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Psicopedagogia Clínica e Institucional

 

Psicopedagogia Clínica e Institucional

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Psicopedagogia Pressupostos Teóricos

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 14 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão Sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 15 - Pensando a Escola como Instituição

  Pensando a Escola como Instituição     O campo de conhecimento da psicopedagogia teve sua origem no atendimento aos problemas relacionados com as dificuldades de aprendizagem. Porém, os estudos realizados nessa área voltam-se cada vez mais para uma ação preventiva, pois foi se percebendo ao longo do tempo que é preciso uma ação anterior [...]

Aula 16 - Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional

  Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional     A psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange à ação psicopedagógica na instituição educacional, o profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento atua tanto na instância do aprender como na do ensinar, com [...]

Aula 17 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em que o educador [...]

Aula 18 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola     Os pressupostos teóricos abordados pela psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – mas adaptado, caracterizando a patologia do aprender inscrita [...]

Aula 19 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia contribuições para a psicopedagogia     Compreender a aprendizagem como um processo complexo, estruturado a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, p. 15). [...]

Aula 20 - Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem

  Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para se pensar sobre os obstáculos na aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto aos obstáculos na aprendizagem leva [...]

Aula 21 - Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia

  Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia     Falar de psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica assumida, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “desde a idade mais [...]

Aula 22 - Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição educacional     A ação psicopedagógica no interior da escola requer um posicionamento teórico e técnico do profissional que a executa. Esse posicionamento prioriza a necessidade de ser estruturado como um fazer muito mais voltado ao coletivo do que ao individual. É muito comum psicopedagogos e educadores acreditarem [...]

Aula 23 - Um Pouco mais sobre a Psicopedagogia

  Um pouco mais sobre Psicopedagogia     Revendo alguns conceitos   A Psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano.   Tomando, portanto, como referencial esse [...]

Aula 24 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a Psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 25 - A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição

  A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição   Enfocar o estudo da Psicopedagogia no âmbito da instituição requer um conhecimento anterior que perpassa pelo conceito de Psicopedagogia como área de estudo, bem como compreender sua abrangência quando se define seu objeto de estudo como o ser cognoscente, aquele que busca conhecimento e aprende. Caracterizar [...]

Aula 26 - A Escola Enquanto Instituição

  A escola enquanto instituição     A escola faz parte da vida do ser humano, ou deveria fazer. Essa instituição, embora seja responsável pela sistematização da aprendizagem, caracteriza-se como uma referência ligada fortemente ao processo de aprendizagem como um todo. É como se ela fosse o marco do início do processo de aprendizagem, é [...]

Aula 27 - A Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  A intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional   A Psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange a ação psicopedagógica na instituição educacional, esse profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento, vai tanto na instância do aprender como na instância do ensinar, com sua ação [...]

Aula 28 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Matriz Diagnóstica

  O diagnóstico psicopedagógico: matriz diagnóstica     Na ação psicopedagógica é de fundamental importância o desenvolvimento de um diagnóstico para que a configuração da prática interventiva possa ser delineada. Independente das diversas técnicas de intervenção disponíveis para o trabalho do psicopedagogo, é no diagnóstico que se identificam as singularidades do processo de aprendizagem e [...]

Aula 29 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Instrumentos e Técnicas

  Diagnóstico psicopedagógico: instrumentos e técnicas     O diagnóstico psicopedagógico é um processo que deve ser entendido a partir de uma visão de rede. A dinâmica das relações que se estabelecem em torno do foco do diagnóstico deve ser entendida sistemicamente. O sintoma, que orienta o início da ação diagnóstica, surge como um sinalizador [...]

Aula 30 - Mudanças na Ação Educativa do Ensinar para o Aprender

  Mudanças na ação educativa: do ensinar para o aprender     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em [...]

Aula 31 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família e Escola

  Contribuições da Psicopedagogia na relação família e escola     Os pressupostos teóricos abordados pela Psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – adaptado, caracterizando a patologia do aprender [...]

Aula 32 - Um Olhar Psicopedagógico Sobre as Dificuldades de Aprendizagem

  Um olhar psicopedagógico sobre as dificuldades de aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para enfocar as dificuldades de aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem leva em conta [...]

Aula 33 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da Neuropsicologia     Aprendizagem e as bases neuropsicológicas   Enfocar a aprendizagem  como  um  processo  complexo,  estruturado  a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, [...]

Aula 34 - Contribuições da Psicopedagogia - Princípios para trabalhar com Grupo Escola

  Princípios para trabalhar com grupos na escola     Falar de Psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica que vimos assumindo, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de   sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “[...] desde a idade mais [...]

Aula 35 - Contribuições da Psicopedagogia no Uso do Lúdico

  Contribuições da Psicopedagogia no uso do lúdico     Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana. Carlos Drummond de Andrade   A ação psicopedagógica no interior da escola requer [...]

Aula 36 - Contribuições da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos

  Contribuições da Psicopedagogia no trabalho com projetos     Os projetos entendidos como meio da ação pedagógica compõem uma nova metodologia que busca atender à atual demanda da sociedade. Busca-se nessa metodologia a interação do educando com a realidade, valorizando o agir de quem aprende como elemento central para se compreender algo. Para aprender [...]

Aula 37 - Caixa de Trabalho - Uma Contribuição da Psicopedagogia para o Trabalho em Sala de Aula

  Caixa de trabalho: uma contribuição da Psicopedagogia     As situações que os educadores vêm enfrentando nas salas de aula, diante do processo de aprendizagem de seus alunos, estão, cada vez mais, levando esses educadores a procurarem subsídios que os auxiliem a resolver os problemas de aprendizagem, como se sozinhos não pudessem dar conta [...]

Aula 38 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 39 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 40 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 41 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 42 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 43 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 44 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 45 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 46 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 47 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 48 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 49 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 50 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 51 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 52 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 53 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 54 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 55 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 56 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 58 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 59 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 60 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 61 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 62 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 63 - O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte I

  O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte 1 O que é Psicopedagogia     A psicopedagogia surgiu em resposta aos problemas de aprendizagem que não tiveram solução na pedagogia e nem na psicologia. Assim, seu campo de atuação envolve tanto a área da educação quanto a área da saúde e tem como foco [...]

Aula 64 - O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte II

  A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NA EUROPA     A psicopedagogia surgiu na Europa, no século XIX, nascida pela preocupação com problemas de aprendizagem na área clínica. Médicos, filósofos e educadores acentuaram na ação pedagógica maneiras de tratamento voltadas às formas de educação, tornando a ação do pedagogo vinculada à do médico (MERY, 1985).   [...]

Aula 65 - O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte III

  A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NA ARGENTINA E NO BRASIL     Em meados de 1970, surgiram na Argentina, mais especificamente em Buenos Aires, os Centros de Saúde Mental que atendiam pacientes com problemas de aprendizagem. Bossa (2007) cita Sérgio A. da Silva que faz a seguinte colocação:   Nas primeiras décadas (deste século ) [...]

Aula 66 - A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Parte I

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Clínica     A psicopedagogia tem abordagens distintas, porém muitas vezes complementares. Um dos campos de atuação da psicopedagogia é o atendimento clínico, realizado em sessões individuais previamente programadas num espaço próprio, preparado para tal.   De acordo com Bossa (2000), o espaço de atendimento dever [...]

Aula 67 - A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Parte II

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Preventiva     A psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem e suas dificuldades, e pode abordá-las tanto de forma preventiva quanto terapêutica.   Na função preventiva, o psicopedagogo deve prognosticar prováveis perturbações no processo de aprendizagem e, por meio de técnicas e métodos próprios, [...]

Aula 68- A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Parte III

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Escolar     A principal função do psicopedagogo na escola é promover a reflexão sobre o fazer pedagógico e as mediações no processo ensino-aprendizagem.   A observação ao aluno deve refletir sobre suas dificuldades e limitações na busca de superações. É a ferramenta mais importante do [...]

Aula 69 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Parte I

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Enfoque Clínico     O exercício do psicopedagogo se dá nas relações entre educador e educando, no qual assume o papel de reconduzir o processo ensino-aprendizagem. Quando este atendimento se dá em consultórios, geralmente de forma individual, é denominado de atendimento clínico.   Na clínica, o [...]

Aula 70 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Parte II

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Enfoque Escolar     A psicopedagogia é uma área voltada ao processo ensino-aprendizagem e suas distorções. Assim, é no ambiente escolar que a atuação psicopedagógica pode e precisa ser pensada.   De acordo com Bossa (1992) a função da escola é socializar os conhecimentos disponíveis, gerando [...]

Aula 71 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Parte III

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Enfoque Hospitalar     O atendimento psicopedagógico institucional tem uma atu- ação significativa na área hospitalar. A Resolução CNE/CEB n.º 2, de 11 de setembro de 2001 institui diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, nela, no art. 13, traz:   Os sistemas de [...]

Aula 72 - Psicologia e Educação - Uma Relação dialógica - Parte I

  Psicologia e Educação - Uma Relação dialógica - Comunicação e o Conhecimento     Na área psicopedagógica a comunicação e o conhecimento são imprescindíveis para uma relação dialógica. Os sujeitos transformam o ambiente em que vivem e constroem conhecimentos e isso se dá a partir da interação, convivência e principalmente vínculos com outras pessoas, [...]

Aula 73 - Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Parte II

  Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Não Aprendizagem     O objetivo da psicopedagogia é entender como acontece a aprendizagem e quais são as possíveis dificuldades deste processo. Portanto, é interessante refletir o porquê da não aprendizagem de alguns alunos.   Comumente as dificuldades de aprendizagem são caracterizadas pela dificuldade de ler, [...]

Aula 74- Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Parte III

  Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Prática Educativa     Muitas são as modificações no mundo e a escola precisa acompanhar estes avanços, não somente em relação às tecnologias, mas principalmente em sua prática educativa.   O papel da educação é analisar e refletir sobre como se está trabalhando a relação do [...]

Aula 75 - Olhar Pedagógico sobre as Diferenças - Parte I

  Olhar Pedagógico sobre as Diferenças - Atendimento Especial     O psicopedagogo é de extrema importância para a educação especial, principalmente ao trabalhar com a adaptação do aluno ao ambiente escolar e vice-versa.   Esse profissional não se ocupa em pesquisar unicamente as dificuldades que o aluno especial apresenta durante o processo de ensino-aprendizagem, [...]

Aula 76 - Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - parte II

  Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - Atendimento às Famílias     O ambiente familiar é a primeira escola na qual são construídos os hábitos e os valores éticos e morais da criança. Sendo assim, as famílias deveriam proporcionar o alicerce seguro e expressivo para o desenvolvimento do aprendizado dos jovens.   Entretanto, são notórias [...]

Aula 77 - Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - Parte III

  Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - Alunos com Altas Habilidades e Superdotação     Os alunos que apresentam capacidade mental expressivamente acima da média são denominados alunos com altas habilidades e superdotação. Goulart (2011) esclarece que o termo superdotado surgiu na legislação brasileira em 1971, e atualmente, na Política Nacional de Educação Especial na [...]

Aula 78 - A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Parte I

  A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - A Inteligência Humana     A inteligência humana pode ser definida como a capacidade ou o conjunto de capacidades que um sujeito possuiu. Ela está diretamente relacionada com a aprendizagem. E esta relação é discutida na área da psicologia, pedagogia, saúde, entre outras.   Diversas [...]

Aula 79 - A Intervenção Psicopedagógica nos Processos de Ensino Aprendizagem - Parte II

A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS     O sistema nervoso humano possui vários propósitos e é infinitamente plástico, diferentemente do que se pensava há pouco tempo atrás. Pesquisas recentes em desenvolvimento cognitivo e neuropsicológico indicam que as habilidades cognitivas são bem mais diferenciadas e mais específicas do que se acreditava [...]

Aula 80 - A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Parte III

  A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Formação Docente e a Prática Educativa     Considerando que as transformações são a única certeza que a educação deve conceber como verdadeira, os conhecimentos e informações nunca foram tão velozes em sua produção, transmissão e extinção. Os saberes escolares recebem diferentes perspectivas dos mais [...]

Aula 81 - Conhecendo a Psicopedagogia e sua Aplicabilidade

Conhecendo a psicopedagogia e sua Aplicabilidade Conceitos gerais, bases históricas e fundamentação teórica Certamente, no decorrer deste curso, você já teve contato com o conceito de Psicopedagogia e conheceu as suas principais formas de atuação. Mas, para começar a nossa disciplina, é necessário rever alguns desses conceitos e contextualizar de que forma as teorias e [...]

Aula 82 - Psicopedagogia Institucional na Escola - Desafios e Processos

Psicopedagogia institucional na escola: desafios e processos   Agora que já sabemos como funciona a atuação da Psicopedagogia Institucional, vamos nos deter na atuação psicopedagógica institucional escolar e verificar de que maneira a Psicopedagogia, como teoria e prática, pode colaborar para o aperfeiçoamento de todos os profissionais da educação no cotidiano da escola. Se eu [...]

Aula 83 - Aprendizagem - O que é e como se Processa na Visão Psicopedagógica

  Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica Neste capítulo, enfocaremos o objeto de estudo da Psicopedagogia e, certamente, o principal objetivo dos educadores: a aprendizagem. Como estudamos anteriormente, a Psicopedagogia busca o aperfeiçoamento das  relações com a aprendizagem, bem como a melhor qualidade possível na construção da aprendizagem de alunos [...]

Aula 84 - A Intervenção Psicopedagógica Institucional nas Dificuldades de Aprendizagem

A intervenção psicopedagógica institucional nas dificuldades de aprendizagem No capítulo anterior, estudamos como ocorre a aprendizagem em condições normais, na visão de diversos autores. Pretendemos agora abordar as dificuldades de aprendizagem, a fim de melhor compreendê-las e pode intervir adequadamente na sala de aula. Alunos que não aprendem são sempre um desafio para nós, professores, [...]

Aula 85 - Dificuldades de Aprendizagem - Fracasso Escolar e Práticas Pedagógicas

Dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e práticas pedagógicas A rede que integra os domínios do saber e do agir invadiu também a escola. Num ritmo, que ainda não é o desejado, algumas mudanças já têm ocorrido para que essa instituição enfrente a “crise do conhecimento”, nas suas unidades, nas suas salas de aula. Tudo é, [...]

Aula 86- Contribuições nas Teorias de Piaget Vygotsky no Cotidiano Escolar

  Contribuições e operacionalização das teorias de Piaget e Vygotsky no cotidiano escolar   Piaget e o desenvolvimento humano Jean Piaget destaca-se ainda atualmente devido à grande contribuição de seus estudos para o entendimento do desenvolvimento humano. Entenderemos aqui como desenvolvimento humano o desenvolvimento mental e o crescimento orgânico. Piaget demonstrou que a criança tem [...]

Aula 87 - Afetividade e Aprendizagem

  Afetividade e aprendizagem: contribuições da teoria do vínculo de Pichon-Rivière para as práticas pedagógicas O modelo de aprendizagem concebido por Pichon-Rivière é composto por três configurações: a pré-tarefa, a tarefa e o projeto. A pré-tarefa é caracterizada pelo medo do novo. Esse medo pode ser da indiscriminação, o medo do não saber, que Pichon-Rivière [...]

Aula 88 - Grupos Operativos e Psicodrama Educacional

  Grupos operativos e psicodrama educacional O grupo operativo e o psicodrama são recursos pouco usados na educação, mas a aplicação dessas técnicas pode trazer muitos benefícios para a aprendizagem, principalmente se estivermos atentos à base teórica da Psicopedagogia, que é a convergência dos aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Vejamos, primeiramente, a proposta do grupo [...]

Aula 89 - A Indisciplina na Escola e os Distúrbios de Conduta

  A indisciplina na escola e os distúrbios de conduta como problemas reativos de aprendizagem Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras. Jean Piaget escola contemporânea tem se defrontado com diversos dilemas éticos, tais como o roubo, [...]

Aula 90 - Construção da Ética e da Moralidade no Cotidiano Escolar

Construção da ética e da moralidade no cotidiano escolar: uma leitura piagetiana A escola é, sem dúvida, um espaço de múltiplas aprendizagens. Com uma proposta inicial de promover aprendizagens sistemáticas e transmissão de cultura, transmite também valores e forma o indivíduo do ponto de vista afetivo e social. No aspecto social, encontramos um “conteúdo” de [...]

Aula 91 -A Construção do Currículo na Escola Segundo a Psicopedagogia

  A construção do currículo na escola segundo a psicopedagogia Existem muitas definições para o termo currículo e, em consequência do que se entende por currículo, há também uma grande diversidade de práticas pedagógicas e de propostas educacionais. A noção de currículo, muitas vezes, é reduzida à noção de conteúdos ou de planejamento. No entanto, [...]

Aula 92 - O planejamento e a Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem

  O planejamento escolar como instrumento de prevenção das dificuldades de aprendizagem Vamos começar fazendo uma importante diferenciação entre plano e planejamento. Planejamento é atitude, é a reflexão em si, enquanto plano é documento, o resultado da atitude de planejar. Existem vários tipos de  planos, por exemplo, o plano de matéria, resumindo o conteúdo de [...]

Aula 93 - A Avaliação Escolar como Instrumento de Diagnóstico

  A avaliação escolar como instrumento de diagnóstico de rendimento do aluno e como parâmetro do replanejamento das práticas pedagógicas Estudamos anteriormente que planejamento e avaliação são atividades indissociáveis, pois, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a avaliação não é o final do processo do ciclo docente, mas pode representar o recomeço, já que [...]

Aula 94 - A Psicopedagogia Institucional na Escola Inclusiva

A psicopedagogia institucional na escola inclusiva Neste capítulo, vamos abordar um dos temas mais polêmicos da contemporaneidade: a inclusão. Durante muito tempo, só se dirigiam para a Educação Especial, área responsável pela educação de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais, aqueles profissionais ou estudantes que se interessavam pelo tema, pois os alunos especiais não frequentariam [...]

Aula 95 - Família e Aprendizagem

Família e aprendizagem O mundo mudou bastante neste século e, com ele, a família. Qual o conceito de família no mundo contemporâneo? Você saberia explicar, por exemplo, qual o grau de parentesco da nova mulher do pai de seu aluno com a criança? Se você pensou em madrasta, errou! É correto usar a palavra madrasta [...]

Aula 96 - Neuropsicopedagogia em Síntese

  Neuropsicopedagogia em síntese A neuropsicopedagogia é uma ciência ainda nova que está em ascensão devido à necessidade de se compreender melhor como se processa a aprendizagem no cérebro humano. Com a demanda que temos hoje nas escolas, de diferentes crianças que se desenvolvem de maneira diferenciada, a neuropsicopedagogia vem para auxiliar no aperfeiçoamento da [...]

Aula 97 - Neuropsicopedagogia - A Interação de uma Equipe Multidisciplinar

Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar Com o entendimento do papel do neuropsicopedagogo institucional e clínico, partiremos para os detalhes do seu trabalho. É importante sabermos que o neuropsicopedagogo dificilmente atuará sozinho; ele necessitará de uma equipe para ajudar na identificação e intervenção dos sujeitos que estão sendo assistidos. Mas por que é importante [...]

Aula 98- Neurociência, psicologia e Pedagogia - A Parceria que deu Certo

  Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo   Neste momento, aprofundaremos o conhecimento da neuro- ciência, da psicologia e da pedagogia na aprendizagem. Já explicamos nos capítulos anteriores sobre essas três ciências, porém neste entenderemos o papel específico de cada uma na aprendizagem, seja ela escolar ou social. A neurociência tem grande [...]

Aula 99 - Um Olhar Diferente Para as Crianças Deficientes

  Um olhar diferente para as crianças diferentes   Atualmente, muito se fala sobre a inclusão – tema que está em discussão em pautas escolares, nas universidades e no meio social como um todo. A inclusão é algo obrigatório, amparado por várias leis. Mas será que na prática da sala de aula essa inclusão é [...]

Aula 100 - Crianças que Necessitam de Atenção Diferenciada

  Crianças que necessitam de atenção diferenciada Abordamos no capítulo anterior o conceito de aluno diferente   e entendemos quais se encaixam nessa terminologia que vai muito além do que sua explicação demonstra. Sabemos que a maioria das adaptações curriculares vem ao encontro de alunos que apresentam deficiências, transtornos de aprendizagem, e não somente aos que [...]

Aula 101 - Transtornos de Aprendizagem

  Transtornos de aprendizagem    Os transtornos de aprendizagem são dificuldades permanentes na aquisição de habilidades e é deles que falaremos neste capítulo. Abordaremos o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade), os transtornos da escrita e da matemática (disle- xia, discalculia, disgrafia e disortografia) e o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Dentro do [...]

Aula 102 - O Papel da Escola no Processo de Inclusão

  O papel da escola no processo de inclusão   A escola é um dos principais lugares onde as crianças se desenvolvem. Elas iniciam a jornada escolar muito pequenas e, muitas delas, frequentam-na o dia todo. Portanto, a escola é o lugar onde as adaptações curriculares devem ser feitas com muita responsabilidade, pois dali sairá [...]

Aula 103 - O Tratamento Multidisciplinar

  O tratamento multidisciplinar   Já vimos sobre a multidisciplinaridade e sua importância na investigação e no tratamento dos transtornos ou dificuldades de aprendizagem. Sabemos que uma equipe alcança êxito maior quando engajada em um mesmo caso – várias especialidades atendendo uma criança farão com que sua reabilitação seja ampla, e não somente em algumas [...]

104 - A Função Social da Escola

A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor [...]

Aula 105 - Refletindo o Cotidiano Escolar

  Refletindo o Cotidiano Escolar Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica que, de [...]

Aula 106 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas   Neste capítulo, pretendemos discutir as teorias de aprendizagem de Rogers, Bruner e Ausubel. Nossa escolha por essas três abordagens está relacionada às valiosas contribuições dessas teorias para ensino e aprendizagem escolar. Outro motivo que reforça nossa escolha é o de que [...]

Aula 107 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula

Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula   Irene Carmen Piconi Prestes [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud    Escola, lugar de [...]

Aula 108 - Diferentes Enfoques para Compreender o Processo de Ensino na Escola

Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola Vilmarise Sabim Pessoa   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem. Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, [...]

Aula 109 - Os Fundamentos do Currículo

Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades. [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e [...]

Aula 110 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que queremos neste texto é apresentar alguns pontos referentes ao currículo, às adaptações curriculares e suas possíveis articulações com o aluno com necessidades [...]

Aula 111 - Contribuições da Psicologia do Currículo

Contribuições da Psicologia ao currículo Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das [...]

Aula 112 - Novas Possibilidades na Busca da Constituição do Conhecimento

Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento   Vilmara Sabim Dechandt O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu [...]

Aula 113 - Os Conteúdos do Ensino

Os conteúdos do ensino – o que são? Marcos Cordiolli A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos. Os [...]

Aula 114 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

A função dos conteúdos do ensino no currículo Vilmara Sabim Dechandt Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e [...]

Aula 115 - Diversidade e o Currículo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão Irene Carmen Piconi Prestes Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família [...]

Aula 116 - A Elaboração do Projeto Pedagógico na Escola

  A elaboração do projeto pedagógico na escola Ida Regina Moro Milleo de Mendonça Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com [...]

Aula 117 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

  As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva Maria Letizia Marchese Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos [...]

Aula 118 - As Contribuições dos PCNS na Elaboração do Projeto Politico Pedagógico

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na elaboração do projeto político-pedagógico Maria Letizia Marchese Atualmente, não há como negar que o mundo vem passando por mudanças radicais em todos os campos e que, nos últimos tempos, surgiram avanços que não eram imagináveis até poucas décadas. Essas mudanças fazem com que surjam novas necessidades sociais. [...]

Aula 119 - A Interdisciplinaridade das Áreas do Conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento Marcos Cordiolli   As disciplinas escolares e a organização dos saberes  O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um [...]

Aula 120 - A Interação Professor Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem Maria Letizia Marchese A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como: local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta – [...]

Aula 121 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem Vilmarise Sabim Pessoa O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores. Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou seja, [...]

Aula 122 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

A função e a formação do professor na escola inclusiva   Vilmarise Sabim Pessoa Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves   As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 123 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva Ida Regina Moro Milleo de Mendonça Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo [...]

Aula 124 - Entendendo a Adaptação Escolar

Entendendo a adaptação escolar Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully Almejar uma escola melhor para todos implica [...]

Aula 125 - Adaptações Curriculares como operacionaliza-las

Adaptações curriculares – como operacionalizá-las?   Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.   Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair [...]

Aula 126 - Avaliação - Concepções Teóricas

Avaliação – concepções teóricas Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos Você [...]

Aula 127 - Avaliação Diferenciada

Avaliação diferenciada Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll No capítulo anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda [...]

Aula 128 - Pais, Professores e Alunos

Pais, professores e alunos – parceiros no processo inclusivo   Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que [...]

Aula 129 - A Pratica da Leitura e da Escrita

  A prática da leitura e da escrita   A linguagem possui diversas formas de processamento de informação, duas delas são a leitura e a escrita, e ambas têm grande influência no desenvolvimento da aprendizagem. Segundo Maluf e Cardoso-Martins (2013, p. 17) a leitura é caracterizada como um processamento de informação, logo aprender a ler [...]

Aula 130 - O Letramento Para Alunos com Deficiência Intelecual

O Letramento Para Alunos com Deficiência Intelecual A aprendizagem engloba diversos âmbitos do desenvolvimento, sejam eles com ou sem limitações dos indivíduos. Um aluno que não atinge os níveis de aprendizagem esperados em um determinado momento pode passar por um treinamento e evoluir a um nível desejado à sua faixa etária. Entendendo isso, é importante [...]

Aula 131 - Expectativas e Dimensão Desejada para Aprendizagem da Escrita e da Leitura

  Expectativas e dimensão desejada para aprendizagem da escrita e da leitura   A alfabetização e o letramento passam por diversas etapas para cumprirem seu papel na aprendizagem, desde o reconhecimento de signos (letras) à ligação com os fonemas (sons) e outros. A expectativa é que no início da vida escolar o aluno consiga desenvolver [...]

Aula 132 - Relação Entre Desenho e Texto

  Relação entre desenho e texto A construção da escrita de uma criança começa muito antes de sua vida escolar. Seus primeiros rabiscos em um papel não apresentam conteúdo semântico ou significado ortográfico (no viés alfabético), apenas um exercício viso-motor (copiar o que se vê) ou motor. Porém, para desenvolver habilidades posteriores, esse processo inicial [...]

Aula 133 - Estratégias e Práticas para o Ensino da Leitura e da Escrita

  Estratégias e práticas para o ensino da leitura e da escrita   Os processos de leitura e escrita são compostos por diversas conexões, sejam biológicas, sociais e até mesmo culturais. Uma criança desenvolve a escrita a partir dos primeiros anos de vida e seus desenhos iniciais remetem não apenas a um pensamento aleatório, mas [...]

Aula 134 - As Mediações da Aprendizagem da Língua Escrita por Alunos com Deficiência Intelectual

  As mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência intelectual     A educação de alunos com deficiência intelectual, no que se refere à escrita, deve ser analisada com um olhar específico e peculiar. Algumas tentativas de construção de aprendizagem tradicional chegam ao fracasso escolar, pois a metodologia aplicada não desenvolve as [...]

Aula 135 - Deficiência Intelectual - Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia

  Abordagem psicanalítica e a epistemologia genética da deficiência intelectual   Inicialmente, para melhor compreendermos esta abordagem, é importante compreendermos o que significa epistemologia. Segundo o Dicionário Priberam (2017): Episteme é o conjunto dos diversos saberes científicos pertencentes a uma época, significa ciência, no sentido mais amplo (em grego), e, os fundamentos do conhecimento científico, [...]

Aula 136 - Deficiência Intelectual no Contexto Escolar - Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão

  Deficiência intelectual no contexto escolar: percepção de pais, escola e o papel dos educadores no processo de inclusão   A trajetória de escolarização dos indivíduos com deficiência no contexto nacional foi marcada por profundas mudanças de caráter paradigmático e concernentes às políticas públicas. A mais significativa delas é a que indica a demanda de [...]

Aula 137 - Prática Pedagógica em Deficiência Intelectual

  A prática pedagógica na área da deficiência intelectual Com o advento do século XXI, presenciamos uma expressiva contradição vivenciada no sistema regular público de ensino, mesmo sendo amparada pela legislação brasileira, que é imperativa, quanto à obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas. Em contrapartida, percebemos que há necessidade de transformações substanciais [...]

Aula 138 - Deficiência Física - Classificação, Causas e Tipos de Deficiência Físicas

  Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física   Definição e características da deficiência física   A Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes foi elaborada em 1975 e hoje encontra-se ultrapassada por ver o deficiente físico como “pessoa incapaz de assegurar, por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual [...]

Aula 139 - A Deficiência Física no Contexto do Processo de Ensino e Aprendizagem

  A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem   A vida escolar é muito rica de significados para a criança, representa uma grande parte de sua existência. É, para ela, um depósito de esperanças, em que vai descobrir coisas novas, apreender para a vida futura, correlacionar-se socialmente, desenvolver suas habilidades e [...]

Aula 140 - A Inclusão de Crianças com Deficiência Física - Acessibilidade, Adaptações Curriculares e Procedimentos de Ensino

  A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino   Tecnologias assistivas  A criança com deficiência causa, desde o seu nascimento, incertezas na família, pois as limitações tornam-se verdadeiras barreiras para a vida cotidiana e surgem vários questionamentos como, por exemplo, as possibilidades de crescimento, sua interação social, seu [...]

Aula 141 - Distúrbios e Alterações Psicomotoras

  Distúrbios e alterações psicomotoras Histórico, definição, desenvolvimento, tipologia da psicomotricidade A história do estudo do corpo humano remonta do processo de evolução da civilização. Desde o Período Antigo, na Grécia, fazia-se menção a essa abordagem, e era possível perceber na concepção dessa cultura a veneração ao físico perfeito, afirmando que o corpo expressava a [...]

Aula 142 - Mediação na Aprendizagem

Mediação na aprendizagem   Transtornos psicomotores que podem ser observados em sala de aula   Inicialmente, para melhor compreendermos a temática da aula, é relevante diferenciarmos algumas concepções que norteiam este estudo, como transtornos psicomotores, dificuldades e distúrbios de aprendizagem, com a finalidade de esclarecermos as especificidades de cada vocábulo em questão. Assim, de acordo [...]

Aula 143 - Estigma e Autoconceito

Estigma e autoconceito   Meus queridos alunos, o tema da aula de hoje é muito amplo e verdadeiramente fascinante. Ele tem grande impacto na compreensão dos aspectos psicossociais que afetam as interações com pessoas portadoras de necessidades especiais. Trata-se da relação entre estigma e autoconceito. Unir dois conceitos tão fundamentais para a vida de todos [...]

Aula 144 - Dinâmica das Relações Familiares

  Dinâmica das relações familiares Bem, meus queridos alunos, o tema da aula de hoje é a dinâmica das relações familiares em cujo seio transita um indivíduo portador de necessidades especiais. Os nossos objetivos envolvem, além da caracterização dessa importante instituição, a primeira na qual geralmente o ser humano convive, sob a óptica da Psicanálise, [...]

Aula 145 - A Sexualidade e o Indivíduo com Necessidades Especiais

  A sexualidade e o indivíduo com necessidades especiais Então, meus alunos, é sempre bom começarmos uma aula com um pouco de poesia, ainda mais do mestre Fernando Pessoa. O tema da aula de hoje é a sexualidade do indivíduo com necessidades especiais e, por isso escolhemos a breve citação de Fernando Pessoa, que fala [...]

Aula 146 - A Formação da Identidade do Indivíduo com Necessidades Especiais

A formação da identidade do indivíduo com necessidades especiais Se eu começar a nossa aula perguntando a vocês o que é identidade, talvez obtenha respostas como: características de personalidade de cada ser humano; conjunto de traços que nos aproximam daqueles que nos são semelhantes em espécie ou grupo; atributos que constituem o temperamento de cada [...]

Aula 147 - O Papel da Escola na Socialização e na Construção da Cidadania

O papel da escola na socialização e na construção da cidadania do indivíduo com necessidades especiais A escola, na forma como hoje a conhecemos – estruturas de concreto, equipamentos, profissionais capacitados, salas de aula compostas por alunos (crianças, jovens, adultos) de diferentes origens, com diferentes costumes, valores e realidades socioeconômicas –, é uma perspectiva recente, [...]

Aula 148 - O Respaldo e as Bases Legais para a Inserção no Mercado de Trabalho

  O respaldo e as bases legais para a inserção no mercado de trabalho Bem-vindos à aula de hoje! Nas nossas análises desta aula, trataremos dos respaldos legais que podem facilitar e permitir ou não a implementação de ações para a efetivação da inserção das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. A visão [...]

Aula 149 - A Formação Profissional na Escola oficinas protegidas e abertas

  A formação profissional na escola: oficinas protegidas e abertas   Olá! Convido todos a fazerem uma breve excursão pela história mundial para resgatarmos alguns dados significativos para nossa aula de hoje. Vamos lá? Antes do século XX, o trabalho não era uma oportunidade que pertencesse à realidade das pessoas com necessidades especiais. Até meados [...]

Aula 150 - A Realidade do Panorama Nacional Programa face à Educação Profissionalizante

  A realidade do panorama nacional: programas de educação profissionalizante Nossa aula de hoje tem como finalidade discutir a situação nacional dos programas de educação profissionalizante. Sejam todos bem-vindos! O trabalho constitui-se em um dos meios para viabilizar o processo de inserção social para qualquer indivíduo. Sabe-se que a Constituição Federal, a Declaração Universal dos [...]

Aula 151 - A visão Nacional e Internacional sobre Educação Inclusiva

  A visão internacional e nacional sobre educação inclusiva: o panorama real   Na aula de hoje, vamos falar sobre o panorama nacional e internacional da educação inclusiva. Inicialmente, faremos um apanhado do panorama nacional. Em seguida, por meio de exemplos, falaremos da situação de alguns países, situando a educação inclusiva no cenário internacional. Por [...]

Aula 152 - O que dizem as Pesquisas sobre Educação Especial

  O que dizem as pesquisas sobre educação especial Hoje falaremos, em linhas gerais, sobre a produção do conhecimento na área da educação especial. Trataremos, especificamente, dos resultados levantados pelas pesquisas realizadas. Lembramos que o conhecimento vem sendo acumulado historicamente, sendo um processo social que se realiza, também, por meio da atividade de pesquisa (SEVERINO, [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa capacitar graduados em curso superior para o atendimento psicopedagógico em instituições/clínicas, e suas diversas interfaces (diagnóstico, acompanhamento, orientação familiar e institucional, pesquisa), além de instrumentalizar alunos para realizar diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem dentro de uma perspectiva institucional e clínica.


Público alvo:

Profissionais graduados nas Áreas da Educação, Saúde, Ciências Humanas e Sociais


Nível de dificuldade:

Regular