CURSO ONLINE:
O Trabalho do Psicopedagogo no Cotidiano Escolar

 

O Trabalho do Psicopedagogo no Cotidiano Escolar

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Conhecendo a Psicopedagogia e sua Aplicabilidade

Conhecendo a psicopedagogia e sua Aplicabilidade Conceitos gerais, bases históricas e fundamentação teórica Certamente, no decorrer deste curso, você já teve contato com o conceito de Psicopedagogia e conheceu as suas principais formas de atuação. Mas, para começar a nossa disciplina, é necessário rever alguns desses conceitos e contextualizar de que forma as teorias e [...]

Aula 02 - Psicopedagogia Institucional na Escola - Desafios e Processos

  Psicopedagogia institucional na escola: desafios e processos   Agora que já sabemos como funciona a atuação da Psicopedagogia Institucional, vamos nos deter na atuação psicopedagógica institucional escolar e verificar de que maneira a Psicopedagogia, como teoria e prática, pode colaborar para o aperfeiçoamento de todos os profissionais da educação no cotidiano da escola. Se [...]

Aula 03 - Aprendizagem - O que é e como se Processa na Visão Psicopedagógica

  Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica Neste capítulo, enfocaremos o objeto de estudo da Psicopedagogia e, certamente, o principal objetivo dos educadores: a aprendizagem. Como estudamos anteriormente, a Psicopedagogia busca o aperfeiçoamento das  relações com a aprendizagem, bem como a melhor qualidade possível na construção da aprendizagem de alunos [...]

Aula 04 - A Intervenção Psicopedagógica Institucional nas Dificuldades de Aprendizagem

A intervenção psicopedagógica institucional nas dificuldades de aprendizagem No capítulo anterior, estudamos como ocorre a aprendizagem em condições normais, na visão de diversos autores. Pretendemos agora abordar as dificuldades de aprendizagem, a fim de melhor compreendê-las e pode intervir adequadamente na sala de aula. Alunos que não aprendem são sempre um desafio para nós, professores, [...]

Aula 05 - Dificuldades de Aprendizagem - Fracasso Escolar e Práticas Pedagógicas

  Dificuldades de Aprendizagem, Fracasso Escolar e Práticas Pedagógicas   A rede que integra os domínios do saber e do agir invadiu também a escola. Num ritmo, que ainda não é o desejado, algumas mudanças já têm ocorrido para que essa instituição enfrente a “crise do conhecimento”, nas suas unidades, nas suas salas de aula. [...]

Aula 06- Contribuições nas Teorias de Piaget Vygotsky no Cotidiano Escolar

  Contribuições e operacionalização das teorias de Piaget e Vygotsky no cotidiano escolar   Piaget e o desenvolvimento humano Jean Piaget destaca-se ainda atualmente devido à grande contribuição de seus estudos para o entendimento do desenvolvimento humano. Entenderemos aqui como desenvolvimento humano o desenvolvimento mental e o crescimento orgânico. Piaget demonstrou que a criança tem [...]

Aula 07 - Afetividade e Aprendizagem

  Afetividade e aprendizagem: contribuições da teoria do vínculo de Pichon-Rivière para as práticas pedagógicas O modelo de aprendizagem concebido por Pichon-Rivière é composto por três configurações: a pré-tarefa, a tarefa e o projeto. A pré-tarefa é caracterizada pelo medo do novo. Esse medo pode ser da indiscriminação, o medo do não saber, que Pichon-Rivière [...]

Aula 08 - Grupos Operativos e Psicodrama Educacional

  Grupos operativos e psicodrama educacional O grupo operativo e o psicodrama são recursos pouco usados na educação, mas a aplicação dessas técnicas pode trazer muitos benefícios para a aprendizagem, principalmente se estivermos atentos à base teórica da Psicopedagogia, que é a convergência dos aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Vejamos, primeiramente, a proposta do grupo [...]

Aula 09 - A Indisciplina na Escola e os Distúrbios de Conduta

  A indisciplina na escola e os distúrbios de conduta como problemas reativos de aprendizagem Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras. Jean Piaget escola contemporânea tem se defrontado com diversos dilemas éticos, tais como o roubo, [...]

Aula 10 - Construção da Ética e da Moralidade no Cotidiano Escolar

  Construção da ética e da moralidade no cotidiano escolar: uma leitura piagetiana A escola é, sem dúvida, um espaço de múltiplas aprendizagens. Com uma proposta inicial de promover aprendizagens sistemáticas e transmissão de cultura, transmite também valores e forma o indivíduo do ponto de vista afetivo e social. No aspecto social, encontramos um “conteúdo” [...]

Aula 11 -A Construção do Currículo na Escola Segundo a Psicopedagogia

  A construção do currículo na escola segundo a psicopedagogia Existem muitas definições para o termo currículo e, em consequência do que se entende por currículo, há também uma grande diversidade de práticas pedagógicas e de propostas educacionais. A noção de currículo, muitas vezes, é reduzida à noção de conteúdos ou de planejamento. No entanto, [...]

Aula 12 - O planejamento e a Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem

  O planejamento escolar como instrumento de prevenção das dificuldades de aprendizagem Vamos começar fazendo uma importante diferenciação entre plano e planejamento. Planejamento é atitude, é a reflexão em si, enquanto plano é documento, o resultado da atitude de planejar. Existem vários tipos de  planos, por exemplo, o plano de matéria, resumindo o conteúdo de [...]

Aula 13 - A Avaliação Escolar como Instrumento de Diagnóstico

  A avaliação escolar como instrumento de diagnóstico de rendimento do aluno e como parâmetro do replanejamento das práticas pedagógicas Estudamos anteriormente que planejamento e avaliação são atividades indissociáveis, pois, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a avaliação não é o final do processo do ciclo docente, mas pode representar o recomeço, já que [...]

Aula 14 - A Psicopedagogia Institucional na Escola Inclusiva

  A psicopedagogia institucional na escola inclusiva   Neste capítulo, vamos abordar um dos temas mais polêmicos da contemporaneidade: a inclusão. Durante muito tempo, só se dirigiam para a Educação Especial, área responsável pela educação de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais, aqueles profissionais ou estudantes que se interessavam pelo tema, pois os alunos especiais [...]

Aula 15 - Família e Aprendizagem

    Família e aprendizagem   O mundo mudou bastante neste século e, com ele, a família. Qual o conceito de família no mundo contemporâneo? Você saberia explicar, por exemplo, qual o grau de parentesco da nova mulher do pai de seu aluno com a criança? Se você pensou em madrasta, errou! É correto usar [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: