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Psicopedagogia Institucional - Pós Graduação

 

Psicopedagogia Institucional - Pós Graduação

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Psicopedagogia Pressupostos Teóricos

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 14 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão Sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 15 - Pensando a Escola como Instituição

  Pensando a Escola como Instituição     O campo de conhecimento da psicopedagogia teve sua origem no atendimento aos problemas relacionados com as dificuldades de aprendizagem. Porém, os estudos realizados nessa área voltam-se cada vez mais para uma ação preventiva, pois foi se percebendo ao longo do tempo que é preciso uma ação anterior [...]

Aula 16 - Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional

  Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional     A psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange à ação psicopedagógica na instituição educacional, o profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento atua tanto na instância do aprender como na do ensinar, com [...]

Aula 17 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em que o educador [...]

Aula 18 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola     Os pressupostos teóricos abordados pela psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal mas adaptado, caracterizando a patologia do aprender inscrita no [...]

Aula 19 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia

  A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia Contribuições para a Psicopedagogia     Compreender a aprendizagem como um processo complexo, estruturado a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, p. 15). [...]

Aula 20 - Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem

  Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para se pensar sobre os obstáculos na aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto aos obstáculos na aprendizagem leva [...]

Aula 21 - Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia

  Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia     Falar de psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica assumida, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “desde a idade mais [...]

Aula 22 - Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição educacional     A ação psicopedagógica no interior da escola requer um posicionamento teórico e técnico do profissional que a executa. Esse posicionamento prioriza a necessidade de ser estruturado como um fazer muito mais voltado ao coletivo do que ao individual. É muito comum psicopedagogos e educadores acreditarem [...]

Aula 23 - O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte I

  O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte 1     O que é Psicopedagogia A psicopedagogia surgiu em resposta aos problemas de aprendizagem que não tiveram solução na pedagogia e nem na psicologia. Assim, seu campo de atuação envolve tanto a área da educação quanto a área da saúde e tem como [...]

Aula 24 - O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte II

  A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NA EUROPA     A psicopedagogia surgiu na Europa, no século XIX, nascida pela preocupação com problemas de aprendizagem na área clínica. Médicos, filósofos e educadores acentuaram na ação pedagógica maneiras de tratamento voltadas às formas de educação, tornando a ação do pedagogo vinculada à do médico (MERY, 1985).   [...]

Aula 25 - O Passado e o Presente da Psicopedagogia - Parte III

  A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NA ARGENTINA E NO BRASIL     Em meados de 1970, surgiram na Argentina, mais especificamente em Buenos Aires, os Centros de Saúde Mental que atendiam pacientes com problemas de aprendizagem. Bossa (2007) cita Sérgio A. da Silva que faz a seguinte colocação:   Nas primeiras décadas (deste século ) [...]

Aula 26 - A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Parte I

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Clínica     A psicopedagogia tem abordagens distintas, porém muitas vezes complementares. Um dos campos de atuação da psicopedagogia é o atendimento clínico, realizado em sessões individuais previamente programadas num espaço próprio, preparado para tal.   De acordo com Bossa (2000), o espaço de atendimento dever [...]

Aula 27 - A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Parte II

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Preventiva     A psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem e suas dificuldades, e pode abordá-las tanto de forma preventiva quanto terapêutica.   Na função preventiva, o psicopedagogo deve prognosticar prováveis perturbações no processo de aprendizagem e, por meio de técnicas e métodos próprios, [...]

Aula 28 - A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Parte III

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Escolar     A principal função do psicopedagogo na escola é promover a reflexão sobre o fazer pedagógico e as mediações no processo ensino-aprendizagem.   A observação ao aluno deve refletir sobre suas dificuldades e limitações na busca de superações. É a ferramenta mais importante do [...]

Aula 29 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Parte I

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo       Enfoque Clínico O exercício do psicopedagogo se dá nas relações entre educador e educando, no qual assume o papel de reconduzir o processo ensino-aprendizagem. Quando este atendimento se dá em consultórios, geralmente de forma individual, é denominado de atendimento clínico.   Na clínica, o [...]

Aula 30 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Parte II

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo       Enfoque Escolar A psicopedagogia é uma área voltada ao processo ensino-aprendizagem e suas distorções. Assim, é no ambiente escolar que a atuação psicopedagógica pode e precisa ser pensada.   De acordo com Bossa (1992) a função da escola é socializar os conhecimentos disponíveis, gerando [...]

Aula 31 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo - Parte III

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo      Enfoque Hospitalar O atendimento psicopedagógico institucional tem uma atuação significativa na área hospitalar. A Resolução CNE/CEB n.º 2, de 11 de setembro de 2001 institui diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, nela, no art. 13, traz:   Os sistemas de ensino, mediante [...]

Aula 32 - Psicologia e Educação - Uma Relação dialógica - Parte I

  Psicologia e Educação - Uma Relação dialógica       Comunicação e o Conhecimento Na área psicopedagógica a comunicação e o conhecimento são imprescindíveis para uma relação dialógica. Os sujeitos transformam o ambiente em que vivem e constroem conhecimentos e isso se dá a partir da interação, convivência e principalmente vínculos com outras pessoas, [...]

Aula 33- Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Parte II

    Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica        Não Aprendizagem O objetivo da psicopedagogia é entender como acontece a aprendizagem e quais são as possíveis dificuldades deste processo. Portanto, é interessante refletir o porquê da não aprendizagem de alguns alunos.   Comumente as dificuldades de aprendizagem são caracterizadas pela dificuldade de [...]

Aula 34- Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Parte III

  Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Prática Educativa     Muitas são as modificações no mundo e a escola precisa acompanhar estes avanços, não somente em relação às tecnologias, mas principalmente em sua prática educativa.   O papel da educação é analisar e refletir sobre como se está trabalhando a relação do [...]

Aula 35 - Olhar Pedagógico sobre as Diferenças - Parte I

  Olhar Pedagógico sobre as Diferenças - Atendimento Especial     O psicopedagogo é de extrema importância para a educação especial, principalmente ao trabalhar com a adaptação do aluno ao ambiente escolar e vice-versa.   Esse profissional não se ocupa em pesquisar unicamente as dificuldades que o aluno especial apresenta durante o processo de ensino-aprendizagem, [...]

Aula 36 - Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - parte II

  Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças      Atendimento às Famílias O ambiente familiar é a primeira escola na qual são construídos os hábitos e os valores éticos e morais da criança. Sendo assim, as famílias deveriam proporcionar o alicerce seguro e expressivo para o desenvolvimento do aprendizado dos jovens.   Entretanto, são notórias as [...]

Aula 37 - Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - Parte III

  Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - Alunos com Altas Habilidades e Superdotação     Os alunos que apresentam capacidade mental expressivamente acima da média são denominados alunos com altas habilidades e superdotação. Goulart (2011) esclarece que o termo superdotado surgiu na legislação brasileira em 1971, e atualmente, na Política Nacional de Educação Especial na [...]

Aula 38 - A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Parte I

  A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - A Inteligência Humana     A inteligência humana pode ser definida como a capacidade ou o conjunto de capacidades que um sujeito possuiu. Ela está diretamente relacionada com a aprendizagem. E esta relação é discutida na área da psicologia, pedagogia, saúde, entre outras.   Diversas [...]

Aula 39 - A Intervenção Psicopedagógica nos Processos de Ensino Aprendizagem - Parte II

  A Intervenção Psicopedagógica nos Processos de Ensino Aprendizagem - Parte II       TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS   O sistema nervoso humano possui vários propósitos e é infinitamente plástico, diferentemente do que se pensava há pouco tempo atrás. Pesquisas recentes em desenvolvimento cognitivo e neuropsicológico indicam que as habilidades cognitivas são bem mais [...]

Aula 40 - A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Parte III

  A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Formação Docente e a Prática Educativa     Considerando que as transformações são a única certeza que a educação deve conceber como verdadeira, os conhecimentos e informações nunca foram tão velozes em sua produção, transmissão e extinção. Os saberes escolares recebem diferentes perspectivas dos mais [...]

Aula 41 - Um Pouco mais sobre a Psicopedagogia

  Um pouco mais sobre Psicopedagogia     Revendo alguns conceitos A Psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano.   Tomando, portanto, como referencial esse objeto [...]

Aula 42 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a Psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 43 - A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição

  A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição   Enfocar o estudo da Psicopedagogia no âmbito da instituição requer um conhecimento anterior que perpassa pelo conceito de Psicopedagogia como área de estudo, bem como compreender sua abrangência quando se define seu objeto de estudo como o ser cognoscente, aquele que busca conhecimento e aprende. Caracterizar [...]

Aula 44 - A Escola Enquanto Instituição

  A escola enquanto instituição     A escola faz parte da vida do ser humano, ou deveria fazer. Essa instituição, embora seja responsável pela sistematização da aprendizagem, caracteriza-se como uma referência ligada fortemente ao processo de aprendizagem como um todo. É como se ela fosse o marco do início do processo de aprendizagem, é [...]

Aula 45 - A Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  A intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional     A Psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange a ação psicopedagógica na instituição educacional, esse profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento, vai tanto na instância do aprender como na instância do ensinar, com sua [...]

Aula 46 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Matriz Diagnóstica

  O diagnóstico psicopedagógico: matriz diagnóstica     Na ação psicopedagógica é de fundamental importância o desenvolvimento de um diagnóstico para que a configuração da prática interventiva possa ser delineada. Independente das diversas técnicas de intervenção disponíveis para o trabalho do psicopedagogo, é no diagnóstico que se identificam as singularidades do processo de aprendizagem e [...]

Aula 47 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Instrumentos e Técnicas

  Diagnóstico psicopedagógico: instrumentos e técnicas     O diagnóstico psicopedagógico é um processo que deve ser entendido a partir de uma visão de rede. A dinâmica das relações que se estabelecem em torno do foco do diagnóstico deve ser entendida sistemicamente. O sintoma, que orienta o início da ação diagnóstica, surge como um sinalizador [...]

Aula 48 - Mudanças na Ação Educativa do Ensinar para o Aprender

  Mudanças na ação educativa: do ensinar para o aprender     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em [...]

Aula 49 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família e Escola

  Contribuições da Psicopedagogia na relação família e escola     Os pressupostos teóricos abordados pela Psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal adaptado, caracterizando a patologia do aprender inscrita [...]

Aula 50 - Um Olhar Psicopedagógico Sobre as Dificuldades de Aprendizagem

  Um olhar psicopedagógico sobre as dificuldades de aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para enfocar as dificuldades de aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem leva em conta [...]

Aula 51 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da Neuropsicologia     Aprendizagem e as bases neuropsicológicas Enfocar a aprendizagem  como  um  processo  complexo,  estruturado  a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, p. [...]

Aula 52 - Contribuições da Psicopedagogia - Princípios para trabalhar com Grupo Escola

  Princípios para trabalhar com grupos na escola     Falar de Psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica que vimos assumindo, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de   sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “[...] desde a idade mais [...]

Aula 53 - Contribuições da Psicopedagogia no Uso do Lúdico

  Contribuições da Psicopedagogia no uso do lúdico     Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana. Carlos Drummond de Andrade   A ação psicopedagógica no interior da escola requer [...]

Aula 54 - Contribuições da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos

  Contribuições da Psicopedagogia no trabalho com projetos     Os projetos entendidos como meio da ação pedagógica compõem uma nova metodologia que busca atender à atual demanda da sociedade. Busca-se nessa metodologia a interação do educando com a realidade, valorizando o agir de quem aprende como elemento central para se compreender algo. Para aprender [...]

Aula 55 - Caixa de Trabalho - Uma Contribuição da Psicopedagogia para o Trabalho em Sala de Aula

  Caixa de trabalho: uma contribuição da Psicopedagogia As situações que os educadores vêm enfrentando nas salas de aula, diante do processo de aprendizagem de seus alunos, estão, cada vez mais, levando esses educadores a procurarem subsídios que os auxiliem a resolver os problemas de aprendizagem, como se sozinhos não pudessem dar conta de uma [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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