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Psicomotricidade Aplicada a Educação

 

Psicomotricidade Aplicada a Educação

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Psicomotricidade considerações preliminares

Psicomotricidade: considerações preliminares A passagem do modo de produção feudal para o capitalista implicou profundas modificações, acompanhadas de transformações nas formas de organização social, que envolveram diferentes dimensões – cultural, política, educacional e econômica. A prática do artesão, trabalhador do período feudal, era caracterizada como própria de um trabalhador total, o qual [...] dispunha do [...]

Aula 02 - Filogênese da motricidade humana

Filogênese da motricidade   Toda riqueza provém do trabalho, asseguram os economistas. E assim o é na realidade: a natureza proporciona os materiais que o trabalho transforma em riqueza. Mas o trabalho é muito mais do que isso: é o fundamento da vida humana. Podemos até afirmar que, sob determinado aspecto, o trabalho criou o [...]

Aula 03 - Psicomotricidade uma categoria em discussão

Psicomotricidade: uma categoria em discussão Quando perguntamos aos nossos alunos o que entendem por Psicomotricidade, aparecem respostas como: Movimento, cérebro; Técnicas para desenvolver o conhecimento das partes do corpo; Ligação corpo-mente; Equilíbrio; Técnicas voltadas ao desenvolvimento de pré-requisito para leitura e escrita; Corpo e emoção; Exercícios de coordenação motora; Corpo e cognição; Desenvolvimento infantil; Esquema [...]

Aula 04 - Psicomotricidade um estudo preliminar de suas categorias

  Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias Para iniciar nossos estudos, temos que abordar algumas categorias fundamentais para a reflexão sobre as produções teóricas e técnicas no campo da Psicomotricidade. São elas: esquema corporal, imagem corporal e tono. Para as duas primeiras categorias, esquema corporal e imagem corporal, utilizaremos, fundamentalmente, a obra de Michel [...]

Aula 05 - O corpo hábil

O corpo hábil Embora estudos sobre as práticas corporais considerem os primórdios da Psicomotricidade datados dos séculos XVII-XVIII, momento em que as técnicas corporais passam a ser utilizadas, deliberadamente, para um investimento político e econômico do corpo, Le Camus (1986) situa o “nascimento” da Psicomotricidade no final do século XIX. Este marco deve-se ao fato [...]

Aula 06 - O Corpo Consciente

Corpo consciente: uma análise das contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a ciência do esquema corporal     O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...] Se o corpo sutil [...]

Aula 07 - Corpo Significante

Corpo significante: o corpo que “fala” Com os processos de abertura política, primeiro na Europa e, posteriormente, na América Latina, fruto das pressões sociais e dos movimentos que defendiam os direitos humanos,  as técnicas de abordagem corporal que propunham a inibição muscular (corpo hábil) ou o domínio da totalidade do corpo, incluindo o refreamento do [...]

Aula 08 - Motivações internas para a relação

Aula 09- Psicomotricidade relacional

Psicomotricidade Relacional: uma contribuição integradora para o olhar educacional Este relato tem como base experiências de campo desenvolvidas ao longo de cinco anos, nas creches municipais da cidade de Curitiba – Paraná, como parte de um projeto de capacitação de pessoal, fundamentado na Psicomotricidade Relacional. Tomando como referência a teoria e o método sistematizados por [...]

Aula 10 - Revisão

Revisão Corpo hábil (contexto) Final do século xIx até 1940 (França). Organizador: Paralelismo. Corpo = receptáculo da tradição. Surgimento do termo Psicomotricidade. Modelo mecanicista de concepção e abordagem do corpo. Corpo hábil (principais concepções)   Concepção anatomofisiológica estática. Concepção córticopatológica. Concepção neurofisiológica. Concepção neuropsiquiátrica. Corpo hábil   Exame Psicomotor (1935 – Edouard Guilman). Reeducação Psicomotora. [...]

Aula 11 - Psicomotricidade

  Psicomotricidade Ao prepararmos a estrutura deste trabalho, preliminarmente pensávamos em fazer um detalhamento das contribuições que a Psicomotricidade poderia oferecer à instituição escolar, no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em salas regulares de  ensino. Dadas as nossas limitações e a variedade infinita de possibilidades que tal empreitada nos colocaria, logo [...]

Aula 12 - Categorias de análise

Categorias de análise Como pedagogo e psicomotricista, pude entender que para compreendermos a inserção das práticas psicomotoras no setor da Educação é necessário analisarmos como estas estão articuladas aos valores, hábitos e comportamentos que permeiam a nossa sociedade, ou seja, aos princípios que regem a organização capitalista de produção. Sabemos que tal organização está respaldada [...]

Aula 13 - O corpo e o movimento na educação infantil

  O corpo e o movimento na Educação Infantil   Sem dúvida alguma, o ser humano é o cerne do ato educativo. Afinal, não desenvolvemos metodologias, nem tampouco escolas e estruturas de ensino, para educar os peixes. Uma visão educacional humanista e voltada à construção do conhecimento deve considerar o homem integralmente, priorizando não somente [...]

Aula 14 - As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor

  As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor   As múltiplas inteligências e o movimento Foi na Grécia Antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, [...]

Aula 15 - A dança e a Música na Educação Infantil

A dança e a música na Educação Infantil A dança na escola Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos Nietzsche homens – [...]

Aula 16 - A expressão dramática na educação infantil

  A expressão dramática na Educação Infantil   A imaginação e a expressão dramática infantil Antes de falarmos sobre a expressão dramática, propomos uma reflexão a partir da seguinte pergunta: “O que tem a ver o teatro ou a expressão dramática com o estudo do movimento?” Durante muito tempo, a educação motora tratou o movimento [...]

Aula 17 - Criatividade e a sua importância

  Criatividade e sua importância para a Educação   A criatividade e o brincar Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro categorias [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos em Psicomotricidade.


Nível de dificuldade:

Regular