CURSO ONLINE:
Musicalização

 

Musicalização

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações.

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - O som e suas características

O som e suas características   O som - uma aventura sonora para chegar à nossa percepção Você já reparou como estamos imersos em sons proporcionados pela natureza – como os sons dos pássaros, de animais diversos, da chuva, do vento, do trovão, da cachoeira, do mar e tantos outros? Mas na cidade também estamos [...]

Aula 14 - A música e seus elementos básicos

A música e seus elementos básicos A música sempre esteve associada às manifestações humanas. Sendo assim, ela sempre foi uma maneira que os homens encontraram para expressar seus sentimentos. O homem das cavernas usava sons para se comunicar, buscando exteriorizar seus pensamentos e emoções. Evolução e desenvolvimento Por meio dos materiais que estavam à sua [...]

Aula 15 - Notação musical

Notação musical   O som O som é a matéria-prima da música e possui algumas propriedades.   Altura A altura nos possibilita distinguir se o som é grave, médio ou agudo. A direcionalidade sonora poderia ser representada como na imagem ao lado. A direção do som agudo é para cima, enquanto a região grave aponta [...]

Aula 16 - Instrumentos musicais

Instrumentos musicais   Os instrumentos musicais são construídos com a finalidade de produzir música e há muitas formas de agrupá-los. Nesta aula, adotaremos a classificação que se orienta pela forma como o som é produzido, isto é, uma classificação que verifica o elemento que vibra para produzir o som. Esse é o método Hornbostel-Sachs, que [...]

Aula 17 - A orquestra e seus instrumentos

A orquestra e seus instrumentos   Os sons que nos cercam Você já deve ter ouvido os sons de muitas orquestras em filmes, comerciais, na internet, em locais públicos ou nos games que você joga. Muitas músicas se tornam conhecidas e preferidas porque passam a fazer parte do nosso cotidiano. Diversos tipos estão entre elas, [...]

Aula 18 - Vozes que cantam

Vozes que cantam A voz humana Em épocas remotas, o ser humano se comunicava, provavelmente, por meio de ruídos rudimentares, assim como os animais o fazem. O desenvolvimento da espécie humana e a evolução de sua inteligência aperfeiçoaram as formas de comunicação, possibilitando o uso da voz como meio de expressão. Entre os gregos antigos, [...]

Aula 19 - Gênero, formas e estilos musicais

Gêneros, formas e estilos musicais Uma das maneiras de conhecermos os objetos é por sua forma. Observe que dentro de uma mesma categoria, como árvores, flores ou frutas, há muita variedade de elementos. Diferentes combinações enriquecem e especificam uma espécie. Assim  também  podemos  pensar  na  música   quando   o   compositor tem diante de si muitos timbres, [...]

Aula 20 - A música ocidental e sua história

A música ocidental e sua história  Dentro da cronologia, além do tempo Muitos autores buscam organizar o desenvolvimento da música de forma sistemática. Para tanto, é necessário um mergulho profundo na his- tória, procurando evidenciar as primeiras e significativas manifestações que resultam em inovações importantes. Mas essa divisão não deve ser considerada de forma rígida, [...]

Aula 21 - Música Brasileira

A música brasileira   Vida brasileira Sabe-se, por meio de relatos de época, que os índios, antes da chegada dos portugueses ao Brasil, faziam música ritual, música para festas e para chorar os mortos. Mas os portugueses trouxeram outro tipo de música. Assim, desde o início da vida colonial brasileira, fazia-se música nos principais núcleos [...]

Aula 22 - Universo sonoro atual

Universo sonoro atual Espaço  sonoro cotidiano Estamos em um universo repleto de sons, alguns ritmados, outros não. Observe que sempre tentamos organizar e determinar padrões porque o ritmo, por seu próprio conceito, é a divisão do tempo em partes. É preciso então que o processo perceptivo se encarregue de reunir elementos com alguma semelhança, diferenciando-os [...]

Aula 23 - Saber ver- Quais são as Chaves

Saber ver: quais são as chaves?   Para Bruno Munari (1968, p. 19-20), “cada um vê aquilo que sabe. Conhecer as imagens que nos rodeiam significa também alargar as possibilidades de contato com a realidade; significa ver mais e perceber mais”. Mas, o que significa isso? O que isso quer dizer? Ora, de acordo com [...]

Aula 24 - A Técnica na arte

A técnica na arte: os fazeres artísticos   A experiência mostra que estamos habituados com todo tipo de utensílio, mas muito distantes da arte! Embora estejamos mergulhados num mundo de coisas, de sons, de cheiros agradáveis ou não, e nosso olhar vislumbre desde um lindo pôr do sol até a degradação da humanidade – a [...]

Aula 25 - Os Gêneros nas Artes Visuais

  Os gêneros: o que vemos e o que se esconde na imagem? As respostas à pergunta “o que é?” exigem conhecimentos tanto da função da arte em nossa vida e das técnicas – o desenho, a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos gêneros artísticos. Mas, no caso das artes visuais, [...]

Aula 27 - Estilo

Estilo: diferentes modos de ver e de representar Jandira Masur parte da pergunta “O frio pode ser quente?” para refletir sobre a maneira como vemos o mundo. De uma maneira poética, ela argumenta: “As coisas têm muitos jeitos de ser// Depende do jeito da gente ver...” Realmente, dá para pensar e perguntar: “Por que será [...]

Aula 26 - Alfabetização Visual aA

Alfabetização visual e códigos da linguagem A leitura das obras de arte é uma forma não só de fruição de prazer estético, mas também de conhecimento. Portanto, conhecer, longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige do apreciador um esforço de interpretação das formas simbólicas para percebê-las como a expressão de outro [...]

Aula 28 - A Arte de ouvir

A arte de ouvir   Em todos os locais, em praticamente todos os momentos, estamos rodeados de sons. São os sons do nosso corpo, da natureza, das músicas tocadas nos rádios ou aparelhos de som, da voz das pessoas, das buzinas de carros... Querendo ou não, gostando ou não, ouvimos sons quase o tempo todo! [...]

Aula 29 - O som

O som O homem faz música com os sons e esses sons não são sempre iguais, podendo ser representados por ondas sonoras que diferem em relação a muitos elementos. Por exemplo, o som de um cachorro latindo produz ondas sonoras com dimensões e características diferentes do som de um violão. Essas características próprias de cada [...]

Aula 30 - Muitos tipos de Música

Muitos tipos de música... Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição, do público a que se destina a música e de muitos outros fatores, a composição musical pode pertencer a determinados gêneros e formas musicais. As expressões gêneros [...]

Aula 31 - Improvisação e Grafia Musical

Improvisação e grafia musical: duas maneiras de trabalhar a composição musical Improvisação Improvisar, em música, significa criar a composição musical no momento da execução, seja ela instrumental, vocal a capella ou mista. Por improvisação também se entende incorporar detalhes, dar a forma final ou fazer alterações numa música no momento em que ela está sendo [...]

Aula 32 - As coisas que fazem som

As coisas que fazem sons... Instrumentos musicais Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer música, desde um garfo até um piano. Todos nós conhecemos muitos instrumentos musicais, mesmo que não saibamos detalhes sobre sua utilização, confecção ou seu nome completo. Normalmente, os professores dizem não ter instrumentos musicais na escola e justificam, com [...]

Aula 33 - Ensinar Arte Por Quê

Ensinar Arte. Por quê? Lembre-se do seu tempo de escola primária... Qual o número de aulas de Português e Matemática por semana? E de História, Geografia e Ciências? E quantas de Educação Artística e Educação Física? Pois é...além disso, quando se fala em outras áreas do conhecimento ninguém pergunta: Mas por que estudar Português? Por [...]

Aula 34 - Fazer e Apreciar Arte

Fazer e apreciar arte Vimos que a arte é importante e conhecemos um pouco das quatro grandes linguagens artísticas. Agora vamos analisar o ensino de Arte, seus objetivos e algumas propostas de como trabalhar com a arte na escola, isto é, propostas de encaminhamento metodológico. Objetivos do ensino de Arte Os objetivos do ensino da [...]

Aula 35 - Vários Jeitos de Dançar

Vários jeitos de dançar   Como vimos anteriormente, os conteúdos de dança e teatro estão estruturados em grupos. Começaremos a analisar, primeiramente, os conteúdos de dança. Conteúdos de dança Dança – movimento expressivo Grupo de conteúdos: Gêneros. Religioso – danças ligadas a qualquer religião. Profano – danças sem ligação com religião. História da dança. Elementos [...]

Aula 36 - O Corpo em Movimento

O corpo em movimento Todos aqueles conteúdos de dança que foram citados na aula anterior devem  ser  trabalhados  com  todas as faixas etárias. Mas, para que consigamos trabalhá-los é necessário conhecê-los um pouco, entender seus nomes e ter uma ideia de como executá-los na escola. Não temos como esgotar as informações sobre cada um dos [...]

Aula 37 - Movimento e o Espaço

O movimento e o espaço Já vimos que o objeto de estudo específico da dança é o movimento expressivo.  Esse movimento possui três elementos formadores, isto é, três elementos que fazem parte de todo e qualquer movimento expressivo. Um corpo realiza o movimento em um espaço, seguindo determinadas relações de tempo. O espaço na dança [...]

Aula 38 - O Movimento e o Tempo

O movimento e o tempo Todo e qualquer movimento que fazemos dura determinado tempo. Quando estamos com pressa, por exemplo, fazemos as coisas mais rapidamente, quando estamos com preguiça somos mais lentos. A dança, por si só, é uma atividade que se desenvolve no tempo, é uma arte temporal e visual, isto é, os movimentos [...]

Aula 39 - A História da Dança e a dança que conta uma história

A história da dança: a dança que conta uma história História da dança xistem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver. Tente [...]

Aula 40 - Hora de Representar

Hora de representar Tudo o que já trabalhamos sobre a concepção, organização dos conteúdos, encaminhamento metodológico e avaliação, em princípio, vale também para a área de teatro que iremos abordar nas próximas aulas. O teatro Vimos que o balé conta uma história por meio do movimento e da mímica, por isso é uma dança-teatral. Agora [...]

Aula 41 - Diversos Lugares para Representar

Diversos lugares para representar Uma representação teatral pode ser feita em qualquer lugar: rua, igreja, praça, escola, corredor, sala, palco etc. O espaço cênico é aquele em que acontece a ação teatral, e esse espaço pode ou não ser modificado, de acordo com a forma teatral que irá ser apresentada. Muitos outros conteúdos estão relacionados [...]

Aula 42 - Ação - Improvisação

Ação – improvisação Vimos que os elementos formadores da representação são, em essência, três: a personagem, o espaço cênico e a ação. Ação Muitas são as definições de ação dentro da linguagem teatral. A maioria delas é bastante pro- funda e complexa, não sendo coerente com a proposta deste material. Trabalharemos nesta proposta com a [...]

Aula 43 - Texto Dramático e Gêneros Teatrais

Ação – texto dramático e gêneros teatrais Como vimos anteriormente, a ação pode se dar por meio da improvisação, da interpretação de textos ou roteiros, ou das duas técnicas juntas. Vimos alguns exemplos de trabalhos com improvisação e, nesta aula, abordaremos as questões relacionadas ao texto dramático. Texto dramático Muitos estudiosos do teatro dizem que, [...]

Aula 44 - Fantoches, Máscaras e Sombras

Fantoches, máscaras e sombras Com certeza você já viu uma representação com fantoches, máscaras ou sombras. Esse tipo de teatro é mágico e emociona crianças e adultos, que sonham, riem e participam junto com esses seres inanimados. Teatro direto e teatro indireto As representações teatrais podem ser divididas de acordo com a forma, por meio [...]

Aula 45 - O Corpo e o Movimento na Educação Infantil

  O Corpo e o Movimento na Educação Infantil     Os desenvolvimentos físico e perceptivo têm uma grande importância para a criança, já que o corpo constitui a base orgânica na qual se assentará a personalidade infantil. O corpo é um instrumento que permite realizar os processos básicos de adaptação ao meio exterior e [...]

Aula 46 - Fundamentos do Desenvolvimento Motor

  Fundamentos do Desenvolvimento Motor     corpo e o movimento são elementos relevantes para a socialização e a aprendizagem das crianças, desde seus primeiros anos de vida. O desenvolvimento motor infantil está vinculado ao corpo, ao movimento e ao desenvolvimento integral do homem, podendo ser observado a partir das interações entre nossa biologia, nosso [...]

Aula 47 - Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis

  Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis     As habilidades motoras e seus padrões são elementos fundamentais para o estudo do desenvolvimento motor infantil. Devemos sempre respeitar a progressão dessas habilidades quando propomos atividades para nossos alunos.   Agora, vamos conhecer os fatores físicos e mecânicos relacionados com o desenvolvimento motor. Os fatores mecânicos [...]

Aula 48 - Psicomotricidade

  Psicomotricidade     Nesta aula visamos a um entendimento mais amplo do corpo e do movimento. Como estuda- mos anteriormente, a aprendizagem humana é influenciada por aspectos motores, cognitivos, expressivos, afetivos e ambientais. E por isso não poderíamos deixar de falar da Psicomotricidade.   A Psicomotricidade estuda as habilidades motoras relacionadas aos fatores psicológicos [...]

Aula 49 - As Relações entre a Inteligência e o Desenvolvimento Motor

  As Relações entre a Inteligência e o Desenvolvimento Motor     Foi na Grécia Antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, o equilíbrio, a simetria e [...]

Aula 50 - A Dança e a Música na Educação Infantil

  A Dança e a Música na Educação Infantil   Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos homens – veja-se o exemplo [...]

Aula 51 - A Expressão Dramática na Educação Infantil

  A Expressão Dramática na Educação Infantil   Antes de falarmos sobre a expressão dramática, propomos uma reflexão a partir da seguinte pergunta:   O que tem a ver o teatro ou a expressão dramática com o estudo do movimento?   Durante muito tempo, a educação motora tratou o movimento de modo descontextualizado. Da mesma [...]

Aula 52 - Recreação e Lazer na Educação

  Recreação e Lazer na Educação     Agora vamos conversar sobre duas palavras fundamentais para a educação: a recreação e o lazer. A primeira está diretamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem infantil. Já a segunda refere- se a uma prática voltada à qualidade de vida ou, como alguns chamam, qualidade na vida.   Durante [...]

Aula 53 - Criatividade e sua Importância para a Educação

  Criatividade e sua Importância para a Educação     Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro categorias definidas por Rodhes (apud [...]

Aula 54 - A Avaliação na Educação Infantil

  A Avaliação na Educação Infantil     O processo de avaliação não faz parte somente da realidade escolar: é algo presente em diversas dimensões de nossas vidas. Avaliar é uma ação que praticamos continuamente. Consciente ou inconscientemente, estamos sempre avaliando gestos, ações, escolhas, pensamentos e valores, sejam nossos ou de outros.   Naturalmente, as [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa capacitar graduados a atuarem na Educação Musical, proporcionando o desenvolvimento da função pedagógica de forma otimizada e atualizada.


Público alvo:

Graduados na área da Educação, Saúde, Assistentes Sociais e Psicólogos.


Nível de dificuldade:

Regular