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Metodologia do Ensino de Matemática

 

Metodologia do Ensino de Matemática

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica metmat

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais. Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)  [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações me

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 14 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 15 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 16 - Tendências pedagógicas II

  Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e [...]

Aula 17 - A função Social da Escola e dos Professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 18 - Planejamento

  Planejamento I     Planejamento x Plano: Conceitos e Abordagens   O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava [...]

Aula 19 - Planejamento II

  Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem   O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento [...]

Aula 20 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

  Plano de aula e Pedagogia de Projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um [...]

Aula 21 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 22 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 23 - Projetos de Trabalho na Educação Infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil   Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades [...]

Aula 24 - Projetos de Trabalho nas Séries Iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 25 - Avaliação - Perspectivas Atuais

  Avaliação: perspectivas Atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 26 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

  Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil   O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil se apresenta como um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação e/ou implementação de práticas educativas de qualidade, que possam promover e ampliar [...]

Aula 27 - Tecnologias da Informação e Práticas Educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas   Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a [...]

Aula 28 - A Matemática na Educação Infantil

  Caracterização da etapa escolar     Para compreender como se dá o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, é preciso conhecer as características do pensamento e da aprendizagem da criança, pois os estímulos que ela recebe nos primeiros anos de vida influenciam seu desenvolvimento e determinam seu sucesso escolar. Para um [...]

Aula 29 - Objetivos da educação infantil e da educação matemática

Objetivos da Educação Infantil e da educação matemática     Um, dois, feijão com arroz; Três, quatro, feijão no prato; Cinco, seis, falar inglês;  Sete, oito, comer biscoito; Nove, dez, comer pastéis.     Objetivos da Educação Infantil A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, representa hoje uma conquista para a sociedade. Desde [...]

Aula 30 - O conhecimento lógico-matemático

O conhecimento lógico-matemático       Desenvolvimento lógico-matemático do ponto de vista piagetiano A obra de Jean Piaget (1896-1980) revolucionou a psicologia, a epistemologia e a educação de sua época e continua a repercutir na atualidade pelas contribuições que trouxe à evolução do sistema de ensino e especialmente à valorização da atividade construtiva do sujeito [...]

Aula 31 - Concepções de ensino-aprendizagem da matemática

Concepções de ensino-aprendizagem da matemática     Na Educação Infantil, é frequente a coexistência de diferentes enfoques no ensino dos conteúdos matemáticos. A diferença entre práticas  é observada entre instituições de ensino, e muitas vezes dentro de uma mesma instituição, por conta da falta de reflexão sobre o encaminhamento e diferença de formação entre os [...]

Aula 32 – Os números

Os números       Seiscentos e sessenta e seis A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são 6 horas: há tempo... Quando se vê, já é 6.ª feira... Quando se vê, passaram 60 anos... Agora, é tarde demais para ser reprovado... E se me dessem [...]

Aula 33 – Grandezas e medidas

Grandezas e medidas       Metáfora Na lata do poeta tudo-nada cabe pois ao poeta cabe fazer com que na lata venha caber o incabível. Gilberto Gil   Durante a escola infantil, as crianças já começam a aprender as noções e os conceitos de medida e quais os instrumentos para comparação de quantidades e [...]

Aula 34 – Geometria na educação infantil

  Geometria na Educação Infantil       Objetivo da geometria na Educação Infantil A geometria é uma ciência que estuda o espaço físico? Como se aprende geometria? Na Educação Infantil, a geometria não está restrita à nomeação de figuras, pois está voltada para o desenvolvimento das competências espaciais das crianças. Desde que nasce, a [...]

Aula 35 – A matemática e a linguagem

A matemática e a leitura       No quintal a gente gostava de brincar com palavras Mais do que de bicicleta. Principalmente porque ninguém possuía bicicleta. A gente brincava de palavras descomparadas. Tipo assim: O céu tem três letras O sol tem três letras O inseto é maior. O que parecia um despropósito Para [...]

Aula 36 – Jogos e brincadeiras para aprender matemática

  Jogos e brincadeiras para aprender matemática     Importância dos jogos Por meio dos jogos, as crianças exercitam sua inteligência e compartilham experiências, o que ocasiona o desenvolvimento da autonomia e a descoberta das propriedades dos objetos e de suas formas lógicas. Os jogos não devem ser impostos à criança e acima de tudo [...]

Aula 37 - Pedagogia de projetos didáticos ideias para a matemática

  Pedagogia de projetos didáticos: ideias para a Matemática     Pedagogia de projetos A fim de aprofundar um conteúdo ou assunto como importante recurso junto ao currículo de Educação Infantil, podem ser utilizados projetos que venham a oportunizar a integração de conteúdos e habilidades  incorporando a aprendizagem formal, considerando aspectos culturais, científicos e matemáticos, [...]

Aula 38 – Resolução de Problemas

Resolução de problemas     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes [...] o verdadeiro prazer em estudar Matemática é o sentimento de alegria que vem da resolução de um problema  quanto mais difícil o problema, maior a satisfação. Thomas Butts     Se pretendemos tornar a Matemática útil e prazerosa, acreditamos que a resolução [...]

Aul 39 – A Construção do conceito de número

A construção do conceito de número     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   Os números são frequentemente utilizados no nosso dia-a-dia. Mas, afinal, o que é número? As concepções de número variam de acordo com as diferentes escolas matemáticas. Consideremos o conceito de número como resultado da síntese da operação de classificação [...]

Aula 40 – Conhecimento lógico-matemático

  Conhecimento lógico-matemático     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes As crianças adquirem o conhecimento lógico-matemático por um processo de construção, ação, de dentro para fora. Esse processo não se dá por internalização, de fora para dentro, e, segundo Piaget (apud KAMII,1995), não se dá por transmissão social. Piaget distingue três tipos de [...]

Aula 41 – O desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal

O desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   Houve um tempo em que o homem não sabia contar e, ainda hoje, algumas tribos indígenas contam com apenas dois nomes de números. Eles utilizam dois-um para expressar o três e dois-dois para expressar o quatro. Quando [...]

Aula 42 -O desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal

  Discussão de processos e desenvolvimento histórico de algoritmos de algumas operações fundamentais     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   Neste texto queremos apresentar parte da história das técnicas computacionais ao longo da história. Segundo Piaget (apud KAMII,1995), o estudo da natureza do conhecimento humano deveria ser feito com a investigação científica, [...]

Aula 43 – Ideias das quatro operações fundamentais

Ideias das quatro operações fundamentais     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   Problemas que envolvem as experiências das crianças devem ser o caminho para iniciar o trabalho com as operações. Situações como contar pontos em um jogo, colecionar materiais, brincadeiras e outras atividades podem estar envolvidas no dia-a-dia das crianças em sala [...]

Aula 44 – Compreensão dos números racionais frações

Compreensão dos números racionais: frações     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   O importante é que o aluno perceba que os números naturais, aqueles com os quais ele tem trabalhado até então, não são suficientes para resolver determinados problemas. A história refere-se a esse fato quando menciona a medição de terra que [...]

Aula 45 – Os decimais

Os decimais     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   As frações com denominadores 10, 100, 1 000 e as frações seguintes são especiais, conhecidas como “decimais”. Podem ser escritas também na forma de números decimais. Em nosso cotidiano, utilizamos muito os números decimais. Estes aparecem quando expressamos, principalmente, medidas de comprimento, capacidade, [...]

Aula 46 – A Construção do pensamento geométrico

  A construção do pensamento geométrico       Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes     Alguns fatos históricos A Geometria, enquanto área da Matemática, deve ser reconhecida como um corpo de conhecimentos social e politicamente construídos ao longo da história, a partir da ação humana transformadora da natureza  e da sociedade. A [...]

Aula 47 – Sentido das medidas

Sentido das medidas     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   Desde muito pequenas, as crianças já se encontram envolvidas com as medidas, mesmo que informalmente. Isso se verifica quando comparam suas alturas ou investigam quem entre elas tem o lápis maior, por exemplo. É importante que o professor faça um trabalho a [...]

Aula 48 – Área e perímetro

Área e perímetro     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   São muito antigas as primeiras considerações que o homem fez a respeito da Geometria. Eves (2002) ressalta que, provavelmente, a Geometria originou-se de observações simples que possibilitaram reconhecer configurações físicas, comparar formas e tamanhos. O mesmo autor destaca, ainda, que a noção [...]

Aula 49 – O pensamento algébrico

  O pensamento algébrico     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   Segundo Davis e Hersh (1985), a criança, desde muito cedo, aprende os algarismos de 1 a 9 e as formas de relacioná-los, de trabalhar com números decimais, elevá-los a uma potência etc. Símbolos especiais constituem parte do registro escrito da Matemática [...]

Aula 50 - Conceitos fundamentais da proporcionalidade

  Conceitos fundamentais da proporcionalidade     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   Mas afinal o que é razão? E o que é proporção? Quando dizemos que para cada vaga do curso de Matemática temos  10 candidatos temos a relação entre duas grandezas que, para esse exemplo, são o número de candidatos e [...]

Aula 51 – Introdução à Estatística

  Introdução à Estatística     Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes   A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada, e durante algum tempo só era ensinada no Ensino Superior. Esse termo é antigo. E a introdução do ensino desta é de grande relevância para todos os níveis de ensino. A Estatística provavelmente [...]

Aula 52 – Avaliação em Matemática

Avaliação em Matemática       Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes A avaliação guia; a avaliação não pune. Vianna   A avaliação escolar tem assumido novas dimensões, objetivando  orientar a ação do professor e do aluno durante todo processo de ensino  e aprendizagem. Para Martins (1996), a avaliação também deve ser encarada como [...]

Aula 53 – Aprender sem medo

  Aprender sem medo: o relacionamento afetivo entre aquele que ensina e aquele que aprende   Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho   O movimento de Educação Matemática trouxe ao ensino dessa disciplina muitas descobertas, novos desafios e novas perspectivas sobre o  que é o aprender Matemática, como esse aprender acontece e como as diversas [...]

Aula 54 – A linguagem matemática e os (des)encontros com a linguagem cotidiana

A linguagem matemática e os (des)encontros com a linguagem cotidiana     Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho   Os professores e os alunos têm encontrado mais uma dificuldade a ser acrescentada às já conhecidas, quando o assunto são as aulas de Matemática: a comunicação. A linguagem das aulas de Matemática é bastante específica, com [...]

Aula 55 -Os problemas da solução dificuldades com a metodologia da resolução de problemas

Os problemas da solução: dificuldades com a metodologia da “resolução de problemas”   Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho   A história da Matemática nos mostra grandes feitos e grandes descobertas. Em qualquer época, os povos estiveram, e estão, preocupados com as necessidades primárias e urgentes ligadas à alimentação, ao vestuário, à habitação, ao transporte [...]

Aula 56 – A geometria plana e a geometria espacial o que vemos e o que vivemos

A Geometria Plana e a Geometria Espacial: o que vemos e o que vivemos     Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho     Os povos antigos já sabiam Cyrino (2003, p. 56) considera tanto a arte quanto a Matemática como formas de se representar a realidade, pois tanto uma quanto a outra “ampliam a [...]

Aula 57 – Por que -1 x -1 = 1 operações com os números inteiros

Por que (–1) x (–1) = 1?: operações com os números inteiros     Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho     Números relativos O problema da conta bancária Extrato é um documento que mostra a movimentação bancária de um cliente, durante um determinado período de tempo. Maria foi ao banco e retirou um extrato [...]

Aula 58 - A evolução da educação matemática no Brasil - parte 01,02.03

  A evolução da educação matemática no Brasil      Compreendendo o que é educação matemática Para D’ Ambrósio (1999, p. 15), a educação é o resultado de estratégias que possibilitam aos indivíduos desenvolver seu potencial criativo, estimulando a ação comum na vida em sociedade e o exercício da cidadania. Esses propósitos se alinham a [...]

Aula 59 - A influência da educação matemática na prática docente - parte 01, 02, 03

  A influência da educação matemática na prática docente    A formação do professor de Matemática De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica, realizado no ano de 2007, naquele ano existiam 1.882.961 professores de Educação Básica no Brasil, distribuídos nas cinco regiões do país, conforme apresenta a tabela a seguir: Tabela 1 – [...]

Aula 60 – A relação entre pesquisa e ação docente - parte 01,02,03

  A relação entre pesquisa e ação docente       A importância da formação continuada para o professor que ensina Matemática Uma das grandes dificuldades da formação docente é que, por motivos diversos, as pesquisas realizadas sobre a esfera educacional não são colocadas em prática. É perceptível o fato de que alguns professores, apesar [...]

Aula 61 – A influência da educação matemática no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio - parte 01, 02, 03

  A influência da educação matemática no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio   Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino da Matemática Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são referências que orientam o professor no planejamento de suas atividades e garantem aos alunos acesso a conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício de [...]

Aula 62 - Os livros didáticos e a educação matemática - parte 01,02,03

  Os livros didáticos e a educação matemática    O livro como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem da educação matemática O livro didático é um instrumento de apoio didático ao professor e ao aluno, interferindo diretamente nas propostas de ensino apresentadas pelo docente. Considerado como um grande influenciador das metodologias adotadas [...]

Aula 63 – A prática pedagógica, os jogos e os recursos tecnológicos - parte 01,02,03

  A prática pedagógica, os jogos e os recursos tecnológicos        Os recursos tecnológicos e o ensino da Matemático A tecnologia permeia e media praticamente todos os ambientes em que se pratica educação e tem levado o professor a sentir, cada vez mais, a necessidade de utilizar aparatos tecnológicos em sua prática. A [...]

Aula 64 – Resolução de problemas, materiais didáticos manipuláveis e suas influências no processo pedagógico - parte 01, 02,03 me - parte 01,02,03

Resolução de problemas, materiais didáticos manipuláveis e suas influências no processo pedagógico       A potencialidade dos recursos didáticos manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem de Matemática Comenius, no século XVII, já identificava que o ensino deveria partir do concreto para o abstrato, pois o conhecimento viria dos órgãos sensoriais. John Dewey, 250 [...]

Aula 65 – A confecção de materiais didáticos - parte 01,02,03

  A confecção de materiais didáticos      As relações do jogo de memória e do jogo de tabuleiro com o ensino de Matemática As situações lúdicas são fundamentais para brincadeiras e jogos. Nesse cenário, as crianças são desafiadas e levantam hipóteses na tentativa de compreender os problemas propostos. Assim, ao brincarem, constroem a consciência [...]

Aula 66 - Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Periodo Colonial

  ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos a função e o papel [...]

Aula 67 -Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império

    Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil Parte 2- Período do Império     Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os aspectos históricos que influenciaram a [...]

Aula 68 - Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil Parte 3- Período da república     A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações sociais, políticas e econômicas, [...]

Aula 69 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 70– Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 71 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 72 -Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua abrangência - Parte 1 Leis, normas e regulamentos antes da LDB

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUA ABRANGÊNCIA     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a História da Educação do Brasil, desde os padres jesuítas, verificando algumas [...]

Aula 73 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua abrangência - Parte 2 A LDB Projeto, finalidade e expectativas

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua abrangência Parte 2- LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou treze anos para ser promulgado, e destinava-se inicialmente a um [...]

Aula 74 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua abrangência Parte 3 - Resultados e projetos futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal passou por processos de reestruturações e [...]

Aula 75 - Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil e seu desdobramento social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU DESDOBRAMENTO SOCIAL     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. Essa modalidade de educação esteve apoiada em concepções [...]

Aula 76 - Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil e seu desdobramento social - Parte 2 Diretrizes do RCNEI

Parte 2 - Diretrizes da RCNEI     O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material trouxe também uma revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), compatível com as atuais concepções [...]

Aula 77 - Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil e seu desdobramento social - Parte 3 Desdobramento social e expectativas

  Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil e seu desdobramento social Parte 3 -Desdobramento social e expectativas     Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, Lei 9.394/96). Esse documento [...]

Aula 78 - Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN

PARÂMETROS  CURRICULARES NACIONAIS     A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna à prática de vários países que apresentam em [...]

Aula 79 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 80 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 81– Avaliação Pública na Educação - Parte 1

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 82 – Avaliação Pública na Educação - Parte 2

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 83 – Avaliação Pública na Educação - Parte 3

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Aula 84 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1

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Aula 85 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2

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Aula 90 - Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14

Parte 4 - Ensino superior: metas 12, 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas: Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados em Licenciatura que desejam aprimorar seus conhecimentos no Ensino de Matemática


Nível de dificuldade: