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Ludopsicopedagogia - Pós

 

Ludopsicopedagogia - Pós

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - O direito de Brincar da Criança

  O direito de brincar da criança   Deitados na grama e olhando para o céu, quantos pensamentos vêm à nossa cabeça! As nuvens tomam formas diversas aos nossos olhos, nelas vemos animais, árvores, pássaros. Há sempre uma transformação, um brincar e fantasiar com as nuvens, um criar e recriar, a depender do tempo em [...]

Aula 14 - Ludicidade e a formação do educador

  Ludicidade e a formação do educador Inspirado em suas memórias, o educador é capaz de integrar a ludicidade em seu fazer docente entendendo o aluno como um ser integral, passível de erros, repleto de possibilidades, mas incompleto e curioso das coisas que o rodeiam. Em uma mistura de afetividade, vivência e convivência com o [...]

Aula 15 - Ludicidade na Educação Básica

  Ludicidade na Educação Básica   Como é gratificante ver a alegria e o entusiasmo estampados no rosto dos alunos durante a realização de atividades lúdicas! Para eles, podemos dizer que é tão contagiante e prazeroso viver o envolvimento e a interação espontânea que quase não percebem estarem se divertindo enquanto aprendem algo. Cada um [...]

Aula 16 - Importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira

  Importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira   Como é gostoso ver as peças de um quebra-cabeça se encaixando, não é? Quando conseguimos montá-lo, nos sentimos alegres e entusiasmados ao vermos a imagem que se formou ali. As crianças e os adolescentes muito mais! Da mesma forma, ao jogarmos, embora haja a expectativa [...]

Aula 17 - O lúdico e a prática pedagógica

  O lúdico e a prática pedagógica Como é prazeroso ouvir uma história, não é? Ainda mais se for uma que nos agrade. Nossa imaginação fértil viaja pelos cenários e cria os personagens de modo tão automático que, quando percebemos, damos vida a eles e parece que estamos dentro da história. Com a música não [...]

Aula 18 - Brinquedoteca e a ação docente

  Brinquedoteca e a ação docente Um pedaço de papelão, tesoura e cola já bastam para aguçar nossa imaginação, não é mesmo? Quanta coisa interessante pode ser produzida com essa sucata. Com um pouco de criatividade, o papelão se transforma em carrinhos, trenzinhos, girafas, elefantes ou edifícios. E essa criação pode ser feita em nossa [...]

Aula 19 - Influência da cultura e da mídia sobre a ludicidade

  Influência da cultura e da mídia sobre a ludicidade   Como passamos horas assistindo a filmes, jogando no smartphone, navegando na internet ou conversando com amigos e familiares pelas redes sociais, não é mesmo? Às vezes a gente nem percebe o tempo que ficou conectado realizando essa variedade de atividades, que não deixam de [...]

Aula 20 - Gamificação na Educação Básica

  Gamificação na Educação Básica Os jogos atraem milhões de pessoas no mundo todo e são apreciados pelas famílias, em reuniões de amigos, em clubes de lazer, entre outros lugares propícios para essa prática. Dos jogos mais simples e tradicionais até os atuais, como os eletrônicos, parecem notórios o prazer e o estímulo que essa [...]

Aula 21 - Planejamento e organização de atividades lúdicas para alunos da Educação Básica

  Planejamento e organização de atividades lúdicas para alunos da Educação Básica Tudo que realizamos em nossa rotina diária acontece com mais precisão se for planejado e organizado. Se refletirmos a respeito, notaremos que há uma rotina que nos dá suporte para o desenvolvimento das nossas atividades. Fazer uma lista das atividades a realizar durante [...]

Aula 22 - Definição Conceitual dos Termos jogo, brinquedo e brincadeira

  Definição conceitual dos termos jogo, brinquedo e brincadeira     A literatura sobre jogos e brincadeiras tem crescido muito nas últimas décadas. O tema aparece frequentemente ligado à educação com Kishimoto (1994, 1998a), Friedmann (1998), Brougère (1995), Bruner (1997) etc. No entanto, temos observado também um crescente interesse em áreas distintas como a saúde, [...]

Aula 23 - Jogo, Brinquedo e Brincadeira

  Jogo, brinquedo e brincadeira: diferentes tipos     As manifestações culturais com características lúdicas têm acompanhado a evolução da humanidade. Essas manifestações estão assim denominadas por possuírem características muito semelhantes àquelas presentes nos estudos e na literatura especializada sobre o tema. Para auxiliar a nossa reflexão, tomaremos por base os estudos realizados por Kishimoto [...]

Aula 24 - Jogo e Educação

  Jogo e educação   São muitos os estudos sobre o tema jogo e educação. Se por um lado os teóricos do jogo o concebem como um termo polissêmico, cuja definição está ligada diretamente àquele que brinca ou joga, que usa brinquedos como material e suporte à imaginação, criatividade e autonomia das crianças, por outro [...]

Aula 25 - O brincar e a Criança de 0 a 12 anos

  O brincar e a criança de 0 a 12 anos    Para falar, pensar ou estudar crianças, precisamos relembrar memórias marcantes de nossa vida e de pessoas queridas muito próximas, como filhos, sobrinhos, netos, afilhados e que via de regra estão ligadas a brinquedos e jogos. Todos brincamos. Em algum momento de nossa infância, [...]

Aula 26 - Os profissionais da Educação Básica e o Jogo

  Os profissionais da Educação Básica e o jogo   O jogo, o brinquedo e a brincadeira nos acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos profissionais da educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para transmitir, estimular e desafiar aos nossos alunos na construção do conhecimento dentro e fora da escola. Reconhecemos a importância do [...]

Aula 27 - O Brinquedo

  O brinquedo    O brinquedo é um objeto “mágico”. Por que será que alguns objetos têm a capacidade de transcender suas características físicas e levar consigo multidões de seres humanos para mundos encantados? Na vida das crianças, bonecas, bolas, carrinhos, trens, bichos de pelúcia, entre tantos outros exemplos, servem como instrumento, utensílio ou ferramenta [...]

Aula 28 - Classificação dos Jogos e Brincadeiras

  Classificação dos jogos e brincadeiras     A intenção deste capítulo é a de oferecer aos profissionais que atuam com o jogo, brinquedo e brincadeira, conhecimentos das diferentes classificações sobre esse tema. As classificações têm por objetivo compreender e organizar o conhecimento que se tem sobre os jogos e brinquedos. São muitos e diferentes [...]

Aula 29 - O Brincar na Atualidade

  O brincar na atualidade   Brincar é gostoso, é agradável, dá prazer e satisfação. Brincando, nos divertimos com nossos parceiros, fazemos novas amizades, soltamos a imaginação. No entanto, observamos que muitos dos espaços que  utilizávamos para brincar foram restringidos. A falta de segurança, sobretudo nas grandes áreas urbanas, é uma das causas responsáveis por [...]

Aula 30 - O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte I

  O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte 1 O que é Psicopedagogia     A psicopedagogia surgiu em resposta aos problemas de aprendizagem que não tiveram solução na pedagogia e nem na psicologia. Assim, seu campo de atuação envolve tanto a área da educação quanto a área da saúde e tem como foco [...]

Aula 31- O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte II ludo

  A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NA EUROPA     A psicopedagogia surgiu na Europa, no século XIX, nascida pela preocupação com problemas de aprendizagem na área clínica. Médicos, filósofos e educadores acentuaram na ação pedagógica maneiras de tratamento voltadas às formas de educação, tornando a ação do pedagogo vinculada à do médico (MERY, 1985).   [...]

Aula 32 - O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte III

  A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NA ARGENTINA E NO BRASIL     Em meados de 1970, surgiram na Argentina, mais especificamente em Buenos Aires, os Centros de Saúde Mental que atendiam pacientes com problemas de aprendizagem. Bossa (2007) cita Sérgio A. da Silva que faz a seguinte colocação:   Nas primeiras décadas (deste século ) [...]

Aula 33 - A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Parte I

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Clínica     A psicopedagogia tem abordagens distintas, porém muitas vezes complementares. Um dos campos de atuação da psicopedagogia é o atendimento clínico, realizado em sessões individuais previamente programadas num espaço próprio, preparado para tal.   De acordo com Bossa (2000), o espaço de atendimento dever [...]

Aula 34 - A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Parte II

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Preventiva     A psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem e suas dificuldades, e pode abordá-las tanto de forma preventiva quanto terapêutica.   Na função preventiva, o psicopedagogo deve prognosticar prováveis perturbações no processo de aprendizagem e, por meio de técnicas e métodos próprios, [...]

Aula 35- A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Parte III

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Escolar     A principal função do psicopedagogo na escola é promover a reflexão sobre o fazer pedagógico e as mediações no processo ensino-aprendizagem.   A observação ao aluno deve refletir sobre suas dificuldades e limitações na busca de superações. É a ferramenta mais importante do [...]

Aula 36 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Parte I

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Enfoque Clínico     O exercício do psicopedagogo se dá nas relações entre educador e educando, no qual assume o papel de reconduzir o processo ensino-aprendizagem. Quando este atendimento se dá em consultórios, geralmente de forma individual, é denominado de atendimento clínico.   Na clínica, o [...]

Aula 37 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Parte II

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Enfoque Escolar     A psicopedagogia é uma área voltada ao processo ensino-aprendizagem e suas distorções. Assim, é no ambiente escolar que a atuação psicopedagógica pode e precisa ser pensada.   De acordo com Bossa (1992) a função da escola é socializar os conhecimentos disponíveis, gerando [...]

Aula 38 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Parte III

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Enfoque Hospitalar     O atendimento psicopedagógico institucional tem uma atu- ação significativa na área hospitalar. A Resolução CNE/CEB n.º 2, de 11 de setembro de 2001 institui diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, nela, no art. 13, traz:   Os sistemas de [...]

Aula 39 - Psicologia e Educação - Uma Relação dialógica - Parte I

  Psicologia e Educação - Uma Relação dialógica - Comunicação e o Conhecimento     Na área psicopedagógica a comunicação e o conhecimento são imprescindíveis para uma relação dialógica. Os sujeitos transformam o ambiente em que vivem e constroem conhecimentos e isso se dá a partir da interação, convivência e principalmente vínculos com outras pessoas, [...]

Aula 40 - Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Parte II

  Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Não Aprendizagem     O objetivo da psicopedagogia é entender como acontece a aprendizagem e quais são as possíveis dificuldades deste processo. Portanto, é interessante refletir o porquê da não aprendizagem de alguns alunos.   Comumente as dificuldades de aprendizagem são caracterizadas pela dificuldade de ler, [...]

Aula 41- Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Parte III

  Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Prática Educativa     Muitas são as modificações no mundo e a escola precisa acompanhar estes avanços, não somente em relação às tecnologias, mas principalmente em sua prática educativa.   O papel da educação é analisar e refletir sobre como se está trabalhando a relação do [...]

Aula 42 - Olhar Pedagógico sobre as Diferenças - Parte I

  Olhar Pedagógico sobre as Diferenças - Atendimento Especial     O psicopedagogo é de extrema importância para a educação especial, principalmente ao trabalhar com a adaptação do aluno ao ambiente escolar e vice-versa.   Esse profissional não se ocupa em pesquisar unicamente as dificuldades que o aluno especial apresenta durante o processo de ensino-aprendizagem, [...]

Aula 43 - Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - parte II

  Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - Atendimento às Famílias     O ambiente familiar é a primeira escola na qual são construídos os hábitos e os valores éticos e morais da criança. Sendo assim, as famílias deveriam proporcionar o alicerce seguro e expressivo para o desenvolvimento do aprendizado dos jovens.   Entretanto, são notórias [...]

Aula 44 - Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - Parte III

  Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - Alunos com Altas Habilidades e Superdotação     Os alunos que apresentam capacidade mental expressivamente acima da média são denominados alunos com altas habilidades e superdotação. Goulart (2011) esclarece que o termo superdotado surgiu na legislação brasileira em 1971, e atualmente, na Política Nacional de Educação Especial na [...]

Aula 45 - A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Parte I

  A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - A Inteligência Humana     A inteligência humana pode ser definida como a capacidade ou o conjunto de capacidades que um sujeito possuiu. Ela está diretamente relacionada com a aprendizagem. E esta relação é discutida na área da psicologia, pedagogia, saúde, entre outras.   Diversas [...]

Aula 46 - A Intervenção Psicopedagógica nos Processos de Ensino Aprendizagem - Parte II

A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS     O sistema nervoso humano possui vários propósitos e é infinitamente plástico, diferentemente do que se pensava há pouco tempo atrás. Pesquisas recentes em desenvolvimento cognitivo e neuropsicológico indicam que as habilidades cognitivas são bem mais diferenciadas e mais específicas do que se acreditava [...]

Aula 47 - A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Parte III

  A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Formação Docente e a Prática Educativa     Considerando que as transformações são a única certeza que a educação deve conceber como verdadeira, os conhecimentos e informações nunca foram tão velozes em sua produção, transmissão e extinção. Os saberes escolares recebem diferentes perspectivas dos mais [...]

Aula 48 - Psicopedagogia Pressupostos Teóricos nci

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 49 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão Sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 50 - Pensando a Escola como Instituição

  Pensando a Escola como Instituição     O campo de conhecimento da psicopedagogia teve sua origem no atendimento aos problemas relacionados com as dificuldades de aprendizagem. Porém, os estudos realizados nessa área voltam-se cada vez mais para uma ação preventiva, pois foi se percebendo ao longo do tempo que é preciso uma ação anterior [...]

Aula 51 - Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional

  Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional     A psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange à ação psicopedagógica na instituição educacional, o profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento atua tanto na instância do aprender como na do ensinar, com [...]

Aula 52 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em que o educador [...]

Aula 53 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola     Os pressupostos teóricos abordados pela psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – mas adaptado, caracterizando a patologia do aprender inscrita [...]

Aula 54 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia contribuições para a psicopedagogia     Compreender a aprendizagem como um processo complexo, estruturado a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, p. 15). [...]

Aula 55 - Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem

  Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para se pensar sobre os obstáculos na aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto aos obstáculos na aprendizagem leva [...]

Aula 56 - Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia

  Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia     Falar de psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica assumida, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “desde a idade mais [...]

Aula 57 - Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição educacional     A ação psicopedagógica no interior da escola requer um posicionamento teórico e técnico do profissional que a executa. Esse posicionamento prioriza a necessidade de ser estruturado como um fazer muito mais voltado ao coletivo do que ao individual. É muito comum psicopedagogos e educadores acreditarem [...]

Aula 58 - O Jogo e a Aprendizagem

  O jogo e a aprendizagem Oi, amigos e colegas! Passaremos algum tempo juntos durante este curso. Espero que possamos entender, dividir, repartir, compartilhar, vivenciar e trocar experiências de magistério, exemplos do nosso dia a dia e tudo que sabemos sobre este assunto tão importante em qualquer processo educacional: jogos, recreação e lazer. Para que [...]

Aula 59 - Lazer e Recreação

  Recreação e lazer     Alexandre KoyréOi, amigos e colegas!   Estamos iniciando nossa aula número dois. Ela abordará as diferenças e semelhanças entre o lazer e a recreação. Este assunto em especial me fascina. Há muito tempo leciono a disciplina de recreação e lazer em sala de aula presencial, mas agora o desafio [...]

Aula 60 - Os tipos de Jogos

  Os tipos de jogos   Fico feliz com nosso novo encontro e espero que vocês todos estejam se saindo bem nas atividades propostas, construindo aos poucos sua visão sobre a importância dos jogos, da recreação e do lazer no ambiente escolar. Nesta aula, vamos conversar sobre os diferentes tipos de jogos e atividades que [...]

Aula 61 - Criatividade

  Criatividade: a revolução na sala de aula   Oi, amigos e colegas! Estamos chegando na metade de nossa disciplina. Fico feliz com a nossa caminhada e espero que estejamos aprendendo mutuamente. Mesmo estando longe, imagino o tempo todo como vocês estão passando e como posso propor novas formas para que apropriem-se deste conhecimento tão [...]

Aula 62 - Criatividade - A missão possível

  Criatividade e o brincar: o que são?   Preparem-se para estudar mais sobre este tema essencial para a Educação: a criatividade. Sem dúvida, ela é uma forma de propormos a inserção de nossos alunos neste novo mundo em que vivemos, no qual a inovação e a criatividade são valências humanas indispensáveis para profissionais de [...]

Aula 63 - O brincar de ontem e de hoje

  O brincar de ontem e de hoje   Vamos falar de algumas questões realmente importantes na nossa caminhada de descoberta do uso das atividades lúdicas na Educação. A primeira delas é o brincar como fator de transmissão cultural e a valorização desse ato e dos jogos como transmissores de hábitos e atitudes culturais. A [...]

Aula 64 - Jogos de música, teatro e dança

  O que é expressão dramática? Mitos e realidades   O que é teatro, arte cênica, improvisação teatral, expressão dramática? Durante muito tempo, confundiu-se, propositadamente ou não, as atividades dramáticas e criativas na escola. Nem sempre uma atividade física ou artística é uma atividade criativa. Vamos pensar um pouco sobre as atividades dramáticas. Há uma [...]

Aula 65 - Avaliação nas Atividades Lúdicas e Recreativas

  Avaliação: um desafio à mudança     Um dos temas mais constantes em Educação, ultrapassando épocas ou modismos, é a avaliação de seus processos e a avaliação da formação e a construção de conhecimento pelo indivíduo e pela sociedade. Podemos afirmar, sem medo, que a avaliação é um processo natural do homem e que, [...]

Aula 66 - Psicopedagogia Pressupostos Teóricos

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 67 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a Psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 68 - A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição

  A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição   Enfocar o estudo da Psicopedagogia no âmbito da instituição requer um conhecimento anterior que perpassa pelo conceito de Psicopedagogia como área de estudo, bem como compreender sua abrangência quando se define seu objeto de estudo como o ser cognoscente, aquele que busca conhecimento e aprende. Caracterizar [...]

Aula 69 - A Escola Enquanto Instituição

  A escola enquanto instituição     A escola faz parte da vida do ser humano, ou deveria fazer. Essa instituição, embora seja responsável pela sistematização da aprendizagem, caracteriza-se como uma referência ligada fortemente ao processo de aprendizagem como um todo. É como se ela fosse o marco do início do processo de aprendizagem, é [...]

Aula 70 - A Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  A intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional   A Psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange a ação psicopedagógica na instituição educacional, esse profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento, vai tanto na instância do aprender como na instância do ensinar, com sua ação [...]

Aula 71 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Matriz Diagnóstica

  O diagnóstico psicopedagógico: matriz diagnóstica     Na ação psicopedagógica é de fundamental importância o desenvolvimento de um diagnóstico para que a configuração da prática interventiva possa ser delineada. Independente das diversas técnicas de intervenção disponíveis para o trabalho do psicopedagogo, é no diagnóstico que se identificam as singularidades do processo de aprendizagem e [...]

Aula 72 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Instrumentos e Técnicas

  Diagnóstico psicopedagógico: instrumentos e técnicas     O diagnóstico psicopedagógico é um processo que deve ser entendido a partir de uma visão de rede. A dinâmica das relações que se estabelecem em torno do foco do diagnóstico deve ser entendida sistemicamente. O sintoma, que orienta o início da ação diagnóstica, surge como um sinalizador [...]

Aula 73 - Mudanças na Ação Educativa do Ensinar para o Aprender

  Mudanças na ação educativa: do ensinar para o aprender     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em [...]

Aula 74 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família e Escola

  Contribuições da Psicopedagogia na relação família e escola     Os pressupostos teóricos abordados pela Psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – adaptado, caracterizando a patologia do aprender [...]

Aula 75 - Um Olhar Psicopedagógico Sobre as Dificuldades de Aprendizagem

  Um olhar psicopedagógico sobre as dificuldades de aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para enfocar as dificuldades de aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem leva em conta [...]

Aula 76 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da Neuropsicologia     Aprendizagem e as bases neuropsicológicas   Enfocar a aprendizagem  como  um  processo  complexo,  estruturado  a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, [...]

Aula 77 - Contribuições da Psicopedagogia - Princípios para trabalhar com Grupo Escola

  Princípios para trabalhar com grupos na escola     Falar de Psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica que vimos assumindo, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de   sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “[...] desde a idade mais [...]

Aula 78 - Contribuições da Psicopedagogia no Uso do Lúdico

  Contribuições da Psicopedagogia no uso do lúdico     Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana. Carlos Drummond de Andrade   A ação psicopedagógica no interior da escola requer [...]

Aula 79 - Contribuições da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos

  Contribuições da Psicopedagogia no trabalho com projetos     Os projetos entendidos como meio da ação pedagógica compõem uma nova metodologia que busca atender à atual demanda da sociedade. Busca-se nessa metodologia a interação do educando com a realidade, valorizando o agir de quem aprende como elemento central para se compreender algo. Para aprender [...]

Aula 80 - Caixa de Trabalho - Uma Contribuição da Psicopedagogia para o Trabalho em Sala de Aula

  Caixa de trabalho: uma contribuição da Psicopedagogia     As situações que os educadores vêm enfrentando nas salas de aula, diante do processo de aprendizagem de seus alunos, estão, cada vez mais, levando esses educadores a procurarem subsídios que os auxiliem a resolver os problemas de aprendizagem, como se sozinhos não pudessem dar conta [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso tem como objetivo ressaltar a importância da descoberta e ainda aprofundar o tema da Ludicidade integrado a Psicopedagogia. Oferece subsídios para que os alunos possam organizar as habilidades motoras da criança através de atividades lúdicas.


Público alvo:

Graduados da área da Educação, Saúde, Ciências Humanas e Sociais, interessados em aprimorar os conhecimentos em Ludopsicopedagogia.


Nível de dificuldade:

Regular