a importância da percepção do próprio corpo e do corpo do outro no âmbito das relações humanas. Por meio desses conceitos, pretendemos analisar que, tanto numa comunicação direta, corpo a corpo, quanto indireta, através [...]

Aula 31 - Psicomotricidade - Um estudo preliminar e suas características

  Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias para iniciar nossos estudos Temos que abordar algumas categorias fundamentais para a reflexão sobre as produções teóricas e técnicas no campo da Psicomotricidade. São elas: esquema corporal, imagem corporal e tono. Para as duas primeiras categorias, esquema corporal e imagem corporal, utilizaremos, fundamentalmente, a obra de Michel [...]

Aula 32 - O corpo e o movimento na educação infantil

  O corpo e o movimento na Educação Infantil   Sem dúvida alguma, o ser humano é o cerne do ato educativo. Afinal, não desenvolvemos metodologias, nem tampouco escolas e estruturas de ensino, para educar os peixes. Uma visão educacional humanista e voltada à construção do conhecimento deve considerar o homem integralmente, priorizando não somente [...]

Aula 33 - As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor

  As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor   As múltiplas inteligências e o movimento Foi na Grécia Antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, [...]

Aula 34 - A dança e a Música na Educação Infantil

A dança e a música na Educação Infantil A dança na escola Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos Nietzsche homens – [...]

Aula 35 - A expressão dramática na educação infantil

  A expressão dramática na Educação Infantil   A imaginação e a expressão dramática infantil Antes de falarmos sobre a expressão dramática, propomos uma reflexão a partir da seguinte pergunta: “O que tem a ver o teatro ou a expressão dramática com o estudo do movimento?” Durante muito tempo, a educação motora tratou o movimento [...]

Aula 36 - Criatividade e a sua importância

  Criatividade e sua importância para a Educação   A criatividade e o brincar Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro categorias [...]

Aula 37 - Definição Conceitual dos Termos jogo, brinquedo e brincadeira

  Definição conceitual dos termos jogo, brinquedo e brincadeira   A literatura sobre jogos e brincadeiras tem crescido muito nas últimas décadas. O tema aparece frequentemente ligado à educação com Kishimoto (1994, 1998a), Friedmann (1998), Brougère (1995), Bruner (1997) etc. No entanto, temos observado também um crescente interesse em áreas distintas como a saúde, com [...]

Aula 38 - Jogo, Brinquedo e Brincadeira

  Jogo, brinquedo e brincadeira: diferentes tipos As manifestações culturais com características lúdicas têm acompanhado a evolução da humanidade. Essas manifestações estão assim denominadas por possuírem características muito semelhantes àquelas presentes nos estudos e na literatura especializada sobre o tema. Para auxiliar a nossa reflexão, tomaremos por base os estudos realizados por Kishimoto (1994, 1998a, [...]

Aula 39 - Jogo e Educação

  Jogo e educação   São muitos os estudos sobre o tema jogo e educação. Se por um lado os teóricos do jogo o concebem como um termo polissêmico, cuja definição está ligada diretamente àquele que brinca ou joga, que usa brinquedos como material e suporte à imaginação, criatividade e autonomia das crianças, por outro [...]

Aula 40 - O brincar e a Criança de 0 a 12 anos

  O brincar e a criança de 0 a 12 anos    Para falar, pensar ou estudar crianças, precisamos relembrar memórias marcantes de nossa vida e de pessoas queridas muito próximas, como filhos, sobrinhos, netos, afilhados e que via de regra estão ligadas a brinquedos e jogos. Todos brincamos. Em algum momento de nossa infância, [...]

Aula 41 - Os profissionais da educação básica e o jogo

  Os profissionais da Educação Básica e o jogo   O jogo, o brinquedo e a brincadeira nos acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos profissionais da educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para transmitir, estimular e desafiar aos nossos alunos na construção do conhecimento dentro e fora da escola. Reconhecemos a importância do [...]

Aula 42 - O Brinquedo

  O brinquedo    O brinquedo é um objeto “mágico”. Por que será que alguns objetos têm a capacidade de transcender suas características físicas e levar consigo multidões de seres humanos para mundos encantados? Na vida das crianças, bonecas, bolas, carrinhos, trens, bichos de pelúcia, entre tantos outros exemplos, servem como instrumento, utensílio ou ferramenta [...]

Aula 43 - Classificação dos jogos e brincadeiras

Classificação dos jogos e brincadeiras A intenção deste capítulo é a de oferecer aos profissionais que atuam com o jogo, brinquedo e brincadeira, conhecimentos das diferentes classificações sobre esse tema. As classificações têm por objetivo compreender e organizar o conhecimento que se tem sobre os jogos e brinquedos. São muitos e diferentes os tipos de [...]

Aula 44 - O Brincar na Atualidade

O brincar na atualidade   Brincar é gostoso, é agradável, dá prazer e satisfação. Brincando, nos divertimos com nossos parceiros, fazemos novas amizades, soltamos a imaginação. No entanto, observamos que muitos dos espaços que  utilizávamos para brincar foram restringidos. A falta de segurança, sobretudo nas grandes áreas urbanas, é uma das causas responsáveis por essa [...]

Aula 45 - O Jogo e a Aprendizagem

  O jogo e a aprendizagem Oi, amigos e colegas! Passaremos algum tempo juntos durante este curso. Espero que possamos entender, dividir, repartir, compartilhar, vivenciar e trocar experiências de magistério, exemplos do nosso dia a dia e tudo que sabemos sobre este assunto tão importante em qualquer processo educacional: jogos, recreação e lazer. Para que [...]

Aula 46 - Lazer e Recreação

Recreação e lazer Alexandre KoyréOi, amigos e colegas!   Estamos iniciando nossa aula número dois. Ela abordará as diferenças e semelhanças entre o lazer e a recreação. Este assunto em especial me fascina. Há muito tempo leciono a disciplina de recreação e lazer em sala de aula presencial, mas agora o desafio é estabelecermos a [...]

Aula 47 - Os tipos de Jogos

  Os tipos de jogos   Fico feliz com nosso novo encontro e espero que vocês todos estejam se saindo bem nas atividades propostas, construindo aos poucos sua visão sobre a importância dos jogos, da recreação e do lazer no ambiente escolar. Nesta aula, vamos conversar sobre os diferentes tipos de jogos e atividades que [...]

Aula 48 - Criatividade

  Criatividade: a revolução na sala de aula Oi, amigos e colegas! Estamos chegando na metade de nossa disciplina. Fico feliz com a nossa caminhada e espero que estejamos aprendendo mutuamente. Mesmo estando longe, imagino o tempo todo como vocês estão passando e como posso propor novas formas para que apropriem-se deste conhecimento tão importante [...]

Aula 49 - Criatividade - A missão possível

  Criatividade e o brincar: o que são?   Preparem-se para estudar mais sobre este tema essencial para a Educação: a criatividade. Sem dúvida, ela é uma forma de propormos a inserção de nossos alunos neste novo mundo em que vivemos, no qual a inovação e a criatividade são valências humanas indispensáveis para profissionais de [...]

Aula 50 - O brincar de ontem e de hoje

  O brincar de ontem e de hoje   Vamos falar de algumas questões realmente importantes na nossa caminhada de descoberta do uso das atividades lúdicas na Educação. A primeira delas é o brincar como fator de transmissão cultural e a valorização desse ato e dos jogos como transmissores de hábitos e atitudes culturais. A [...]

Aula 51 - Jogos de música, teatro e dança

  O que é expressão dramática? Mitos e realidades   O que é teatro, arte cênica, improvisação teatral, expressão dramática? Durante muito tempo, confundiu-se, propositadamente ou não, as atividades dramáticas e criativas na escola. Nem sempre uma atividade física ou artística é uma atividade criativa. Vamos pensar um pouco sobre as atividades dramáticas. Há uma [...]

Aula 52 - Avaliação nas Atividades Lúdicas e Recreativas

  Avaliação: um desafio à mudança Um dos temas mais constantes em Educação, ultrapassando épocas ou modismos, é a avaliação de seus processos e a avaliação da formação e a construção de conhecimento pelo indivíduo e pela sociedade. Podemos afirmar, sem medo, que a avaliação é um processo natural do homem e que, a todo [...]

Aula 53 - Fundamentos do Desenvolvimento da Criança nos Primeiros Anos de Vida

  O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida O ciclo biológico do ser humano é considerado como sendo o desenvolvimento embrionário-fetal, o nascimento, o crescimento, a reprodução, o envelhecimento e a morte. O desenvolvimento e o crescimento se dão pelos seguintes aspectos: desenvolvimento biológico, hereditário, adquirido (como doenças), psicológico e socioambiental. Um ser [...]

Aula 54 - Alimentação da Criança

Alimentação da criança   Quando se trata de alimentação, muitas pessoas logo pensam no leite materno como o primeiro alimento da criança. Mas deve-se considerar a nutrição do feto e não somente após o nascimento. Para desenvolver-se, o feto necessita de nutrientes que são obtidos da mãe através do cordão umbilical. Por isso é necessário [...]

Aula 55 - A Importância da Relação Materno-Infantil na Alimentação

  A influência da relação materno-infantil sobre a alimentação   O desenvolvimento físico se inicia a partir do cérebro, chamado neurogênese e esse processo começa no 16.º dia após a fecundação. O cérebro do feto cresce muito rápido, podendo ser formados cerca de 250 mil neurônios (células nervosas) durante a gestação, chegando a aproximadamente 100 [...]

Aula 56 - Anemia Ferropriva

Anemia ferropriva   Para que possamos viver, necessitamos de oxigênio, que é o alimento-combustível para nossas células. Nosso sistema circulatório, que distribui o oxigênio para todo nosso corpo, é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos (artérias e veias). Para que esse sistema possa irrigar nossas células, contamos também com a ajuda do sistema respiratório, [...]

Aula 57 - Controle do Esfíncter

Controle do esfíncter  Resíduos orgânicos Nosso corpo necessita de alimentos que cumprem suas funções de nutrição das células, e os produtos do metabolismo que não servem mais para o corpo transformam-se em resíduos e devem ser eliminados. São os produtos de excreção. Esses resíduos são eliminados de várias formas, através do sistema urinário (resíduos do [...]

Aula 58 - O Sono e a Criança

  O sono e a criança   O sono é um fator importante para regular nosso organismo. Enquanto dormimos, nosso corpo trabalha e os hormônios são produzidos ou liberados. Muitas vezes ouvimos falar que “enquanto a criança dorme, ela cresce”, isso é uma verdade se considerarmos o hormônio do crescimento (GH) sendo produzido e liberado. [...]

Aula 59 - A Importância da Higiêne

  A importância da higiene  A partir do seu nascimento o ser humano irá passar, durante sua existência, por várias fases: ele nasce, cresce, se reproduz e morre. A essas fases damos o nome de ciclo da vida e cada um de nós possui seu ciclo biológico (mecanismos internos de funcionamento e regulação de todos [...]

Aula 60 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 61 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 62 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 63 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 64 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 65 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 66 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 67 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 68 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 69 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 70 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 71 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 72– Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 73 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 74 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 75 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 76 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 77 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 78 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 79 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 80 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 81 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 82 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 83 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 84 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa capacitar os educadores na utilização e criação de ferramenta lúdicas, além de apresentar como utilizar essa ferramenta de forma avaliativa.


Público alvo:

Profissionais da área da Educação


Nível de dificuldade:

Regular