CURSO ONLINE:
Planejamento e Avaliação Educacional

 

Planejamento e Avaliação Educacional

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o [...]

Aula 02 - Refletindo o Cotidiano Escolar

  Refletindo o Cotidiano Escolar     Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica [...]

Aula 03 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas     A educação centrada na pessoa – uma contribuição de Carl Rogers   A abordagem rogeriana em educação surgiu originalmente do campo da psicoterapia e aconselhamento. Dessa maneira, o ensino centrado na pessoa constitui o domínio particular desta abordagem. Isso significa [...]

Aula 04 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula       [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud   Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 05 - Diferentes Enfoques para Compreender o Processo de Ensino na Escola

  Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem.   Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, comunicar [...]

Aula 06 - Os Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades   Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades.   [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, [...]

Aula 07 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais     Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que [...]

Aula 08 - Contribuições da Psicologia do Currículo

Contribuições da Psicologia ao currículo   O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das decisões que vamos tomando e, [...]

Aula 09 - Novas Possibilidades na Busca da Constituição do Conhecimento

Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento     O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o [...]

Aula 10 - Os Conteúdos do Ensino

Os conteúdos do ensino – o que são?     A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos.   [...]

Aula 11 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

A função dos conteúdos do ensino no currículo     Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar [...]

Aula 12 - Diversidade e o Currículo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 13 - A Elaboração do Projeto Pedagógico na Escola

A elaboração do projeto pedagógico na escola     Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com os conteúdos de matérias escolares, [...]

Aula 14 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva     Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 15 - As Contribuições dos PCNS na Elaboração do Projeto Politico Pedagógico

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na elaboração do projeto político-pedagógico     Atualmente, não há como negar que o mundo vem passando por mudanças radicais em todos os campos e que, nos últimos tempos, surgiram avanços que não eram imagináveis até poucas décadas. Essas mudanças fazem com que surjam novas necessidades sociais.   [...]

Aula 16 - A Interdisciplinaridade das Áreas do Conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento     As disciplinas escolares e a organização dos saberes    O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um [...]

Aula 17 - A Interação Professor Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem       A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como:   local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta [...]

Aula 18 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

  Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem     O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores.   Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou [...]

Aula 19 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 20 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas [...]

Aula 21 - Entendendo a Adaptação Escolar

  Entendendo a adaptação escolar     Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully     Almejar uma escola melhor para todos implica mudança. [...]

Aula 22 - Adaptações Curriculares como Operacionalizá-las

  Adaptações Curriculares – como Operacionalizá-las?     Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.     Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair do papel para [...]

Aula 23 - Avaliação - Concepções Teóricas

  Avaliação – Concepções Teóricas     [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos     Você sabia [...]

Aula 24 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada     A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll   Na aula anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo [...]

Aula 25 - Pais, Professores e Alunos

  Pais, Professores e Alunos – Parceiros no Processo Inclusivo     Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos no Planejamento e Avaliação Educacional.


Nível de dificuldade:

Regular