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Gestão Escolar - Pós

 

Gestão Escolar - Pós

Pós Graduação em Gestão Escolar

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa ge

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica gestão

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos gestão

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial ges

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - A gestão do espaço educacional

A gestão do espaço educacional   Numa sociedade em permanente mutação – consequência natural de um mundo eminentemente tecnológico e científico – os desafios se agigantam. Em decorrência, também se agiganta o papel da escola. É necessário que o espaço escolar auxilie o homem novo, ainda em estado de desenvolvimento, a adquirir conhecimentos imprescindíveis à [...]

Aula 14 - Participação da comunidade na gestão escolar

Participação da comunidade na gestão escolar É sabido que a Constituição Federal (Artigo 206, inciso VI) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 93/94 de 1996 - Artigo 14) asseguram a participação da comunidade na gestão da escola, por meio da “gestão democrática do ensino público”. No entanto, as duas leis [...]

Aula 15 - Gestão contemporânea sistemas, escolas e projetos

  Gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos   Para estudarmos as questões relativas às mudanças  organizacionais dos sistemas brasileiros – educacionais ou não educacionais – faz-se necessário traçar um cenário da realidade brasileira e internacional, a fim de que nos situemos, enquanto cidadãos, e procuremos o entendimento e as razões dessas mudanças. Após a II [...]

Aula 16 - A gestão enquanto uma ação integrada e democrática

  A gestão enquanto uma ação integrada e democrática Para percebermos a gestão, como uma ação integrada e democrática, vejamos, de início, o que significam as palavras integrada e democrática, no Novo Aurélio - século XX, já que o entendimento dos dois vocábulos nos remete à importância do coletivo, que deve estar presente e ser [...]

Aula 17 - Uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais

Uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais Os estudos atuais apontam para a necessidade urgente de mudanças nos sistemas educacionais, não apenas por conta da existência de novos paradigmas organizacionais, mas principalmente porque a educação para todos ainda não é uma realidade. Pode-se afirmar que de certa maneira, o ensino fundamental já foi universalizado, [...]

Aula 18 - A gestão futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaços não-formais

  A gestão futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaços não-formais   O Professor Milton Santos afirma que: “[...] o trabalho intelectual e educacional tem que ser fundado no futuro. É dessa forma que os professores podem tornar-se intelectuais: olhando o futuro” (apud VASCONCELLOS, 2003, p. 47). Na verdade, ações, programas e projetos [...]

Aula 19 - A Gestão da Educação

A Gestão da Educação  Origem e concepções no seu desenvolvimento Importa que nos debrucemos sobre a educação e sua gestão para conhecê-las como elas são. Isso implica, em primeiro lugar,  ultrapassar  as  aparências  para  encontrar sua raiz, isto é, detectar ou desvelar as múltiplas determinações [...] que acabam por determinar sua aparência, o jeito como [...]

Aula 20 - O Gestor Escolar

O gestor escolar  Quem é o gestor escolar? Dirigir uma escola, ainda há pouco tempo, era considerada uma tarefa administrativa e relativamente simples. O diretor tinha por incumbência zelar pelo bom funcionamento da escola, com base nas regras já estipuladas pelo Regimento Escolar e em regulamentos internos, trazendo para si todas as decisões. Para deixar [...]

Aula 21 - Pensar e Construir uma escola

Pensar e construir uma escola  Concepção política e pedagógica Pensar e construir uma escola. Por que essa colocação, e principalmente como tema da aula? Poderia talvez ser, somente, construir uma escola? A colocação tem intencionalidade no sentido de ressaltar a importância do pensar como estudo, análise, reflexão, diálogo, pesquisa, tomada de decisão e construção coletiva. [...]

Aula 22 - Organizando e Estruturando a Escola

Organizando e estruturando a escola Organização e estruturação da escola Atualmente, os estudos pertinentes ao sistema e às políticas educacionais têm considerado com relevância a escola, como organização, como referência para a consecução dos objetivos e metas do sistema educativo. Nessa perspectiva, a escola é vista como um espaço, ou melhor, um ambiente educativo como [...]

Aula 23 - Planejamento e Avaliação Institucionais

  Planejamento e avaliação institucionais   O planejamento e a avaliação institucionais têm relevância significativa no contexto das políticas e da Gestão da Educação no Brasil, especialmente no campo das pesquisas educacionais, como categoria pesquisada. Isso devido ao entendimento, ou seja, à concepção que se tem do planejamento, como um instrumento de implantação das políticas [...]

Aula 24 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 25 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 26 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 27 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 28 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 29 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 30 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 31 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 32 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 33 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 34 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 35 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 36 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 37 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 38 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 39 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 40 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 41 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 42 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 43 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 44 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 45 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 46 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 47 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 48 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 49 - O Trabalho e o Compromisso da Educação

  O Trabalho e o Compromisso da Educação     A gestão da Educação e a função social da escola são os temas mais frequentes no debate contemporâneo sobre Educação. Mas, por que se tornou cada vez maior a importância da gestão da Educação e da escola na atualidade?   A Educação é um processo [...]

Aula 50 - As Mudanças no Mundo do Trabalho, a Gestão Democrática da Educação e a Função Social da Escola

  As Mudanças no Mundo do Trabalho, a Gestão Democrática da Educação e a Função Social da Escola     As profundas modificações que têm ocorrido no mundo do trabalho trazem novos desafios à Educação e sua gestão. São mudanças que se operam no plano socioeconômico, ético-político, cultural e educacional. Para muitos trata-se de uma [...]

Aula 51 - A Gestão da Educação como Realidade Política - Política Educacional e a Formação para a Cidadania

  A Gestão da Educação como Realidade Política - Política Educacional e a Formação para a Cidadania     A escola, enquanto organização, tem sido considerada, nos últimos anos, objeto especial de atenção em todo mundo, não apenas pelos estudiosos da área de organização e administração escolar, mas principalmente pelos “formuladores” das políticas educacionais.   [...]

Aula 52 – Políticas Públicas e Projeto Pedagógico

  Políticas Públicas e Projeto Pedagógico     Se foi definido que gestão da Educação é a tomada de decisões conscientes sobre o que fazer a partir de objetivos definidos, necessário se faz entender que toda a tomada de decisões é um pensar e um ato político, porque implica em escolhas que se faz entre [...]

Aula 53 – Gestão da Educação e as Políticas de Formação de Profissionais da Educação

  Gestão da Educação e as Políticas de Formação de Profissionais da Educação     A Gestão da Educação e a formação de profissionais da Educação necessitam ser examinadas no contexto da reforma educacional no Brasil, assim como a formação do administrador da Educação no curso de Pedagogia, face às mudanças que ocorrem no campo [...]

Aula 54 - A Administração da Escola

  A Administração da Escola     O que vem a ser administrar uma escola?   Quem já não se perguntou? Quem, entre os educadores, já não se viu apostando nas possibilidades de uma renovação nos métodos de gestão escolar que compensassem as falhas do sistema educacional, confrontassem as políticas governamentais e “salvassem” a escola, [...]

Aula 55 - Projeto Pedagógico - A Autonomia Coletivamente Construída na Escola

  Projeto Pedagógico - A Autonomia Coletivamente Construída na Escola     A gestão da Educação enquanto “tomada de decisões” se realiza a cada momento da vida escolar, quer planejando, construindo o Projeto Político Pedagógico (PPP), quer avaliando a realidade educacional que subsidiará essa construção. Os projetos pedagógicos ganham sua significação na articulação com um [...]

Aula 56 - Participação e Gestão Democrática Escolar

  Participação e Gestão Democrática Escolar: Conceitos, Potencialidades e Possibilidades     O termo participação (do latim participationis) significa fazer parte de, tomar parte em, fazer saber, informar, anunciar (CUNHA, 1994, p. 584). É fazer parte de uma ação, portanto, agindo em uma ação que é coletiva. Significa ação conjunta de “um fazer” que também [...]

Aula 57 - Modalidades de Participação da Comunidade Escolar

  Modalidades de Participação da Comunidade Escolar     A questão da participação, em especial a partir de 1968, está permanentemente presente na discussão a respeito das formas de administrar. Essa mudança significou uma revisão dos pressupostos teóricos do taylorismo e a sua substituição, mesmo que muito lentamente, por valores contemporâneos como flexibilidade, tolerância com [...]

Aula 58 - Planejamento e Avaliação Educacional na Contemporaneidade

  Planejamento e Avaliação Educacional na Contemporaneidade     A conjuntura pela qual atravessa a instituição escolar no atual estágio da globalização, quando a “sociedade mundializada” sofre transformações profundas em todos os âmbitos e dimensões, com todas as “penúrias” docentes e discentes, exige repensar sobre o que se pode e deve fazer na escola, a [...]

Aula 59 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar - Parte 1

Teorias da Administração aplicadas à Gestão Escolar (parte 1) Introdução: gestor ou administrador? Para iniciar a nossa aula, vamos conceituar os termos gestão e administração. Ambos têm origem latina (gerere e administrare). O primeiro termo (gerere) tem o sentido de governar, conduzir, dirigir. O segundo termo (administrare), tem um significado mais restrito – gerir um [...]

Aula 60 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar - Parte 2

  Teorias da Administração aplicadas à Gestão Escolar (parte 2)   Na aula anterior, conversamos sobre três teorias pertencentes ao primeiro paradigma: as Teorias Tradicionais de Gestão. Estão lembrados? Apresentamos a vocês a Administração Científica, de Frederick Winslow Taylor, a Teoria Clássica da Administração, de Henri Fayol, a Escola de Relações Humanas, de Elton Mayo, [...]

Aula 61 - A Escola como Instituição Aprendente a busca da qualidade da educação

    A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação   Bem, caros alunos, primeiramente darei atenção ao complemento do tema principal desta aula – a busca da qualidade na educação – para então, referi-la à escola e especialmente situá-la no contexto de uma Instituição Aprendente. Meu ponto de partida é a [...]

Aula 62 - Mudança Institucional

Mudança institucional Hoje o nosso assunto é mudança institucional, termo muito utilizado atualmente nos estudos sobre gestão. Quando vocês ouvem falar em mudança, o que lhes vem à cabeça? Apenas uma troca de coisas dos seus lugares originais, como quando mudamos os móveis de lugar por que não podemos, naquele momento, trocá-los por novos? Uma [...]

Aula 63 - Teorias Psicológicas Aplicadas à Gestão Escolar

Teorias psicológicas aplicadas à Gestão Escolar: Behaviorismo, Teoria de Campo e Psicanálise Todos sabem que a Psicologia é um dos importantes fundamentos para o trabalho do educador. É exatamente de algumas teorias da Psicologia e das suas aplicações à gestão da escola, que vamos falar na aula de hoje. Em qualquer cultura organizacional, no nosso [...]

Aula 64 - Liderança, Recursos Humanos e Gestão Escolar

  Liderança, Recursos Humanos e Gestão Escolar   [...] Do mesmo modo que um pintor que desenha uma paisagem, de baixo observa o contorno das montanhas e de tudo o que está no alto, enquanto do alto observa tudo o que está embaixo, da mesma forma, para conhecer bem a natureza do povo, é necessário [...]

Aula 65 - Motivação na Instituição Escolar

  Motivação na instituição escolar   Sem motivação nada se faz na vida . É uma espécie de “tensão” interna que inicia, dirige e mantém o comportamento orientado para um determinado fim, impedindo-nos de desistir. Quando se trata de associar a ela sentimentos e estados de espírito, logo aparece uma longa lista: disposição, envolvimento, persistência, [...]

Aula 66 - Autoridade e Poder do Gestor Escolar

  Autoridade e poder do gestor escolar   Introduzimos brevemente este assunto na aula sobre liderança. Como este tema é de grande importância na formação do gestor escolar, vamos abordá-lo com mais profundidade, na aula de hoje. Naquela ocasião estabelecemos a diferença entre poder e autoridade. Os dois confluem, portanto, para a capacidade de influir [...]

Aula 67 - Gestão Escolar Consenso e Conflito

Gestão Escolar: consenso e conflito – a complexidade dos processos grupais    Começaremos esta aula com uma poesia extraída do livro de Moacir Carneiro (2002), intitulada: O outro eu da escola. Quando entro, A escola, pronta As aulas, prontas As atividades, prontas Os programas, prontos A avaliação, pronta Percebo, então Que um outro está ali [...]

Aula 68 - Gestão e autonomia da escola

  Gestão e autonomia da escola   A nossa aula de hoje vai tratar da temática gestão, que“é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” no processo de aprendizado e de luta política, ela implica concordando com Cury (2002, p. 165) “um ou mais interlocutores, com os quais se dialoga pela arte de [...]

Aula 69 - Gestão Escolar e Políticas de Educação

Gestão Escolar e Políticas de Educação O nosso tema de hoje é bastante instigante, pois trata da gestão e das políticas de educação. Para entender a temática em questão se faz necessário compreender as profundas e aceleradas mudanças pelas quais o mundo moderno passa.    E que transformações seriam essas? Seriam transformações políticas e sociais, que [...]

Aula 70 - A Complexidade da Gestão da Sala de Aula

  A complexidade da gestão de sala de aula   Esta aula tem como objetivo ver o professor como gestor não somente do processo de ensino, o que pode parecer óbvio, mas que lamentavelmente não está ainda incorporado à tarefa, que este profissional da educação deve tomar para si, mas do ofício de administrar as [...]

Aula 71 - Formação do Educador Formação do Gestor - Parte I

Formação do educador/ Formação do gestor (parte 1) Quem educa o educador? Olá, que bom encontrar vocês para mais uma aula! Desta vez, vamos conversar, nesta e na próxima aula, sobre a formação do gestor escolar. Para isso, no entanto, começaremos falando da formação do educador, de forma mais ampla. Escolhemos este depoimento de Paulo [...]

Aula 72 - Formação do Educador Formação do Gestor - Parte II

Formação do educador/ Formação do gestor (parte 2) Bem, vamos continuar, na nossa aula de hoje, a tratar da formação do educador e da formação do gestor escolar. Elaboramos uma pequena sinopse histórica da formação do educador no nosso país, da década de 1970 até os dias atuais. Concluímos que ela evoluiu da busca por [...]

Aula 73 - Ação Gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental

  Ação gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental O tema de nossa aula de hoje é a gestão e a ação gestora na educação infantil e no ensino fundamental. Como escrevi em texto anterior, gestão “é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” no processo de aprendizado e luta política, e implica, [...]

Aula 74 - Gestão e ação gestora no ensino médio

Ação gestora no Ensino Médio Nossa aula de hoje será sobre Gestão e ação gestora no ensino médio. Enfocaremos a Gestão Democrática como recurso importante de participação humana e de formação para a cidadania. Falaremos, também, nas Diretrizes Curriculares do ensino médio, evidenciando um novo olhar para esse tipo de clientela e discutindo o papel [...]

Aula 75 - Efeitos Negativos da ação gestora estresse e burnout

Efeitos negativos da ação gestora: estresse e burnout Hoje vamos tratar de um tema muito atual, pois vamos discutir algumas questões ligadas aos efeitos que a ação gestora pode causar nas pessoas. Vamos abordá-lo em duas vertentes: a primeira trata do estresse; a se- gunda, de um termo muito novo, mas que vem ganhando destaque [...]

Aula 76 - A Gestão Colegiada e seus Efeitos na Escola

A gestão colegiada e seus efeitos na escola Caros alunos, o nosso assunto de hoje é o conceito de gerir e as diferentes modalidades que ele assume  no  cotidiano  da  prática  escolar. Se formos simplesmente ao dicionário, o verbete nos mostra sinônimos como: administrar, dirigir, regular, gerenciar, orientar. Em nenhum momento vemos referências a um [...]

Aula 77 - Formação e atuação da Equipe Técnico-pedagógica da Escola

Formação e atuação da equipe técnico-pedagógica da escola Estamos terminando a nossa disciplina, e está na hora de conhecermos um pouco mais a equipe técnico-pedagógica da escola. O que é a equipe técnico-pedagógica da escola? Ela não é um órgão gestor colegiado, como o Conselho da escola, um espaço de discussão e deliberação, onde se [...]

Aula 78 - A Coordenação da Avaliação Institucional da Escola como atribuição do Gestor

  A coordenação da avaliação institucional da escola como atribuição do gestor   As competências do gestor escolar Antes de especificarmos a atribuição do gestor escolar frente à avaliação institucional – objeto central da nossa aula de hoje – é conveniente conversamos um pouco sobre as competências deste ator institucional  tão importante. Alguns autores falam [...]

Aula 79 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o [...]

Aula 80 - Refletindo o Cotidiano Escolar

  Refletindo o Cotidiano Escolar     Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica [...]

Aula 81 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas     A educação centrada na pessoa – uma contribuição de Carl Rogers   A abordagem rogeriana em educação surgiu originalmente do campo da psicoterapia e aconselhamento. Dessa maneira, o ensino centrado na pessoa constitui o domínio particular desta abordagem. Isso significa [...]

Aula 82 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula       [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud   Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 83 - Diferentes Enfoques para Compreender o Processo de Ensino na Escola

  Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem.   Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, comunicar [...]

Aula 84 - Os Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades   Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades.   [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, [...]

Aula 85 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais     Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que [...]

Aula 86 - Contribuições da Psicologia do Currículo

Contribuições da Psicologia ao currículo   O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das decisões que vamos tomando e, [...]

Aula 87 - Novas Possibilidades na Busca da Constituição do Conhecimento

Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento     O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o [...]

Aula 88 - Os Conteúdos do Ensino

Os conteúdos do ensino – o que são?     A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos.   [...]

Aula 89 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

A função dos conteúdos do ensino no currículo     Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar [...]

Aula 90 - Diversidade e o Currículo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 91 - A Elaboração do Projeto Pedagógico na Escola

A elaboração do projeto pedagógico na escola     Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com os conteúdos de matérias escolares, [...]

Aula 92 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva     Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 93 - As Contribuições dos PCNS na Elaboração do Projeto Politico Pedagógico

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na elaboração do projeto político-pedagógico     Atualmente, não há como negar que o mundo vem passando por mudanças radicais em todos os campos e que, nos últimos tempos, surgiram avanços que não eram imagináveis até poucas décadas. Essas mudanças fazem com que surjam novas necessidades sociais.   [...]

Aula 94 - A Interdisciplinaridade das Áreas do Conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento     As disciplinas escolares e a organização dos saberes    O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um [...]

Aula 95 - A Interação Professor Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem       A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como:   local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta [...]

Aula 96 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

  Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem     O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores.   Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou [...]

Aula 97 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 98 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas [...]

Aula 99 - Entendendo a Adaptação Escolar

  Entendendo a adaptação escolar     Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully     Almejar uma escola melhor para todos implica mudança. [...]

Aula 100 - Adaptações Curriculares como Operacionalizá-las

  Adaptações Curriculares – como Operacionalizá-las?     Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.     Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair do papel para [...]

Aula 101 - Avaliação - Concepções Teóricas

  Avaliação – Concepções Teóricas     [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos     Você sabia [...]

Aula 102 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada     A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll   Na aula anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo [...]

Aula 103 - Pais, Professores e Alunos

  Pais, Professores e Alunos – Parceiros no Processo Inclusivo     Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz [...]

Aula 104 - Evolução Histórica da Supervisão Educacional

  Evolução histórica da supervisão educacional   [...] ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que em lugar  de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com [...]

Aula 105 - Ação Supervisora e Tendências Pedagógicas

  Ação supervisora e tendências pedagógicas   Eloiza da Silva Gomes de Oliveira O que significa tendência pedagógica? Esta aula tem como objetivo principal mostrar que a Educação não é neutra e que, sempre que ocorre o fato educativo, está envolto em intencionalidade e ideologia. Sendo assim, muito se ouve falar das tendências pedagógicas da [...]

Aula 106 - A Supervisão Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola

A supervisão educacional e o desenvolvimento institucional da escola Eloiza da Silva Gomes de Oliveira A escola é uma instituição? Esta aula busca responder afirmativamente à pergunta anterior. Procura-se também caracterizar a escola como instituição social. Para tanto, o estudo se inicia com este conceito, encontrado em um dicionário online: Instituições sociais – Consistem numa [...]

Aula 107 - Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar

Ação supervisora e a dinâmica do cotidiano escolar Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Cotidiano escolar, rotinas e inovação Esta aula trata do cotidiano escolar e das formas de intervenção do supervisor educacional no mesmo. Assim, vê-se que pertence ao passado a imagem do supervisor isolado em uma sala, sentado à mesa, cercado de papéis [...]

Aula 108 - A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora

  A supervisão educacional e a construção da prática transformadora     Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima para baixo, sobretudo, como se fossemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos [...]

Aula 109 - Orientação Profissional - Uma Questão de Escolha

  Orientação profissional: uma proposta de escolha   Caminhante, não há caminhos. Faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado Atualmente, o mundo vive uma série de acontecimentos de diferentes ordens e matizes, desde a globalização até as novas formas de convívio social e cultural. A tecnologia se faz presente com tal força que muitos dos [...]

Aula 110 - Ação Conjunta da Supervisão e da Orientação Educacional Frente ao Projeto Político-Pedagógico

A construção crítica e participativa do Projeto Político Pedagógico da escola Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun O meu filho perguntou-me: Preciso de aprender Matemática? Pensei responder: Para quê? Dois pedaços de pão são mais do que um, percebê-lo-ás, sem estudo... O meu filho perguntou-me: E a História preciso de [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso de especialização em Gestão Escolar objetiva formar profissionais da educação para atuarem na gestão pedagógica das escolas de educação básica. A formação proposta pauta-se no estudo de temas como ética, currículo, processos de ensino-aprendizagem, planejamento, avaliação, formação de leitores e formação docente que se articulam na discussão sobre a Organização do Trabalho Pedagógico, foco da intervenção do gestor Pedagógico, seja ele supervisor ou inspetor escolar.


Público alvo:

Profissionais da Educação.


Nível de dificuldade:

Regular