CURSO ONLINE:
Motivação Docente e sua Prática Pedagógica

 

Motivação Docente e sua Prática Pedagógica

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Planejamento de Ensino na Educação em Tempo Integral motiv

  O Planejamento e a Aprendizagem em Tempo Integral     O Planejamento e a Aprendizagem em Tempo Integral Primeiramente, cabe refletir sobre alguns conceitos importantes que norteiam a prática educativa em todos os níveis e modalidades. Esta parte da aula trata prioritariamente das questões relativas à Educação em Tempo Integral. Mas, tratando-se de educação, [...]

Aula 02 - Seleção de Conteúdos e Atividades

  Seleção de Conteúdos e Atividades   Conteúdos X práticas pedagógicas Na atualidade pensar em Educação em Tempo Integral significa, antes de tudo, desconstruir o modelo de escola do século XVIII que prevalece até hoje nas diferentes regiões do país e que não atende mais a expectativas e necessidades dos alunos do século XXI. Desconstruir [...]

Aula 03 - Organização das Atividades

  Organização das Atividades     O Acompanhamento Pedagógico Compreendendo a Educação em Tempo Integral como uma possibilidade de desenvolver capacidades que vão além das ofertadas no ensino regular, e que, acima de tudo, possibilite aos alunos a incorporação de diferentes experiências culturais, sociais, históricas, proporcionando momentos de aprendizagem mais produtivos, é essencial refletir sobre [...]

Aula 04 - Metodologia Diferenciada

  Metodologia Diferenciada   Metodologia X Criatividade Primeiramente, cabe lembrar os conceitos de metodologia e de método, visto que um está entrelaçado no outro. Metodologia deriva de “método”, do latim “methodus”, cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Contudo, método é o caminho para se atingir um determinado objetivo. Melhor [...]

Aula 05 - Participação dos Alunos nas Decisões da Organização de Espaços e Tempos

  Participação dos Alunos nas Decisões da Organização de Espaços e Tempos     Alunos como sujeitos de aprendizagem  Partindo do pressuposto de que a aprendizagem é pessoal e intransferível, e que, no ambiente escolar, por vários momentos esse pressuposto ficou esquecido, ou muitas vezes ignorado, é que se torna fundamental pensar no aluno como [...]

Aula 06 - Relação Escola-Aluno-Família-Comunidade

  Relação Escola-Aluno-Família-Comunidade     Articulação com o ensino regular Compreendendo a Integralidade da educação, ou seja, a Educação Integral do homem em tempo integral, faz-se necessário refletir sobre a sua integração com o ensino regular, pois não se pode simplesmente ampliar a jornada de trabalho sem pensar nos processos de articulação dos dois momentos [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: