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Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

 

Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto nci

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática nci

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 14 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 15 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 16 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 17 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 18 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 19 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 20 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 21 - Planejamento

  Planejamento I   Planejamento x Plano: Conceitos e Abordagens   O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o [...]

Aula 22 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 23 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 24 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 25 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 26 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 27 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 28 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 29 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 30 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 31 - Psicopedagogia Pressupostos Teóricos

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 32 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão Sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 33 - Pensando a Escola como Instituição

  Pensando a Escola como Instituição     O campo de conhecimento da psicopedagogia teve sua origem no atendimento aos problemas relacionados com as dificuldades de aprendizagem. Porém, os estudos realizados nessa área voltam-se cada vez mais para uma ação preventiva, pois foi se percebendo ao longo do tempo que é preciso uma ação anterior [...]

Aula 34 - Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional

  Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional     A psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange à ação psicopedagógica na instituição educacional, o profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento atua tanto na instância do aprender como na do ensinar, com [...]

Aula 35 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em que o educador [...]

Aula 36 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola     Os pressupostos teóricos abordados pela psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – mas adaptado, caracterizando a patologia do aprender inscrita [...]

Aula 37 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia contribuições para a psicopedagogia     Compreender a aprendizagem como um processo complexo, estruturado a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, p. 15). [...]

Aula 38 - Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem nci

  Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para se pensar sobre os obstáculos na aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto aos obstáculos na aprendizagem leva [...]

Aula 39 - Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia

  Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia     Falar de psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica assumida, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “desde a idade mais [...]

Aula 40 - Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional nc

  Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição educacional     A ação psicopedagógica no interior da escola requer um posicionamento teórico e técnico do profissional que a executa. Esse posicionamento prioriza a necessidade de ser estruturado como um fazer muito mais voltado ao coletivo do que ao individual. É muito comum psicopedagogos e educadores acreditarem [...]

Aula 41 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o [...]

Aula 42 - Refletindo o Cotidiano Escolar

  Refletindo o Cotidiano Escolar     Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica [...]

Aula 43 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas     A educação centrada na pessoa – uma contribuição de Carl Rogers   A abordagem rogeriana em educação surgiu originalmente do campo da psicoterapia e aconselhamento. Dessa maneira, o ensino centrado na pessoa constitui o domínio particular desta abordagem. Isso significa [...]

Aula 44 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula       [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud   Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 45 - Diferentes Enfoques para Compreender o Processo de Ensino na Escola

  Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem.   Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, comunicar [...]

Aula 46 - Os Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades   Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades.   [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, [...]

Aula 47 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais     Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que [...]

Aula 48 - Contribuições da Psicologia do Currículo

Contribuições da Psicologia ao currículo   O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das decisões que vamos tomando e, [...]

Aula 49 - Novas Possibilidades na Busca da Constituição do Conhecimento

Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento     O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o [...]

Aula 50 - Os Conteúdos do Ensino

Os conteúdos do ensino – o que são?     A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos.   [...]

Aula 51 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

A função dos conteúdos do ensino no currículo     Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar [...]

Aula 52 - Diversidade e o Currículo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 53 - A Elaboração do Projeto Pedagógico na Escola

A elaboração do projeto pedagógico na escola     Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com os conteúdos de matérias escolares, [...]

Aula 54 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva     Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 55 - As Contribuições dos PCNS na Elaboração do Projeto Politico Pedagógico

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na elaboração do projeto político-pedagógico     Atualmente, não há como negar que o mundo vem passando por mudanças radicais em todos os campos e que, nos últimos tempos, surgiram avanços que não eram imagináveis até poucas décadas. Essas mudanças fazem com que surjam novas necessidades sociais.   [...]

Aula 56 - A Interdisciplinaridade das Áreas do Conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento     As disciplinas escolares e a organização dos saberes    O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um [...]

Aula 57 - A Interação Professor Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem       A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como:   local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta [...]

Aula 58 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

  Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem     O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores.   Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou [...]

Aula 59 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 60 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas [...]

Aula 61 - Entendendo a Adaptação Escolar

  Entendendo a adaptação escolar     Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully     Almejar uma escola melhor para todos implica mudança. [...]

Aula 62 - Adaptações Curriculares como Operacionalizá-las

  Adaptações Curriculares – como Operacionalizá-las?     Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.     Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair do papel para [...]

Aula 63 - Avaliação - Concepções Teóricas

  Avaliação – Concepções Teóricas     [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos     Você sabia [...]

Aula 64 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada     A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll   Na aula anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo [...]

Aula 65 - Pais, Professores e Alunos

  Pais, Professores e Alunos – Parceiros no Processo Inclusivo     Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz [...]

Aula 66 - Surgimento da Neuropsicopedagogia

  Surgimento da Neuropsicopedagogia     O tema que apresentamos nesta aula é muito especial, pois trata de uma nova perspectiva em educação, um olhar minucioso e específico sobre a aprendizagem. O mundo está em constante transformação, por isso a educação deve acompanhar essas mudanças e se manter em sintonia com as novas demandas educacionais. [...]

Aula 67 - A Neuropsicopedagogia no Brasil

  A neuropsicopedagogia no Brasil     No Brasil, as discussões sobre neuropsicopedagogia começam a ganhar espaço na cidade de Joinville, Santa Catarina, no ano de 2008. Uma equipe de docentes que realizava assessoria em cursos de pós-graduação recebeu o convite do Grupo Educacional Censupeg para investir em pesquisas que produzissem novos conhecimentos acerca da [...]

Aula 68 - Objeto de Estudo da Neuropsicopedagogia

  Objeto de Estudo da Neuropsicopedagogia     Pode-se dizer que a neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que estuda o sistema nervoso e seus reflexos no comportamento humano, em especial na aprendizagem, com base nos conhecimentos além das neurociências, da psicologia e da pedagogia.   Essa ciência tem por objetivo promover a integração educacional, social [...]

Aula 69 - O que faz um Neuropsicopedagogo?

  O que faz um Neuropsicopedagogo?     Iniciamos este capítulo com base na reflexão de que hoje o ensino mudou. Possibilidades constantes de interação e aprendizagem estão à disposição de todos, por meio dos novos recursos tecnológicos educacionais. Nesse contexto, fica evidente que as formas  de aprender  também  estão  se  transformando e com elas [...]

Aula 70 - Neurociência e Educação

  Neurociência e Educação   Conhecer as partes do cérebro e como ocorrem as conexões neuronais para gerar aprendizagem abre novas possibilidades de compreender o desenvolvimento humano e como se aprende. Entender a fundo os processos cognitivos traz novas perspectivas sobre a aprendizagem e abre portas para se estabelecer novas formas de aprender e de [...]

Aula 71 - Principais Transtornos de aprendizagem

  Principais Transtornos de Aprendizagem     Nesta aula abordaremos os principais transtornos de aprendizagem e como suas particularidades influenciam não só o processo de ensino e aprendizagem do aluno, mas também as estratégias que devem ser elaboradas para realizar intervenções precisas e individualizadas, incluindo a atuação da neuropsicopedagogia.   Vamos considerar os transtornos que [...]

Aula 72 - O Acompanhamento do neuropsicopedagogo

O Acompanhamento do Neuropsicopedagogo Contribuição da metacognição para o processo de aprendizagem Antes de estudarmos o que é metacognição, precisamos responder algumas simples perguntas: você sabe como aprende? Sabe aplicar os seus conhecimentos escolares na sua vida prática cotidiana? Se responder “sim” para as duas questões, ficará fácil entender o significado de metacognição. Vamos ver [...]

Aula 73 - Formação Multiprofissional do Neuropsicopedagogo

  Formação Multiprofissional do Neuropsicopedagogo     O profissional da neuropsicopedagogia   A neuropsicopedagogia possui normatização pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPp, fundada em 2014 para a divulgação da profissão e fomento à pesquisa na área, além da pro- moção de eventos como debates, seminários, conferências, cursos, entre outros ligados à área de neurociências e [...]

Aula 74 - A Intervenção do Neuropsicopedagogo na Relação Escola-família

  A Intervenção do Neuropsicopedagogo na Relação Escola-família     Nesta aula, temos como objetivo geral refletir sobre a necessidade e a importância da relação escola-família, tendo as intervenções do neuropsicopedagogo como elo na busca de propiciar uma aprendizagem significativa na educação do aluno.   A procura por estratégias e ferramentas de como se relacionar [...]

Aula 75 - Contribuições iniciais para a neuropsicopedagogia

  Contribuições para a Neuropsicopedagogia     Nesta aula, vamos tratar das contribuições da neuropsicopedagogia para a educação, revelando quais autores definiram sua linha de atuação e quais bases teóricas fazem parte dessa nova área. Vamos conhecer ainda os aportes teóricos importantes e fundamentais para o estudo do profissional que irá trabalhar com educação usando [...]

Aula 76 - Neuropsicopedagogia em Síntese

  Neuropsicopedagogia em Síntese     A neuropsicopedagogia é uma ciência ainda nova que está em ascensão devido à necessidade de se compreender melhor como se processa a aprendizagem no cérebro humano. Com a demanda que temos hoje nas escolas, de diferentes crianças que se desenvolvem de maneira diferenciada, a neuropsicopedagogia vem para auxiliar no [...]

Aula 77 - Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar

Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar Com o entendimento do papel do neuropsicopedagogo institucional e clínico, partiremos para os detalhes do seu trabalho. É importante sabermos que o neuropsicopedagogo dificilmente atuará sozinho; ele necessitará de uma equipe para ajudar na identificação e intervenção dos sujeitos que estão sendo assistidos. Mas por que é importante [...]

Aula 78 - Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo

Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo Neste momento, aprofundaremos o conhecimento da neurociência, da psicologia e da pedagogia na aprendizagem. Já explicamos nos capítulos anteriores sobre essas três ciências, porém neste entenderemos o papel específico de cada uma na aprendizagem, seja ela escolar ou social. A neurociência tem grande contribuição, pois nos [...]

Aula 79 - Um olhar diferente para as crianças diferentes

Um olhar diferente para as crianças diferentes   Atualmente, muito se fala sobre a inclusão tema que está em discussão em pautas escolares, nas universidades e no meio social como um todo. A inclusão é algo obrigatório, amparado por várias leis. Mas será que na prática da sala de aula essa inclusão é realmente efetiva? [...]

Aula 80 - Crianças que necessitam de atenção diferenciada

  Crianças que necessitam de atenção diferenciada   Abordamos no capítulo anterior o conceito de aluno diferente e entendemos quais se encaixam nessa terminologia que vai muito além do que sua explicação demonstra. Sabemos que a maioria das adaptações curriculares vem ao encontro de alunos que apresentam deficiências, transtornos de aprendizagem, e não somente aos [...]

Aula 81 - Transtornos de aprendizagem

Transtornos de aprendizagem   Os transtornos de aprendizagem são dificuldades permanentes na aquisição de habilidades e é deles que falaremos neste capítulo. Abordaremos o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade), os transtornos da escrita e da matemática (dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia) e o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Dentro do DSM-V, eles estão classificados [...]

Aula 82 - O papel da escola no processo de inclusão

O papel da escola no processo de inclusão   A escola é um dos principais lugares onde as crianças se desenvolvem. Elas iniciam a jornada escolar muito pequenas e, muitas delas, frequentam-na o dia todo. Portanto, a escola é o lugar onde as adaptações curriculares devem ser feitas com muita responsabilidade, pois dali sairá o [...]

Aula 83 - O tratamento multidisciplinar

O tratamento multidisciplinar   Já vimos sobre a multidisciplinaridade e sua importância na investigação e no tratamento dos transtornos ou dificuldades de aprendizagem. Sabemos que uma equipe alcança êxito maior quando engajada em um mesmo caso várias especialidades atendendo uma criança farão com que sua reabilitação seja ampla, e não somente em algumas áreas. Que [...]

Aula 84 - Olhar a diversidade, olhar o todo

Olhar a diversidade, olhar o todo   Maria de Fátima Joaquim Minetto, Cada um de nós é diferente.Tivemos experiências diferentes. Recebemos o sol de maneira diferente. Projetamos nossa sombra de maneira diferente. Por que então não teríamos cores diferentes?   Leo Buscaglia, Participando de cursos, congressos, consultorias, por todo o Brasil, pudemos constatar que, quando [...]

Aula 85 - A ação pedagógica diante da diversidade formação competente

  A ação pedagógica diante da diversidade: formação competente     Maria de Fátima Joaquim Minetto [...] ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, [...]

Aula 86 - A inclusão através dos tempos

A inclusão através dos tempos     Maria de Fátima Joaquim Minetto Mais do que criar condições para os deficientes, a inclusão é um desafio que implica em mudar a escola como um todo, no projeto pedagógico, na postura diante todos os alunos, na filosofia [...] Artur Guimarães   Um pouco de história Para compreendermos [...]

Aula 87 - Diversidade na aprendizagem e diversidade na ensinagem

  Diversidade na aprendizagem e “diversidade na ensinagem”   O dicionário Aurélio ao definir diversidade utiliza palavras como diferença, dessemelhança. Bem, entendemos a diversidade como algo inerente ao ser humano. Somos de uma mesma espécie e, apesar disso, não há sequer um polegar igual ao outro nesse mundo, somos únicos! Entender, aceitar e respeitar a [...]

Aula 88 - A construção dos laços afetivos no ambiente escolar

A construção dos laços afetivos no ambiente escolar Maria de Fátima Joaquim Minetto Irene Carmem Piconi Prestes   Meu existir é visto e compreendido por alguém [...] É me devolvida a evidência de que necessito de ter sido percebido como existente. Donald Winnicott   Percebe-se que é urgente pensar e agir numa perspectiva  inclusiva para [...]

Aula 89 - Inteligências múltiplas

Inteligências múltiplas Maria de Fátima Joaquim Minetto Irene Carmem Piconi Prestes A Teoria das Inteligências Múltiplas sugere abordagens de ensino que se adaptam às potencialidades individuais de cada aluno, assim como à modalidade pela qual cada um pode aprender melhor. Howard Gardner   A Teoria das Inteligências Múltiplas, do psicólogo americano Howard Gardner (1995), diz [...]

Aula 90 - O filho com deficiência

O filho com deficiência     Maria de Fátima Joaquim Minetto Se o olhar da mãe se desvia da criança; se a criança muito frágil ainda não olha para a mãe, o investimento de amor entre elas se torna problemático. Catherin Mathelin   Para o ser humano, ser pai e mãe é um dos papéis [...]

Aula 91 - Prevenção

Prevenção     Maria de Fátima Joaquim Minetto Não troco minha filha excepcional por nada nesse mundo, mas farei tudo que estiver ao meu alcance para que os outros pais não tenham um filho excepcional. Depoimento de um pai – Campanha prevenção APAE de Curitiba (PR) – 1987   Quantas vezes não ouvimos essa frase: [...]

Aula 92 - Crises convulsivas

Crises convulsivas Maria de Fátima Joaquim Minetto Jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, sem ter a segurança de estar decidindo corretamente. Paulo Coelho   Crises convulsivas são comuns. Elas são distúrbios neurológicos que acontecem geralmente em crianças, mais frequentemente antes dos 14 anos. Podem acontecer [...]

Aula 93 - Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID)

Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) Maria de Fátima Joaquim Minetto José Raimundo Facion Educar uma criança autista é uma experiência que leva o professor a questionar suas ideias, seus princípios e sua competência profissional. Bereohff, Leppos, Freire, 1994   Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) são caracterizados por prejuízos severos e invasivos em diversas áreas [...]

Aula 94 - Transtornos de comportamento disruptivo

Transtornos de comportamento disruptivo Maria de Fátima Joaquim Minetto José Raimundo Facion Quanto mais significativo for para o aluno o professor, mais chances o mesmo terá de promover  novas aprendizagens. Bereohff, Leppos, Freire, 1994   Os dois transtornos de comportamento disruptivo  mais  conhecidos são o Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e os Transtornos de [...]

Aula 95 - Deficiência intelectual e visual

Deficiência intelectual e visual     Maria de Fátima Joaquim Minetto   Deficiência intelectual Como aprendemos? Uma questão para muitos educadores. Piaget (1978) nos diz que a aquisição do conhecimento acontece a partir de uma interação entre o sujeito e o objeto. A criança constrói seu conhecimento no contato com o ambiente e o meio [...]

Aula 96 - Deficiência física e auditiva

Deficiência física e auditiva     Maria de Fátima Joaquim Minetto Há caminhos com mil léguas de distância, mas todos começam com um passo. Autor desconhecido     Deficiência física Quando falamos em deficiência física, precisamos ter em mente que existe uma vasta gama de condições que podem acometer um sujeito, por motivos diferentes. Assim, [...]

Aula 97 - Diversidade na sala de aula

Diversidade na sala de aula     Maria de Fátima Joaquim Minetto Márcia Maria Stival Essa tarefa educativa é provavelmente a experiência mais comovedora e radical que pode ter o professor. Essa relação põe a prova, mais que nenhuma outra, os recursos e as habilidades do educador. Angel Riviére   Autismo Há pessoas que se [...]

Aula 98 - Aspectos emocionais e o cotidiano escolar

Aspectos emocionais e o cotidiano escolar     Maria de Fátima Joaquim Minetto [...] a pessoa incapacitada pertence a grupo social minoritário, estando sujeita às mesmas pressões e dificuldades de adaptação de qualquer outro grupo minoritário, seja este constituído por idade, raça, religião ou sexo. Maria Helena Novaes   Somos todos diferentes, mesmo irmãos, filhos [...]

Aula 99 - A escolarização do aluno com deficência intelectual na perspectiva histórico-cultural

  A escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural   Iniciaremos este livro refletindo sobre a escolarização do aluno com deficiência intelectual. A perspectiva teórica escolhida para fundamentar nossa análise será a histórico-cultural, embasada principalmente em Lev Semenovitch Vygotsky. Discutiremos inicialmente, com base nas políticas educacionais atuais, a escolarização do aluno com deficiência [...]

Aula 100 - A proposta pedagógica e a adequação curricular

A proposta pedagógica e a adequação curricular A proposta deste capítulo é refletir sobre as adaptações/adequações curriculares para alunos com deficiência. Inicialmente destacamos a importância da construção de uma proposta pedagógica e de um currículo que considere a diversidade de alunos presentes em uma sala de aula. Quando os alunos exigem mais recursos, além dos [...]

Aula 101 -Práticas pedagógicas atividades e estratégias com alunos com deficiência intelectual

  Práticas pedagógicas: atividades e estratégias com alunos com deficiência intelectual   Neste capítulo serão abordados os principais aspectos que o professor deve considerar ao realizar seu plano de aula, a partir do paradigma da educação inclusiva, tendo em vista a escolarização do aluno com deficiência intelectual. Abordaremos também as implicações de tais propostas no [...]

Aula 102 - Aspectos afetivos e sociais na aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

Aspectos afetivos e sociais na aprendizagem do aluno com deficiência intelectual Neste capítulo partimos do pressuposto de que emoção, aprendizagem e socialização são dimensões paralelas no processo de ensino-aprendizagem, fundamentais na escolarização dos alunos. Destacamos a importância da afetividade e do vínculo do professor com os alunos para o bom desenvolvimento da aprendizagem, assim como [...]

Aula 103 - A avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

A avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual Esse capítulo se propõe a discutir uma etapa importante do processo de escolarização do aluno com deficiência intelectual: a avaliação. Na primeira parte, refletimos sobre os sentidos atribuídos a essa prática no contexto escolar, tanto no que diz respeito ao fazer docente, quanto aos efeitos produzidos [...]

Aula 104 -A relação entre a família e escola no processo de escolarização do aluno com deficiência intelectual

  A relação entre a família e escola no processo de escolarização do aluno com deficiência intelectual   A participação da família no contexto escolar é basal no processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual. Entretanto, a escola deve estar disposta a trabalhar em parceria com os familiares destes alunos, estabelecendo uma comunicação eficiente [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: