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Neuroaprendizagem

 

Neuroaprendizagem

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Conteúdo detalhado

Aula 01 - Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Surgimento da Neuropsicopedagogia neuroapre

Surgimento da neuropsicopedagogia O tema que apresentamos neste capítulo é muito especial, pois trata de uma nova perspectiva em educação, um olhar minucioso e específico sobre a aprendizagem. O mundo está em constante transformação, por isso a educação deve acompanhar essas mudanças e se manter em sintonia com as novas demandas educacionais. Uma delas é [...]

Aula 14 - O que faz um neuropsicopedagogo neuroapre

O que faz um Neuropsicopedagogo Iniciamos este capítulo com base na reflexão de que hoje    o ensino mudou. Possibilidades constantes de interação e aprendizagem estão à disposição de todos, por meio dos novos recursos tecnológicos educacionais. Nesse contexto, fica evidente que as formas  de  aprender  também  estão  se  transformando e com elas surge a necessidade [...]

Aula 15 - Neurociência e Educação neuroapre

  Neurociência e educação Conhecer as partes do cérebro e como ocorrem as conexões neuronais para gerar aprendizagem abre novas possibilidades de compreender o desenvolvimento humano e como se aprende. Entender a fundo os processos cognitivos traz novas perspectivas sobre a aprendizagem e abre portas para se estabelecer novas formas de aprender e de interagir [...]

Aula 16 - Principais transtornos de aprendizagem neuroapren

Principais transtornos de aprendizagem Neste capítulo abordaremos os principais transtornos de aprendizagem e como suas particularidades influenciam não só o processo de ensino e aprendizagem do aluno, mas também as estratégias que devem ser elaboradas para realizar intervenções precisas e individualizadas, incluindo a atuação da neuropsicopedagogia. Vamos considerar os transtornos que se manifestam na infância, [...]

Aula 17 - O acompanhamento do Neuropsicopedagogo neuroaprendizagem

  O acompanhamento do neuropsicopedagogo Vamos estudar neste capítulo como se dá o trabalho do neuropsicopedagogo em suas atividades práticas. Começaremos com  o conceito de metacognição, que pode contribuir para o processo  de aprendizagem do sujeito. Também veremos as habilidades e limitações que as crianças podem apresentar na sua vida escolar e de que forma [...]

Aula 18 - Formação multiprofissional do neuropsicopedagogo

  Formação multiprofissional do neuropsicopedagogo   Neste capítulo, vamos tratar da relevância da formação múltipla e continuada do neuropsicopedagogo e da capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar. Ainda veremos a importância de o neuropsicopedagogo ser um profissional ético e ter postura adequada para exercer seu papel. Sendo assim, vamos discutir o Código de Ética Técnico [...]

Aula 19 - A intervenção do neuropsicopedagogo na relação escola-família

A intervenção do neuropsicopedagogo na relação escola-família Neste capítulo, temos como objetivo geral refletir sobre a necessidade e a importância da relação escola-família, tendo as intervenções do neuropsicopedagogo como elo na busca de propiciar uma aprendizagem significativa na educação do aluno. A procura por estratégias e ferramentas de como se relacionar com o aluno, acessar [...]

Aula 20 - Contribuições para a Neuropsicopedagogia

Contribuições para a neuropsicopedagogia Neste capítulo, vamos tratar das contribuições da neuropsicopedagogia para a educação, revelando quais autores definiram sua linha de atuação e quais bases teóricas fazem parte dessa nova área. Vamos conhecer ainda os aportes teóricos importantes e fundamentais para o estudo do profissional que irá trabalhar com educação usando a abordagem do [...]

Aula 21 - Neuropsicopedagogia em síntese

Neuropsicopedagogia em síntese   A neuropsicopedagogia é uma ciência ainda nova que está em ascensão devido à necessidade de se compreender melhor como se processa a aprendizagem no cérebro humano. Com a demanda que temos hoje nas escolas, de diferentes crianças que se desenvolvem de maneira diferenciada, a neuropsicopedagogia vem para auxiliar no aperfeiçoamento da [...]

Aula 22 - Neuropsicopedagogia a interação de uma equipe multidisciplinar

  Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar Com o entendimento do papel do neuropsicopedagogo institucional e clínico, partiremos para os detalhes do seu trabalho. É importante sabermos que o neuropsicopedagogo dificilmente atuará sozinho; ele necessitará de uma equipe para ajudar na identificação e intervenção dos sujeitos que estão sendo assistidos. Mas por que é [...]

Aula 23 - Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo

Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo  Neste momento, aprofundaremos o conhecimento da neurociência, da psicologia e da pedagogia na aprendizagem. Já explicamos nos capítulos anteriores sobre essas três ciências, porém neste entenderemos o papel específico de cada uma na aprendizagem, seja ela escolar ou social. A neurociência tem grande contribuição, pois nos [...]

Aula 24 - Um olhar diferente para as crianças diferentes

Um olhar diferente para as crianças diferentes   Atualmente, muito se fala sobre a inclusão – tema que está em discussão em pautas escolares, nas universidades e no meio social como um todo. A inclusão é algo obrigatório, amparado por várias leis. Mas será que na prática da sala de aula essa inclusão é realmente [...]

Aula 25 - Crianças que necessitam de atenção diferenciada

Crianças que necessitam de atenção diferenciada Abordamos no capítulo anterior o conceito de aluno diferente   e entendemos quais se encaixam nessa terminologia que vai muito além do que sua explicação demonstra. Sabemos que a maioria das adaptações curriculares vem ao encontro de alunos que apresentam deficiências, transtornos de aprendizagem, e não somente aos que têm [...]

Aula 26 - Transtornos de aprendizagem

Transtornos de aprendizagem   Os transtornos de aprendizagem são dificuldades permanentes na aquisição de habilidades e é deles que falaremos neste capítulo. Abordaremos o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade), os transtornos da escrita e da matemática (dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia) e o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Dentro do DSM-V, eles [...]

Aula 27 - O Papel da Escola no Processo de Inclusão

  O papel da escola no processo de inclusão   A escola é um dos principais lugares onde as crianças se desenvolvem. Elas iniciam a jornada escolar muito pequenas e, muitas delas, frequentam-na o dia todo. Portanto, a escola é o lugar onde as adaptações curriculares devem ser feitas com muita responsabilidade, pois dali sairá [...]

Aula 28 - O tratamento multidisciplinar

  O tratamento multidisciplinar   Já vimos sobre a multidisciplinaridade e sua importância na investigação e no tratamento dos transtornos ou dificuldades de aprendizagem. Sabemos que uma equipe alcança êxito maior quando engajada em um mesmo caso – várias especialidades atendendo uma criança farão com que sua reabilitação seja ampla, e não somente em algumas [...]

Aula 29 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 30 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 31 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 32 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 33 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 34 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 35 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 36 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 37 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 38 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 39 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 40 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 41 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 42 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 43 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 44 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 45 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 46 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 47 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 48 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 49 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 50 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 51 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 52 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 53 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 54 – Fundamentos do Desenvolvimento da Criança nos Primeiros Anos de Vida

O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida   Sim ao direito à vida Sim à saúde e educação Sim à cultura, lazer e esporte Sim à igualdade, justiça e paz Sim à plena cidadania Albertina Duarte Takiut – CMDCA   O ciclo biológico do ser humano é considerado como sendo o desenvolvimento embrionário [...]

Aula 55 – Alimentação da Criança

Alimentação da criança   Quando se trata de alimentação, muitas pessoas logo pensam no leite materno como o primeiro alimento da criança. Mas deve-se considerar a nutrição do feto e não somente após o nascimento. Para desenvolver-se, o feto necessita de nutrientes que são obtidos da mãe através do cordão umbilical. Por isso é necessário [...]

Aula 56 – A Importância da Relação Materno-Infantil na Alimentação

A Influência da Relação Materno-Infantil Sobre a Alimentação   O desenvolvimento físico se inicia a partir do cérebro, chamado neurogênese e esse processo começa no 16.º dia após a fecundação. O cérebro do feto cresce muito rápido, podendo ser formados cerca de 250 mil neurônios (células nervosas) durante a gestação, chegando a aproximadamente 100 bilhões [...]

Aula 57 – Anemia Ferropriva

Anemia Ferropriva   Para que possamos viver, necessitamos de oxigênio, que é o alimento combustível para nossas células. Nosso sistema circulatório, que distribui o oxigênio para todo nosso corpo, é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos (artérias e veias). Para que esse sistema possa irrigar nossas células, contamos também com a ajuda do sistema [...]

Aula 58 – Controle do Esfíncter

Controle do Esfíncter   Resíduos orgânicos Nosso corpo necessita de alimentos que cumprem suas funções de nutrição das células, e os produtos do metabolismo que não servem mais para o corpo transformam-se em resíduos e devem ser eliminados. São os produtos de excreção. Esses resíduos são eliminados de várias formas, através do sistema urinário (resíduos [...]

Aula 59 – O Sono e a Criança

O sono e a Criança       O sono é um fator importante para regular nosso organismo. Enquanto dormimos, nosso corpo trabalha e os hormônios são produzidos ou liberados. Muitas vezes ouvimos falar que “enquanto a criança dorme, ela cresce”, isso é uma verdade se considerarmos o hormônio do crescimento (GH) sendo produzido e [...]

Aula 60 – A Importância da Higiene

A Importância da Higiene   A partir do seu nascimento o ser humano irá passar, durante sua existência, por várias fases: ele nasce, cresce, se reproduz e morre. A essas fases damos o nome de ciclo da vida e cada um de nós possui seu ciclo biológico (mecanismos internos de funcionamento e regulação de todos [...]

Aula 61 - Psicopedagogia Pressupostos Teóricos

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 62 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a Psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 63 - A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição

  A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição   Enfocar o estudo da Psicopedagogia no âmbito da instituição requer um conhecimento anterior que perpassa pelo conceito de Psicopedagogia como área de estudo, bem como compreender sua abrangência quando se define seu objeto de estudo como o ser cognoscente, aquele que busca conhecimento e aprende. Caracterizar [...]

Aula 64 - A Escola Enquanto Instituição

  A escola enquanto instituição     A escola faz parte da vida do ser humano, ou deveria fazer. Essa instituição, embora seja responsável pela sistematização da aprendizagem, caracteriza-se como uma referência ligada fortemente ao processo de aprendizagem como um todo. É como se ela fosse o marco do início do processo de aprendizagem, é [...]

Aula 65 - A Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  A intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional   A Psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange a ação psicopedagógica na instituição educacional, esse profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento, vai tanto na instância do aprender como na instância do ensinar, com sua ação [...]

Aula 66 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Matriz Diagnóstica

  O diagnóstico psicopedagógico: matriz diagnóstica     Na ação psicopedagógica é de fundamental importância o desenvolvimento de um diagnóstico para que a configuração da prática interventiva possa ser delineada. Independente das diversas técnicas de intervenção disponíveis para o trabalho do psicopedagogo, é no diagnóstico que se identificam as singularidades do processo de aprendizagem e [...]

Aula 67 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Instrumentos e Técnicas

  Diagnóstico psicopedagógico: instrumentos e técnicas     O diagnóstico psicopedagógico é um processo que deve ser entendido a partir de uma visão de rede. A dinâmica das relações que se estabelecem em torno do foco do diagnóstico deve ser entendida sistemicamente. O sintoma, que orienta o início da ação diagnóstica, surge como um sinalizador [...]

Aula 68 - Mudanças na Ação Educativa do Ensinar para o Aprender

  Mudanças na ação educativa: do ensinar para o aprender     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em [...]

Aula 69 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família e Escola

  Contribuições da Psicopedagogia na relação família e escola     Os pressupostos teóricos abordados pela Psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – adaptado, caracterizando a patologia do aprender [...]

Aula 70 - Um Olhar Psicopedagógico Sobre as Dificuldades de Aprendizagem

  Um olhar psicopedagógico sobre as dificuldades de aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para enfocar as dificuldades de aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem leva em conta [...]

Aula 71 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da Neuropsicologia     Aprendizagem e as bases neuropsicológicas   Enfocar a aprendizagem  como  um  processo  complexo,  estruturado  a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, [...]

Aula 72 - Contribuições da Psicopedagogia - Princípios para trabalhar com Grupo Escola

  Princípios para trabalhar com grupos na escola     Falar de Psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica que vimos assumindo, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de   sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “[...] desde a idade mais [...]

Aula 73 - Contribuições da Psicopedagogia no Uso do Lúdico

  Contribuições da Psicopedagogia no uso do lúdico     Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana. Carlos Drummond de Andrade   A ação psicopedagógica no interior da escola requer [...]

Aula 74 - Contribuições da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos

  Contribuições da Psicopedagogia no trabalho com projetos     Os projetos entendidos como meio da ação pedagógica compõem uma nova metodologia que busca atender à atual demanda da sociedade. Busca-se nessa metodologia a interação do educando com a realidade, valorizando o agir de quem aprende como elemento central para se compreender algo. Para aprender [...]

Aula 75 - Caixa de Trabalho - Uma Contribuição da Psicopedagogia para o Trabalho em Sala de Aula

  Caixa de trabalho: uma contribuição da Psicopedagogia     As situações que os educadores vêm enfrentando nas salas de aula, diante do processo de aprendizagem de seus alunos, estão, cada vez mais, levando esses educadores a procurarem subsídios que os auxiliem a resolver os problemas de aprendizagem, como se sozinhos não pudessem dar conta [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso propõe compreender de forma mais específica os processos de aprendizagem do ser humano. O profissional atua no sentido das pessoas superarem suas incapacidades ou expandirem suas potencialidades.


Público alvo:

Graduados na área da saúde e educação, interessados em compreender e intervir no contexto escolar visando potencializar habilidades e competências de seus agentes.


Nível de dificuldade:

Regular