CURSO ONLINE:
Métodos e Práticas do ensino de Geografia

 

Métodos e Práticas do ensino de Geografia

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A Ciência da Terra

  A Ciência da Terra     Paulo César Medeiros Vivemos num mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titânico processo econômico e tecnocientífico do desenvolvimento do capitalismo, que dominou os dois ou três últimos séculos. Sabemos, ou pelo menos é razoável supor, que ele não pode prosseguir ad infinitum. O futuro não pode ser uma [...]

Aula 02 - A Sistematização do Saber Geográfico

  A Sistematização do Saber Geográfico     A evolução da Geografia   Até o final do século XVIII, o conhecimento geográfico encontrava-se disperso. A diversidade de matérias com essa designação não permitia estabelecer um conteúdo unitário. Até então, o termo Geografia podia estar associado aos relatos de viagens; aos compêndios de curiosidades sobre lugares [...]

Aula 03 - Ser Humano: o Construtor do Espaço

  Ser Humano: o Construtor do Espaço     O homem vive uma relação metabólica com o restante da natureza, uma relação de intercâmbio intranatureza realizada pelo e com o trabalho. Desse intercâmbio, o homem extrai suas condições de sobrevivência, mudando o conjunto da natureza ao tempo que muda a si mesmo. Dá-se, então, uma [...]

Aula 04 - O Espaço Vivido e o Espaço Percebido

  O Espaço Vivido e o Espaço Percebido     Amala e Kamala eram duas meninas que foram descobertas em 1921, numa caverna da Índia, vivendo entre lobos. Essas crianças, que na época tinham, aproximadamente, idades de 4 e 8 anos, foram confiadas a um asilo e passaram a ser observadas pelos estudiosos. Amala, a [...]

Aula 05 - O espaço representado

O espaço representado O que é uma representação? É a percepção do espaço vivido e conhecido, pode ser externada pelas ações comportamentais, orais, escritas ou grafadas. Para o geógrafo, é possível, a partir do entendimento das representações, a compreensão da subjetividade humana em sua relação com o espaço vivido e construído. As relações entre as [...]

Aula 06 - O ensino de Geografia e os Parâmetros Curriculares

  O ensino de Geografia e os Parâmetros Curriculares   Os documentos que serão analisados fazem parte da série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).   A leitura dos documentos oficiais auxilia no trabalho do [...]

Aula 07 - O ensino de Geografia e os Temas Transversais

O ensino de Geografia e os Temas Transversais Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, estudar Geografia, em relação aos Temas Transversais, é: Estudar os lugares, territórios, paisagens e regiões e pressupõe lançar mão de uma ampla base de conhecimentos que não se restringem àqueles produzidos dentro do corpo teórico e metodológico apenas da Geografia. Muitas são [...]

Aula 08 - O eu e o outro

O eu e o outro   Justificativa A criança é portadora de capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Desde que nasce, tem o desejo de estar próxima às pessoas. A interação e o aprendizado contínuo com os outros, sejam adultos ou crianças, são fundamentais para o seu desenvolvimento. Dentre os diferentes recursos que a criança utiliza destacam-se [...]

Aula 09 - Explorando o espaço da escola

Explorando o espaço da escola Justificativa O espaço da escola representa um ponto de partida para a construção de referências básicas em relação ao espaço vivido do educando, além de oferecer um conjunto de formas e objetos que permitem representações. O espaço escolar também está ligado à vida da criança pelas relações sociais que ela [...]

Aula 10 - Conhecendo os lugares

Conhecendo os lugares Justificativa A partir do conhecimento do espaço da escola, a criança pode ser levada a perceber que a construção do espaço é resultante da interação dos grupos sociais com o ambiente em que vivem e que o trabalho é a principal força que age na construção dos lugares. Com noções sobre direções [...]

Aula 11 - O trabalho e a organização do espaço

O trabalho e a organização do espaço Justificativa A observação dos elementos que estão próximos à criança podem trazer revelações de como tudo o que consumimos pode ser explicado como resultado da atividade do trabalho, sofrendo muitas transformações ao longo de sua produção. É nesse contexto que estão colocadas as bases para a compreensão das [...]

Aula 12 - A natureza e suas dinâmicas

A natureza e suas dinâmicas Justificativa Na medida em que a humanidade aumentou sua capacidade de intervir nas dinâmicas da natureza para satisfazer suas necessidades e desejos, cada vez mais crescentes, a tecnologia, a informação, a comunicação e a circulação, somadas à força de trabalho humana, provocaram a constituição dos territórios, formando modos de vida [...]

Aula 13 - O campo e a cidade

O campo e a cidade   Justificativa O estudo dos espaços urbano e rural é desenvolvido pela Geografia na Educação Fundamental e, por uma questão didática dessa temática, é importante que o educador tenha o conhecimento dos processos históricos, econômicos, ecológicos e socioambientais que distinguem e unem o campo e a cidade. O geógrafo Milton [...]

Aula 14 - As atividades produtivas

Atividades produtivas Justificativa As primeiras formas de produção do ser humano deram-se pelo Homo habilis, o nosso ancestral humano. A partir da confecção de ferramentas para a produção de suas necessidades, o ser humano foi transformando-se em um artesão. O artesão é um trabalhador que projeta, prepara, constrói e utiliza o seu produto. Assim, o [...]

Aula 15 - A cultura e os grupos sociais

A cultura e os grupos sociais Justificativa Ao estudar sobre a cultura do povo brasileiro, busca-se que a criança amplie a sua noção de diversidade cultural, procurando compreender de que forma as sociedades estruturam-se em suas diferentes formas de manifestações. Nesse sentido, o estudo visa compreender que a cultura é uma criação humana, ampliando, dessa [...]

Aula 16 - O espaço geográfico brasileiro

O espaço geográfico brasileiro Justificativa O conhecimento sobre a origem e a evolução do território brasileiro deve ter seu início nas primeiras séries do ensino básico, pois a identidade da criança é diariamente associada com seu país e sua comunidade. Vejamos o exemplo dos eventos esportivos internacionais, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. [...]

Aula 17 - O espaço geográfico mundial

O espaço geográfico mundial Justificativa Uma importante contribuição do educador é a organização do pensamento a partir do conhecimento informal, da cultura que a criança adquire fora do ambiente escolar, pois ela atua como sujeito de uma sociedade. Considerando esse papel ativo da criança, o educador deve estar alerta para que o conhecimento que ela [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Profissionais da Área da Educação que buscam aprimorar seus conhecimentos na Prática do Ensino de Geografia.


Nível de dificuldade: